Recommended Posts

Publicado

Comprei uma botija de CO2 de 0,5 kg à pouco mais de um mês e já está vazia.

Gostava de saber a vossa opinião relativamente à duração média de uma botija deste volume.

Abraço,

José

Publicado:
Comprei uma botija de CO2 de 0,5 kg à pouco mais de um mês e já está vazia.

Gostava de saber a vossa opinião relativamente à duração média de uma botija deste volume.

Abraço,

José

Estavas a tirar quantas bolhas/segundo?

De qq maneira, devias ter uma fuga de certeza, isso não é normal.

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Estavas a tirar quantas bolhas/segundo?

De qq maneira, devias ter uma fuga de certeza, isso não é normal.

abx

Inicialmente o numero de bolhas por segundo era de +/-3 bolhas mas depois até diminui para 1 bolha.

Se houver fuga, deve ser ao nivel do engate entre o regulador e a boca da botija?

Quando a comprei um colega do forum disse-me que por vezes o vedante de encaixe com a botija pode ceder ou ficar mal encaixado e deixar sair gás. Será isso que aconteceu?

Publicado:

Não sei se será assim tão estranho, pois eu na minha de 2kg durou-me quase 3 meses (isto em Agosto) e até hoje não detectei nenhuma fuga em lado nenhum e já voltei a encher claro.

Publicado:

Exactamente!

Fazendo uma regra de 3 simples a média de duração deverá rondar os 22,5 dias!

Por isso, como dizia o outro...Perfeitamente normal!

Abraços!

Publicado:
Exactamente!

Abraços!

Estou habituado a que vc's facam raciocínios um pouco mais elaborados...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado: (editado)
Estou habituado a que vc's facam raciocínios um pouco mais elaborados...

Isso um pouco mais elaborado chega-se à conclusão que só pode haver uma fuga!

Trocado, eu tenho a minha botija de 2kg a bombar dia e noite há mais de 2 meses, já tive a 2bps, neste momento tenho a 1bps, e a agulha do manómetro ainda não mexeu...

abx

Editado por cfatelo

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Exactamente!

Abraços!

Olá, isso só se for uma regra 3 simples para a fuga lol

abx!

Carlos

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:

Olá viva, isso é pouco. Devia ter durado mais.

1. Tens a certeza que a botija estava cheia? (pesa-a cheia e vazia)

2. Pincela as juntas do manoredutor com água e sabão para identificar possíveis fugas. (como os homens do gás)

cfatelo, o manómetro só mexe quando o CO2 está mesmo a acabar, este está em estado líquido e só quando acaba o líquido é que a pressão varia. Imagina um isqueiro daqueles transparentes, se lhe colocasses um manómetro de pressão este acusaria sempre o mesmo valor até acabar o líquido pois só aí a pressão começa a descer (rápido por sinal).

Por isso quando o manómetro do CO2 baixa dos habituais 50-60 é sinal que só dura mais algumas horas.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:
Olá viva, isso é pouco. Devia ter durado mais.

1. Tens a certeza que a botija estava cheia? (pesa-a cheia e vazia)

2. Pincela as juntas do manoredutor com água e sabão para identificar possíveis fugas. (como os homens do gás)

cfatelo, o manómetro só mexe quando o CO2 está mesmo a acabar, este está em estado líquido e só quando acaba o líquido é que a pressão varia. Imagina um isqueiro daqueles transparentes, se lhe colocasses um manómetro de pressão este acusaria sempre o mesmo valor até acabar o líquido pois só aí a pressão começa a descer (rápido por sinal).

Por isso quando o manómetro do CO2 baixa dos habituais 50-60 é sinal que só dura mais algumas horas.

Abraço,

Pedro

Olá Pedro,

Relativamento ao peso da botija, não o controlei mas quero acreditar que vinha cheia. Pelo menos vinha com a rosca lacrada com uma tampa de plástico que é preciso partir para abrir.

No caso das fugas, pincelei tudo com água e sabão e apenas detetei um fuga na válvula anti-retorno.

Durante as varias semanas a agulha de manómetro manteve-se na zona verde (50 a 60 bares), realmente não me aprecebi ela a baixar. Deve ter baixado rapidamente de um dia para o outro.

Pelos comentários que li as unicas causas que encontro são: uma fuga no encaixe por causa de alguma cedência da borracha vedante, ou então aumentou o numero de bolhas e não me apercebi.

Cumps,

José

Publicado:
Olá Pedro,

Relativamento ao peso da botija, não o controlei mas quero acreditar que vinha cheia. Pelo menos vinha com a rosca lacrada com uma tampa de plástico que é preciso partir para abrir.

No caso das fugas, pincelei tudo com água e sabão e apenas detetei um fuga na válvula anti-retorno.

Durante as varias semanas a agulha de manómetro manteve-se na zona verde (50 a 60 bares), realmente não me aprecebi ela a baixar. Deve ter baixado rapidamente de um dia para o outro.

Pelos comentários que li as unicas causas que encontro são: uma fuga no encaixe por causa de alguma cedência da borracha vedante, ou então aumentou o numero de bolhas e não me apercebi.

Cumps,

José

Boas! Mesmo uma pequena fuga pode deixar escapar rapidamente o CO2.

Como já foi dito, o facto de não baixar dos 50-60 durante muito tempo, é normal. Enquanto existir CO2 sob forma líquida essa pressão vai manter-se, pois tem a ver com a pressão a que o líquido passa a gás... sempre que a pressão baixa um pouco, o CO2 passa de líquido a gás, mantendo a pressão. Quando deixa de existir líquido, a pressão baixa rapidamente, dado que passas a ter apenas esse volume de CO2, sob a forma gasosa.

A história da regra de 3 simples é raciocínio "pouco elaborado" pois decidi ser brando na apreciação... falha em pelo menos 2 pontos: se a referência (a tal garrafa de 2 kg) estiver errada (pode ter ocorrido fuga nessa) todos os cálculos de proporcionalidade assentam num ponto de partida errado (se eu tiver uma garrafa de 5 kg que me dure 1 mês porque teve uma fuga então é normal que a tua dure 10 dias????); por outro lado, cada aquário é um aquário (a apreciação não teve em conta dimensões do aquário, densidade de plantas, etc...).

Para veres, a minha de 500g está a funcionar desde Setembro.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]