os peixes roçam contra a areia


apvrsh

Recommended Posts

Tenho um aquário comunitário de 100 litros no qual tenho gupys, molys lira, platys, neons e coridoras, para além do habitual pleco, últimamente tenho notado que uma grande parte desses peixes andam constantemente a rasparem-se contra tudo, gostaria de saber opiniões para a causa?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário comunitário de 100 litros no qual tenho gupys, molys lira, platys, neons e coridoras, para além do habitual pleco, últimamente tenho notado que uma grande parte desses peixes andam constantemente a rasparem-se contra tudo, gostaria de saber opiniões para a causa?

Abraço

 

Provavelmente vai aparecer ictio dentro de alguns dias. Na minha opinião TPA's com maior frequência e com a água à mesma temperatura, e um anti-ictio (eu detesto medicamentos), e muita paciência.

 

Li aqui no forum que é normal aparecer ictio no Inverno :lol: , mas não posso adiantar mais porque desconheço as razões, poderá ser por alguma quebra de temperatura, ou numa TPA agua mais fria ou mais quente ????

 

Talvez, mas posso dizer que também tenho tido alguns surtos dessa doença :mrgreen: , e como tenho aversão aos medicamentos, provavelmente fica mal tratada e pronto lá volta outra vez passado algum tempo :lol: .

 

Não sei se consegui ajudar ou não, porque também tenho as minhas dúvidas.

 

Vou seguir este tópico esperando que o pessoal mais elucidado nos possa esclarecer um pouco mais.

Editado por JPB

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia que o raspar no areão eram indício de íctio.. julgava que era indício de fungos.. estamos sempre a aprender :twisted:

 

Caso seja ictio, aumenta temperatura para 29 graus... caso n resulte, mantem ps 29 graus e anti-ictio (como azul de metileno)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia que o raspar no areão eram indício de íctio.. julgava que era indício de fungos.. estamos sempre a aprender :D

 

Caso seja ictio, aumenta temperatura para 29 graus... caso n resulte, mantem ps 29 graus e anti-ictio (como azul de metileno)

 

 

Boas nisto dos aquários já aprendi que as certezas são poucas, apenas partilhei aquilo que me tenho apercebido, e quando o pessoal anda a raspar, logo de seguida aparece uns pontinhos de ictio. tem acontecido assim não sei se será coicidência.

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ictio? Nunca ouvi tal coisa...

Isso são parasitas externos, mas n te sei recomendar medicamentos :S

Espera por mais ajudas

Cumps

 

Assim sim certezas absolutas baseadas em décadas de experiência. Fiquei com pena foi de não ficar também com a certeza absoluta e inequivoca do medicamento a utilizar. :D

Editado por JPB

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sim certezas absolutas baseadas em décadas de experiência. Fiquei com pena foi de não ficar também com a certeza absoluta e inequivoca do medicamento a utilizar. :rolleyes:

Boas!

Na sohal em Matosinhos aconselharam-me o sera omnipur e parece que resultou!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Na sohal em Matosinhos aconselharam-me o sera omnipur e parece que resultou!

Abraço

 

Boas.

 

Esse medicamento é de largo espectro. Também já o tenho utilizado mais como medida preventiva.Ainda bem que está a resultar.

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais