Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas noites, e um bom ano para todos deste forum.

Tenho umas duvidas que gostaria que me ajudassem no planeamento do meu aquario de agua salgada.

Estou a construir uma moradia e mandei fazer uma bancada para por um aquario em cima, esse aquario vai ficar a ver-se do lado do corredor e da sala,

as laterais ficam tapadas, do lado do corredor fica em aberto.

O aquario vai ter 120 cm de comp x 60 de largura e 50 de altura (que da cerca de 360l acho )

eu por baixo do aquario deixei 2 divisorias para guardar o material com 70cm comp e 40 largura cada uma.

Agora a minha duvida é, vou ter o aquario principal em cima e posso por outro mais pequeno por baixo (tamanho a decidir) isso é que é o SUMP??

mas como se faz a ligaçao fisica entre si é com mangeiras por cima do aquario, fura-se a meio, no fundo do aquario????

como se faz a vedaçao dos mesmos ??? depois se faltar a luz nao vai esvaziar o aquario de cima???

eu tinha um aquario de agua doce de 200l e tenho o filtro da EHEIM professionel II que da 1000l por hora sera que o posso aplicar neste de agua salgada, se tenho algum beneficio?

e ja agora qual o material que aconselham para este aquario(quero ter corais e peixes)

Desde já obrigado a todos

Editado por carralas
Publicado:

Boas!

Vamos lá ver se consigo esclarecer-te umas dúvidas:

Agora a minha duvida é, vou ter o aquario principal em cima e posso por outro mais pequeno por baixo (tamanho a decidir) isso é que é o SUMP??

- Sim, o aqua que vais colocar por baixo é a sump, onde terás toda a "maquinaria" no aqua.

mas como se faz a ligaçao fisica entre si é com mangeiras por cima do aquario, fura-se a meio, no fundo do aquario????

como se faz a vedaçao dos mesmos ??? depois se faltar a luz nao vai esvaziar o aquario de cima???

- Idealmente terás de fazer uma coluna seca para poderes fazer a ligação para a sump, onde terás o vidro de baixo furado. Aqui está uma foto de um aqua com a coluna seca no canto e as tubagens para a ligação:

IMG_9391.JPG

O tubo mais baixo é o escuamento do aqua para a sump que na parte de baixo é o tubo com a torneira. O tubo mais alto é o ladrão, que na parte de baixo ainda não tinha tubo, na altura, mas tem agora. Dentro do ladrão passa o retorno da sump para o aqua. Essa foto já é velha, depois a ver se arranjo algo melhor para te esclarecer melhor.

Para fazeres a vedação dos furos é através de passa muros.

eu tinha um aquario de agua doce de 200l e tenho o filtro da EHEIM professionel II que da 1000l por hora sera que o posso aplicar neste de agua salgada, se tenho algum beneficio?

- Para um recife, esse filtro não vai fazer nada. A filtragem é feita através da rocha viva.

Aproveito para te aconcelhar a ler isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109

Publicado:

Impecável. O Pedro não brinca em serviço e já te deu uma grande ajuda com as tuas dúvidas.

Eu sou novato e tenho um aquário com umas dimensões muito parecidas com as do teu.

Os meus conselhos:

- Sugiro que aumentes a altura do aqua de 50 para 60 cm. Isto para teres uma boa coluna de água, dado que tens que contar com pelos menos 5cm a menos com o areão.

- Quanto aos tubos e furos e afins. Das 2 uma: compra feito ou pede ajuda a quem percebe da coisa (ao Pedro Conceição, por exemplo). Não te metas em aventuras, pois 360 litros já dá quase um tsunami em casa. Se optares por comprar feito, aconselho-te a vidromoldura ou preferencialmente a Aquamagia em Oeiras.

Em termos das tuas dúvidas com equipamento:

1ª fase

- aquário

- sump

- coluna seca (com uns tubos e de preferência dentada à superfície)

- tubagens

- termómetro

- densimetro (compra um de vidro. esquece os de plástico)

- areão (aconselho 3-5mm. sugar size é mais bonito mas muito dificil para limpar)

- termóstato (para o teu aqua talvez 2 de 200w ou de 300w se a casa for fria)

- bomba de retorno - para passar a água da sump para o aquário. eu tenho uma eheim compact+ 3000l/h

- bomba de circulação - para a circulação de água dentro do aquário. eu tenho uma resun wave maker 15000 litros/hora

- osmose inversa (nem penses em usar água da torneira) para "fazeres" a água. eu tenho o aquamedic easyline 90

- sal red sea coral pro 22kg (dá para 660 litros de água). podes sempre utilizar água do cabo raso. fica ao teu critério. ambas as opções têm vantagens e desvantagens como tudo na vida.

2ª fase (ainda mais dolorosa que a primeira em termos de $$$)

- rocha viva (é ela que faz de filtro nos aquários de água salgada). todo o dinheiro gasto aqui é bem gasto. para as dimensões do teu aqua, diria que 40kg's minimo.

- iluminação (a mim ainda me dói) - se queres ter corais vais ter que investir bem. eu tenho uma calha aquamedic com 2 hqi de 150w e 2 actinicas de 54w.

- escumador (vital para um aquário de água salgada) - o ideal é um para o dobro dos litros do teu aqua. eu tenho um v2skim 600 (para 600 litros).

iluminação e escumador só depois de adicionar a rocha viva. antes não vale a pena.

3ªfase

- kit de testes (mínimo amónia, nitritos, nitratos, ph, cálcio, magnésio e cobre)

- osmoregulador. para fazer a reposição da água que evapora

- kalk (a adicionar à água de reposição)

finalmente...

se ainda estiveres vivo...

peixes e corais!

acho que não me esqueci de nada. mas provavelmente esqueci-me. biggrin.png' alt=':biggn:'> ajudem-me please a completar!!

o mais importante de tudo. muita paciência e uma pitada de sorte!

Abraço

Publicado: (editado)

Obrigado pela ajuda.

Já fiquei esclarecido quanto ao sump, e ja mandei fazer um aqua de 120 c x60 l x 55 a não posso fazer maior porque ja tenho o buraco com essas dimensoes na parede.

Agora tinha outra questão como o meu aquario vai ficar enbutido numa parede, vai ser possivel ver o aquario dos 2 lados,

O que me leva a outra questão onde fazer a coluna seca, penso que normalmente se faz num dos cantos do aquario, mas se eu o fizer vai ficar a verse de um dos lados.

Sera que a posso fazer tambem de lado mas ao centro em vez de um canto???

Já agora mais uma perguntinha, esta a pensar comprar rocha viva e rocha morta e po-la no aquario a maturar uns tempos, tenho de ter todo o material para isso ou posso nao ter lampadas por exp.

Pelo que andei a ver a rocha viva é carissima, alguem sabe onde se pode arranjar a um preço mais razoavel??

obrigado mais uma vez

Editado por carralas
Publicado:

Boas!

Sobre a coluna seca, no teu caso eu fazia no centro do aqua, mesmo no meio, e depois escondia com a rocha.

Sobre começares só com rocha, podes fazer. Colocas os dois tipos de rocha e podes estar sem iluminação sem problema.

A rocha é mesmo cara, pois é o principal num recife. Às vezes aparecem uns negócios de pessoal que está a desmontar os aquas, mas se comprares em grande quantidade numa loja, compras a um preço bom.

Publicado:

obrigado Pedro pela ajuda, vou seguir o teu conselho e fazer a coluna seca ao centro, so espero que nao fique um pouco fragil devido a nao ter apoio dos lados, ja agora o que é o pente????

Agora o aquario vai ficar com 55cm de altura, a que altura á de ficar a coluna seca em relaçao ao topo do aquario??? e que medidas para o espaço ocupado pela coluna seca(exp. 20 cmx15cm) para ter 2 furos de 5 cm ou pode ser mais pequena???

Em relaçao ao sump estive a medir e so consigo la por um aqua de 60cx37lx39a =60litros acham que chega e dividido em 2?? eu no comprimento e largura nao posso mexer mas em altura podia por mais ate 50 cm acham que tinha algum beneficio em relação as outras medidas??

obrigado bigsmile

Publicado:

Já agora, coloca no teu perfil a tua zona de residencia para o pessoal te poder ajudar.

Sobre as dimensões da coluna seca, não te preocupes, o Rui (Vidromoldura) sabe bem como fazer e quais as dimensões!

O pente é um pedaço de acrilico que tem uma forma de pente que fica na parte de cima da coluna de forma a deixar passar a água e nada mais. Dessa forma os peixes e maioria dos vivos não passam para dentro da coluna seca, excepto pequenos caracois.

Já agora, para que queres 2 buracos de 50mm?

Publicado:

hello.

Eu agora estou a morar em mem martins mas estou a construir moradia em almada.

Li aqui num post que eram as medidas aconselhadas :mrgreen:

Quais as medidas que achas que deva por???

obrigado

Publicado:

Boas

Pelo que percebi seria o de 32mm para a saida da agua e o de 50mm para retorno e ladrão correcto?

obrigado

Publicado:

Por acaso o gajo 1/2 maluco até fui eu! Nunca é demais ter 2 buracos de 50mm, e a minha ideia era colocar uma bomba de 10000 lts/h a fazer retorno com 3 ou 4 saídas em locais diferentes, por isso o escuamento tinha mesmo que ser largo.

Eu actualmente tenho como disseste carralas, acho que é uma boa escolha!