apvrsh Publicado Janeiro 2, 2008 Publicado Janeiro 2, 2008 Boas! Gostaria de saber se é normal a temperatura da água do aquário subir um grau durante o dia?? O aquário é de 100 litros e têm um termostato de 150W da sera. saudações... Citar
jonasguindaste Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 E que iluminação tens? Na minha opinião é normal. Abraço! Citar
apvrsh Publicado: Janeiro 2, 2008 Autor Publicado: Janeiro 2, 2008 E que iluminação tens?Na minha opinião é normal. Abraço! tenho uma aqua glow de 25w. Já agora será de alguma utilidade comprar um sistema de co2 para o aquário, sendo a iluminação um pouco fraca? è que as plantas pouco desenvolvem?? Obrigada e peço desculpas se a pergunta for um pouco despropositada mas iniciei-me em aquarofilia há poucos meses...saudações! Citar
jonasguindaste Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 (editado) CO2 é sempre importante. Se não poderes comprar pressurizado faz caseiro. Vê aqui: http://www.aquaonline.com.br/content/view/50/45/ Relativamente à iluminação também devias tentar resover isso. Tenta colocar um mínimo de 0.5W/litro que já será bem bom se quiseres fazer um plantado. Há na secção DIY bastantes tópicos sobre alterações de calhas. Abraço! Editado Janeiro 2, 2008 por jonasguindaste Citar
AGA Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 tenho uma aqua glow de 25w.Já agora será de alguma utilidade comprar um sistema de co2 para o aquário, sendo a iluminação um pouco fraca? è que as plantas pouco desenvolvem?? Obrigada e peço desculpas se a pergunta for um pouco despropositada mas iniciei-me em aquarofilia há poucos meses...saudações! Com essa iluminação, no inverno não acho que seja normal. (a não ser que a tua casa de dia fique com uma temperatura mais elevada do que a que estabeleceste para o aquário, o que acho pouco provável). Excluindo ainda o facto de teres o aquário perto (muito) de alguma fonte de calor que só está ligada de dia, continuo a achar que não é normal. Caso o teu teu termostato fosse fraco (para o aquário) seria possível, isto é: de noite ele não tinha capacidade para aquecer a água à temparatura que queres; de dia, como as perdas seriam menores (dado que a temperatura sobe) ele já conseguia subir o tal grau, para a temperatura que defines como alvo. Ora, parece-me que o teu termostato é suficiente, logo, ou ele não está muito bom, ou a tua casa é excepcionalmente fria, ou entre o "liga e desliga" há uma flutuação de 1 grau ou mais e tu não notaste que essa flutuação também ocorre de noite... Ou outra coisa que mais alguém te vai adiantar! Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
apvrsh Publicado: Janeiro 2, 2008 Autor Publicado: Janeiro 2, 2008 CO2 é sempre importante.Se não poderes comprar pressurizado faz caseiro. Vê aqui: http://www.aquaonline.com.br/content/view/50/45/ Relativamente à iluminação também devias tentar resover isso. Tenta colocar um mínimo de 0.5W/litro que já será bem bom se quiseres fazer um plantado. Há na secção DIY bastantes tópicos sobre alterações de calhas. Abraço! Dos sistemas de co2 à venda nas lojas qual o mais aconselhável?? Abraço Citar
jonasguindaste Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 (editado) Eu acho que é mais isto. (...)ou entre o "liga e desliga" há uma flutuação de 1 grau ou mais e tu não notaste que essa flutuação também ocorre de noite... O meu sistema de CO2 é o da aquaristic. http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/6b9...gnetic%20valve/ Editado Janeiro 3, 2008 por jonasguindaste Citar
apvrsh Publicado: Janeiro 3, 2008 Autor Publicado: Janeiro 3, 2008 Com essa iluminação, no inverno não acho que seja normal. (a não ser que a tua casa de dia fique com uma temperatura mais elevada do que a que estabeleceste para o aquário, o que acho pouco provável). Excluindo ainda o facto de teres o aquário perto (muito) de alguma fonte de calor que só está ligada de dia, continuo a achar que não é normal. Caso o teu teu termostato fosse fraco (para o aquário) seria possível, isto é: de noite ele não tinha capacidade para aquecer a água à temparatura que queres; de dia, como as perdas seriam menores (dado que a temperatura sobe) ele já conseguia subir o tal grau, para a temperatura que defines como alvo. Ora, parece-me que o teu termostato é suficiente, logo, ou ele não está muito bom, ou a tua casa é excepcionalmente fria, ou entre o "liga e desliga" há uma flutuação de 1 grau ou mais e tu não notaste que essa flutuação também ocorre de noite... Ou outra coisa que mais alguém te vai adiantar! Cumps comprei um termostato novo para ver se esolvia o problemamas não consegui. O aquário tb não está próximo de nenhuma fonte de calor e a casa tb não é fria, o que tb acontece e eu não percebo o porquê, é que eu regulo a temperatura para 27 graus e ele de manhã está a essa temperatura mas à noite tá a 28!! Agradeço a resposta! abraço! Citar
AGA Publicado: Janeiro 3, 2008 Publicado: Janeiro 3, 2008 comprei um termostato novo para ver se esolvia o problemamas não consegui.O aquário tb não está próximo de nenhuma fonte de calor e a casa tb não é fria, o que tb acontece e eu não percebo o porquê, é que eu regulo a temperatura para 27 graus e ele de manhã está a essa temperatura mas à noite tá a 28!! Agradeço a resposta! abraço! Não será coincidência? Faz isso de uma forma mais sistemática...(se é que já não fizeste): tira as temperaturas a que ele desliga, de manhã, de tarde... de noite. Se chegares um dia a casa tarde, vai ver a temperatura. Se te levantares cedo, também. Isso não bate certo! De manhã, quando ele está a 27, está ligado? (se passar a noite ligado, então é porque não tem potência suficiente para chegar aos 28 com a descida de temperatura da noite) Isso de colocares para 27 - não estamos a falar de dispositivos "electrónicos" mas de sistemas mecânicos, a escala é indicativa, podem existir variações - a temperatura a que eu coloco um termoestato é dada pelo desligar - o tipo desliga e eu confirmo a temperatura no termómetro, faço ajuste em função disso. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
PDI Publicado: Janeiro 3, 2008 Publicado: Janeiro 3, 2008 Boas!Gostaria de saber se é normal a temperatura da água do aquário subir um grau durante o dia?? O aquário é de 100 litros e têm um termostato de 150W da sera. saudações... Já agora uma perguntinha o teu termómetro com que medes a temperatura não sera daqueles que se colam por fora do aquário. Citar Alfredo Garcia
apvrsh Publicado: Janeiro 3, 2008 Autor Publicado: Janeiro 3, 2008 Já agora uma perguntinha o teu termómetro com que medes a temperatura não sera daqueles que se colam por fora do aquário. por acaso é!!! faz diferença?' abraço Citar
PDI Publicado: Janeiro 3, 2008 Publicado: Janeiro 3, 2008 por acaso é!!!faz diferença?' abraço Por acaso ate faz, pois o vidro não e bom condutor térmico, sendo assim o termómetro e influenciado pela temperatura ambiente. Experimenta colocar um termómetro dentro do aquário e confere as temperaturas e depois diz qualquer coisa. Citar Alfredo Garcia
apvrsh Publicado: Janeiro 3, 2008 Autor Publicado: Janeiro 3, 2008 Por acaso ate faz, pois o vidro não e bom condutor térmico, sendo assim o termómetro e influenciado pela temperatura ambiente.Experimenta colocar um termómetro dentro do aquário e confere as temperaturas e depois diz qualquer coisa. Obrigado!! Vou experimentar. Abraço!! Citar
Recommended Posts