Mónica Nunes Publicado Maio 26, 2004 Publicado Maio 26, 2004 Boas pessoal. Montei a tempos um aquario para receber nigros, so tem areao e rochas, como nao tem nenhuma planta é necessario ter luz ou so a luz do dia indirecta serve? É que a minha mae anda a me lixar o juizo devido ao aumento da conta da luz!!! Tenho 4 filtros e uma bomba de ar a bombar, 1 termostato de 200W po aquario de 100L, 3 termostatos de 75W pa aquarios de 25L, 30L e 55L e 3 calhas de iluminação com 2X 30W ligada 7h por dia, 1X15W ligado 6 horas por dia, isto é suficiente para aumentar 30 euros na conta da luz? Tenho que fazer contas, porque enquanto vivo com os meus pais, tenho que obedecer ás regras da casa. Ainda estava a pensar montar 1 aquario de 100L para por ciclideos joias, também so com pedras, sem plantas, e a receber a luz indirecta do sol! Alguem sabe como calcular por exemplo 1h a gastar 60W ? Preciso de arranjar maneira de descer a conta da luz sem ter que desistir dos aquarios Citar All the pretty things are going to hell!!!
Antonio Leite Publicado: Maio 26, 2004 Publicado: Maio 26, 2004 No site http://www.edp.pt/index.asp?LID=PT&MID=1&O...0f00l04S4M5s6Ab podes fazer simulação do consumo da tua casa. Se imaginares esse aparelho de 60 w ligado uma hora por dia gastas 0.18€ / mês. Citar
Mónica Nunes Publicado: Maio 26, 2004 Autor Publicado: Maio 26, 2004 Pois, aqui na Madeira a electricidade é mais barata que portugal continental!!!! Anyway preciso fazer contas, senao a minha mae deixa de me pagar a aerobica, ela ameaçou-me hoje de suspender a minha inscrição no gym, e isso não pode ser!!!! Outra coisa, eu nem sei como calcular o w's, por exemplo as luzes de 30W, gastam 30W por hora é? 1 KW quantos w são? Citar All the pretty things are going to hell!!!
Antonio Leite Publicado: Maio 26, 2004 Publicado: Maio 26, 2004 Correcto se uma lampada é de 30 w gasta 30w/hora e Kw é como no peso 1000 w. Citar
Mónica Nunes Publicado: Maio 26, 2004 Autor Publicado: Maio 26, 2004 Impossivel, eu fiz as contas e dava-me um gastode 3uros e tal, assim é impossivel mesmo!!! Cá nao percebo mesmo!!!! Citar All the pretty things are going to hell!!!
lpsimaof Publicado: Maio 26, 2004 Publicado: Maio 26, 2004 Correcto se uma lampada é de 30 w gasta 30w/hora e Kw é como no peso 1000 w. Quase correcto! De grosso modo, sem grande margem de erro podes fazer assim. Citar Cego é aquele que não quer ver
Antonio DSM Publicado: Maio 26, 2004 Publicado: Maio 26, 2004 Ola 1 watt = 1 joule por segundo, isto significa que se tiveres um aparelho de 60 watts quer dizer que esse aparelho consome 60 joules por cada segundo. o Kw/h é a medida mais utilizada pelas companhias para pagar a electricidade Como equiparar? Para converter watts em kw/h primeiro tens que meter tudo na mesma unidade, Kw, por conseguinte 1 watt= 0.001 Kw. Agora multiplicas o resultado pelos segundos que esteve ligado 1 hora=3600 segundos 0.001x3600=3.6Kw/h Depois vais ver a tabela de preços e ves quanto pagas (nao tenho a certeza que está certo, mas se nao esta anda lá perto) Citar Cumprimentos Ex green goblin
Mastah Publicado: Maio 26, 2004 Publicado: Maio 26, 2004 Que grande confusão que aí vai! Isso está tudo errado Dou um exemplo simples que servirá para o efeito: se tens, imaginemos, uma lampada de 100W de Potencia ela irá consumir de energia 0.1 kW/h, se estiver ligada uma hora inteirinha. A mesma lampada ligada 10 horas irá consumir 1kW/h. Ao preço actual de 0.0965 € + 5% de IVA por kW/h poderemos dizer aproximadamente que uma lampada ( ou qualquer outro aparelho ) de 100W de potencia irá gastar pouco mais de 10 centimos por cada 10 horas de funcionamento! Ter em atenção que lampadas fluorescentes gastam imensa energia quando "arrancam" dado o curto-circuito provocado pelo arrancador. Citar
C S Publicado: Maio 27, 2004 Publicado: Maio 27, 2004 Ola Aqui ficam dois endereços que podem facilitar o calculo dos gastos. Este, permite saber quanto consome um aparelho num certo tempo: http://www.terra.com.br/dinheironaweb/faca...o_energia_2.htm Este, simplifica o calculo do gasto de um aquario, atendendo a alguns dos componentes mais utilizados: http://www.pisciculturacorrea.com/gasto.htm Espero que seja util Cumps Carlos Silva Citar O meu começo na aquariofilia: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856 Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.
Just_me Publicado: Maio 27, 2004 Publicado: Maio 27, 2004 Apenas podes saber exactamente o consumo dos aparelhos que sabes quanto tempo tens ligados, os outros apenas podes estimar. assim, pelos dados que deste... Mas fazes assim, exemplo das lampadas: 3(calhas)x2(lampadas)x30(watts)x6(horas)x30(dias mes médio)=32400 Wh=32.4 KWh => preço KWh com IVA x 32.4 = consumo em € 1(calha)x1(lampada)x15(Watts)x6(horas)x30(dias mes médio)=2700 Wh= 2.7KWh => preço KWh com IVA x2.7 =consumo em € fazes as continhas para cada um dos aparelhos e pronto. 4 filtros e 1 bomba de ar... tens de ver quanto gastam...em Watts, se nao disserem watts e disserem tensão e corrente...fazes um x o outro e tens watts. 3 termostatos de 75W é muito dificil estimar porque normalmente nao consegues contabilizar a quantidade de tempo que estão ligados mas assume +- 1 hora por dia. mas não é dai que vem o grande gasto. Espero ter ajudado Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Mónica Nunes Publicado: Maio 27, 2004 Autor Publicado: Maio 27, 2004 Bem, nao percebo nada, eu usei aquele link para calcular o que gasta todo o aquario e deu-me um total de 76.15 kw por mes, e multipliquei pelo preço do kw/h que é 0.077 e da-me 6.67 euros, isto é impossivel!!! Citar All the pretty things are going to hell!!!
Mastah Publicado: Maio 27, 2004 Publicado: Maio 27, 2004 Impossivel nada, é mesmo assim E tens sorte que a electricidade aí é 2 centimos mais barata ... Além de viverem numa linda ilha ainda têm estes benificios ... Citar
Antonio DSM Publicado: Maio 27, 2004 Publicado: Maio 27, 2004 LoOOl :D PAra a proxima vou abrir o livro de fisico-quimica... :D Citar Cumprimentos Ex green goblin
Mónica Nunes Publicado: Maio 27, 2004 Autor Publicado: Maio 27, 2004 Boas. E quanto ao facto de nao usar luzes nos aquarios de nigros? Citar All the pretty things are going to hell!!!
biohazard.pt Publicado: Junho 9, 2004 Publicado: Junho 9, 2004 Viva Sorry o OFF-TOPIC Ter em atenção que lampadas fluorescentes gastam imensa energia quando "arrancam" dado o curto-circuito provocado pelo arrancador. han????????????????? desculpa lá, mas isso ta errado !!! tou num curso que tem cadeira de Eletronica/Eletrotencia e digo-te já que essa ideia está TOTALMENTE errada!! o arrancador, basicamenet é um condensador... o que ele faz e carregar a energia ate ao ponto em que a lampada possa acender... a energia gasta é sempre a mesma!! não gastas mais... não acende é log, pois segunto T=RC (Tau= Resistencia x Capacidade do condensador), pdoes ver que quando a lampada nao arranca e porque o condensador n esta a carregar a energia total no periodo de tempo que devia, logo n arranca... Depois disto (ao contrario do que muita gente pensa) o "arrancador" continua a funcionar de modo a manter um fluxo de corrente continuo (sem falhas) para a lampada estar sempre a funcionar End of OFF-TOPIC Quanto ao aqua... tens uma soluçao mais simples... tenta falar com a tua mae Pedro Citar
Just_me Publicado: Junho 10, 2004 Publicado: Junho 10, 2004 Isso do arrancador continuar a funcionar.... tem muito que se lhe diga! Só se for numa rede muito má... porque assim que a lampada arranca, começa uma descarga que ioniza o gás dentro da ampada baixando a sua resistencia! Assim, a diferença de potencial de 220V é mais que suficiente para manter uma corrente entre os terminais da lampada! Podes experimentar: Se ligares a lampada sem arrancador ela nao acende! Se ligares a lampada com arrancador e depois de ela acender o retirares ela continua a funcionar. Isto porque lampadas de descarga funcionam no modo de "resistencia negativa" que é o mesmo que dizer, depois de a lampada acender a resistencia entre os terminais diminui! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
biohazard.pt Publicado: Junho 10, 2004 Publicado: Junho 10, 2004 o arrancaodr fica a funcionar, porque esa no circuito e fica a servir de estabelizador da corrente de modo a que esta se mantanha igual para a lampada nao se apagar. A resistencia diminui sim, mas a corrente tem que ser estavel para poder estar acessa... Pedro Citar
Just_me Publicado: Junho 11, 2004 Publicado: Junho 11, 2004 Se tiveres uma boa qualidade na rede electrica, acredita, se nao fores desligar a lampada podes-lhe sacar o arrancador....experimenta! Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts