pedrosoares Publicado Janeiro 1, 2008 Publicado Janeiro 1, 2008 o meu aquario vem equipado com duas lampadas fluorescentes de cor bastante clara, quase branca. Quando o comprei perguntei se seria recomendado trocar uma das lampadas por uma cor mais escura (quente), ao que me responderam que isso poderia ser prejudicial porque a luz ia perder potência reflectindo-se negativamente nas plastas do fundo. Mas na realidade o que se esta a passar é que as plantas apenas crescem em altura e ficam com um caule longo e quase sem folhas a meio ! será que devo trocar uma das lampadas por uma cor mais escura ??? Citar
lmsalgado Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 o meu aquario vem equipado com duas lampadas fluorescentes de cor bastante clara, quase branca. Quando o comprei perguntei se seria recomendado trocar uma das lampadas por uma cor mais escura (quente), ao que me responderam que isso poderia ser prejudicial porque a luz ia perder potência reflectindo-se negativamente nas plastas do fundo. Mas na realidade o que se esta a passar é que as plantas apenas crescem em altura e ficam com um caule longo e quase sem folhas a meio ! será que devo trocar uma das lampadas por uma cor mais escura ??? Há por aí muita gente que poderá responder-te melhor do que eu, mas pelo que tenho lido lampadas com mais K (portanto mais azuladas) penetram mais fundo na água e portanto facilitaram o crecimento na horizontal. Portanto colocar lampadas mais quentes (K mais baixo) irá, em principio, fazer o contrário do que pretendes. Mas como disse, também ando a pesquisar, por isso alguém que me corrija se estiver enganado. Talvez o problema seja outro: o aquário tem uma altura grande? pouca potência nas lâmpadas? Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 Quantos Watts tens de ILUMINAÇÂO e quais as dimensões do teu aqua? Abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
pedrosoares Publicado: Janeiro 2, 2008 Autor Publicado: Janeiro 2, 2008 Quantos Watts tens de ILUMINAÇÂO e quais as dimensões do teu aqua? Abraço O meu aquario tem entre 150 a 200 litros de água e está disposto mais em altura do que em largura. 2 lampadas de 20watts cada uma. Citar
Fernando Freire Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 Olá! Ok, é muito pouca luz, Muito pouca mesmo! Mete só fetos, Anúbias e Bolbittis. Procura lâmpadas de 5200ºK que é a temperatura de cor do sol. E as que as plantas mais gostam! Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
pamivelmo Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 bem, 150 e 200 litros são coisas bem diferentes, mas a iluminação é baixa, por isso anubias, fetos de java, valisnérias, etc.. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
pamivelmo Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 Hygrophila polysperma cresce muito mesmo..mas tb poderá ser uma boa opçao. Abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
Fernando Freire Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 Atençao... 40W de luz... Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
pamivelmo Publicado: Janeiro 2, 2008 Publicado: Janeiro 2, 2008 para 150 litros..no minimo 75w é o aconselhavel. Se for para 200 litros, já são 100w. Por isso e que dizemos que tens pouca iluminação. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
VaBien Publicado: Janeiro 3, 2008 Publicado: Janeiro 3, 2008 desculpem la ,estar-me a meter ,mas na minha opineao isso e' falta de cor azul ;nao fala a espriencia mas segundo um autor que li ,a cor azul faz as plantas crescerem pouco em altura e ficarem com as folhas mais largas .A cor vermelha faz as plantas crescerem mais depressa em altura mas depois ficam com menos folhas. Isto foi escrito por um aquariofilo que quando começou usava tubos de neo para iluminar o aquario!! (gastavam menos que as incadescentes). So' mais tarde e' que apareceram as lampadas fluorescentes para aquario Citar
Fernando Freire Publicado: Janeiro 3, 2008 Publicado: Janeiro 3, 2008 Olá Vabien, Não me leves a mal, até porque não conheço a pessoa em questão. Mas penso que está na altura dessa pessoa começar a ler mais qualquer coisa, de preferência que seja actual! A luz branca tem outras qualidades, que é a capacidade que atinge o fundo do aquário. Por exemplo: um aquário de 50 cm de altura, uma lâmpada de 10000ºk chega com mais eficiência ao fundo dele do que uma lâmpada de 5200ºk, porém, devido à própria cor do espectro, as plantas preferem uma luz de temperatura de cor de 5200ºk do que uma de 10000ºk. Cumprimentos, Fernando Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
lmsalgado Publicado: Janeiro 3, 2008 Publicado: Janeiro 3, 2008 desculpem la ,estar-me a meter ,mas na minha opineao isso e' falta de cor azul ;nao fala a espriencia mas segundo um autor que li ,a cor azul faz as plantas crescerem pouco em altura e ficarem com as folhas mais largas .A cor vermelha faz as plantas crescerem mais depressa em altura mas depois ficam com menos folhas. Isto foi escrito por um aquariofilo que quando começou usava tubos de neo para iluminar o aquario!! (gastavam menos que as incadescentes). So' mais tarde e' que apareceram as lampadas fluorescentes para aquario Olá Vabien, Não me leves a mal, até porque não conheço a pessoa em questão. Mas penso que está na altura dessa pessoa começar a ler mais qualquer coisa, de preferência que seja actual! A luz branca tem outras qualidades, que é a capacidade que atinge o fundo do aquário. Por exemplo: um aquário de 50 cm de altura, uma lâmpada de 10000ºk chega com mais eficiência ao fundo dele do que uma lâmpada de 5200ºk, porém, devido à própria cor do espectro, as plantas preferem uma luz de temperatura de cor de 5200ºk do que uma de 10000ºk. Cumprimentos, Fernando Acho que básicamente estão os dois a dizer a mesma coisa. Uma lâmpada de 10000ºK tem uma cor branco-azulada, chega mais ao fundo e portanto permite que as plantas se desenvolvam mais para os lados em vez de crescerem desesperadamente na vertical em busca de luz. Quanto aos espectros preferidos pelas plantas não estão limitados a uma única cor. pedrosoares: acoselhava-te a leres este artigo aqui (e podes pesquisar um pouco aqui no fórum também) para ficares um pouco mais esclarecido e tirares as tuas próprias conclusões. Boa sorte Citar
pedrosoares Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Publicado: Janeiro 7, 2008 agora que ja encontrei a formula matematica para saber a capacidade em litros do meu aquario ja o posso dizer que tem 200litros de água. Depois de ler as vossas respostas fui à loja onde comprei o aquario (avi-peixe) no Centro Sul Almada, para resolver o problema da eluminação. Mas a resposta que obtive é que a calha original do meu aquario apenas suporta lampadas de 20W, o ke no máximo faz 40W !! Como solução aconselharam-me a levar uma lampada propria para plantas (flora grow) e trocar apenas uma das lampadas. Assim ficou uma original e uma flora grow. Espero que isto resolva o meu problema. Obrigado por todas as respostas que me enviaram Citar
José Cruz Silva Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 A solução do teu problema tem duas possíbilidades, não acho que com troca de lampadas o consigas pelos sintomas que apresentaste. 1 - Aumentas os watts da tua iluminação com mais lampadas, uma calha por exemplo 2 - Usas só plantas pouco exigentes Citar Abraços Zé Néo
