Nuno Costa Publicado Janeiro 7, 2008 Publicado Janeiro 7, 2008 ola pessoal estou a precisar de ajuda para diminuir a dureza da agua sem alterar o PH. Pelas respostas que tenho visto no forum, a Turfa ajuda a diminuir a dureza da agua, mas altera o PH. Não há outra solução? os testes da minha agua são: PH entre 7,2 e 7,4 (teste da Nutrifin) GH 220 (11 gotas) (teste da Nutrifin) kh 50 (5 gotas) (teste da Nutrifin) nh2 entre 0 e 0,1 (teste da Nutrifin) amoniaco 0 (teste da Nutrifin) nitratos agora não me lembro mas tão dentro dos valores recomendados (acho que é 50 e no teste diz que o ideal é acima de 80) (teste da Nutrifin) Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
NCR2007 Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 ola pessoal estou a precisar de ajuda para diminuir a dureza da agua sem alterar o PH. Pelas respostas que tenho visto no forum, a Turfa ajuda a diminuir a dureza da agua, mas altera o PH. Não há outra solução? os testes da minha agua são: PH entre 7,2 e 7,4 (teste da Nutrifin) GH 220 (11 gotas) (teste da Nutrifin) kh 50 (5 gotas) (teste da Nutrifin) nh2 entre 0 e 0,1 (teste da Nutrifin) amoniaco 0 (teste da Nutrifin) nitratos agora não me lembro mas tão dentro dos valores recomendados (acho que é 50 e no teste diz que o ideal é acima de 80) (teste da Nutrifin) Boas, Esse valor de GH não é nada normal na cidade de Lisboa, pelo que presumo que no Cacém não deveria ser diferente ou, pelo menos, assim tão diferente. Não terás nada no aqua que altere o GH (areia da praia, coral, conchas, pedras calcárias)? Uma vez que não terás ainda o aqua devidamente ciclado, sugiro-te que aguardes mais um tempo até os valores estabilizarem para então aferires da necessidade de diminuir o GH. De qualquer modo, desconheço qualquer método que permita descer o GH e que simultaneamente não altere o PH. Citar Abraço,NCR
Nuno Costa Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Publicado: Janeiro 7, 2008 tenho pedras pequenas ( ou areao grosso no fundo) tenho tambem pedras grandes (3 pedras) +- 5kg ou 10 kg cada, mas não sei se são calcarias ou não. tenho 5 buzio agora comprei um filtro externo Eihm 2217 (1000l/h) com os produtos filtrantes da mesma marca e para este modelo (ceramica + esponjas) ou seja kit completo da eihm. montei este filtro em 27 ou 28/12/2007. penso que agora a agua está estabilizada, porque já me nasceram 4 platys, mas só 1 é ainda está vivo. desde 27/12 até agora fiz 2 tpa tendo reduzido os nitritos a 0 e o gh de 280 para 220, mas não chega acho que preciso de reduzir. tambem reparei que a agua dos tpa (depois de adicionar o aquasefe) fica nos parametros normais em todos os niveis. (será que posso adicionar o aquasafe directamente no aqua - desligando o filtro claro) ou a solução será continuar a fazer tpa's até estar satisfeito com a dureza. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 Olá. Desprezando as pedras de que tu falas, pois não sabemos se são calcárias ou não, uma das coisas que te está a fazer subir a dureza da tua água são os búzios, que são feitos de calcário. Agora já sabes de onde vem o valor elevado de dureza. Cumprimentos Luís Fortunato PS: O pH não está tão elevado, muito provavelmente, devido a teres algo ácido que o impeça de subir. Idém para o KH. Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
NCR2007 Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 Boas, A circunstância de terem nascido platys no aqua não é significativa. Se ainda tens nitritos, o ciclo não está ainda completo. Creio que deverás aguardar até os parâmetros estarem estabilizados. Quinze dias sobre a montagem é muito pouco. Citar Abraço,NCR
Recommended Posts