carralas Publicado Dezembro 31, 2007 Publicado Dezembro 31, 2007 (editado) Boas noites, e um bom ano para todos deste forum. Tenho umas duvidas que gostaria que me ajudassem no planeamento do meu aquario de agua salgada. Estou a construir uma moradia e mandei fazer uma bancada para por um aquario em cima, esse aquario vai ficar a ver-se do lado do corredor e da sala, as laterais ficam tapadas, do lado do corredor fica em aberto. O aquario vai ter 120 cm de comp x 60 de largura e 50 de altura (que da cerca de 360l acho ) eu por baixo do aquario deixei 2 divisorias para guardar o material com 70cm comp e 40 largura cada uma. Agora a minha duvida é, vou ter o aquario principal em cima e posso por outro mais pequeno por baixo (tamanho a decidir) isso é que é o SUMP?? mas como se faz a ligaçao fisica entre si é com mangeiras por cima do aquario, fura-se a meio, no fundo do aquario???? como se faz a vedaçao dos mesmos ??? depois se faltar a luz nao vai esvaziar o aquario de cima??? eu tinha um aquario de agua doce de 200l e tenho o filtro da EHEIM professionel II que da 1000l por hora sera que o posso aplicar neste de agua salgada, se tenho algum beneficio? e ja agora qual o material que aconselham para este aquario(quero ter corais e peixes) Desde já obrigado a todos Editado Dezembro 31, 2007 por carralas
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 1, 2008 Publicado: Janeiro 1, 2008 Boas! Vamos lá ver se consigo esclarecer-te umas dúvidas: Agora a minha duvida é, vou ter o aquario principal em cima e posso por outro mais pequeno por baixo (tamanho a decidir) isso é que é o SUMP?? - Sim, o aqua que vais colocar por baixo é a sump, onde terás toda a "maquinaria" no aqua. mas como se faz a ligaçao fisica entre si é com mangeiras por cima do aquario, fura-se a meio, no fundo do aquario???? como se faz a vedaçao dos mesmos ??? depois se faltar a luz nao vai esvaziar o aquario de cima??? - Idealmente terás de fazer uma coluna seca para poderes fazer a ligação para a sump, onde terás o vidro de baixo furado. Aqui está uma foto de um aqua com a coluna seca no canto e as tubagens para a ligação: O tubo mais baixo é o escuamento do aqua para a sump que na parte de baixo é o tubo com a torneira. O tubo mais alto é o ladrão, que na parte de baixo ainda não tinha tubo, na altura, mas tem agora. Dentro do ladrão passa o retorno da sump para o aqua. Essa foto já é velha, depois a ver se arranjo algo melhor para te esclarecer melhor. Para fazeres a vedação dos furos é através de passa muros. eu tinha um aquario de agua doce de 200l e tenho o filtro da EHEIM professionel II que da 1000l por hora sera que o posso aplicar neste de agua salgada, se tenho algum beneficio? - Para um recife, esse filtro não vai fazer nada. A filtragem é feita através da rocha viva. Aproveito para te aconcelhar a ler isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109 MEGA ARQUIVO
reefdiver Publicado: Janeiro 3, 2008 Publicado: Janeiro 3, 2008 Impecável. O Pedro não brinca em serviço e já te deu uma grande ajuda com as tuas dúvidas. Eu sou novato e tenho um aquário com umas dimensões muito parecidas com as do teu. Os meus conselhos: - Sugiro que aumentes a altura do aqua de 50 para 60 cm. Isto para teres uma boa coluna de água, dado que tens que contar com pelos menos 5cm a menos com o areão. - Quanto aos tubos e furos e afins. Das 2 uma: compra feito ou pede ajuda a quem percebe da coisa (ao Pedro Conceição, por exemplo). Não te metas em aventuras, pois 360 litros já dá quase um tsunami em casa. Se optares por comprar feito, aconselho-te a vidromoldura ou preferencialmente a Aquamagia em Oeiras. Em termos das tuas dúvidas com equipamento: 1ª fase - aquário - sump - coluna seca (com uns tubos e de preferência dentada à superfície) - tubagens - termómetro - densimetro (compra um de vidro. esquece os de plástico) - areão (aconselho 3-5mm. sugar size é mais bonito mas muito dificil para limpar) - termóstato (para o teu aqua talvez 2 de 200w ou de 300w se a casa for fria) - bomba de retorno - para passar a água da sump para o aquário. eu tenho uma eheim compact+ 3000l/h - bomba de circulação - para a circulação de água dentro do aquário. eu tenho uma resun wave maker 15000 litros/hora - osmose inversa (nem penses em usar água da torneira) para "fazeres" a água. eu tenho o aquamedic easyline 90 - sal red sea coral pro 22kg (dá para 660 litros de água). podes sempre utilizar água do cabo raso. fica ao teu critério. ambas as opções têm vantagens e desvantagens como tudo na vida. 2ª fase (ainda mais dolorosa que a primeira em termos de $$$) - rocha viva (é ela que faz de filtro nos aquários de água salgada). todo o dinheiro gasto aqui é bem gasto. para as dimensões do teu aqua, diria que 40kg's minimo. - iluminação (a mim ainda me dói) - se queres ter corais vais ter que investir bem. eu tenho uma calha aquamedic com 2 hqi de 150w e 2 actinicas de 54w. - escumador (vital para um aquário de água salgada) - o ideal é um para o dobro dos litros do teu aqua. eu tenho um v2skim 600 (para 600 litros). iluminação e escumador só depois de adicionar a rocha viva. antes não vale a pena. 3ªfase - kit de testes (mínimo amónia, nitritos, nitratos, ph, cálcio, magnésio e cobre) - osmoregulador. para fazer a reposição da água que evapora - kalk (a adicionar à água de reposição) finalmente... se ainda estiveres vivo... peixes e corais! acho que não me esqueci de nada. mas provavelmente esqueci-me. .png' alt=':biggn:'> ajudem-me please a completar!! o mais importante de tudo. muita paciência e uma pitada de sorte! Abraço
carralas Publicado: Janeiro 4, 2008 Autor Publicado: Janeiro 4, 2008 (editado) Obrigado pela ajuda. Já fiquei esclarecido quanto ao sump, e ja mandei fazer um aqua de 120 c x60 l x 55 a não posso fazer maior porque ja tenho o buraco com essas dimensoes na parede. Agora tinha outra questão como o meu aquario vai ficar enbutido numa parede, vai ser possivel ver o aquario dos 2 lados, O que me leva a outra questão onde fazer a coluna seca, penso que normalmente se faz num dos cantos do aquario, mas se eu o fizer vai ficar a verse de um dos lados. Sera que a posso fazer tambem de lado mas ao centro em vez de um canto??? Já agora mais uma perguntinha, esta a pensar comprar rocha viva e rocha morta e po-la no aquario a maturar uns tempos, tenho de ter todo o material para isso ou posso nao ter lampadas por exp. Pelo que andei a ver a rocha viva é carissima, alguem sabe onde se pode arranjar a um preço mais razoavel?? obrigado mais uma vez Editado Janeiro 5, 2008 por carralas
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 4, 2008 Publicado: Janeiro 4, 2008 Boas! Sobre a coluna seca, no teu caso eu fazia no centro do aqua, mesmo no meio, e depois escondia com a rocha. Sobre começares só com rocha, podes fazer. Colocas os dois tipos de rocha e podes estar sem iluminação sem problema. A rocha é mesmo cara, pois é o principal num recife. Às vezes aparecem uns negócios de pessoal que está a desmontar os aquas, mas se comprares em grande quantidade numa loja, compras a um preço bom. MEGA ARQUIVO
carralas Publicado: Janeiro 5, 2008 Autor Publicado: Janeiro 5, 2008 obrigado Pedro pela ajuda, vou seguir o teu conselho e fazer a coluna seca ao centro, so espero que nao fique um pouco fragil devido a nao ter apoio dos lados, ja agora o que é o pente???? Agora o aquario vai ficar com 55cm de altura, a que altura á de ficar a coluna seca em relaçao ao topo do aquario??? e que medidas para o espaço ocupado pela coluna seca(exp. 20 cmx15cm) para ter 2 furos de 5 cm ou pode ser mais pequena??? Em relaçao ao sump estive a medir e so consigo la por um aqua de 60cx37lx39a =60litros acham que chega e dividido em 2?? eu no comprimento e largura nao posso mexer mas em altura podia por mais ate 50 cm acham que tinha algum beneficio em relação as outras medidas?? obrigado
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 5, 2008 Publicado: Janeiro 5, 2008 Antes de mais nada, onde vais mandar fazer o aqua? MEGA ARQUIVO
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 6, 2008 Publicado: Janeiro 6, 2008 Já agora, coloca no teu perfil a tua zona de residencia para o pessoal te poder ajudar. Sobre as dimensões da coluna seca, não te preocupes, o Rui (Vidromoldura) sabe bem como fazer e quais as dimensões! O pente é um pedaço de acrilico que tem uma forma de pente que fica na parte de cima da coluna de forma a deixar passar a água e nada mais. Dessa forma os peixes e maioria dos vivos não passam para dentro da coluna seca, excepto pequenos caracois. Já agora, para que queres 2 buracos de 50mm? MEGA ARQUIVO
carralas Publicado: Janeiro 6, 2008 Autor Publicado: Janeiro 6, 2008 hello. Eu agora estou a morar em mem martins mas estou a construir moradia em almada. Li aqui num post que eram as medidas aconselhadas Quais as medidas que achas que deva por??? obrigado
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 6, 2008 Publicado: Janeiro 6, 2008 Eu colocava um mais pequeno, mas tudo depende da bomba de retorno que colocares, podendo um dos buracos ser mais pequeno, mas se colocares 2 de 50mm não faz mal. MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Janeiro 7, 2008 Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas eu optaria por 1 furo de 32 + um de 50. conheço um gajo 1/2 maluco que fez uma coluna seca com 3 furos de 50.
carralas Publicado: Janeiro 7, 2008 Autor Publicado: Janeiro 7, 2008 Boas Pelo que percebi seria o de 32mm para a saida da agua e o de 50mm para retorno e ladrão correcto? obrigado
Pedro Conceição Publicado: Janeiro 8, 2008 Publicado: Janeiro 8, 2008 Por acaso o gajo 1/2 maluco até fui eu! Nunca é demais ter 2 buracos de 50mm, e a minha ideia era colocar uma bomba de 10000 lts/h a fazer retorno com 3 ou 4 saídas em locais diferentes, por isso o escuamento tinha mesmo que ser largo. Eu actualmente tenho como disseste carralas, acho que é uma boa escolha! MEGA ARQUIVO
Recommended Posts