apvrsh Publicado Janeiro 6, 2008 Publicado Janeiro 6, 2008 Como só agora optei por colocar ceramica no meu filtro (tinha carvão activo)gostaria de saber a periodicidade com que se substituem ?! O meu aquário é de 100 litros Abraço! Citar
ecteixeira Publicado: Janeiro 6, 2008 Publicado: Janeiro 6, 2008 Normalmente entre 9 meses a 1 ano, mas convém lavar aquando da limpeza do filtro. Citar
Rui J. Rocha Publicado: Janeiro 6, 2008 Publicado: Janeiro 6, 2008 Dão para muito tempo, mas de tempos a tempos, convém lavá-la, com água do aquário. Citar - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
PDI Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 Eu pensava que bastava ir lavando Citar Alfredo Garcia
JPRibeiro Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 Na realidade, a cerâmica não precisa de ser mudada. A sua lavagem pode ser feita com água do próprio aquário, como já foi referido ou com água corrente. Se for com água corrente, deve ser a uma temperatura próxima da do aquário, para não matar as colónias de bactérias. Citar Saudações. http://ocontagotas.blogspot.com
reefdiver Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 Olá a todos. As cerâmicas devem ser substituídas de 6 em 6 meses. Sendo de uma matéria porosa, vão-se "desfazendo" as poucos, reduzindo a sua capacidade para permitir a fixação de bactérias. A lavagem deve sempre ser feita com água do aquário. Normalmente mensalmente e quando fazes uma TPA (assim aproveitas a água que retiras do aquário para a lavagem). NUNCA se deve utilizar água corrente. As bactérias não morrem apenas com a diferença de temperatura, mas também com os cloros e clorininas da água corrente. Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 Na realidade, a cerâmica não precisa de ser mudada. A sua lavagem pode ser feita com água do próprio aquário, como já foi referido ou com água corrente. Se for com água corrente, deve ser a uma temperatura próxima da do aquário, para não matar as colónias de bactérias. Cuidado com a água corrente, so pode ser usada se tratada antes da utilização, o mais simples é lavar com agua do aquario, assim não há azares. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
JPRibeiro Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 Olá a todos.As cerâmicas devem ser substituídas de 6 em 6 meses. Sendo de uma matéria porosa, vão-se "desfazendo" as poucos, reduzindo a sua capacidade para permitir a fixação de bactérias. A lavagem deve sempre ser feita com água do aquário. Normalmente mensalmente e quando fazes uma TPA (assim aproveitas a água que retiras do aquário para a lavagem). NUNCA se deve utilizar água corrente. As bactérias não morrem apenas com a diferença de temperatura, mas também com os cloros e clorininas da água corrente. Permite-me discordar. Se estamos a falar das mesmas cerâmicas, elas permanecem com qualidade por muito mais de 6 meses. Por outro lado deixa-me dizer que lavo mensalmente as matérias filtrantes com água corrente há 12 anos, sem quaisquer problemas. Citar Saudações. http://ocontagotas.blogspot.com
pamivelmo Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 Nas minhas materias filtrantes, diz na caixa em letras bem grandes para termos cuidado com as lavagens com agua corrente e sugerem sempre lavagem com agua do aqua. Abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
João Teixeira Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 acredito que ninguém tenha problemas de maior a lavar com água corrente, sendo cerâmicas com a sua porosidade a água corrente não irá atacar a colónia de bactérias na sua totalidade. No entanto e sendo raccional, verificamos que se essa mesma limpeza for realizada com a água do aquário a perda será significativamente menor do que com água corrente ! Acho isto óbvio ... Citar
reefdiver Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 As cerâmicas da Fluval devem ser substituídas de 6 em 6 meses. A partir daí perdem progressivamente a sua capacidade de fixação para as bactérias. A quem lava as cerâmicas com água corrente, proponho o seguinte desafio. Deixem as cerâmicas de molho 5m em água corrente e voltem a colocá-las no aquário. Verão o resultado. Se forem apenas passadas por água, conforme já foi dito, perdem-se bactérias mas não a totalidade, devido à porosidade da rocha. Boa tarde. Citar
mlaurisoa Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 ola, reefdiver, exclente explicaçao mlaurisoa Citar
Recommended Posts