carl0os Publicado Janeiro 6, 2008 Publicado Janeiro 6, 2008 (editado) BOas queria ajuda ...vou ter brevemente um aquario de 180lts e queria como fauna tanganyakas e trofheus e ja me dei bem com os do malawi agora queria arriscar nestes...a minha questao e a seguinte sera possivel misturar um pouco dos dois generos ou nao?? e tambem qual o layout que me aconselham??? Queria pouco peixes mas com qualidade claro se alguem tiver alguma dica que me diga Cumprimentos Carlos GOnçalves Editado Janeiro 29, 2008 por carl0os
Nelson Mangana Publicado: Janeiro 6, 2008 Publicado: Janeiro 6, 2008 Boas! Em primeiro lugar a litragem é muito importante, mas tambem o tamanho do aquario. Qual o tamanho desse de 180 litros? Quanto a pergunta que fazes sobre a fauna tanganyakas, esses não conheço Conheço sim as especies que vivem no tanganyka, sejam eles tropheus, frontosas, cypris, conchicolas, julis, etc... Misturar varias especies é possivel desde que o aquario e layout estejam de acordo com as necessidades dos peixes. Abraço Nelson Mangana
carl0os Publicado: Janeiro 6, 2008 Autor Publicado: Janeiro 6, 2008 (editado) Boas!Em primeiro lugar a litragem é muito importante, mas tambem o tamanho do aquario. Qual o tamanho desse de 180 litros? Quanto a pergunta que fazes sobre a fauna tanganyakas, esses não conheço Conheço sim as especies que vivem no tanganyka, sejam eles tropheus, frontosas, cypris, conchicolas, julis, etc... Misturar varias especies é possivel desde que o aquario e layout estejam de acordo com as necessidades dos peixes. O aquario acho que tem 100comp 45lgr 50alt(aquatlantis). O que eu queria dizer com fauna..era a qual equipa de limpeza e outros animais que possa misturar no aquario(caracois etc etc)...eu para de 180lts estava a pensar em 2 trios de casais(1 macho e 2 femeas) e 2 ou 3, trios de trofheus...ah e mais 1 casal de julis...queria tambem opinoes de peixes com cores vivas destes dois grupos se nao fosse pedir muito...e quando ao layout ando a pesquisar qual a melhor desposiçao do aquario. Cumprimentos Carlos GOnçalves Editado Janeiro 6, 2008 por carl0os
Nelson Mangana Publicado: Janeiro 6, 2008 Publicado: Janeiro 6, 2008 O aquario acho que tem 100comp 45lgr 50alt(aquatlantis).O que eu queria dizer com fauna..era a qual equipa de limpeza e outros animais que possa misturar no aquario(caracois etc etc)...eu para de 180lts estava a pensar em 2 trios de casais(1 macho e 2 femeas) e 2 ou 3, trios de trofheus...ah e mais 1 casal de julis...queria tambem opinoes de peixes com cores vivas destes dois grupos se nao fosse pedir muito...e quando ao layout ando a pesquisar qual a melhor desposiçao do aquario. Cumprimentos Carlos GOnçalves Quanto as dimensoes do teu aquario, eu propunha uma colonia de conchicolas (multis ou similis), um casal de rock dewellers (julis) e um trio de cyprichromis desde que não sejam Jumbo, para a zona superior do aquario. Quanto aos tropheus, esquece o aquario e muito pequeno para eles juntamente com os outros. Equipa de limpeza podes colocar umas ampularias e LDA. Quanto ao layout e colocando essas especies, conchas de um lado e rocha do outro e ainda podes colocar umas valisnerias e pouco mais. Abraço Nelson Mangana
carl0os Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Publicado: Janeiro 7, 2008 (editado) Quanto as dimensoes do teu aquario, eu propunha uma colonia de conchicolas (multis ou similis), um casal de rock dewellers (julis) e um trio de cyprichromis desde que não sejam Jumbo, para a zona superior do aquario.Quanto aos tropheus, esquece o aquario e muito pequeno para eles juntamente com os outros. Equipa de limpeza podes colocar umas ampularias e LDA. Quanto ao layout e colocando essas especies, conchas de um lado e rocha do outro e ainda podes colocar umas valisnerias e pouco