Recommended Posts

Publicado (editado)

Ola a todos

Passo então a explicar o porque deste tópico.

Depois de me ter oferecido um aquário neste natal (mais como prenda de casamento que outra coisa.... só arranjo encrencas com a "maria"!) tenho vindo a pesquisar informação na Internet ( :D depois de levar na cabeça noutros foruns la aprendi...... ). Ficam assim as minhas duvidas, ideias, ...

O aquário que me ofereci foi um Aquatlantis Ambiance 101.

Definições:

- 2 x 30W T8

- "espaço útil" 100*40*40 - 160L

- Filtro Biobox

- Aquecedor Hydor 200W

Ora, depois de ter andado a navegar dei por mim a retirar o Filtro Biobox do vidro( bastante chato por sinal...), tendo em vista vir a utilizar um filtro exterior.

Após alguma pesquisa, tendo em conta o espaço no móvel (max. 26cm de comprimento) encontro-me inclinado para comprar um Eheim Professional II 2028.

Bem... Passando a iluminação....

Querendo eu um aquario moderadamente plantado (50 a 60%), depressa me apercebi que a iluminação oferecida seria insuficiente. Nada melhor que fazer uma procura por projectos diy... E para sorte minha existe um tópico com a alteração que pretendo, realizado pelo membro pjdm1.

A modificação consiste em passar de 2x30W T8 para 4x39W T5 HO, sendo que nesta área tenho algumas duvidas...

Fica aqui o link do tópico -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry371405

A ver se me faço entender,

- Balastros - Pelo que consegui reter, o uso de balastros electrónicos deve-se principalmente ao seu menor consumo energético, corrijam-me se estiver errado. Como em tudo deverão existir marcas mais fiáveis/duradouras que outras...

- Lâmpadas - hmm... Pelo que percebi existem vários espectros e companhia... (estou as aranhas por assim dizer).

Li algures, que a melhor maneira de completar um espectro seria usar :

- 1x4000K (parte de trás)

- 2x6500K (meio)

- 1x10000K (frente)

Tendo em conta o uso destas 4 lâmpadas, (isto se forem os espectros certos...) qual seria a melhor sequencia para acenderem.

- Suportes lâmpadas - Os suportes para as lâmpadas serão estanques devido a inexistência de um vidro separador. No entanto queria saber se existem outras soluções sem ser em acrílico, isto porque na minha zona é quase impossível encontrar tais peças em L.

- Reflectores - Nada a apontar acho...

Bem passando ao resto do material que pondero vir a adquirir... (com tempo.. pode ser que o euromilhões saia à malta!)

- aquecedor para substrato - bom ou mau?

- Sistema de CO2 Pressurizado - mais um tema que mesmo com pesquisa fiquei quase na mesma... válvulas e tudinhos e sei lá....

- UV Filter - trará assim tantos benefícios?

- Controladores/medidores Etc - hightech é sempre bem vinda... tudo o que servir para facilitar a vidinha do alentejano e bem vindo!

Bem malta... Desculpem la a extensão do tópico, mas tendo em conta que é o primeiro e servirá para eu tirar duvidas desta minha inicialização a este vicio como lhe chamam, espero que compreendam...

Estejam a vontade para criticar escolhas, dar opiniões, aconselhar... devem saber como é :blush:

As plantas e peixinhos ficarão para um próximo tópico,

Bom Ano 2008

Ricardo Parola

Editado por rparola
Publicado:

Bem vindo ao Fórum e ao Hobbie :blush:

Ora, depois de ter andado a navegar dei por mim a retirar o Filtro Biobox do vidro( bastante chato por sinal...), tendo em vista vir a utilizar um filtro exterior.

Após alguma pesquisa, tendo em conta o espaço no móvel (max. 26cm de comprimento) encontro-me inclinado para comprar um Eheim Professional II 2028.

Esse filtro é bastante bom. É fiavel, silencioso e de facil manutenção e reparação. E é mais do que suficiente para esse aquário.

- Balastros - Pelo que consegui reter, o uso de balastros electrónicos deve-se principalmente ao seu menor consumo energético, corrijam-me se estiver errado. Como em tudo deverão existir marcas mais fiáveis/duradouras que outras...

Não faço a minima :P

Se alguém souber que responda ou pergunta no Sub-fórum DIY

Tendo em conta o uso destas 4 lâmpadas, (isto se forem os espectros certos...) qual seria a melhor sequencia para acenderem.

1º as do meio e depois as das pontas.

- Suportes lâmpadas - Os suportes para as lâmpadas serão estanques devido a inexistência de um vidro separador. No entanto queria saber se existem outras soluções sem ser em acrílico, isto porque na minha zona é quase impossível encontrar tais peças em L.

De certeza que se vendem online. É questão de procurares.

- aquecedor para substrato - bom ou mau?

É bom e resulta. Mas sinceramente, considero uma mera mariquice :P

O que tem de mau é de vez em quando o substracto fazer "pearling" :D

- Sistema de CO2 Pressurizado - mais um tema que mesmo com pesquisa fiquei quase na mesma... válvulas e tudinhos e sei lá....

Vale muito a pena. Consegues controlar e tirar um maior rendimento do CO2. Há algumas soluções para poupares uns trocos na botija, mas depois nas valvulas, manometros, etc compra equipamento próprio.

- UV Filter - trará assim tantos benefícios?

Sim. Mas não uses contantemente.

- Controladores/medidores Etc - hightech é sempre bem vinda... tudo o que servir para facilitar a vidinha do alentejano e bem vindo!

Se tiveres € para gastar nisso e na manutenção força. Acabam sempre por ter algum efeito prático.

O que não te pode faltar são so testes para saberes os parametros da água ;)

Bom Ano 2008

Ricardo Parola

Para ti também :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!