dnvg Publicado Janeiro 2, 2008 Share Publicado Janeiro 2, 2008 (editado) Boas! Sou novo nestas andanças, mas desde o inicio de Dezembro que apanhei o bichinho da aquariofilia. Comecei por um de 80cm e 90 litros, que dizem ser o adequado para principiantes, sem grande sufoco da fauna aquatica e baixa manutenção. Optei por um aqua comunitário, penso que visualmente é o mais engraçado. Até agora as espécies têm-se entendido. Fauna: - 1 Plecostumus - 2 tetra Prata - 1 limpa-vidros - 8 neons - 2 guppys machos - 1 betta femea Penso que esteja acolhedor, pelo menos aparentam estar felizes. O Pleco esconde-se durante o dia e aspira que nem um louco de noite. Faz pela calada... Os Guppys nao se largam (serão maric...?) e os Tetras são um pouco mauzinhos, até um com o outro... Cumprimentos Fotos: Uma Betta: Os Guppys: Editado Fevereiro 13, 2008 por dnvg Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cfatelo Publicado: Janeiro 2, 2008 Share Publicado: Janeiro 2, 2008 Boas. Podes colocar o setup completo do aqua? Tens aí à partida algumas espécies que não são muito compatíveis. Tetras e néons são peixes de águas mais ácidas, enquanto que os guppies são de águas alcalinas. Qual é o pH da água desse aqua? Depois tens de ter cuidado com o pleco, pq normalmente eles crescem muito e o aqua fica muito pequeno para ele. São erros comuns na iniciação à aquariofilia. Qto ao layout do aqua, essa biobox no centro não nada estética, tenta disfarçá-la com plantas. Meteste umas cenas artificiais lá dentro, troca por algo natural, pedras ou troncos, ou ambos. Em termos de plantas vejo lá umas elódeas, limnophilas (ou cabomba?), mas consegues enumerá-las a todas? Digo isto pq o teu aqua +e um Aquatlantis, e a luz que trazem praticamente só dá para ver os peixes e manter plantas de fácil manutenção, se tiveres alguma que não o seja terás de a retirar ou ela vai definhar até morrer. As que te disse em princípio aguentam-se, mas melhor a limnophila que a cabomba. Podes depois arranjar um layout melhorzito com troncos e plantas, mas isso vai com tempo. abx e boa sorte Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <-- Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dnvg Publicado: Janeiro 2, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 2, 2008 Obrigado pelo comentário, é sempre útil uma opinião visando o contínuo melhoramento do habitat. Em relação às plantas, sim são cabombas. Em relação às restantes, desconheço. Pedi apenas recomendações à loja e foram estas as mais indicadas. O aquatlantis aparenta ter bastante luz, chegando ao ponto de achar que é demasiado. A montagem incluia um reflector, que aumenta bastante a luz. Infelizmente a Biobox já vinha colada com silicone, não sendo possível retirar sem grandes transformações. E o Pleco adora a caixa... Para a semana já vou rondar as casas à procura de novas plantas para ver se escondo um pouco mais a Biobox ,acho que nunca são demais para os peixes. O cenário realmente não é muito natural e caracteristico de rio, mas estou à procura de um tronco e umas pedras basalticas jeitosas para trocar pelas figuras. Mas sem imaginar paisagem de rio, até achei engraçado e diferente dos setups normais... O Ph têm-se mantido estável nos 7 - 7.2. Aparentemente os peixes na loja já estavam habituados ao Ph 8, confirmei com os testes na agua. Demorei quase 2 horas a mudar a agua no saco para os habituar ao novo Ph. Até agora aparentam estar bem. Finalmente quanto ao Pleco... já mo disseram depois de o ter adquirido, pois foi o primeiro habitante... Se crescer muito, vai junto com o Ensopado... just kididing... Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Aqua T Publicado: Janeiro 2, 2008 Share Publicado: Janeiro 2, 2008 Ola dnvg Eu tenho um aquário da mesma marca que o teu só que mais pequeno (60 cm). Quanto ao reflector eu tive de o tirar porque a iluminação era tão forte que me começou a criar algas, mas senão as tiveres não precisas de tirar (mas fica atento). Para esconder a minha biobox eu coloquei uma variedade de plantas à frente e como eu tambem tenho um pleco que adora a caixa eu puxeias um bocado para a frente para o pleco ter espaço para se "colar" à caixa. Realmente o que estes Aquatlantis têm de mau é que o filtro ja vem colado e não podemos mexer, ficava melhor se o pudessemos colocar num canto ou algo do género... Quanto ao pleco, se ainda for pequeno ainda vai demorar um pouco (acho eu) até esse aquário ficar pequeno para ele. O meu está com cerca de 6 meses no aquário e deve ter crescido pouco mais do que o tamanho com que veio. Em relação ao aquário em si, cho que ele está um pouco cheio de mais, eu deixo o meu com o tubo fora de água para fazer uma corrente e "circular" a água à superfície, acho tambem que devias colocar um sistema de oxigenação, porque mais cedo ou mais tarde vais precisar. Abraços Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dnvg Publicado: Janeiro 3, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 3, 2008 Ola dnvg Eu tenho um aquário da mesma marca que o teu só que mais pequeno (60 cm). Quanto ao reflector eu tive de o tirar porque a iluminação era tão forte que me começou a criar algas, mas senão as tiveres não precisas de tirar (mas fica atento). Para esconder a minha biobox eu coloquei uma variedade de plantas à frente e como eu tambem tenho um pleco que adora a caixa eu puxeias um bocado para a frente para o pleco ter espaço para se "colar" à caixa. Realmente o que estes Aquatlantis têm de mau é que o filtro ja vem colado e não podemos mexer, ficava melhor se o pudessemos colocar num canto ou algo do género... Quanto ao pleco, se ainda for pequeno ainda vai demorar um pouco (acho eu) até esse aquário ficar pequeno para ele. O meu está com cerca de 6 meses no aquário e deve ter crescido pouco mais do que o tamanho com que veio. Em relação ao aquário em si, cho que ele está um pouco cheio de mais, eu deixo o meu com o tubo fora de água para fazer uma corrente e "circular" a água à superfície, acho tambem que devias colocar um sistema de oxigenação, porque mais cedo ou mais tarde vais precisar. Abraços Algas ainda não apareceram mas ainda é cedo para o dizer. O pouco que aparece deve ser limpo pelo limpa-vidros e o Pleco. Em relação ao tamanho do Pleco, li algures que são peixes que têm bastante longevidade, falando de 10 anos ou mais. Portanto só daqui a uns 2 ou 3 anos é que tenho que comprar um T20 para o alojar. Até lá, fica neste T4 que serve-lhe bem. Da BioBox é pena, porque ocupa muito espaço, mas também não é assim tão inestética quanto isso... umas plantas e fica resolvido. O tubo também está virado para a lateral, criando uma corrente que os guppys e os neons adoram e ao mesmo tempo sacode a comida que está no fundo. O sistema de oxigenação também acho pobrezito, mas neste momento estou mais preocupado com a subida do Ph, já está em valores de 7,6 Estou a ver que vou ter que adquirir um sistema de CO2, visto a agua da minha zona ser muito alcalina e dura. Ou então vai a garrafões do Lidl (Ph 5...) Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cfatelo Publicado: Janeiro 3, 2008 Share Publicado: Janeiro 3, 2008 Olha, és capaz de preencher o teu perfil para sabermos de que zona és? Como é? Esse aquário tem iluminação a mais? Tá tudo maluco ou quê? :D LOL Isso parece-me o aquatlatis aquadream 60, é isso? É um aqua de 60cm, 54l brutos de água e uma mega-iluminação de 15w Nunca na vida isso é iluminação a mais... dá para ver os peixes... Qto ao pH da água, não adianta meteres água do lidl, eu próprio já fiz uma experiência co mmistura da água do lidl e da torneira. A minha água da torneira sai por volta dos 7.5 e a do lidl tem pH 6. Fiz a mistura para os 7.0, sabes o que aconteceu? Passado um dia a água estava a 7.5 novamente, não adianta. A água do lidl tem um kH de zero ou perto disso, a da torneira não, portanto a da torneira vai ganhar sempre, não