UFish Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 agora que ja encontrei a formula matematica para saber a capacidade em litros do meu aquario ja o posso dizer que tem 200litros de água. Depois de ler as vossas respostas fui à loja onde comprei o aquario (avi-peixe) no Centro Sul Almada, para resolver o problema da eluminação. Mas a resposta que obtive é que a calha original do meu aquario apenas suporta lampadas de 20W, o ke no máximo faz 40W !! Como solução aconselharam-me a levar uma lampada propria para plantas (flora grow) e trocar apenas uma das lampadas. Assim ficou uma original e uma flora grow.Espero que isto resolva o meu problema. Obrigado por todas as respostas que me enviaram Concordo que o aumento de potência é fundamental. A Flora-Glo tem um calor de 2800k, pelo que deve ser balanceado com a Power-Glo com 18000k. Com essa volumetria de água ficas com uma boa iluminação. Citar
pedrosoares Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Publicado: Janeiro 7, 2008 Concordo que o aumento de potência é fundamental. A Flora-Glo tem um calor de 2800k, pelo que deve ser balanceado com a Power-Glo com 18000k. Com essa volumetria de água ficas com uma boa iluminação. Desculpa a minha pouca sabedoria, mas existe a Power-Glo com 20W ??? Ou tenho de aranjar outra calha para lampadas maiores ? É que este aquario é daqueles em que a calha fica elevada em relação ao aquario porque ele originalmente nem o vidro de cima trazia, disseram-me que éra para se tivesse plantas grandes elas poderem sair um pouco do nivel da água. Por isso se tiver de meter mais uma calha vai ter de ser uma bricolage e das grandes... : ) Citar
pedrosoares Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Publicado: Janeiro 7, 2008 A solução do teu problema tem duas possíbilidades, não acho que com troca de lampadas o consigas pelos sintomas que apresentaste. 1 - Aumentas os watts da tua iluminação com mais lampadas, uma calha por exemplo 2 - Usas só plantas pouco exigentes O meu aquario originalmente vêm sem vidro de cima e a calha fica elevada por dois braços que prendem aos bordos dos vidros laterais. Para meter outra calha vou ter de inventar uma engenhoca.... Citar
Jorge Gonçalves Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 O meu aquario originalmente vêm sem vidro de cima e a calha fica elevada por dois braços que prendem aos bordos dos vidros laterais. Para meter outra calha vou ter de inventar uma engenhoca.... Boas Pedro, Se o teu aquário não tem as lâmpadas imbutidas na própria estrutura, ainda é mais fácil alterares a iluminação. Se procurares na secção DIY aqui no fórum, vais encontrar muitas propostas de alteração ou até mesmo de construção de calhas de iluminação "caseiras", que te permitem ter a iluminação adequada e economicamente acessíveis. Tenho um aquario com os mesmos litros que o teu, inicialmente, com 60w e para além de estar bastante limitado na escolha das plantas, elas tinham um crescimento limitado. Entretanto, coloquei uma nova calha com 156w (4 lâmpadas T5 de 39w, com 4 níveis de kelvins) e, claramente, nota-se a diferença. Espero ter ajudado. Citar Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
pedrosoares Publicado: Janeiro 8, 2008 Autor Publicado: Janeiro 8, 2008 Boas Pedro, Se o teu aquário não tem as lâmpadas imbutidas na própria estrutura, ainda é mais fácil alterares a iluminação. Se procurares na secção DIY aqui no fórum, vais encontrar muitas propostas de alteração ou até mesmo de construção de calhas de iluminação "caseiras", que te permitem ter a iluminação adequada e economicamente acessíveis. Tenho um aquario com os mesmos litros que o teu, inicialmente, com 60w e para além de estar bastante limitado na escolha das plantas, elas tinham um crescimento limitado. Entretanto, coloquei uma nova calha com 156w (4 lâmpadas T5 de 39w, com 4 níveis de kelvins) e, claramente, nota-se a diferença. Espero ter ajudado. Obrigado pela ajuda ! Esta visto que vou mesmo ter de alterar a iluminação do meu aquario, porque apesar dos peixes estarem saudaveis e areproduzirem-se bem, ja não posso dizer o mesmo das plantas. Vou então procurar no forúm a melhor forma de cosntruir uma calha. Um abraço e mais uma vez obrigado. Citar
Recommended Posts