Paradoxus Publicado Janeiro 1, 2008 Share Publicado Janeiro 1, 2008 Boas pessoal, Nos últimos dias o numero de caracóis tem aumentado consideravelmente no meu aquário e já não sei o que fazer. Tenho 2 bótias palhaço, mas nunca vi nenhum deles a comer caracóis, por isso penso que eles não os estão a comer. Já tentei também a folha de alface, mas também não resultou, será que alguém me pode ajudar? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Veterinário Publicado: Janeiro 1, 2008 Share Publicado: Janeiro 1, 2008 Olá, Em último caso, usa um medicamento para acabar com os caracóis. Antes de mais nada tens de diminuir a alimentação que dás aos peixes (principal causa do seu crescimento exponencial). Os botias são activos mais à noite, quando não estás a observá-los. Se calhar são tantos caracóis que eles não têm barriga para tanto, ou se calhar são botias pequenos e não têm boca suficiente para comê-los. Um óptimo 2008 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andorina Publicado: Janeiro 2, 2008 Share Publicado: Janeiro 2, 2008 Boas, bom 2008 eu resolvi o problema dos caracois, reduzindo a quantidade de alimento fornecido e umas boas limpezas ao aqua cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Aurélio Publicado: Janeiro 8, 2008 Share Publicado: Janeiro 8, 2008 Boas pessoal, Nos últimos dias o numero de caracóis tem aumentado consideravelmente no meu aquário e já não sei o que fazer. Tenho 2 bótias palhaço, mas nunca vi nenhum deles a comer caracóis, por isso penso que eles não os estão a comer. Já tentei também a folha de alface, mas também não resultou, será que alguém me pode ajudar? Obrigado Olá, Eu tb tive uma praga no meu aquário, Reduzi a alimentação e não tive assim mt's resultados, como consegui mesmo foi com um casal de Escalares que me deram. Aos poucos foram desaparecendo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Janeiro 8, 2008 Share Publicado: Janeiro 8, 2008 Outra técnica é colocar uma folha de alface durante a noite e retirar de manha, pelo menos os "activos" vêm todos agarrados às folhas. Mas esses caracois so se reproduzem quando têm alimento para isso, 2 dias sem alimentar os peixes, usando nos 2 dias a técnica da alface, e a limpeza ta feita Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Fortes Publicado: Janeiro 8, 2008 Share Publicado: Janeiro 8, 2008 Existe um medicamento à venda nas farmácias de nome fluvermal, é um desparasitante mas segundo li aqui acaba com os caracóis de vez, faz uma pesquisa por +fluvermal +caracóis que encontras alguns posts a falar do assunto. Abraço Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Janeiro 8, 2008 Share Publicado: Janeiro 8, 2008 Mas o melhor remédio como já aqui foi dito é a diminuição de alimentação dos peixes, pois sobram muitos restos o que aumenta exponecialmente a reprodução e aparecimento dos mesmos. Vais ver que a coisa estabeliza em pouco tempo. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jonasguindaste Publicado: Janeiro 8, 2008 Share Publicado: Janeiro 8, 2008 Existe um medicamento à venda nas farmácias de nome fluvermal, é um desparasitante mas segundo li aqui acaba com os caracóis de vez, faz uma pesquisa por +fluvermal +caracóis que encontras alguns posts a falar do assunto.Abraço Eu posso confirmar. Tinha uma praga incontrolável e desapreceu 2 dias depois do tratamento. Abraço! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Psyfactor Publicado: Janeiro 9, 2008 Share Publicado: Janeiro 9, 2008 Desculpem estar-me a meter, mas assim evito abrir um tópico novo. Esse fluvermal exige que retire as ampulárias todas do aqua antes de iniciar o tratamento? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jonasguindaste Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 As ampulárias são caracois. Se não as retirares vão morrer. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Mesmo retirando, so se pode voltar a colocar depois de algumas (muitas) tpas e filtragem com carvão para eliminar a medicação, certo? Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jonasguindaste Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Convém. As mortes entre os caracois não se vão verificar todas durante o dia de aplicação do tratamento. No meu caso prolongaram-se durante pelo menos 3 dias. Abraço! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mjm Publicado: Janeiro 10, 2008 Share Publicado: Janeiro 10, 2008 Não se esqueçam que muitos caracóis mortos no áqua é uma grande porcaria. Amónia, nitritos e uma data de produtos tóxicos. Já experimentaram em vez da alface pôr um raminho de bróculos congelados, os meus adoram, faço isso para os alimentar, mas se os quizesse caçar eheheh, era à molhada. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
