Transporte de peixes


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Digam-me uma coisa, já alguem aqui teve que mudar os aquas devido a mudança de casa? que técnicas utilizou para fazer o processo?.

 

Como foi feito o transporte dos peixes?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Olha eu esta semana vou ter de mudar de casa como tu, o que estou a fazer é nesta nova casa tenho um aquário emprestado a fazer o ciclo e aos poucos vou trazendo os peixes. depois de tare já cá tudo faço o mesmo no meu aquário para depois devolver o outra que me foi emprestado. Eu tenho levado os peixes dentro de sacos grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a mudança for de poucos km´s não há grande problema porque tenho mais que um aquario, agora se for de Lisboa para o Porto, já e mais complicado que os peixes se aguentem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranjas várias geleiras ou uma grande daquelas que levemos para a praia metes meia de água do aqua e os peixes dentro de sacos, ou então caixas de esferovite. Mesmo que a água se entorne no transporte os peixes não se perdem pois estão dentro dos sacos.

 

Aquilo tanto mantem o frio como o quente.

 

E...Boa viagem

 

Henrique Rosa

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aqua a "estudar" comigo em aveiro, e no inicio e no fim de cada semestre ando a passea-lo de aveiro para tomar, e vice-versa... ;)

 

O que faço é por um pouco de agua do aquario dentro de um "Tupperware" (nao enchendo ate á tampa, para ficar um pouco de ar a oxigenar a água, com a ajuda dos trambulhoes do caminho :mrgreen: ) e ponho os peixes la dentro, distribuindo a população em varios, se necessario, para nao haver grandes stresses...

Antes de os fechar, ligo uma bomba de ar com uma pedra difusora dentro de cada um, enquanto faço o resto do processo e arrumo tudo no carro.

 

Deito fora a percentagem de agua que costumo tirar numa TPA normal, e levo o resto da agua (preferencialmente) dentro de garrafoes. Deixando so alguns centimetros de agua no aquario, porque nunca consigo apanhar todos os guppys mais pequenos nem o limpa vidros... :wink:

 

Por fim, ja com o aquario no carro ponho todos os Tupperware's dentro de uma mochila termica (ate se torna mais facil para transportar).

 

Quando xego a casa é so voltar a montar tudo e por os peixes novamente no aquario. :crazyeyes:

 

Isto com a pratica foi diminuindo o tempo perdido... :mrgreen:

 

Como trago sempre colegas no carro, so a viagem ate casa costuma demorar cerca de 2h30... Mas se demorarem mais tempo, é so parar um pouco a meio da viagem e abrir os Tupperware's uns minutos, para renovar o ar, e corre tudo bem... Teoricamente, axo eu... :twisted:

 

PS.: Acho importante deixar de alimentar os peixes um dia antes da viagem, para nao sujarem tanto a agua.

 

PS2: Claro que ninguem deve conseguir transportar 200l de agua em garrafoes, mas quanto mais agua conseguirem levar melhor, misturada com a agua nova sempre ajuda o ciclo... E nao limpo nada dentro do aquario, nem vidros, nem decoração e muito menos o filtro. Pelo menos um ou dois dias depois ja vao ter tempo de fazer isso... bigsmile

 

Nunca perdi nenhum dos meus queridos peixes... :mrgreen:

 

(desculpem o testamento... Se precisarem de mais alguma coisa que possa ajudar apitem.)

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, essa ideia dos garrafoes ja me passou na cabeça:)

 

Importante no meio disto tudo é a ambientação dos peixes num sitio e noutro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao vou mudar já, mas sei que vai acontecer, agora pode ser uma mudança de 100m ou de 300km..lol..como mau português não gosto de deixar tudo para a ultima e vou pensando ja na melhor tecnica para na altura nao andar perdido..lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 dias antes da mudança não dás comida nenhuma.

Depois arranjas uma caixa de esferovite grande onde caibam todos os peixes á larga. Enches com água do aquário, metes os peixes lá dentro, selas a caixa com fitacola. Arranjas um bidon que leve bastante água, ou mais do que 1, depende do tamanho do teu aquário e dos que consigas levar no carro.

Metes a caixa e os bidons no carro. Fazes a viagem tentando não fazer grandes rallys.

Chegas ao destino, abres a caixa de esferovite e colocas alguma coisa para fazer a movimentação da superficie da água (bomba de ar, filtro, bomba circulação)dentro da caixa com os peixes. Depois montas o aquário, despejas a água dos bidons para o aquário e deixas aquecer a água. Não te preocupes que a água dentro da caixa de esferovite vai se manter a uma temperatura decente durante bastantes horas...

Depois é só colocares a água e os peixes e acrescentar o que faltar com água nova.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esclarecido:)

 

Obrigado pelas dicas..

 

abraço

Para o transporte dos peixes, posso "alugar-te" o meu novo sistema :smile2: . Podes ver aqui. Como és da mesma localidade que eu, mais fácil ainda é o empréstimo. Além disso, ainda te posso emprestar uns jerricans de 25 Lts, para o transporte da água.

De qualquer modo, os processos indicados anteriormente pelos vários membros são os mais usuais.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh..grande David:)

 

Já tinha ouvido falar de ti aqui pelas bandas do centro..eheh..muito obrigado pela disponibilidade e se não arranjar solução vou te cobrar a oferta..hhehe..

 

um abraço e parabéns pelos teus fantasticos diy;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz com várias geleiras para uma mudança de 300km. Foram 5 aquários de 1,20 , 1m, cubos, 80 cm, 70cm.

A coisa correu bem, os peixes aguentam-se todos na boa, claro que o processo foi 1 aquário de cada vez lol.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz com várias geleiras para uma mudança de 300km. Foram 5 aquários de 1,20 , 1m, cubos, 80 cm, 70cm.

A coisa correu bem, os peixes aguentam-se todos na boa, claro que o processo foi 1 aquário de cada vez lol.

 

Hmm..mais facilmente alugava uma carrinha e levava logo tudo de uma vez, alias é um dos pensamentos que me tem ocorrido caso tenha que mudar tudo para o Porto.

 

Alugo uma carrinha, assim levo a agua toda em garrafoes, os aquarios montados, etc.. tudo mt bem preso e ta feito. Há rent-a-car que posso levar a carrinha de Lisboa e entrega-la no Porto, fica bem mais barato que andar a fazer piscinas:)

 

Vamos la ver o que o destino me reserva...hehe..se calhar so tenho que descer a rua e já é mais simples:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.