mais. Boas estive a fazer uma pesquisa e estava a pensar em por 5 ou 6 similis..1 casal de calvus black ou chatika ou ambos mas nao sei se tenho espaço para tal??? e um trio de utintas...acham que vão ficar bem??? E quando ao layout estava a pensar em areia da praia como obvio(da arrabida que e areia com conchas esmagadas) e num canto rocha tal e qual o nelson diz agora...o que estava a pensar e como tenho a biobox por no canto da frente dela rochas tambem e ao meio por entao as conchas...acham que fica bem o e muita rocha??? Como equipa de limpeza estava a pensar em por umas ampularias de meio porte...e uns LDA de porte pequeno 1 ou 2...o que acham?? A flora como se trata de tanganyikas estava mesmo so a pensar em valisnerias gigantes e umas quantas pequenas...sendo que estou limitado. Tenho mais umas questao a cerca dos peixes...os calvus serao dificeis de encontrar? Queria tambem tentar encontar os calvus chatikas serao raros e sera que os encontros? pois adorei estes peixes?? e as utintas sera que na loja conseguem distinguir macho de femeas?? E ja agora e esta questao e um bocado derivada..quando e que vou mais ou menos gastar nestas peixes?? Editado Janeiro 7, 2008 por carl0os
João Nuno Cruz Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas estive a fazer uma pesquisa e estava a pensar em por 5 ou 6 similis..1 casal de calvus black ou chatika ou ambos mas nao sei se tenho espaço para tal??? e um trio de utintas...acham que vai ficar bem??? É uma opção... de outras possíveis! Atenção que os Altolamprologus calvus são predadores natos e por isso os similis mais pequenos vão ser sempre vistos como comida! E nem penses em meter dois casais de Altolamprologus muito menos a mesma espécie e populações diferentes! E quando ao layout estava a pensar em areia da praia como obvio(da arrabida que e areia com conchas esmagadas) e num canto rocha tal e qual o nelson diz agora...o que estava a pensar e como tenho a biobox por no canto da frente dela rochas tambem e ao meio por entao as conchas...acham que fica bem o e muita rocha??? Carlos, essa questão da biobox preocupa-me! Primeiro porque o aquário já não é grande e ela vai roubar muito espaço. Segundo, porque espero que não estejas a considerar a biobox como o teu sistema de filtragem!!! Como equipa de limpeza estava a pensar em por umas ampularias de meio porte...e uns LDA de porte pequeno 1 ou 2...o que acham??A flora como se trata de tanganyikas estava mesmo so a pensar em valisnerias gigantes e umas quantas pequenas...sendo que estou limitado. Penso que esta é a menor das preocupações que deves ter neste momento. Os mais puristas vão dizer-te que não existem Valisnerias no Lago e muito menos Loricarideos. Mesmo as Ampulárias não existem, muito embora existam outros caracóis. Para mim é uma questão de gosto pessoal (as Valisnerias) e de funcionalidade (Loricarideos e Caracóis). Eu, pessoalmente, tenho Valisnerias e tenho Ampulárias... mas ainda não me atrevi a meter os Loricarideos. Tenho mais umas questao a cerca dos peixes...os calvus serao dificeis de encontrar?Queria tambem tentar encontar os calvus chatikas serao raros e sera que os encontros? pois adorei estes peixes?? e as utintas sera que na loja conseguem distinguir macho de femeas?? E ja agora e esta questao e um bocado derivada..quando e que vou mais ou menos gastar nestas peixes?? Devo já alertar que os peixes do Tanganyika nem sempre são fáceis de arranjar e, na maior parte dos casos, não são propriamente baratos. A maior parte das lojas não têm escolha e variedade de peixes e nem sempre a sua origem é a mais recomendada, mas existem algumas lojas de referência e... os membros do Fórum que te podem ajudar. Tens outras opções para a população, mas face à dimensão do aquário não são muitas! Conchiculas - com esse aquário e com um layout adequado podes manter duas espécies de conchiculas! Rock Dwellers - como te disse o Nelson podes meter uma espécie (no lugar dos Altolamprologus) como por exemplo Julidochromis, mas apenas as transcriptus Sand Stiffers - Mais uma vez e se não quiseres muita rocha poderás também optar por uma espécie de xenotilapia para a zona de areia Água livre - aqui é que as opções não são muitas e mesmo para os Cyprichromis um trio apenas acho pouco e 1 metro é curto para meter mais! Vai continuando a postar por aqui e informa-nos sobre a evolução do teu projecto. Abraço João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
carl0os Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Publicado: Janeiro 7, 2008 (editado) Para ja muito obrigado pela ajuda que me estao a dar e valiosa!! Em questao da filtragem estava a pensar deixar a biobox(600lts) para as materias biologicas(ceramica,etc e talvez algumas conchas esmagadas)e como tenho uma eheim 2213(300lts) estava a pensar por so de materias mecanicas(nitrados,nitridos etc)...mas caso me aconselhem a tirar a biobox posso por um filtro interno???..tenho um que ronda os 500lts hora da sera. Bem agora a questão mestre...os peixes...bem eu adoro os clavus e queria mesmo um casal..nao me importava de ter tambem um de julis...sao compativeis os dois no mesmos aquario?? Mas assim as similis estavam feitas??posso tambem optar pelas xenotilipia. Qual me aconselham??E quando a utintas podem vir so depois do aquario estar mais ou menos estavel..posso por umas 4 mais nao..tambem nao tenho espaço para mais . Os principais para mim serao os clavus a partir dai so queria um grupo de Sand Stiffers um de agua livre agua livre e umas conchiculas! Gostava da vossa opiniao...mas o mais importante e que eles se fossem todos compativeis...Se nao poder juntar tais especies digam-me. Quando ao layout estava a pensar em por o comum do genero...um monte de rochas no lado esquerdo ao fundo e um monte de rochas no direito a frente..areia no fundo todo e por fim a cascas de caracois no meio tendo em conta as valisnerias que vao ficar encostadas ao vidro aonde ouver espaço. Acham que fica bem assim o layout?? Em relaçao a encontar as especies bem essa e outra questao os clavus ja sei onde ir buscar...as julis tambem agora so me falta as Sand Stiffers e os de agua livre e as conchiculas. Bem ainda tenho o aquario vazio estou a espera de completar o projecto para avançar pois queria que fica-se um biotipo como deve ser...queria mesmo fazer a coisas como deve ser...vou por a fazer a ciclo ainda esta semana...so me falta mesmo saber as especies a por para completar o layout a medida deles. Obrigado e desculpem melgar Editado Janeiro 7, 2008 por carl0os
carl0os Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Publicado: Janeiro 7, 2008 (editado) Bem ainda nem consigue dormir estive a trabalhar a noite e ainda ando por aqui Estive aqui a fazer umas pesquisa e acho que ja sei o que queria. O que estava a pensar era em completar o aquario...alem de pequeno que ele e eu sei.. queria completar um pouco de cada areia em populaçoes pequenas... Rock Dwellers= casal calvus e um casal julis Sand Stiffers= 1 trio de similis Água livre= utintas...1 trio Conchiculas= 1 casal ou 2 ou entao um trio...preciso de ajuda a descobir a especie. Bem o que pertendia era um mini biotipo nao sei se sera possivel por causa dos clavus mas se for necessario troco por outra especie...mas queria um que voce rock Dwellers pois queria manter dois casais deles...de resto queria manter assim dando o layout com as outras especies. Opinões..digam se a alguma coisa que tenha que alterar...se faz favor P:S..se alguem tiver uma crias de que queiram falar digam Obrigado Editado Janeiro 7, 2008 por carl0os