andorina Publicado: Janeiro 11, 2008 Share Publicado: Janeiro 11, 2008 Boas Não se esqueçam que os produtos que matam os caracois, certamente é um veneno. Se mata caracois, de certeza que não faz muito bem à saude dos restantes vivos do aqua. Mais uma coisa, alguns caracois no aqua até são uteis, comem os restos de comida no aqua, remechem o fundo favorecendo a oxigenação das raizes das plantas, e servem de alimento vivo a alguns peixes ( Ex.: botias palhaço) Melhor que acabar com eles é controlar a sua população e para basta reduzir a alimentação em demasia dada aos peixes. E já agora um ou outro caracol dentro do aqua até nem fica mal. (pelo menos para mim) cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Janeiro 11, 2008 Share Publicado: Janeiro 11, 2008 os caracois aqui referidos, estéticamente são muito feios (pelo menos para mim), parecem caganitas de qualquer coisa..lol. Quanto aos caracois serem úteis, é verdade se não forém em demasia, porque caracois em demasia podruzem mais matéria organica o que por sua vez origina um maior número de amónia. Eu tenho desses caracois, vão aparecendo e não me incomodam, mas se for em excesso trato lhes logo da saúde . Mas com diminuições de comida e folhas de alface tenho controlado facilmente o seu aparecimento Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jonasguindaste Publicado: Janeiro 12, 2008 Share Publicado: Janeiro 12, 2008 Boas! Bem...para mim ter centenas de caracois é pura e simplesmente horrivel. Os medicamentos por matarem uma coisa não quer dizer que façam mal a outras. O medicamento de que se fala aqui (Fluvermal) é para desparasitação de discus. Não faz mal aos discus, não faz mal a Red Cherries, não faz mal a Tetras Santa Filomena, a Neons Rosa, a Cardinais, a Rodosthumus, a SAEs, a corydoras. Controlar a alimentação com discus pode dar um problemas. Não com os caracois, mas com os discus. Abraços! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pamivelmo Publicado: Janeiro 12, 2008 Share Publicado: Janeiro 12, 2008 Pois, isso tens razão, cada caso tem que ser pensado antes de qualquer tratamento. Eu tenho me ficado pelas alfaces durante a noite, mas não falo de centenas, falo de 10 no máximo. Nada dramatico. Abraço Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
William Publicado: Janeiro 13, 2008 Share Publicado: Janeiro 13, 2008 muitos caracois = a excesso de materia organica se ele n aprender a equilibrar e a controlar o aqua mesmo que agora se livre dos caracois eles vao voltar aparecer... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fish3rman Publicado: Janeiro 16, 2008 Share Publicado: Janeiro 16, 2008 Optimos conselhos... vou tentar a tecnica da alface, ate porque assim posso escolher os caracois que ficam e os que tiro, uma vez que me surgiram Planorbis Corneus Rubrum e parece que são bons limpadores de algas e detritos com a vantagem de não serem feios. se por outro lado alguem precisar de Fluvermal ou outro farmaco, avise por MP ..... Cumprimentos Adão Pesqueira Fisherman's Palace Fisherman's Reef Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
muhrninho Publicado: Janeiro 18, 2008 Share Publicado: Janeiro 18, 2008 Disseram por aqui que os caracóis devem-se maioritariamente a excesso de comida, certo? pois então o que me dizem se eu vos informar que tenho uma PRAGA desses caracóis e não tenho peixe nenhum no aquário, só plantas, logo não dou comida. :) ??? ø¤º°`°º¤ø ,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸, °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º° °`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`° °º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º° ,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸, ø¤º°`°º¤ø º°`°º Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Aqua T Publicado: Janeiro 18, 2008 Share Publicado: Janeiro 18, 2008 Ola Os caracóis também podem vir nas plantas e quando não são eleminados reproduzem-se o que normalmente á origem a uma praga, mas acho que uns bótias palhaço devem resolver o assunto, tenho um em cada aquário e nunca tive problemas com caracóis (exepto na maternidade de 15 l na qual não tenho nenhum bótia...) Abx Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
josé mendonça Publicado: Janeiro 18, 2008 Share Publicado: Janeiro 18, 2008 (editado) tenho uma PRAGA desses caracóis e não tenho peixe nenhum no aquário precisamente! essa é outra explicação: a falta de predadores! num aquário povoado por peixes e camarões existe sempre um controle relativo da quantidade de caracóis, os ovos são comidos e eles tambem. basta reparar na quantidade de conchas vazias que são aspiradas do fundo quando fazemos TPAs... tambem com muita frequencia os peixes tentam comê-los e não conseguem, mas basta o caracol ficar danificado para os camarões se encarregarem disso. Editado Janeiro 18, 2008 por josé mendonça 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Janeiro 18, 2008 Share Publicado: Janeiro 18, 2008 Optimos conselhos... vou tentar a tecnica da alface, ate porque assim posso escolher os caracois que ficam e os que tiro, uma vez que me surgiram Planorbis Corneus Rubrum e parece que são bons limpadores de algas e detritos com a vantagem de não serem feios. se por outro lado alguem precisar de Fluvermal ou outro farmaco, avise por MP ..... Tenta também a técnica do "dar comida = zero" durante uns dias... Pode ser que a fome faça com que os bótia mostrem as suas "habilidades". Desde que introduzi bótia, nunca mais vi um caracol! (Há uns 5 anos que não tenho caracóis no principal) Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Guest Nuno_lvc Publicado: Janeiro 19, 2008 Share Publicado: Janeiro 19, 2008 (editado) Se forem daqueles pequeninos irritantes e se tiverem escalares no aqua (o que vou dizer é um bocado sádico, por isso, os mais sensiveis parem de ler por aqui). Esmagem-nos contra o vidro e dêm aos peixes, quando tinha desses fazia isso, desde que comprei um botia striata, nunca mais vi nenhum... Noutro aqua tenho caracois rubi, que agora se reproduziram em massa, são mais bonitos que os normais e mais faceis de controlar, pois são maiores, decididamente uma boa escolha. Se alguém quiser (mande MP) daqui a uns tempos tenho alguns para dar ou trocar... Abraço Editado Janeiro 19, 2008 por Nuno_lvc Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts