Como fazer criação de coridoras?


luisnobre

Recommended Posts

Olá Luis Nobre! Primeiro precisas de arranjar um casal,geralmente as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos.

 

Para induzir a desova,faz tpa's com água um pouco mais fria do que a do aquário.As fêmeas instintivamente costumam desovar nessa altura,pois sentem que chegou 'água nova'.O mesmo acontece no seu ambiente natural,e com a chegada dessas águas de pontos mais altos,sentem que as crias terão mais condições de nascer.

 

Podes arranjar um aqua só para elas,num aqua com mais peixes também é possivel,já consegui reproduzir Aeneus num aqua comunitário.Mas as probabilidades são maiores num aqua só para elas.

 

Quando desovarem remove os ovos com extremo cuidado senão rebentam,para um recipiente em que a luz não apanhe os ovos directamente,pois são foto-sensiveis.Maternidade só se colocares uma meia de senhora a envolvê-la,pois os alevins escapam-se pelas frechas. Põe o recipiente dentro do aqua a boiar e dentro de algum tempo terás pequenas Corydoras,que devem ser alimentadas com NobilFluid da JBL ou qualquer coisa parecida.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho varias no comunitário e tambem gortava de reproduzilas tnho um aqua pequeno para ai de 10 litros ou menos preciso de por filtro e termostasto certo e oxigenio??? plantas ou não precoso???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho varias no comunitário e tambem gortava de reproduzilas tnho um aqua pequeno para ai de 10 litros ou menos preciso de por filtro e termostasto certo e oxigenio??? plantas ou não precoso???

10L é muito pouco para Corydoras...Elas só começam a desovar quando atingem um certo tamanho e esse aqua é pequeno,até só para um casal.Duvido que elas desovem num aqua tão pequeno,sobretudo porque elas terão a noção de que as crias não terão espaço e por sua vez condições para viver.

 

Mas um aqua de 40L ou 50L só para Cory's fica fixe.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso tenho um desactivado.

Monto completo e com agua do aqua onde elas estão???

Monta o aqua com a água do aqua onde elas estão,e no novo filtro mete um bocado de esponja do filtro do aqua que já está em funcionamento.Como está carregado de bactérias irão colonizar o filtro novo mais depressa.

 

Como precaução compra bactérias,um liquido que se compra nas lojas tipo SafeStart.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho esse liquido

e que tamanho tem de ter os peixes para reprodução???

Olha,as minha Aeneus desovaram a primeira vez com 5/6cm,as Panda como são mais pequenas com menos tamanho.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

Pessoal uma dica para remover ovos...para mim resutou, laminas da barba das antigas.

Tive corys que desovavam no vidro e a lâmina resultou às mil maravilhas.~

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pessoal uma dica para remover ovos...para mim resutou, laminas da barba das antigas.

Tive corys que desovavam no vidro e a lâmina resultou às mil maravilhas.~

Boa ideia! É que a semana passada a minha Cory desovou a maior parte dos ovos no vidro,e a removê-los alguns rebentaram...

 

Contudo, retirei uns 40 ovos para a maternidade e eclodiram umas 30 Cory's! Passados 2 dias da eclosão,vi que já não nasciam mais e limpei a maternidade com um tubo fino,com cuidado para não aspirar os alevins também.

 

Agora estou a alimentá-los com ''NobilFluid'' da JBL.Um liquido com ovos de artémia.

 

Ah...e foi uma Cory Albina que desovou,mas o macho é...Aeneus.Eos alevins tenho quase a certeza são Aeneus.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

vou tentar outra vez reproduzir coris. Tenho uma aqua que so tem alevins de gupie. Tem areia branca no fundo e é de 80cm +40+40 achoque deve dar. Fará mal ter os alevins de gupie ou e melhor tira-los??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou tentar outra vez reproduzir coris. Tenho uma aqua que so tem alevins de gupie. Tem areia branca no fundo e é de 80cm +40+40 achoque deve dar. Fará mal ter os alevins de gupie ou e melhor tira-los??

Viva,

 

As corys preferem aguas um pouco mais para o acido, enquanto os gupies, preferem mais para o alcalino...

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Corys reproduzem-se em grupo!!

Uma fêmea para vários machos, (podem estar mais fêmeas no aquario). O meu conselho é deichalos num aquario em paz, que com o tempo eles vão reproduzir-se. Não alteres muito os parametros da aqua. E o mais provavel é que desovem apos uma mudança de agua.

 

Abraço,

Pedro Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Oi ppl,

 

Desculpem desenterrar este tópico, mas eu tenho um aqua há 2 meses com várias espécies de pequenos peixes (Neons etc) e sem fazer absolutamente nada, o casal de Coridoras que tenho já deram à luz 2 crias.

Há duas semanas dei conta de uma cria e ontem de mais uma. Nasceram em dias diferentes, porque o tamanho entre elas é notável.

 

Ou seja, sem fazer nada... passei a ter 4 Coridoras

 

Fixe né?

 

Abraço

 

Luís

 

PS: Tenho um Aqua de 60 lts, bastante plantado e com TPA’s semanais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais