LMSSML Publicado Janeiro 6, 2008 Share Publicado Janeiro 6, 2008 Boa Tarde Pessoal, Fiquei com uma dúvida relativamente á utilização de um filtro rena xp3 para um aquario de agua salgada de 330l conjuntamente com escumador Boyu. Sinto que o filtro e pelo aquilo que vou lendo não será necessário, alguém consegue confirmar se isto é correcto ou não ? Tenho visto que se for o caso de água doce o pessoal deverá utilizar no caso de água salgada deverá utilizar um filtro de somose inversa. Poderei eu utilizar um filtro como o descrito acima para efectuar a mesma coisa ? Agradeco a ajuda que me poderem fornecer. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 6, 2008 Share Publicado: Janeiro 6, 2008 A utilização de filtros internos/externos não se aplica em água salgada. A rocha viva faz a filtragem da água. Sobre a osmose....não é nada parecido com os filtros externos. A osmose faz a filtragem da água da torneira de forma a eliminar vários elementos que vêm na água. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LMSSML Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas Tenho visto vários aquários com filtros e escumadores e aquários de água salgada. Poderão explicar-me o porquê ? Sinto-me confuso com esta situação . Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Janeiro 7, 2008 Share Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas Tenho visto vários aquários com filtros e escumadores e aquários de água salgada. Poderão explicar-me o porquê ? Sinto-me confuso com esta situação . Boas, pois isso é normal se ver mas é mais nos lojistas ( em alguns claro ) pois não sabem muito o que estão a fazer! Isso de início é confuso, pois cada um diz cada coisa etc etc... O que tens de saber é que para uma boa montagem e equilíbrio do aqua o que conta mais, sendo considerado o " coração" do aqua é: Rocha Viva ( de qualidade, com alga coralina e bichinhos ) Areão, uma camada de espessura cerca de 5 a 10 cms máx Escumador Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunomart Publicado: Janeiro 7, 2008 Share Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas, pois isso é normal se ver mas é mais nos lojistas ( em alguns claro ) pois não sabem muito o que estão a fazer!Isso de início é confuso, pois cada um diz cada coisa etc etc... O que tens de saber é que para uma boa montagem e equilíbrio do aqua o que conta mais, sendo considerado o " coração" do aqua é: Rocha Viva ( de qualidade, com alga coralina e bichinhos ) Areão, uma camada de espessura cerca de 5 a 10 cms máx Escumador bem vamos la por partes , pode-se sim usar filtro desde que seja so um aquario de peixes (fowlr), claro que se tens corais isso nao viavel devido os filtros serem uma fabrica de nitratos , eu proprio tenho um fowlr de 400l com filtro ha 3 anos um bom escumador , e o mais engraçado e que as xenias mesmo assim taparam-me ja grandes percetegem das rochas por isso a minha agua nao tera tao ma assim . os filtros sao limpos todas as semanas e mudo 15% de agua todos os 15 dias. nem tudo o que se le e verdede ..................algumas seram MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 7, 2008 Share Publicado: Janeiro 7, 2008 Nuno, a razão para as xénias se multiplicarem assim tanto é mesmo a quantidade de nitratos que tens no aqua. Há quam faça refúgios com xénias como se fosse um desnitrificador...e dá resultado. Sobre o filtro, seja num aqua só de peixes ou não, o mais indicado é mesmo a rocha viva em vez do filtro. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LMSSML Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas, A ideia é que para um aqua de 330l que pretendo ter corais, RV, Invertebrados e peixes penso que ter o filtro não terá problema pelo que consigo depreender e pelas situações que me vão sendo apresentadas. Há pessoas que têm filtros e escumadores e outros mais "radicais" em que os filtros nem vê-los No entanto penso que possam cohabitar o filtro, a rocha viva os corais os invertebrados e os peixes conjuntamente com o escumador e com um possivel kalkwasser ou possivelmente um reactor de calcio. É bom ter opiniões diferentes no entanto para quem começa a caminhar na aquariofilia torna-se confuso e hesitante na opção de escolha em certos materiais. Claro que ainda existe a parte de "impingir" por parte dos lojistas e aí ainda ficamos mais confusos mas pelo que entendo o aquário poderá ser aquilo que nós decidirmos que irá ser sem que prejudique o ambiente em torno daquilo que pretendemos vir a ter. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Janeiro 7, 2008 Share Publicado: Janeiro 7, 2008 Há pessoas que têm filtros e escumadores e outros mais "radicais" em que os filtros nem vê-los No entanto penso que possam cohabitar o filtro, a rocha viva os corais os invertebrados e os peixes conjuntamente com o escumador e com um possivel kalkwasser ou possivelmente um reactor de calcio. A ideia é a seguinte: se decidires por um aqua apenas com peixes, a co-existência entre rocha viva e o filtro é possível, embora como o Pedro disse não seja a melhor solução. Se estás a pensar em corais, a opinião generalizada é que a filtração é feita pela rocha biológica, sem filtros. Dito isto, aconselho-te vivamente a esqueceres o filtro e a investires em rocha viva. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LMSSML Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas reefdiver agradeço a opinião. Neste momento e como podes imaginar a confusão avulumasse. No entanto e vendo as condições do aquário que tenho sem sump poderei efectuar o mesmo caso tivesse sump ? A minha única questão prende-se agora com o seguinte: Tendo filtro e tendo o escumador e rocha viva, estando o filtro a funcionar todas as bactérias que sejam libertadas pela rocha viva passarão a ser filtradas pelo filtro (passagem em carvão e cerâmica). Logo o que pretendo é que os proprios corais, invertebrados e peixes se possam alimentar desse tipo de bactérias, se o filtro estiver a funcionar as mesmas ficarão alojadas no filtro. Inicialmente presumo que seja até benéfico ter o filtro visto que para limpeza da própria água o filtro parecer-me-á eficaz e para tpa's mas sem isso o filtro talvez não faça sentido. Presumo que a minha maneira de ver o assunto possa começar a estar clarificada e presumo que o que apresento neste posto como ponto de vista esteja correcto. Corrijam-me se for o contrário. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Janeiro 7, 2008 Share Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas reefdiver agradeço a opinião. Neste momento e como podes imaginar a confusão avulumasse. No entanto e vendo as condições do aquário que tenho sem sump poderei efectuar o mesmo caso tivesse sump ? A minha única questão prende-se agora com o seguinte: Tendo filtro e tendo o escumador e rocha viva, estando o filtro a funcionar todas as bactérias que sejam libertadas pela rocha viva passarão a ser filtradas pelo filtro (passagem em carvão e cerâmica). Logo o que pretendo é que os proprios corais, invertebrados e peixes se possam alimentar desse tipo de bactérias, se o filtro estiver a funcionar as mesmas ficarão alojadas no filtro. Inicialmente presumo que seja até benéfico ter o filtro visto que para limpeza da própria água o filtro parecer-me-á eficaz e para tpa's mas sem isso o filtro talvez não faça sentido. Presumo que a minha maneira de ver o assunto possa começar a estar clarificada e presumo que o que apresento neste posto como ponto de vista esteja correcto. Corrijam-me se for o contrário. Com rocha viva tem a filtração biológica necessária. O escumador assegura-te a eliminação da matéria orgânica antes da sua transformação em amónia, nitritos e finalmente nitratos. Portanto, sendo eliminados antes de existirem...para que precisas de um filtro? Portanto, os benefícios não existem. O filtro é uma fábrica de nitratos, que na água doce são inofensivos até certos valores (eu cheguei a ter 30 mg/l e o aquário em perfeito equilíbrio) mas que em água salgada te causarão uma proliferação de algas. Para assegurar que o valor dos nitratos não dispara, tens que lavar o filtro com muita regularidade, ou seja tens o custo do tempo que vais perder a fazê-lo. Concluindo: se não existem benefícios mas existem custos...para quê sequer pensar nessa opção? A minha opinião: o dinheiro que pretendes investir num filtro, gasta-o em mais rocha viva ou num melhor escumador. O facto de teres ou não teres sump não tem qualquer relevância para esta questão, em minha opinião! Espero ter ajudado! Boa sorte para o teu projecto Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 8, 2008 Share Publicado: Janeiro 8, 2008 Tal como já disse e o reefdiver reforçou, o filtro não te vai trazer nada de mais. O filtro vai acomular matéria orgânica que vai estar em decomposição desiquilibrando os níveis quimicos da água, que fará uma destruição lenta dos corais. Sendo assim, não vejo nada de benéfico no mesmo. Para que isso não aconteça, terás que limpar o filtro de pelo menos 1 ou 2 vezes por semana para teres tudo controlado...não vale a pena ter! Pela razão de não teres sump não há problema nenhum. Terás a rocha viva que te faz a filtragem e o escumador que retira a matéria orgânica. O escumador podes arranjar um hang-on, mas de qualidade, de forma a não ocupar espaço no interior do aqua. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts