CHINA Publicado Janeiro 4, 2008 Publicado Janeiro 4, 2008 Boas tenho um aqua de 180 e não tenho sump. como estou a ficar farto da cena da garrafa com kalk todos os dias estou a pensar comprar um reactor de Kalk. 1º é melhor comprar um reactor de kalk ou de calcio?(pensei em kalk pois tb servia para fazer a reposição de água evaporada) 2º que sistema de osmoregulação comprar? (tinha pensado no da tunze ou da aquamedic) 3º como elevar a agua que sai do reactor ate ao aqua? não sei se me fiz explicar mas não é facil! obrigado abraços Pedro Pedroso
reefdiver Publicado: Janeiro 4, 2008 Publicado: Janeiro 4, 2008 Boastenho um aqua de 180 e não tenho sump. como estou a ficar farto da cena da garrafa com kalk todos os dias estou a pensar comprar um reactor de Kalk. 1º é melhor comprar um reactor de kalk ou de calcio?(pensei em kalk pois tb servia para fazer a reposição de água evaporada) 2º que sistema de osmoregulação comprar? (tinha pensado no da tunze ou da aquamedic) 3º como elevar a agua que sai do reactor ate ao aqua? não sei se me fiz explicar mas não é facil! obrigado abraços Pedro Pedroso Oi Pedro, 1º Reactor de kalk e de cálcio são coisas diferentes. O de cálcio pode vir a ser importante se tiveres muitos corais e consequentemente maior consumo de cálcio. 2º O sistema de osmoregulação que me recomendaram é o Aquamedic Niveaumat 3000. Em minha opinião, eu acho que seria lógico adicionar a kalk no jerrican utilizado para repor a água evaporada. Isso significaria que não seria necessário nenhum reactor de kalk. Sei que o Pedro Conceição acha que isto tem desvantagens. Vamos esperar que ele passe por aqui e clarifique esta questão. 3º Sinceramente não percebi. Abraço
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 4, 2008 Publicado: Janeiro 4, 2008 Bem, se tiveres muitos duros, o de calcio é melhor, senão o de kalk chega. Quanto à marca, tanto um como o outro é bom, e os preços andam à volta do mesmo. Acho que preferia o da aquamedic porque a bomba é peristaltica. Sobre a elevação do reactor de kalk para o aqua...esquece, terás de ter o tubo de saída acima do nível da água do aqua, senão tens de aranjar uma sump. MEGA ARQUIVO
Milton Alcaide Publicado: Agosto 6, 2008 Publicado: Agosto 6, 2008 Bem,se tiveres muitos duros, o de calcio é melhor, senão o de kalk chega. olá, e quanto a ter os dois? tem algum beneficio, ou o de calcio chega? :D Eu estou a montar o meu reactor de calcio agora e até aqui estava a colocar KALK através do osmoregulador! Assim, peço ajuda para a melhor solução: 1ª- Devo deixar de pôr Kalk, pois o calcium reactor chega; 2ª- Devo continuar a mistura Kalk na água de reposição; 3ª- Álem de ter o reactor de calcium, ter também o reactor de KalK; Como tenho o osmoregulador da tunze, pensei comprar o dispensador de calcio e transformalo em Reactor de Kalkwasser. Agradeço desde já a ajuda que puderem dar. Abraço, Milton Alcaide
Hugo Costa Coelho Publicado: Agosto 7, 2008 Publicado: Agosto 7, 2008 Na minha opinião e manter os dois em funcionamento
Pedro Conceição Publicado: Agosto 7, 2008 Publicado: Agosto 7, 2008 ´Sou da mesma opinião do Hugo! MEGA ARQUIVO
Milton Alcaide Publicado: Agosto 8, 2008 Publicado: Agosto 8, 2008 ´Sou da mesma opinião do Hugo! "3ª- Álem de ter o reactor de calcium, ter também o reactor de KalK; Como tenho o osmoregulador da tunze, pensei comprar o dispensador de calcio e transformalo em Reactor de Kalkwasser." Então a 3ª opcão é a melhor?! Com o Dispensador de calcium ligado ao osmoregulador, consigo uma melhor adição! Certo? Ou como diz o reefdiver "Em minha opinião, eu acho que seria lógico adicionar a kalk no jerrican utilizado para repor a água evaporada. Isso significaria que não seria necessário nenhum reactor de kalk." ? Cumprimentos, Milton
Pedro Conceição Publicado: Agosto 9, 2008 Publicado: Agosto 9, 2008 "3ª- Álem de ter o reactor de calcium, ter também o reactor de KalK; Como tenho o osmoregulador da tunze, pensei comprar o dispensador de calcio e transformalo em Reactor de Kalkwasser." Então a 3ª opcão é a melhor?! Com o Dispensador de calcium ligado ao osmoregulador, consigo uma melhor adição! Certo? Ou como diz o reefdiver "Em minha opinião, eu acho que seria lógico adicionar a kalk no jerrican utilizado para repor a água evaporada. Isso significaria que não seria necessário nenhum reactor de kalk." ? Cumprimentos, Milton Para mim, depois de ter já um consumo de calcio médio/grande por parte dos vivos do aqua, o melhor é mesmo ter os 2. Sobre a questão do reefdiver, colocar kalk no jarrican que se utiliza para reposição de água é viavel e pode substituir o reactor de kalk, mas aí terás que adicionar poucas quantidades de kalk por dia/2 em 2 dias porque o que fica no fundo sem se dissolver na água vai perdendo qualidade e não se dissolve pois não está sempre a ser remexido, mas podes fazer dessa maneira poupando algum dinheiro. Outro mal dessa técinca é a acumulação de kalk nos tubos e bomba que levam a água do jarrican para o sistema, pois vai estrangulando a circulação e pode mesmo danificar a bomba, mas aqui podes evitar um pouco fazendo limpezas periódicas desses componentes. Resumindo...se poderes arranjar um reactor de kalk a sério, será o melhor! MEGA ARQUIVO
Milton Alcaide Publicado: Agosto 11, 2008 Publicado: Agosto 11, 2008 Para mim, depois de ter já um consumo de calcio médio/grande por parte dos vivos do aqua, o melhor é mesmo ter os 2. Sobre a questão do reefdiver, colocar kalk no jarrican que se utiliza para reposição de água é viavel e pode substituir o reactor de kalk, mas aí terás que adicionar poucas quantidades de kalk por dia/2 em 2 dias porque o que fica no fundo sem se dissolver na água vai perdendo qualidade e não se dissolve pois não está sempre a ser remexido, mas podes fazer dessa maneira poupando algum dinheiro. Outro mal dessa técinca é a acumulação de kalk nos tubos e bomba que levam a água do jarrican para o sistema, pois vai estrangulando a circulação e pode mesmo danificar a bomba, mas aqui podes evitar um pouco fazendo limpezas periódicas desses componentes. Resumindo...se poderes arranjar um reactor de kalk a sério, será o melhor! Obrigado Pedro. Abraço, Milton
Recommended Posts