Peso de aquário de 300L...


Vasco Matos

Recommended Posts

Hello! Neste momento na casa onde vivo tenho 4 aquas,todos na mesma divisão,90L, 112L, 60L, 30L. O que queria fazer era substituir o de 90L por um de 300L pois os Discus estão a aguçar-me o apetite e queria fazer o que seria um plantado de Discus.

 

O problema é que o prédio onde eu vivo tem uns 100 anos no minimo,não parece mas tem. Queria saber a vossa opinião,de modo a saber se é um risco um peso de 400Kg em cima de algo que nasceu no sec. XVIV...há 2 seculos atrás...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

 

não consegues obter informação segura, acerca do peso que a placa aguenta? É capaz de ser arriscado se não forem informações seguras lol.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo prédio ter 100 anos não quer dizer que não suporte o peso que indicas! Tenta ver se arranjas a planta da casa e procura pilares de forma a colocares o aqua junto deles!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que falando com o senhorio ele me pode indicar onde estão essas plantas? Onde costuma estar esse tipo de informação?

 

E Djizaz,tens razão,sempre dei este erro... :arrow:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na conservatória tens acesso ás plantas, tens é de pagar. Se calhar fala antes com o senhorio :P Se o gajo for um tipo porreiro safa-te.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Isto dos pesos dos aquários tem muito que se lhe diga...! Há dias aqui neste fórum, salvo erro, fiquei com a impressão de ter lido que um dos nossos colegas tinha levado para um 3º ou 5º andar um aquário de 2 metros e bem perto de 1000 litros! Eu quando coloquei em casa (andar com 17 anos) um aquário com 300 litros, fiquei um bocado preocupado (é favor), porque o aquário e acessórios iriam rondar os 400 Kg! Informaram-me na altura que uma "placa" é concebida para suportar cerca de 200 a 300 Kg/m2, conforme o método de fabrico (estamos a falar de habitações e não de parques automóveis)! Como é que se dorme descansado com pesos destes em andares? É certo que o peso vai ser distribuido por uma determinada área, mas alguém se preocupa ou melhor se lembra de perguntar ao construtor ou a alguém entendido na matéria como estão dispostas as vigas? É que por exemplo um aquário de 2 metros tanto pode estar assente apenas numa viga com pode estar em quatro ou mais. Atenção que não me estou a referir a "lajes" de betão, mas sim chão assente em vigas de pré-esforçado, como ainda é muito habitual. Quem tem excesso de peso por m2, é capaz de dizer: ..."já tenho o aquário há anos e nunca o chão veio abaixo..."! Pois não, e possivelmente nunca virá, e será que algumas estaladelas em paredes e chão (mosaicos) não terão a ver com esse excesso de peso? Chãos em madeira tipo flutuante e outros, esses então nem as estaladelas vêm..., a não ser que o vizinho do andar de baixo diga alguma coisa!

 

Era óptimo que que alguém entendido na matéria escrevesse aqui umas linhas, para esclarecer o pessoal.

 

E esperamos que os chãos das nossas casas nunca venham abaixo...!

 

Abraço

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo serem 600 kg\m2. Mas depende da construção. Falei cum SR DR ENGENHEIRO PROF e mais não sei quê. Mas ainda não tem diploma.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo mais de construções em madeira do que de alvenaria, de qualquer forma em qualquer habitação utiliza-se sempre um coeficiente muito importante:

 

O coeficiente de cagaço !!

 

Reparem que um móvel normal de aglomerado de madeira suporta um aquário com umas boas centenas de quilos !! (devido ao seu travamento ou a forma como é constituido).

 

É de facto boa ideia reparar nos travamentos e colunas que existam para dispor um aqua com muito peso e aqui falo de 1 tonelada para cima em locais onde exista travamentos com colunas.

 

Em prédios antigos como alguns que conheço na Baixa Pombalina e similares (com travamento em madeira), convém obter informação prévia a um engenheiro certificado e que passe um documento a atestar a capacidade do local em causa suportar essa carga !

 

Ficam as minhas considerações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Cuddlefish pelo tópico! Pois...cheguei à conclusão que só a partir de 800Kg,temos de estar atentos,mas isto num prédio novo,não dos antigos de madeira...

 

E o meu problema é que serão 4 aquas,todos no mesmo quarto,e não sei se é a divisão mais apropriada.É melhor falar com alguém primeiro,a planta da casa é uma boa.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais