Recommended Posts

Publicado (editado)

Amigos,

Comprei a dois dias um Pseudotropheus sp. Acei "Msuli" adulto, acontece que não me come Sera Granugree, Granured, que alimentação come este bicho?

agradecia que me ajudassem com urgência, pois o bicho não come a dois dias :puppydogeyes:

Abraços,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Publicado:
Amigos,

Comprei a dois dias um Pseudotropheus sp. Acei "Msuli" adulto, acontece que não me come Sera Granugree, Granured, que alimentação come este bicho?

agradecia que me ajudassem com urgência, pois o bicho não come a dois dias :(

Abraços,

Ricardo

Boas,

Experimentaste perguntar onde o compraste o que lhe davam de comer?!

É normal que peixes mudados do seu ambiente demorem a ambientar-se ao novo e isso inclui a alimentação... mas fica atento pois pode ser sintoma de algo mais grave.

Atenção que o Granured não é o mais adequado a esse menino...

Abraços

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado: (editado)
Boas,

Experimentaste perguntar onde o compraste o que lhe davam de comer?!

É normal que peixes mudados do seu ambiente demorem a ambientar-se ao novo e isso inclui a alimentação... mas fica atento pois pode ser sintoma de algo mais grave.

Abraços

João Nuno Cruz

Amigo,

Comprei na Aquaplante, no dia em que chegaram a loja :)

vou esperar mais um dia para ver, alface come ele mas Granugreen tá quieto :( talvez flocos?

Abraço,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

APC # 207

Publicado:

Tal como referiu o João e bem, esse granulado não é o mais adequado, aliás, existe muita gente a cometer o mesmo erro com outros mbunas... Experimenta outro tipo de granulados a ver se ele pega, por exemplo JBL Novo Rift. Se ele come alface, à partida será mesmo um problema de adaptação, mas se teimar em rejeitar comida fica atento a essa situação....

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Publicado:

Como já referi experimenta a dar-lhe granulado seco para gato triturado no 1.2.3, alternas com papa caseira à base de vegetais, não há mbunas que não devorem, quer alvins quer peixes que já adquiri adultos e com outros hábitos alimentares. É velos a crescer saudáveis e com reproduções.

Um abraço

João Marques

Publicado:

Peixe que não come, não é bom sinal (especialmente em Mbunas, que são vorazes).

Mas poderá ser aquilo que já foi falado, habituação.

Os Acei gostam de vir à tona de água.

Experimenta dar-lhe flocos, para ver se pega (Sera Flora, é que dou aos meus, intervalod com GranuGreen, Dainichi e Hikari).

Sendo a maioria dos Mbunas (e no caso os Acei) herbívores, são recomendados granulados com grande teor vegetal e percentagens de proteina inferiores a 50%.

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Publicado:

Eu acho que a proteina não deve passar muito a casa dos 30%, no caso do granulado que lhe dou a composição é esta:

Ingredientes:

Cereais (min. 4%), Carnes e subprodutos animais (min. 4% carnes no recheio dos pockets), Extractos de proteínas vegetais, Óleos e gorduras, Substâncias minerais, Peixes e subprodutos de peixes (min. 4% atum nos croquetes bege), Legumes (min. 4% cenouras nos croquetes cor de laranja, min. 4% ervilhas nos croquetes verdes).

Análise Química (%):

Proteína bruta: 32 / Gordura bruta: 12.5 / Cinza bruta: 8 / Fibra bruta: 1.5 / Cálcio: 1.1 / Fósforo: 1 / Magnésio: 0.11.

Vitamina A: 12000 Ui/kg, Vitamina D3: 1200 Ui/kg, Vitamina E (alfa-tocoferol): 150 mg/kg, Taurina: 1000 mg/kg.

Níveis de vitaminas garantidos até à data de durabilidade mínima. Cobre (sulfato cúprico): 10 mg/kg. Com antioxidantes, corantes e conservantes autorizados pela UE.

Um abraço

João Marques

Publicado:

Amigos,

Parece ser uma questão de adaptação, pois a fome apertou e ja come Granugreen, mas vou a mesma dar-lhes papa caseira e alternando com granulado para gatos,

vou tambem ver o granulado da Jbl.

mais uma vez obrigado pela vossa ajuda :)

Um abraço,

Ricardo

Abraço,

Ricardo

APC # 207

Publicado:

joao marques,

com apenas 30% de fonte proteica numa base diária, reforcava com krill ou artémia congelada (que dou aos meus 1 vez por mês).

as rações ditas para "vegetarianos" têm por volta de 40% de proteina (dainichi veggie deluxe 38%, dainichi veggie fx 39%, sera granugreen 38%, sera flora 42%, hikari excel 35%).

No seu ambiente natural, para alem de rapinar algas também faz parte da sua dieta os pequenos crustáceos e larvas de insecto (entre outros) que populam o aufwuchs.

Cumps.

Publicado:
joao marques,

com apenas 30% de fonte proteica numa base diária, reforcava com krill ou artémia congelada (que dou aos meus 1 vez por mês).

as rações ditas para "vegetarianos" têm por volta de 40% de proteina (dainichi veggie deluxe 38%, dainichi veggie fx 39%, sera granugreen 38%, sera flora 42%, hikari excel 35%).

No seu ambiente natural, para alem de rapinar algas também faz parte da sua dieta os pequenos crustáceos e larvas de insecto (entre outros) que populam o aufwuchs.

Cumps.

Boas Daniel, o que eu achava demais era andar na casa dos 50%, de resto a papa caseira tem também como ingrediente o camarão com alguma fonte proteica, eu não me posso queixar dos resultados, claro que esta é apenas a minha experiência e tem o valor que tem, com esta alimentação durante um ano felizmente nunca me morreu um peixe, têm nascido e crescido saudáveis, ainda não sei o que é um peixe doente, pelo que não vejo motivo para mudar ou estar a gastar balurdios em comidas ditas comerciais.

Um abraço

João Marques

Publicado:

João.

à volta (ou superior) de 50% só rações para carnívoros/omnívoros, no meu entender para herbívoros sempre abaixo da fasquia do 50%.

Convém não esquecer também que nem todos os Mbunas são herbívoros puros.

No meu caso por exemplo, mantenho iodotropheus, caeruleus e cynotilapias, todos eles omnívoros que têm necessidades diferentes dos herbívoros.

Não tenho nada contra papa caseira, acho que é base de uma boa alimentação se a receita for adequada.

Acredito acima de tudo que a dieta tem de ser diversificada, e as rações permitem isso.

O que me parece também é que a alimentação de Mbunas não pode ser exclusivamente à base de "alface" e ainda que não a proteina não

predomine, esta deve estar presente.

A rações comerciais têm apenas uma vantagem em relação à papa caseira, os aditivos.

Na verdade nas melhores rações estão presentes aditivos naturais de coloração e outros essenciais para prevenção da boa saúde dos peixes (soja, cálcio, vitaminas, minerais e outros). Bem sei que estes aditivos também podem ser adicionados à papa caseira, mas tal processo tornaria complicado e sobretudo bem mais cara a elaboração de papa caseira.

Mas são opções, e se tens bons resultados parece-me bem manter essa dieta (em equipa que ganha não se mexe).

Do meu lado e seguindo uma dieta exclusivamente à base de rações comerciais (vario entre 4 a 5 rações e flocos) tenho resultados idênticos aos teus, nenhuma baixa e criações frequentes (os saulosi então, é semana sim, semana sim).

Cumps.

Publicado:
João.

à volta (ou superior) de 50% só rações para carnívoros/omnívoros, no meu entender para herbívoros sempre abaixo da fasquia do 50%.

Convém não esquecer também que nem todos os Mbunas são herbívoros puros.

No meu caso por exemplo, mantenho iodotropheus, caeruleus e cynotilapias, todos eles omnívoros que têm necessidades diferentes dos herbívoros.

Não tenho nada contra papa caseira, acho que é base de uma boa alimentação se a receita for adequada.

Acredito acima de tudo que a dieta tem de ser diversificada, e as rações permitem isso.

O que me parece também é que a alimentação de Mbunas não pode ser exclusivamente à base de "alface" e ainda que não a proteina não

predomine, esta deve estar presente.

A rações comerciais têm apenas uma vantagem em relação à papa caseira, os aditivos.

Na verdade nas melhores rações estão presentes aditivos naturais de coloração e outros essenciais para prevenção da boa saúde dos peixes (soja, cálcio, vitaminas, minerais e outros). Bem sei que estes aditivos também podem ser adicionados à papa caseira, mas tal processo tornaria complicado e sobretudo bem mais cara a elaboração de papa caseira.

Mas são opções, e se tens bons resultados parece-me bem manter essa dieta (em equipa que ganha não se mexe).

Do meu lado e seguindo uma dieta exclusivamente à base de rações comerciais (vario entre 4 a 5 rações e flocos) tenho resultados idênticos aos teus, nenhuma baixa e criações frequentes (os saulosi então, é semana sim, semana sim).

Cumps.

Daniel, tens toda a razão, mas eu não dou só papa caseira, dou igualmente o granulado seco da wiskas, que se analizares bem no post anterior tem todos esses nutrientes de que falas... proteina, vitaminas, sais minerais, aminoácidos, etc.

Um abraço

João Marques