Recommended Posts

Publicado:

Olá de novo.

Faço TPA's de 20% todas as semanas e limpo o filtro externo de 15 em 15 dias.

Usas o TMG e o Ferro2+ em conjunto?

Se calhar, digo eu, não perdias nada em fazer TPA's em maior percentagem...

Sim, uso ambos os fertilizantes. Dosei-os no mesmo dia. Aliás, todos os fertilizanes que eu uso são doseados diariamente... menos quando não me apetece fertilizar ou chego muito tarde a casa :smilecolros:

A ordem é: Fe2+, TMG, NO3 (no caso de precisar), K, esperar uns minutos, PO4 (se precisar) e finalmente Flourish Excel.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá de novo.

Se calhar, digo eu, não perdias nada em fazer TPA's em maior percentagem...

Sim, uso ambos os fertilizantes. Dosei-os no mesmo dia. Aliás, todos os fertilizanes que eu uso são doseados diariamente... menos quando não me apetece fertilizar ou chego muito tarde a casa :)

A ordem é: Fe2+, TMG, NO3 (no caso de precisar), K, esperar uns minutos, PO4 (se precisar) e finalmente Flourish Excel.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Obrigado Luís, espero que o teus conselhos comecem a dar frutos comigo. :smilecolros:

Não fazes testes todos os dias, certo? Como sabes se precisas de NO3 e PO4?

Usas o Flourish Excel todos os dias? E tens CO2 de garrafa?

Espero que não te esteja a incomodar muito :mrgreen:

Um Abraço

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

Olá.

Obrigado Luís, espero que o teus conselhos comecem a dar frutos comigo.

Eu também... mas não te esqueças, cada aquário é um caso.

Não fazes testes todos os dias, certo? Como sabes se precisas de NO3 e PO4?

Depende... depois de uma grande poda, ou no início das montagens, convém fazer testes frequentemente. Eu nessasa alturas faço-os diariamente, porque é a frequência com que eu os fertilizo. Quando os aquários já estão maturados, e tu o sentes, verás que os consumos são practicamente os mesmos ao longo dos dias, e nessas alturas os testes já quase que se tornam desnecessários.

Usas o Flourish Excel todos os dias?

Sim... no de 17,5 litros uso 5 ml por dia, e no de 70 litros 7,5 ml por dia... quem diz 'por dia', é quando fertilizo.

E tens CO2 de garrafa?

Tenho. Uma botija com um redutor de 3 saídas... de momento estou só a fornecer CO2 a 2 aquários. O terceiro ainda não tive tempo de montar. A ver se o monto agora em meados de Fevereiro.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

Boas!

Desculpem a intromissão, mas eu estava a ler tudo isto e gostei da explicação, melhor só comprando tudo feito..., :wink: !

Mas mais direccionada ao Luís (o meu mestre na cadeira de "nutrição vegetal") :) , agradecia uma resposta à seguinte questão: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE EXCESSO DE POTÁSSIO NA COLUNA DE ÁGUA? Tem algum efeito tampão sobre outro qualquer nutriente? E para a FAUNA?

Obrigado desde já.

Abraço.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Publicado:

Olá.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE EXCESSO DE POTÁSSIO NA COLUNA DE ÁGUA?

Bem... até 100 ppm, acho que podemos estar à vontade em termos de fauna.

Já em termos de Flora, o prolema do excesso de Potássio é que este vai competir com o Cálcio e o Magnésio na assimilação de nutrientes das plantas. Ou seja, se colocarem K a mais, as plantas podem não consumir o Cálcio e Magnésio que necessitam. Isso pode-se notar com relativa facilidade, pois no caso de deficiência de Cálcio, as folhas novas tÊm tendência a nascer onduladas, ao invés de direitas. A carência de Mg revela-se sobre a forma das folhas novas ser muito esbranquiçada (lembrem-se que o que dá c^^or verde às plantas é a Clorofila, e esta tem Mg na sua composição).

Já agora, e isto é um estudante de química que te está a perguntar, o que é criar efeito tampão noutros nutrientes?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Olá.

Bem... até 100 ppm, acho que podemos estar à vontade em termos de fauna.

Já em termos de Flora, o prolema do excesso de Potássio é que este vai competir com o Cálcio e o Magnésio na assimilação de nutrientes das plantas. Ou seja, se colocarem K a mais, as plantas podem não consumir o Cálcio e Magnésio que necessitam. Isso pode-se notar com relativa facilidade, pois no caso de deficiência de Cálcio, as folhas novas tÊm tendência a nascer onduladas, ao invés de direitas. A carência de Mg revela-se sobre a forma das folhas novas ser muito esbranquiçada (lembrem-se que o que dá c^^or verde às plantas é a Clorofila, e esta tem Mg na sua composição).

Já agora, e isto é um estudante de química que te está a perguntar, o que é criar efeito tampão noutros nutrientes?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Olá!

O que eu pretendia dizer era se não bloqueava a assimilação de outros nutrientes! Eu grosso modo falei em efeito tampão, porque antigamente, mais própriamente à 27/28 anos tinha/tenho um colega que andava a tirar medicina e também tinha este vício, mas na altura só se dedicávamos à criação de guppies, então ele utilizava muito a expressão efeito tampão quando por exemplo adicionávamos bicarbonato de sódio à água que era ácida e pretendiamos torná-la alcalina. Por exemplo colocar qualquer produto de base alcalina como as conchas por exemplo em meio relativamente ácido cria um efeito tampão, ou será que estou a meter as mãos pelos pés?

Já agora e como o químico és tu explica lá ao "je" para eu aprender mais alguma coisa! Lá terá que ser...

Abraço e desculpa qualquer "calinada"!! Eu era da área de letras...,mas naquela altura um gajo era enganado de qualquer maneira...

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Publicado:

Olá Carlos.

Eu quando te perguntei o que querias dizer com efeito tampão noutros nutrientes... era isso mesmo. O que é que querias dizer com isso...? banana rock

Não existe 'criar efeito tampão sobre os outros nutrientes'. Poder tampão é uma propriedade de uma solução aquosa não de nutrientes.

De uma forma simples, o poder tampão está relacionado com a capacidade de uma solução aquosa, quando lhe é adicionada uma base ou um ácido, de variar muito ou pouco o pH. Por exemplo, se tiveres uma água com um poder tampão baixo, ao adicionares uma base ou um ácido, mesmo em pequenas quantidades, facilmente o pH vai variar.

Vocês, e toda a gente, ao adicionar Bicarbonato de Sódio a uma água ácida, além de aumentar o pH (NaHCO3 é uma base), vai aumentar o número de iões bicarbonato dissolvidos na água...

Concerteza que já ouviste falar em KH, que duma certa forma é a Dureza Carbonatada. Os equilíbrio químico entre carbonatos, bicarbonato e ácido carbónico é que nos garante a tamponização da maior parte das águas naturais. Por isso é que em águas duras, como existe muito carbonato e bicarbonato dissolvido na água, é tão difícil de variar o pH da água. Já em águas ácidas, o poder tampão é garantido por outros equilíbrios químicos.

Espero ter ajudado. Se quiseres saber mais, estás à vontade para perguntar.

Eu não quero, é que tal como tu disseste, que o pessoal confunda 'alhos com bugalhos' e use nomenclaturas próprias de uns conceitos, em outros que nada têm a ver.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Luís, peço desculpa estar a incomodar-te outra vez.

Estou a seguir os teus conselhos com pequenas adaptações (não tenho fertilizante NO3, mas também não estou a precisar para já) e está a dar resultado.

Todas as plantas estão a ficar bonitas. As valisnérias estão a crescer a olhos visto.

Gostaria de ter perguntar se usas carvão activado no teu filtro. Eu tenho porque me foi aconselhado e só o retiro para fazer algum tratamento caso seja necessário.

No meu filtro Fluval 204 tenho as esponjas na entrada de água e nos cestos tenho de baixo para cima as cerâmicas, uma matéria filtrante que parece lã, bio-bolas, zeolite e por fim carvão activado.

Qual a tua opinião?

Mais uma vez muito obrigado.

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

Olá Nuno.

Ainda bem que está a correr tudo bem...

Quanto ao uso de Carvão Activado nos filtros... nos meus plantados nunca o usei.

Aliás, como eu gosto de plantados mais high-tech (iluminação forte, fertilização diária, CO2 pressurizado, etc...), os filtros para mim só têm 2 funções. Filtração mecânica e circulação de água. Qualquer outra filtração (biológica ou química) é atingida com TPA's e pelas próprias plantas.

No meu aquário de 70 litros tenho de momento, um filtro Eheim 2213. Desliguei o filtro de cascata pois não estava a fazer grande coisa.

As matérias filtrantes que tenho no Eheim são as seguintes: Cerâmica não porosa grande -> Esponja de poros grandes (Azul da Eheim) -> Cerâmicas não porosas pequenas -> Esponja de poros grandes (Azul da Eheim) -> Esponja compacta (branca da Eheim, aquilo a que se chama Lã filtrante).

Nos meus outros aquários, os filtros são Elite mini da Hagen, com o caudal no mínimo (fazem no máximo 200 L/h). Servem mesmo só para circular a água.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:

Luís,

Mais uma vez vou apelar ao teu saber e à tua paciência.

Estou com alguma dificuldade de controlar as algas que estão as fotos, principalmente nas anubias e nos fetos de java. Tenho a impressão que estão a aumentar. Encontro algumas no areão.

DSCF1861.JPG

DSCF1862.JPG

DSCF1863.JPG

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

Olá.

São algas pretas de tufo... infelizmente, muito comuns em plantas de crescimento lento, como é o caso das Anúbias.

Solução? Flourish Excel.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:
Olá.

São algas pretas de tufo... infelizmente, muito comuns em plantas de crescimento lento, como é o caso das Anúbias.

Solução? Flourish Excel.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Estou a atacar com ele, mas parece que não está a fazer efeito. :microwave:

tinha quase acabado com elas, mas falhou o CO2 na garrafa durante umas semanas e voltaram :(

Vou continuar.

Um Abraço.

Nuno.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

Olá.

Estou a atacar com ele, mas parece que não está a fazer efeito. icon_sad.gif

tinha quase acabado com elas, mas falhou o CO2 na garrafa durante umas semanas e voltaram

Normal Nuno...

Ou estavas à espera de um milagre? :microwave: Se um falha, falha tudo...

Abraço.

Luís Fortunato

Publicado:

BOas... Eu já tive essa praga.

Resolvi (com grande desespero) com água oxigenada... umas 2 ou 3 tampas... para cerca de 150 litros

As algas vão ficar avermelhadas e ficam mais "soltas".

INjecta CO2 com força e uns SAE tb me ajudaram

Scuderia Ferrari

Publicado:
BOas... Eu já tive essa praga.

Resolvi (com grande desespero) com água oxigenada... umas 2 ou 3 tampas... para cerca de 150 litros

As algas vão ficar avermelhadas e ficam mais "soltas".

INjecta CO2 com força e uns SAE tb me ajudaram

Olá.

Usar H2O2, é altamente desaconselhável... :crazyeyes: Se fôr mal utilizada, não matam apenas as algas... matam todos os seres vivos do aquário.

Quanto aos SAE's... desde que comecei a usar o Flourish Excel, que para mim, usar peixes ou outros animais para erradicarem algas nunca é 100% seguro.

Relativamente ao CO2, concordo plenamente... desde que não seja em excesso, claro está banana rock

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas

Eu tenho exactamente essas mesmas algas , e uso o flourish excel todos os dias desde de à 1 mês , juntamente com tpas todos os dias e até agora não consegui irradicar as algas do aquário. Mas noto que a propagação delas abrandou.

Em usar agua oxigenada, não o faço devido o aquário ter como residentes discus nem os sae meto lá, para não ter perseguições ao muco dos discus.

Luís,

Mais uma vez vou apelar ao teu saber e à tua paciência.

Estou com alguma dificuldade de controlar as algas que estão as fotos, principalmente nas anubias e nos fetos de java. Tenho a impressão que estão a aumentar. Encontro algumas no areão.

DSCF1861.JPG

DSCF1862.JPG

DSCF1863.JPG

Um Abraço.

Nuno.

Editado por PIRANHA
Publicado:
Boas

Eu tenho exactamente essas mesmas algas , e uso o flourish excel todos os dias desde de à 1 mês , juntamente com tpas todos os dias e até agora não consegui irradicar as algas do aquário. Mas noto que a propagação delas abrandou.

Em usar agua oxigenada, não o faço devido o aquário ter como residentes discus nem os sae meto lá, para não ter perseguições ao muco dos discus.

Boas... eu tb tenho discus. E usei a água oxigenada. eu sempre achei que fossem os fosfatos altos os responsaveis pelas algas.

Os SAE ajudaram e muito!!! As mollies ta´mbém as comem.

Scuderia Ferrari

Publicado:

Boas

Mas não convém colocar SAE, nem vivparos com discus. Tu se calhar tiveste sorte com os teus .

Boas... eu tb tenho discus. E usei a água oxigenada. eu sempre achei que fossem os fosfatos altos os responsaveis pelas algas.

Os SAE ajudaram e muito!!! As mollies ta´mbém as comem.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Luís, peço desculpa estar a incomodar mais uma vez mas necessitava de um esclarecimento teu.

Tenho feito teste e obtido 10 de NO3 e 1 de PO4. Assim entendo que não devo fertilizar com NO3 e PO4. E K? Tenho fertilizado 10 ppm. Faço bem?

Já agora qual a marca dos teus teste e de que tipo são. Eu uso Sera reagentes, mas acho complicado destingir as cores.

Um Abraço e Boa Páscoa

Nuno.

P.S. -> a tua ajuda foi 5 estrelas. Tenho algas mas nada descontrolado, pois no TPA é rápido tirar algum excesso que exista.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

Bom dia, eu também estou com este problema das algas pretas, comprei o flourish excel.

Queria que alguém me pudesse exclarecer quanto á sua utilização, na 1ª vez devo seringar nas pnatas com algas e nos próximos dias também?

Publicado:

Oi a todos, por acaso tenho uma algas do tipo green spots...e o meu vidro também está a criar uma camada verde, deduzo que são algas..mas os meus níveis de amónia, nitritos e nitratos estão a zero...alguma solução..

Até mais,

Publicado:
Oi a todos, por acaso tenho uma algas do tipo green spots...e o meu vidro também está a criar uma camada verde, deduzo que são algas..mas os meus níveis de amónia, nitritos e nitratos estão a zero...alguma solução..

Até mais,

Fertilizares bem.

E podes limpar as greenspot à mão.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Estou a atacar com ele, mas parece que não está a fazer efeito. ;)

tinha quase acabado com elas, mas falhou o CO2 na garrafa durante umas semanas e voltaram ;)

Vou continuar.

Um Abraço.

Nuno.

Com isto podemos verificar a sua apetência para aparecer em aquários com baixos valores de CO2. Eu também tive destas algas no meu aquário e não as consegui erradicar apenas atenuar, pois trata-se de 1 aquário de 350 L e aplicar Flourish em todos os pontos onde existiam era praticamente impossível... Na minha opinião e já tive muita alga pois num aquário de discus as algas são uma constante, esta é uma das piores!!!!

1 abraço

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça