Recommended Posts

Publicado

eu vi aqui no forum que se dá ovo aos alevins...

como é que é isso?

como é que se faz?

qual é a vantagem e desvantagem do ovo?

pode se dar a bettas recem nascidos?

Publicado:

Olá, Novato!

Pois eu também já vi aqui e em mais lugares falarem na alimentação de alevins com gema de ovo cozida, mas nunca experimentei nos meus, mais que tudo devido aos efeitos negativos que são descritos por quem já usou, que é da água facilmente ficar turva e contaminada a curto prazo.

Compr.

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

Posted Image

Publicado:
vá lá pessoal.

ajudem aqui o novato

Sim, tam bem ja vi e tambem sou iniciante...

Estou dando ovos de artemias para os meus alevinos biggrin

Por enquanto esta funcionando, mas logo vou ter que trocar a alimentacao deles, e dar artemias rescem eclodidas....

quero soh ver como vou conseguir fazer isso... :)

alguem ai me dah alguma dica?

Publicado:

Isso é so aplicado em alevins de betta e nunca me adultos

hum, o que podes fazer é o seguinte, cozes um ovo, depois retiras e rejeitas a clara, aproveitando so a gema. trituras muito bem tudo numa chavena ou que com agua até fazer uma pasta. diluis isso adicionando agua, mas de forma a ficar uma suspensao bem saturada ( em termos leigos... nao muito aguada)

eu, costumo com um almofariz triturar em seco larvas de mosquito vermelho. (que é a alimentação primaria dos meus bettas adultos) de forma a fazer um pó, misturo na gema .. e pronto mexo bem .... com um conta gotas... liberto 3 gotas a 4 no aquario ... e pronto eles vao comendo...

outras opçoes... microvermes.... dafnia... que sao alimentos vivos e mais rico em proteinas.

Publicado:

" Estou dando ovos de artemias para os meus alevinos :) "

Olá

Não se dá ovos de artemia como alimentação, dá-se a artémia recém nascida, infusórios, fitoplancton (comida para as artémias),microvermes, comida liquida, etc.

" eu vi aqui no forum que se dá ovo aos alevins..."

Utilizava-se a gema do ovo à alguns anos qdo não havia no mercado outras alternativas para alimentar alevins pequenos: colisas, escalares,etc.

As desvantagens são aquelas indicadas pelo Martinho.

A técnica é a indicada pelo membro boozina

Funciona ?

Antigamente funcionava, não se atingia era os resultados que hoje em dia consegue-se a nivel de sobrevivencia dos alevins e com muito menos trabalho.

Cumpr

Publicado:

eu tenho dádo flocos moidos atá quase ser farinha e enfusórios.

axam que estou a fazer bem?

outra pergunta..

vi no site da APB que se deve trocar a água 2X por semana.

não acham que seja uma mudança muito drástica para alevins tão pequenos?

como é que voçes fazem?

Publicado:

Olá,

Os infusórios podes dar agora os flocos tem cuidado porque eles só os comem qdo forem maiores e poluem a agua. No 1º mês a qualidade da agua é muito importante.

eu faço assim: numa 1ª fase acrescento agua e mais tade +- 2 semanas é que começo a fazer TPA +-1 terço da agua total.

Mas isto é muito relativo...tem haver com os litros de agua, nº de peixes e principalmente com o tipo de alimentação que lhes dás.

Já agora uma dica: facilita se marcares no vidro uma escala do nivel de agua em todos os momentos: inicio, qdo. se acrecenta,TPAs, etc

Tens que ajustar estes factores todos (e mais alguns que te vão aparecer...) ao teu caso concreto.

Não te admires se na 1ª vez não correr bem...

cumpr.

Publicado:

baixinho a mudança de aqua nunca é total ... e alem disso tem que ser agua sem cloro nem metais pesados.. que tem que estar a dois graus de temperatura acima da temperatura do aqua ... n é nada bruto para os peixes... visto ke so é aconselhavem fazer TPA's ao fim de duas semana de vida dos alevins..