Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

É com grande prazer que comunico que após duras negociações :) consegui um espaço em casa para um aqua de 1m, 200L, mas só vou "atirar-me" a este projecto no fim de Janeiro (ai os euros depois do Natal :D ).

Como tal e como tenho este mês até lá, queria colocar-vos umas duvidas que tenho em relação a certos aspectos do aqua, para começar tudo com o pé direito.

- Aqua tapado - o aqua que vi (aquapicanço em V.R.S.A.) e que me chamou a atenção tinha as medidas acima descritas (só me lembro do comprimento e litragem) tinha tampa, umas das condições para poder ter o aqua era precisamente a condição de ser fechado, o que é que vocês acham dos aquas fechados? podem ser um problema no Verão? mesmo com estas dimensões? aquecerá muito?

- Tendo em conta que queria tentar fazer um tapete de Cuba e plantar mais umas plantas, qual a potência das lampadas que devia colocar? (a tampa leva 2)

- ADA powersand e aquasoil amazonia é uma boa combinação para crescer bem cuba?

- Um termostato de 200w chega? ou "aponto" para 250w?

- Em principio vou começar com viviparos; guppies (dos quais já tenho criação e estão apertadinhos no meu actual aqua), plattys, mollies... como tal, acham que o filtro externo Eheim 2217 é suficiente para este aqua?

Obrigado

Editado por Avatar
Publicado:

Bem ola

Quanto a tampa, não prefiro, elas prejudicam as trocas gasosas, pois abafam o aquario, assim a oxigenação ficara prejudicada, ja quanto ao aquecimento, como a tampa abafa um pouco o aquario, claro que havera um pouco de aquecimento, mas sempre a alguns problemas sem a tampa, como alguns respingos que pulam fora da água, e peixes safados que pulam com elas, a também o problema de cair coisas não muito boas na aguá, como insetos, poeira e outras coisas.

Quanto a iluminaçao, o recomendado é 0,5Watts por litro, o satisfatório é de 1,0Watts, entao acho que no seu caso, se entendi bem "(a tampa leva 2)" se for roscas pra colocar as lampas, tente 1 aqua-glo40W e uma flora-glo40W se quiser ter plantas que não precisam de muito iluminaçao, agora se quiser ter plantas exigentes, tente uma HQI 250W ou 200W que da conta, mas cuidado com o super-aquecimento, deixe as HQI pelo menos uns 30cm da aguá, e nunca a deixe abafada.

Quanto a terceira pergunta, desconheço

Um termostato de 200W é o ideal pro seu aquário, mas é lógico, se tiver um 250W a aguá vai aquecer mais rápido, mas a conta de luz também.

Bem quanto ao filtro Eheim, está otimo, pois faz 1000L/h, quando o seu aquario é 200 litros, ele fara 5 vezes o volume do aquário,quando no minimo é 2 e o maximo é 10, mas o seu é o ideal.

Espero ter ajudado

Publicado:

Boas

Tenho visto que a grande maioria dos vossos aqua têm a forma clássica rectangular, ora bem, eu vi um que me chamou a atenção o desenho e este levava mais 20L do que o que estava ao lado rectangular (200L), a forma á qual me refiro é a de baixo na desenho:

aquasformaeg9.th.jpg

A minha pergunta é, existe alguma razão prática ou funcional para escolherem o formato de cima? será que o desenho de baixo tem menos angulo de visão? faz parecer o aqua mais pequeno?

Tendo em conta que o aqua vai ser de 200L +/-, eu tinha andado a vêr um Eheim 2217, mas acham que o 2215 é suficiente para um aqua desta litragem com viviparos principalmente? é que os € não andam a nascer nas arvores, e muito sacrificio já ando eu a fazer a fim de tentar dar um lar digno aos meus peixes :)

Obrigado

Publicado:

Boas

toma atençao que este membro do forao ja te indicou quase tudo. :crazyeyes:

em relaçao ao formato do aquario isso depende de ti do teu gosto, quanto mais litragem melhor.

em relaçao ao filtro qualquer um dos dois serve. mas ficas melhor servida com o 2217.

Bem ola

Quanto a tampa, não prefiro, elas prejudicam as trocas gasosas, pois abafam o aquario, assim a oxigenação ficara prejudicada, ja quanto ao aquecimento, como a tampa abafa um pouco o aquario, claro que havera um pouco de aquecimento, mas sempre a alguns problemas sem a tampa, como alguns respingos que pulam fora da água, e peixes safados que pulam com elas, a também o problema de cair coisas não muito boas na aguá, como insetos, poeira e outras coisas.

Quanto a iluminaçao, o recomendado é 0,5Watts por litro, o satisfatório é de 1,0Watts, entao acho que no seu caso, se entendi bem "(a tampa leva 2)" se for roscas pra colocar as lampas, tente 1 aqua-glo40W e uma flora-glo40W se quiser ter plantas que não precisam de muito iluminaçao, agora se quiser ter plantas exigentes, tente uma HQI 250W ou 200W que da conta, mas cuidado com o super-aquecimento, deixe as HQI pelo menos uns 30cm da aguá, e nunca a deixe abafada.

Quanto a terceira pergunta, desconheço

Um termostato de 200W é o ideal pro seu aquário, mas é lógico, se tiver um 250W a aguá vai aquecer mais rápido, mas a conta de luz também.

Bem quanto ao filtro Eheim, está otimo, pois faz 1000L/h, quando o seu aquario é 200 litros, ele fara 5 vezes o volume do aquário,quando no minimo é 2 e o maximo é 10, mas o seu é o ideal.

Espero ter ajudado

Publicado:
Boas

toma atençao que este membro do forao ja te indicou quase tudo. :blush:

em relaçao ao formato do aquario isso depende de ti do teu gosto, quanto mais litragem melhor.

em relaçao ao filtro qualquer um dos dois serve. mas ficas melhor servida com o 2217.

Boas

Eu tenho por habito lêr bem as respostas que me dão e as quais aprecio sempre.

Se reparares bem, as perguntas que fiz no 2º post não são repetidas e só foram respondidas por ti, já agora muito obrigado ;)

O unico que abordei de 2ª vez foi o filtro mas como me responderam que fazer 2x o volume do aqua era o minimo, achei por bem perguntar se o 2215 que faz se não me engano 620L, ou seja 3x o volume do aqua, não seria tambem muito "apertado".

Mais uma vez, muito obrigado pela resposta :smilecolros: .

Publicado:

É assim, tapado dá mais jeito no Inverno, sem tampa dá mais jeito no Verão. No entanto eu iria para um sem tampa, até porque depois tens mais facilidade em colocar uma iluminação mais elevada, se for esse o teu desejo.

One Fish Standing

Kurichiba

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!