Nelson Mangana Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 (editado) Bem ainda nem consigue dormir estive a trabalhar a noite e ainda ando por aqui Estive aqui a fazer umas pesquisa e acho que ja sei o que queria. O que estava a pensar era em completar o aquario...alem de pequeno que ele e eu sei.. queria completar um pouco de cada areia em populaçoes pequenas... Rock Dwellers= casal calvus e um casal julis Sand Stiffers= 1 trio de similis Água livre= utintas...1 trio Conchiculas= 1 casal ou 2 ou entao um trio...preciso de ajuda a descobir a especie. Bem o que pertendia era um mini biotipo nao sei se sera possivel por causa dos clavus mas se for necessario troco por outra especie...mas queria um que voce rock Dwellers pois queria manter dois casais deles...de resto queria manter assim dando o layout com as outras especies. Opinões..digam se a alguma coisa que tenha que alterar...se faz favor P:S..se alguem tiver uma crias de que queiram falar digam Obrigado Boas! Pegando na fauna que gostarias de ter e para te ajudar. Como ja vi que gostas dos calvus e sendo na minha opinião o aquario curto para eles e mais outros peixes, porque não optas por um casal de sumbu´s que são altos mais pequenos? Agora se queres conchicolas de colonia e ainda mais conchicolas mas de "casal" as julis irão estar a mais Eu aconselharia uma colonia de conchicolas(multis ou similis) ou entao apenas 1 casal(brevis ou ocelatus), as julis ou entao os sumbu´s (julis de preferencia para não ser tudo so conchas) e por fim os cypris 1 trio. Mas claro essas especies deverão ter em conta o layout, uma vez que podera haver disputa das conchas, e este deverá ser bem planeado. Editado Janeiro 7, 2008 por Nelson Mangana Abraço Nelson Mangana
João Nuno Cruz Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas, Não percebeste bem o que e disse... mas o Nelson já te ajudou! Quando referi os Sand não foi para adicionar à fauna, mas sim ara substituir! Nesse aquário não consegues meter mais do que 3 espécies, sendo uma delas obrigatoriamente de águas livres Pegando os exemplo do Nelson: 1ª Hipótese - Calvus, 1 Conchicula e Cyprichromis 2ª Hipótese - Sumbus (conchículas), julies e Cyprichromis 3ª Hipótese - 1 Conchícula de casal, 1 Conchícula de colónia e Cyprichromis 4ª Hipótese - 1 Conchícula, Colónia de Xenotilapias e Cyprichromis Toma em atenção o que o Nelsonte disse acerca dos Calvus e da possibilidade de trocares por Sumbus! Para o teu aquário o ideal é teres um caudal de filtragem "externo" na ordem dos 1.000 litros / hora! Francamente eu ponderaria retirar a Biobox. Como o Nelson também disse, qualquer uma destas possibilidades poderá fucionar, mas cada solução passa por um estudo detalhado do layout para evitar "guerras" desnecessárias. Abraços João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
carl0os Publicado: Janeiro 8, 2008 Autor Publicado: Janeiro 8, 2008 (editado) Boas, Não percebeste bem o que e disse... mas o Nelson já te ajudou! Quando referi os Sand não foi para adicionar à fauna, mas sim ara substituir! Nesse aquário não consegues meter mais do que 3 espécies, sendo uma delas obrigatoriamente de águas livres Pegando os exemplo do Nelson: 1ª Hipótese - Calvus, 1 Conchicula e Cyprichromis 2ª Hipótese - Sumbus (conchículas), julies e Cyprichromis 3ª Hipótese - 1 Conchícula de casal, 1 Conchícula de colónia e Cyprichromis 4ª Hipótese - 1 Conchícula, Colónia de Xenotilapias e Cyprichromis Toma em atenção o que o Nelsonte disse acerca dos Calvus e da possibilidade de trocares por Sumbus! Para o teu aquário o ideal é teres um caudal de filtragem "externo" na ordem dos 1.000 litros / hora! Francamente eu ponderaria retirar a Biobox. Como o Nelson também disse, qualquer uma destas possibilidades poderá fucionar, mas cada solução passa por um estudo detalhado do layout para evitar "guerras" desnecessárias. Abraços João Nuno Cruz Obrigado Nelson Mangana e João Cruz pela vossa ajuda...sim acho que vou optar pela Hipotese 1 ou a 2 agora fica depentende de onde as encontar...pois acho que os sumbus nao devem ser facieis de encontar...e quando o layout penso que vai so ficar um lado com rochas e outro com conchas...no meio areia. Quando ao siistema de filtragem e mais complicado eu ate ponha um filtro exterior com mais capacidade...mas ou avanço como o projecto e compro os peixes e o layout ou entao um bom filtro...vou avançar com o projecto e depois daqui a um tempo altero o sistema de filtragem. Bem vou postando aqui as novidades do projecto...se tiverem boas ideias para um nome para batizar o aquario digam :D Editado Janeiro 8, 2008 por carl0os
João Nuno Cruz Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 Obrigado Nelson Mangana e João Cruz pela vossa ajuda...sim acho que vou optar pela Hipotese 1 ou a 2 agora fica depentende de onde as encontar...pois acho que os sumbus nao devem ser facieis de encontar...e quando o layout penso que vai so ficar um lado com rochas e outro com conchas...no meio areia. Quando ao siistema de filtragem e mais complicado eu ate ponha um filtro exterior com mais capacidade...mas ou avanço como o projecto e compro os peixes e o layout ou entao um bom filtro...vou avançar com o projecto e depois daqui a um tempo altero o sistema de filtragem. Bem vou postando aqui as novidades do projecto...se tiverem boas ideias para um nome para batizar o aquario digam Boas, Quanto às espécies penso que a escolha deve ser tua, a nossa "função" se é que a temos, é apenas aconselhar e orientar! Acho que o layout como dizes funcionará para as hipóteses que referes. Agora quando ao filtro ... não sei... se quiseres arriscar! Não te esqueças que vias ter uma água muito alcalida e que com pH elevado o risco de intoxicação por amónia é superior! Quanto ao layout, não deves gastar muito dinheiro com ele. Areia - Praia, Rochas - Natureza, Conchas - 2 ou 3 Euros nos chineses Abraços João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
carl0os Publicado: Janeiro 9, 2008 Autor Publicado: Janeiro 9, 2008 (editado) Boas ja tenho o aquario a fazer o ciclo...ontem passei a tarde toda na arrabida...foi buscar areia e rochas...para mim o aquario ficou bem...os calvus ou as julis ja tenhem casa agora so falta as conchas de caracol ainda ando a procura...hoje se conseguir ponho aqui umas fotos do aquario. Bem agora tenho outra questao..a minha maria gostou de umas conchas que havia la na praia...umas assim brilhante...conclusao quer que as ponha no aquario..por mim todo bem ate da um ar mais natural..e as conchiculas sera que nao vao atrofiar com as conchas??? Bem a biobox(pois e uma biobox pequena 4 litros e com a materia filtrande de fica so com 2lts) eu deixei ficar por enquanto pois se nao, nao tinha filtragem suficiente para o aquario..mas so meti ceramica e umas esferas asperas da eheim e na saida meti aquela algodao da sera..vai ficar so a fazer a filtragem biologica..tenho a eheim 2211 exterior a fazer a filtragem mecanica e pos uma eheim ballfilter(acho que se chama assim) a fazer movimento na agua na zona superior. Vou dentra por umas fotos hoje se nao conseguir peço a alguem para postar para mim. Editado Janeiro 9, 2008 por carl0os
carl0os Publicado: Janeiro 9, 2008 Autor Publicado: Janeiro 9, 2008 (editado) Boas...alguem pode postar as fotos por mim??? Nao consigo postar as fotos...ja tentei colocar as fotos num site e nao consigue Bem se ninguem poder vou dizendo as novidades. Ando a meter nitrivec no filtro para acelerar o processo do ciclo...o aquario tambem levou quase 1/3 da agua de outro aquario...por isso por volta do domingo devo conseguir meter os tanganyikas. Editado Janeiro 9, 2008 por carl0os
carl0os Publicado: Janeiro 10, 2008 Autor Publicado: Janeiro 10, 2008 (editado) Deste ja muito obrigado ao João Cruz ao Nelson Mangana e ao Marco Monteiro pela ajuda.. Aqui esta o meu layout do aquario...ainda falta as conchas do lado direito que nao encontrei em lado nenhum...mas consegui comprar a um membro do furom que me vai vender umas mesmo do tanganyika...o que dizem das pedras sera suficiente para um casal?? Em relaçao a biobox ela continua la..deve de ser se nao...nao tinha filtragem suficiente para o aquario...mas ja ando de olho num filtro externo da JBL...mas vamos la ver. O fundo pos ele em azul pois acho que fica mais natural...o acham melhor o preto??? Digam a vossa justiça Cumprimentos Carlos Gonçalves Editado Janeiro 10, 2008 por carl0os
João Nuno Cruz Publicado: Janeiro 10, 2008 Publicado: Janeiro 10, 2008 Boas, Parabéns... acho que estás a começar bem! Já escolheste a fauna em definitivo? Se optares por Calvus em diria que nem precisas de "tanta" rocha... para os Julidochromis chega muito bem! Tem só em atenção se as rochas estão bem assentes e se não existe risco de derrocada. No que toca às conchas... toma atenção! As mais comuns do Lago por cá são as Neothauma, mas essas não são as melhores pois são demasiado cónicas e não muito "espaçosas", depende também do conchicula que escolheres! Vai mantendo isto actualizado. Abraços João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
carl0os Publicado: Janeiro 10, 2008 Autor Publicado: Janeiro 10, 2008 (editado) Obrigado!! Ainda nao escolhi a fauna....quer dizer estou a pensar em comprar ja os similis e as utintas mas entre o casal de calvus e as julis nao sei...estive na loja este ontem e eles teem la do dois...calvus e utintas mas ainda nao sei bem por qual vou optar...pois os calvus adultos ficam lindos..e as julis nao mudam muito e parecem ser mais dificel de porciar que os calvus...ainda nao sei!! As rochas estao bem presas na areia e as que estao por cima estao bem assentes mas outros pois era preciso ser um Gandre Peixe para conseguir mandar aquilo a baixo. Quando as conchas se alguem souber onde as encontar digam pois ja corri todo a procura..o furom montijo todo e ate foi aos chinocas a procura e nada..a mim parece-me que so no verao e que a dessas coisas a venda, pois so cosigue encontar a venda aqui no furom a um membro que as a vender conchas do tanganyika pelo o que ele diz. Abraços Carlos Gonçalves Editado Janeiro 10, 2008 por carl0os
Luis saleiro Publicado: Janeiro 10, 2008 Publicado: Janeiro 10, 2008 (editado) Olá vizinhança. É sempre muito bom ver que o Pinhal Novo tem mais um aquariófilo. Gostei desse aspecto em que ficou o aqua. Eu também tenho andado a imaginar um tanganyika, mas a coisa não se está a proporcionar. E por sinal também é num evasion, mas é mais pequeno. Talvez possamos fazer depois alguma troca de peixes que não se adaptem... Isto se eu chegar a montar isso... A que praia foste buscar a areia? Acho que fica muito bem. É fina e clara como eu gosto. Editado Janeiro 10, 2008 por Luis saleiro
Nelson Mangana Publicado: Janeiro 10, 2008 Publicado: Janeiro 10, 2008 Boas, quem te disse que os calvus são mais facil de procriar do que as julis enganou-te de certeza. As julis depois de casal formado parecem coelhos a criarem( é uma coisa rapida), enquanto os calvus demoram cerca de 2 anos ate atingirem o maturidade sexual e mesmo assim e preciso ter as condições ideais. Opta antes pelas julis. Abraço Nelson Mangana
João Nuno Cruz Publicado: Janeiro 10, 2008 Publicado: Janeiro 10, 2008 Boas,quem te disse que os calvus são mais facil de procriar do que as julis enganou-te de certeza. As julis depois de casal formado parecem coelhos a criarem( é uma coisa rapida), enquanto os calvus demoram cerca de 2 anos ate atingirem o maturidade sexual e mesmo assim e preciso ter as condições ideais. Opta antes pelas julis. Assino por baixo... as Julies são umas verdadeiras máquinas... queres ver... Um peixe muito interessante no meu entender!!! Abraços João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
carl0os Publicado: Janeiro 10, 2008 Autor Publicado: Janeiro 10, 2008 Olá vizinhança.É sempre muito bom ver que o Pinhal Novo tem mais um aquariófilo. Gostei desse aspecto em que ficou o aqua. Eu também tenho andado a imaginar um tanganyika, mas a coisa não se está a proporcionar. E por sinal também é num evasion, mas é mais pequeno. Talvez possamos fazer depois alguma troca de peixes que não se adaptem... Isto se eu chegar a montar isso... A que praia foste buscar a areia? Acho que fica muito bem. É fina e clara como eu gosto. BOas...Obrigado Portinho da arrabida...tiras a areia ja semi-lavado pelo mar aquela logo no inicio da agua e fica 5* Qualquer coisa e so dizer Abraços Carlos GOnçalves
carl0os Publicado: Janeiro 10, 2008 Autor Publicado: Janeiro 10, 2008 Assino por baixo... as Julies são umas verdadeiras máquinas... queres ver... Um peixe muito interessante no meu entender!!! Abraços João Nuno Cruz Obrigado pessoal...e pela foto da para ver que as julis adultas sao realmente bonitas. E se em termos de agressividade se sao mais calmas que os calvus vou mesmo optar pelas Julis! Pois nao quero stresses no aquario!!! Vai ser entao 1 casal de Julis...Simlis...Utintas ainda por ver se arranjo aquilo que quero!! Uma questao como e que se vê o sexo da Julis?? Abraços Carlos GOnçalves + uma vez muito Obrigado pela vossa ajuda!!!
Nelson Mangana Publicado: Janeiro 11, 2008 Publicado: Janeiro 11, 2008 Uma questao como e que se vê o sexo da Julis?? Isso vai ter de arranjar ou um casal ja formado ou entao 4/5 juvenis e esperar que se forme um casal e depois desfazer-te das outras. Abraço Nelson Mangana
carl0os Publicado: Janeiro 11, 2008 Autor Publicado: Janeiro 11, 2008 Isso vai ter de arranjar ou um casal ja formado ou entao 4/5 juvenis e esperar que se forme um casal e depois desfazer-te das outras. BOas...eu nao consigo e encontrar tanganyikas juvines em lado nenhum!!! Estou a espera de encontrar alguem com juvines para a venda ou entao um casal. So uma pergunta alguem conhece Lamprologus Brichardi?? E as Julis marlieri sao muito agressivas??? pois vi uma loja com elas a venda so e pena e serem muito caras e para estar a comprar 4 ou 5...se ainda tivesse a certeza que comprava um casal. Bem ja ando a procura dos peixicos..agora e so encontra-los!! Se alguem ouvir por ai alguma coisa diga!! Abraços Carlos Gonçalves
João Nuno Cruz Publicado: Janeiro 11, 2008 Publicado: Janeiro 11, 2008 BOas...eu nao consigo e encontrar tanganyikas juvines em lado nenhum!!! Estou a espera de encontrar alguem com juvines para a venda ou entao um casal. So uma pergunta alguem conhece Lamprologus Brichardi?? E as Julis marlieri sao muito agressivas??? pois vi uma loja com elas a venda so e pena e serem muito caras e para estar a comprar 4 ou 5...se ainda tivesse a certeza que comprava um casal. Bem ja ando a procura dos peixicos..agora e so encontra-los!! Se alguem ouvir por ai alguma coisa diga!! Abraços Carlos Gonçalves Boas, Julies juvenis... já sabes onde há Os Brichardi são lindísimo mas rapidamente tomariam conta do teu aquário pois são extremamente prolíficos e muito agressivos! As Julidochromis marlieri são um pouco mais agressivas e maiores que as transcriptus e poderás ter problemas com os conchículas! Não te esqueças de estudar bem o layout para não haver "interacção" enre os conchículas e as Julies Abraços João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Recommended Posts