tens hipótese. Tens a solução de turfa ou CO2. Podes tentar CO2 caseiro, mas é uma seca fazê-lo todas as semanas ou máx. duas semanas, e não é certo que te vá baixar o pH. Aconselho-te CO2 pressurizado se realmente desejas baixar o pH. Eu mantenho a minha água entre 6.8 e 7.0 apenas com uma bolha/segundo, e estamos a falar de 180litros de água. Se não te quiseres chatear muito, os néons e tetras ambientados aguentam esse pH, embora um ácido fosse melhor para eles (mas não para os guppies). Idealmente para essa fauna terias de te colocar ao centro, ou seja, no pH neutro 7.0, tu é que sabes! abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <-- Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dnvg Publicado: Janeiro 3, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 3, 2008 Olha, és capaz de preencher o teu perfil para sabermos de que zona és? Como é? Esse aquário tem iluminação a mais? Tá tudo maluco ou quê? LOL Isso parece-me o aquatlatis aquadream 60, é isso? É um aqua de 60cm, 54l brutos de água e uma mega-iluminação de 15w .png' alt=':biggn:'> Nunca na vida isso é iluminação a mais... dá para ver os peixes... Qto ao pH da água, não adianta meteres água do lidl, eu próprio já fiz uma experiência co mmistura da água do lidl e da torneira. A minha água da torneira sai por volta dos 7.5 e a do lidl tem pH 6. Fiz a mistura para os 7.0, sabes o que aconteceu? Passado um dia a água estava a 7.5 novamente, não adianta. A água do lidl tem um kH de zero ou perto disso, a da torneira não, portanto a da torneira vai ganhar sempre, não tens hipótese. Tens a solução de turfa ou CO2. Podes tentar CO2 caseiro, mas é uma seca fazê-lo todas as semanas ou máx. duas semanas, e não é certo que te vá baixar o pH. Aconselho-te CO2 pressurizado se realmente desejas baixar o pH. Eu mantenho a minha água entre 6.8 e 7.0 apenas com uma bolha/segundo, e estamos a falar de 180litros de água. Se não te quiseres chatear muito, os néons e tetras ambientados aguentam esse pH, embora um ácido fosse melhor para eles (mas não para os guppies). Idealmente para essa fauna terias de te colocar ao centro, ou seja, no pH neutro 7.0, tu é que sabes! abx Este aquário é o Aquadream 80 com 90 litros, um pouco maior. a Lampada é de 18W, mas a luz que emite com o reflector parece-me excessiva. Tanta que até me custa a olhar para o aquário ao fim de 2 min. Sou da zona do Montijo, Afonsoeiro. Segundo sei, a agua é péssima para aquariofilia e não está a ser fácil baizar o Ph. Por acaso sabem preços para um sistema de CO2 e respectivas botijas, para um aquario de 90 litros (80cm)? É que turfa transforma a água em chá e não acho o efeito nada engraçado, embora acredite que os peixes gostem mais. Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cfatelo Publicado: Janeiro 3, 2008 Share Publicado: Janeiro 3, 2008 Este aquário é o Aquadream 80 com 90 litros, um pouco maior. a Lampada é de 18W, mas a luz que emite com o reflector parece-me excessiva. Tanta que até me custa a olhar para o aquário ao fim de 2 min. Sou da zona do Montijo, Afonsoeiro. Segundo sei, a agua é péssima para aquariofilia e não está a ser fácil baizar o Ph. Por acaso sabem preços para um sistema de CO2 e respectivas botijas, para um aquario de 90 litros (80cm)? É que turfa transforma a água em chá e não acho o efeito nada engraçado, embora acredite que os peixes gostem mais. Cumprimentos Para esse aqua necessitavas de muita mais luz, isto se quiseres manter algumas plantas. Se te limitares às menos exigentes vais-te safando, mas não julgues que vais fazer disso um plantado, é que não dá mesmo! abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <-- Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Aqua T Publicado: Janeiro 3, 2008 Share Publicado: Janeiro 3, 2008 Tenho de discordar consigo cfatelo, tenho um aquário de 60 cm, tambem da aquatlantis, cheio de plantas, sem injecção de co2 e elas crescem lindamente e estão sempre com cores vivas, tenho até uma anubia gigante que é um problema pois as folhas crescem tanto que acabam por sair fora de água... Fertilizo as plantas todas as semanas com sera florena e de duas em duas semanas com duas pastilhas de sera floreplus. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
michel79 Publicado: Janeiro 3, 2008 Share Publicado: Janeiro 3, 2008 boas, tenho um aquatlantis 100, negociei com o vendedor e ele vendeu-me sem o interior a biobox. eu depois em casa com uma lamina nova cortei o silicone e retirei a biobox num bocadinho, 15 min. depois coloquei um filtro externo. a minha iluminação é 25 w com reflector, e ja estou a pensar modifica-la porque realmente dá pouca luz mas vai ser dificil, tenho que desmontar a tampa toda... Citar cumprimentos, Michel Ramos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cfatelo Publicado: Janeiro 3, 2008 Share Publicado: Janeiro 3, 2008 Tenho de discordar consigo cfatelo, tenho um aquário de 60 cm, tambem da aquatlantis, cheio de plantas, sem injecção de co2 e elas crescem lindamente e estão sempre com cores vivas, tenho até uma anubia gigante que é um problema pois as folhas crescem tanto que acabam por sair fora de água... Fertilizo as plantas todas as semanas com sera florena e de duas em duas semanas com duas pastilhas de sera floreplus. Epá, a sério, eu sei do que estou a falar pq tb tenho um aquatlantis... no meu caso era um de 100x40x50 e trazia 2x30w de luz, um rácio de 0,33w/l. Sabes o que aconteceu? Tive de fazer um upgrade à iluminação para manter algumas espécies e neste momento tenho 4x30w de luz o que já não é mau mas tb não dá para grandes aventuras! Dás o exemplo da anúbia... essa planta é provavelmente a planta que menos exigencias faz a nível de iluminação, cresce às escuras, passe a expressão! Repito, essa iluminação dá para manter algumas espécies de plantas, a partir do momento que comeces a introduzir espécies mais exigentes deixa de dar, se quiseres podes fazer a experiência e dps diz algo. abx Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <-- Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dnvg Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 7, 2008 Epá, a sério, eu sei do que estou a falar pq tb tenho um aquatlantis... no meu caso era um de 100x40x50 e trazia 2x30w de luz, um rácio de 0,33w/l. Sabes o que aconteceu? Tive de fazer um upgrade à iluminação para manter algumas espécies e neste momento tenho 4x30w de luz o que já não é mau mas tb não dá para grandes aventuras! Dás o exemplo da anúbia... essa planta é provavelmente a planta que menos exigencias faz a nível de iluminação, cresce às escuras, passe a expressão! Repito, essa iluminação dá para manter algumas espécies de plantas, a partir do momento que comeces a introduzir espécies mais exigentes deixa de dar, se quiseres podes fazer a experiência e dps diz algo. abx É capaz de não chegar para algumas espécies, mas é capaz de ser complicado alterar para maior potência. É melhor deixar como está. Ontem acrescentei ao aquario uma bomba com pedra difusora para oxigenar melhor o aquario, pois a população que lá vive já pede e exije ao proprietário as respectivas obras... :D E como o Ph não baixa de forma alguma, estou a pensar criar uma bomba CO2 DIY (das que indicam no Forum). Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo HC Matias Publicado: Janeiro 7, 2008 Share Publicado: Janeiro 7, 2008 (editado) Atenção: se quiseres que o CO2 faça alguma coisa às plantas, só podes ligar a bomba de ar durante a noite! O CO2 e O2 dissolvem-se na água de forma oposta - à medida que acrescentas O2 o CO2 liberta-se pra atmosfera, não fazendo nada às plantas! Logo, durante o dia tens o CO2 DiY ligado e a bomba de ar desligada... e à noite quando as plantas já não usam CO2 ficam os dois a trabalhar e a água fica com O2 dissolvido que dava pra uma semana! (passo a expressão... claro k nao é pra uma semana, mas já é qualquer coisa) Abraço PS: tens pouca luz... o reflector apenas impede que a luz se disperse e faz incidir todos os 18W no aquario, mas não aumenta a quantidade de W/L! Se não quiseres mudar a calha, por experiencia propria sei-te dizer que valsernias, elodeas e musgo e na teoria fetos e anubias todas se aguentam com pouca luz! Editado Janeiro 7, 2008 por Diogo HC Matias Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dnvg Publicado: Janeiro 21, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 21, 2008 Novo update: Acrescentei algumas plantas novas (que nem o dono da loja sabia informar...) e retirei os artefactos que de facto nada abonam o aquário Substitui por um xisto apanhado ali na rotunda... Juntei igualmente alguns peixes ficando no final assim: 2 Guppys 2 Peixe vidro 1 Pleco 1 Betta Macho 1 Limpa-Vidros 1 Corydora 2 Tetra Prata 6 Bebados 8 Neons 1 Platy =25! Acho que a casa está cheia Aparentemente todos os inquilinos dão-se bem e aparentam estar todos de boa saúde. O Ph estabilizou-se nos 7 após a instalação do sistema de CO2 caseiro (que funciona muito bem). As plantas têm crescido muito e estão muito verdes e saudáveis. O pleco passou a ser alimentado com uma courgette e acabou por largar a planta que ainda se aguenta, apesar de estar praticamente só com os talos. As folhas novas já estão a nascer. Depois posto mais fotos Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tyutry Publicado: Janeiro 21, 2008 Share Publicado: Janeiro 21, 2008 vais ter problemas com esse beta. tens uma mistura de peixes nao muito saudavel. esses lipa vidros quais sao tens que ter cuidado pois isso cresçe muito.... Citar O meu Nano 30l os meus diys Filtro Externo para lago DIY e para quem gosta de tartarugas... Mundo das tartarugas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dnvg Publicado: Janeiro 21, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 21, 2008 vais ter problemas com esse beta.tens uma mistura de peixes nao muito saudavel. esses lipa vidros quais sao tens que ter cuidado pois isso cresçe muito.... Pouco saudável em relação à agressividade ou adaptação ao Ph? E o Betta irá dar problemas de que tipo? Agressividade? Obrigado pelos conselhos Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tyutry Publicado: Janeiro 21, 2008 Share Publicado: Janeiro 21, 2008 o beta vai dar problemas de agresividade para com os outros peixes e mesmo a femea. depois tens ai peixes de ph diferentes ou seja tens ai alguns que nao estao muito "confortaveis" Citar O meu Nano 30l os meus diys Filtro Externo para lago DIY e para quem gosta de tartarugas... Mundo das tartarugas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Guest Nuno_lvc Publicado: Janeiro 21, 2008 Share Publicado: Janeiro 21, 2008 Os bettas são tramados, principalemente as fêmeas (como de maneira geral na natureza, não é! ihihi)... Parecem muito gentis e não sei quê, mas se não te pões a pau, adeus neons e adeus guppys... Tenho um aquatlantis60 com uma data de plantas e que por inexperiência juntei lá para dentro, também estou um bocado insatisfeito com a biobox (no teu caso não rouba muito espaço, mas num de 60...) hei-de a retirar e pôr um filtro externo, mas isto só quando tiver dinheiro outra vez. A lampada também estou desapontado porque não dá para nada. E também gostava de mudar, mas não dei bem como hei-de fazer, porque aquilo não tem grande espaço para fazer seja o que fôr. A segunda foto do aqua está bem melhor que a primeira! Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo HC Matias Publicado: Janeiro 22, 2008 Share Publicado: Janeiro 22, 2008 Os bettas são tramados, principalemente as fêmeas (como de maneira geral na natureza, não é! ihihi)... Parecem muito gentis e não sei quê, mas se não te pões a pau, adeus neons e adeus guppys... Subscrevo esta parte! Mas depende das femeas... ja verifiquei que as femeas se dão bem, se em grupos de 3! Deixando os outros peixes mais ou menos traquilos. Mas podes a qq momento ter umas mortes... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dnvg Publicado: Janeiro 23, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 23, 2008 Os bettas são tramados, principalemente as fêmeas (como de maneira geral na natureza, não é! ihihi)... Parecem muito gentis e não sei quê, mas se não te pões a pau, adeus neons e adeus guppys... Tenho um aquatlantis60 com uma data de plantas e que por inexperiência juntei lá para dentro, também estou um bocado insatisfeito com a biobox (no teu caso não rouba muito espaço, mas num de 60...) hei-de a retirar e pôr um filtro externo, mas isto só quando tiver dinheiro outra vez. A lampada também estou desapontado porque não dá para nada. E também gostava de mudar, mas não dei bem como hei-de fazer, porque aquilo não tem grande espaço para fazer seja o que fôr. A segunda foto do aqua está bem melhor que a primeira! Abraço Thanks! Realmente aqueles artefactos não pareciam nada naturais e alem disso, já estavam a agarrar muita sujidade. O Betta aparenta ser relativamente calmo, embora tenha algumas investidas lentas contra os outros. Mas nesta semana tem estado até bastante sociável, até com os neons. Até já me veio comer à mão... Em relação à luz, tb acho fraca. Mas as plantas estão a crescer muito bem, talvez devido ao CO2. Não é facil retirar a luz para substituir por outra mais forte, assim como a Biobox. Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dnvg Publicado: Fevereiro 13, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 13, 2008 (editado) Novas Fotos: Os peixes Vidro: Um dos 2 ramirezis: O Pleco: O Pleco em plena refeição(courgette): Um dos Bótias, escondido na toca e a não deixar ninguém abrigar-se da chuva...: Infelizmente o Betta e um Neon não resistiram a um ataque de Ictio, entretanto já resolvido. Editado Fevereiro 13, 2008 por dnvg Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bacfish Publicado: Fevereiro 14, 2008 Share Publicado: Fevereiro 14, 2008 O Pleco: Cuidado com o pleco, ele vai ficar demasiado grande, e rapidamente para o aquário que tens, eu tive um desses e chegou aos 20 e tal cm, depois tive de o trocar... Citar Cumps Bruno Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krypticall Publicado: Fevereiro 14, 2008 Share Publicado: Fevereiro 14, 2008 Cuidado com o pleco, ele vai ficar demasiado grande, e rapidamente para o aquário que tens, eu tive um desses e chegou aos 20 e tal cm, depois tive de o trocar... boas eu acho que é mais um ancistro e esses nao crescem assim tanto Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bacfish Publicado: Fevereiro 14, 2008 Share Publicado: Fevereiro 14, 2008 boas eu acho que é mais um ancistro e esses nao crescem assim tanto Depois de uma curta pesquisa, pode-se concluir que é um Pterygoplichthys joselimaianus - L001 http://www.planetcatfish.com/catelog/image.php?image_id=7868 Mas, no entanto o meu era exactamente igual e cresceu pelo menos até aos 20 e pouco cm, até eu o trocar. Citar Cumps Bruno Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dnvg Publicado: Fevereiro 14, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 14, 2008 (editado) boas eu acho que é mais um ancistro e esses nao crescem assim tanto É um Plecostumus sem sombra de dúvida. Devora tudo o que vê de plantas verdinhas. Só a courgette as salvam... Foi o primeiro peixe que habitou o aquário, sobretudo pela sua resistência. Quando crescer muito (já vai em quase 10cm) entrego-o à loja para o criar ou aranjo um aquário maior (pois... pois... ) Depois deste, só mesmo um Ancistrus. Acho engraçado é quando se coloca agarrado invertido no xisto e o Bótia a tentar expulsá-lo... O Pleco nem lhe liga, nem se mexe um cm que seja... O outro Bótia palhaço é que está sempre a ser expulso, assim como qualquer outro peixe que lá entre. A casa é dele e pronto! Uma foto do "casalinho": Cumps Editado Fevereiro 14, 2008 por dnvg Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts