Manhã Submersa


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Manhã Submersa

NanoAquario

 

Um projecto já a ser preparado há algum tempo, depois da "morte" do antigo , surge o meu terceiro layout do nano 30L e que ainda está muito “verdinho”, pelo que peço ajuda para o levar a ser um nano de “encher o olho”!

 

Setup:

 

Dimensões: 50x25x25

Capacidade: 30 L (cerca de 25 L reais)

Filtração: Elite HUSH 10 (cascata; 320 L/h)

Aquecimento: Termóstato Sera 100 W

Iluminação: DiY 8W 6500K (10 horas diárias) [mudar em breve]

 

Parametros:

 

pH: ~7.0

Temperatura: 26ºC

Amónia: ~ 0

 

 

Hardscape:

 

Substracto:

Primeira camada: Argila

Segunda camada: Areão de rio

Camada decorativa: Areão negro (basalto) + Areão branco (quartzo)

Decoração: Seixos, Rocha calcaria e Troncos (tratados em casa)

 

Livescape:

 

Flora:

Elodea densa

Vallisernia americana

Vesicularia dubyana

Fauna:

Tanichthys albonubes (5)

Paracheirodon innesi (2)

Botia macracantha (3)

Glyptoperichthys gibbiceps (1)

Corydoras paleatus (1)

Xiphophorus helleri (muitos alevins)

 

Montagem:

Pic_14312_3.jpg

Pic_14312_4.jpg

Pic_14312_5.jpg

 

Resultado:

Pic_14312_8.jpg

Pic_14312_7.jpg

Pic_14312_9.jpg

 

Ainda está a assentar a poeira já que foi todo montado ontem (29/12/07). Faltam muitas plantas e a fauna precisa de reajustes.

Actualmente está a trabalhar com dois filtros (o interno que estava no antigo layout e o de cascata) já que o novo ainda não está maturado. Pretendo deixar o aquário assim com dois filtros pelo menos 1 semana (pouco tempo?).

Há ainda a questão da maternidade, ali ao canto direito, que se vai manter lá até ter uma caixa da Vodafone activa e pronta a receber os pequenotes com as devidas condições.

 

Comentarios agradecem-se! :)

Cumprimentos aquariofilicos!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande shadowmage!

Esse tronco já tem ai um potencial de valor... Fico à espera de ver o que vai sair dai.

Como falta ainda muita coisa nem vale a pena estar a fazer comentarios.

 

Vai dando noticias.

Abraço

Tranquilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá pessoal, umas ajudinhas? Umas criticas? Más de preferencia! ;) (as boas não nos levam a aprender, por isso prefiro as más!)

 

Entretanto ficam umas fotos para ajudar à critica:

 

Pic_14312_14.jpg

Depois da poeira mais assente (retirei um dos troncos do aquario, ficou com um ar mais leve)

 

Pic_14312_13.jpg

Só assim é que consigo tirar macros de jeito... :Fade-color

 

Pic_14312_11.jpg

E por ultimo, a minha equipa de limpeza tamanho XXL toda reunida!(impropria pra nano mas ca esta ela)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá psyfactor, obrigado pelo comentario :)

O tapete há de vir... mas não enquanto não houver iluminação suficiente! Estou indeciso entre cuba e riccia... sendo que a primeira é mais facil de manter que a segunda e visto que ainda não tenho experiencia com plantados, secalhar opto pela primeira (embora goste mais do efeito dado pela riccia).

E plantas para ocupar o fundo que ainda está muito vazio, estou a ponderar rotala rotundifolia e rotala wallichii... estou é praticamente sem ideias do que colocar nos lados (ao lado esquerdo do tronco e lado direito do penedo), talvez blyxa do lado esquerdo e uma lotus do direito? Ou talvez o inverso... :rainbowafro:

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas torreense

 

está bastante atractivo este aquario,

 

quanto a criticas as que vou apontar são mais a nivel da decoração:

 

eu pessoalmente acho que aquele areão branco mete qualquer peixe "de cabeça à banda", stressa muito mesmo as especies que tens por aí

 

quanto ao tapete visto que ainda não tens iluminação suficiente ou injecção de co2, eu gosto de utilizar musgo de java que tem um crescimento rapido e forma zonas de abrigo a alevins, fomenta portanto a criação, é uma boa aposta.

 

se o aquario ainda está de inicio e os parametros da agua não são os ideais, formando-se algas, não aconselho porque musgo com algas dá uma "sopa que nem toda a gente gosta", e é dificil de manter limpo... mas até dá um ar selvagem

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá again

 

Bem, não leves a minha opinião muito a sério. Sou muito inexperiente e percebo muito pouco de plantados. Seja como for:

 

Quanto ao tapete, também gosto mais da riccia mas lá está, depende muito das condições que tens.

Quanto às plantas que disseste, gosto da ideia da rotala wallichii. Mas se o fizeres, não sei se não seria boa ideia tirar as valisnérias, pois julgo que estas irão ofuscar a beleza da wallichii. Já pensaste no lado esquerdo com wallichii e blixa e no lado direito mantes o que tens e metes lotus. Assim distribuias o vermelho!

 

Lá está, percebo muito pouco de plantas, o que te disse é apenas a forma como imagino que me agrade...A escolha é sempre tua :wink:

 

Seja como for, com toda a tua preocupação e planeamento, de certeza que o que fizeres será bem feito!

 

Força!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja como for, com toda a tua preocupação e planeamento, de certeza que o que fizeres será bem feito!

 

Boas! Épa, psyfactor, quem me dera que saisse sempre tudo direito! De vez em quando dá-me uma coisinha má e puf!

Também já tinha pensado na opção de retirar as vallis... mas acho que vou primeiro arranjar a wallichii, e tentar varias distribuições pelo aqua...

Seria qualquer coisa assim:

Pic_14312_16.jpg

(não liguem à qualidade da montagem, foi feita a pressa... se tiver tempo depois substituo por uma melhor)

 

Pois mini, eu estava a tentar evitar essa sopa de algas...o musgo que se desprende do tronco já me chega! Até porque se fosse para pôr musgo, optava sempre antes pela riccia... (mais bonita :)). Quanto ao areão... és capaz de ter razão... mas acho que dá um efeito e tanto, e eles com o tempo habituam-se :D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por um tempo ponderei se deveria comentar ou não esse aqua, e depois de um tempo percebi q o melhor seria dizer algo para te ajudar pois vejo alguns pequenos erros q podem acabar te deixando frustado.Primeiramente tenho q falar do seu substrato fertil q esta demasiadamente pobre para os tipos de planta q vc quer ter, somente argila não vai dar sustento para as rotalas , blixas e a ninfeia, vc ira conseguir manter essas plantas mas não iram ficar tão bonitas e vistosas quanto vc esta a pensar q ficarão, como pude perceber pelas fotos q postaste.Segunda é em relação às pedras , se eu fosse vc mudaria esse seixo grande q tens ai na frente da valisneria , pois ele tira toda a atenção do resto do aquario, o melhor seria trocar por um xisto ou pedra parecida , pois é mais natural e apresentavel ; tb acho q os seixos menores estão muito retos ficando artificial o aquario , acho q o melhor seria diminuir um pouco a area de cascalho branco q esta em frente ao seixo grande , deixando somente a areia após o seixo grande aumentando um pouco o arco , formando algo parecido com uma praia devido àqueles seixos mais escuros.Terceiro em relação as plantas , acho q vc não deveria colocar a ninfeia rubra ai pois com o tempo ira ficar muito grande para o aqua acabando com o layout acredito q uma tennelus anã ficaria bem agradavel no lugar dela , e tb acho q vc deveria substituir essa valisneria americana por uma valisneria nana ou cyperus helferi pois aquela ira ficar muito grande para o aqua, e por ultimo acho q seria interessante colocar uma planta verde atras do tronco e a frente das plantas vermelhas para dar um destaque , aconselharia a rotala green ou mayaca ou ate mesmo a lagarosiphon madagascariensis, ah sim e acho q a cuba ficaria mais interessante ai :P .Espero ter sido util bigsmile .E me desculpe caso tenha falado muito ;) .Vá em frente q seu aquario promete ;) .Abraços :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito porreiro, gostei mesmo muito do layout, tens aí é muitos habitantes, cuidado com isso e ainda vão crescer.

Tens toda a razão... estou preocupado com isso agora... sabes, erros de principiante, escolher peixes apenas porque se gosta muito deles (caso dos botias) sem me lembrar que eles crescem...

Que não vão ca ficar quando estiverem grandes demais isso é uma certeza!

 

Por um tempo ponderei se deveria comentar ou não esse aqua, e depois de um tempo percebi q o melhor seria dizer algo para te ajudar pois vejo alguns pequenos erros q podem acabar te deixando frustado.

 

Ainda bem que falou! Esta é a minha primeira tentativa de algo semelhante a um plantado...logo os erros haverão de ser muitos, mas serve para aprender, o que é o mais importante!

Vou tentar compensar o substracto com fertelização... tentar aprender a mexer com macros e micros...

O hardscape acho que para já não vou mexer, a ver o que vai dar com a introdução e crescimento de plantas novas. Mas vou reter a opinião :arrow:

Depois, gostei muito das duas sugestões: tennelus anã (existe mesmo uma variedade anã? a tennelus normal também cresce muito, estou certo?) e cyperus helferi!! :arrow:

A planta verde.... é daquelas coisas... depois de adicionar as vermelhas logo se vê o que ficaria melhor ali!

Obrigado por comentares, foi bem util :arrow:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapaz, que aquario SUPER POPULADO !!! botias são para aquarios de 200 litros no minimo !!! não consegui intender muito as especies pq conheço todas pelos nomes populares, mas parece que vc tem um cascudo não é ? cascudos crescem muito, tente botar ottos, eles são pequenos e são feras na limpeza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade igor, a fauna não está nada bem... o "cascudo" ou "plecto" como o chamamos por cá esse sim já tá a dar problemas... Está constantemente a arrancar plantas e a desprender o musgo. Já tem 11 cm, tá mesmo no limite, já estou a tratar de uma nova casa para ele (um amigo).

 

Os bótias, gostava de os manter mais algum tempo... por um lado porque ainda estão "pequenos", o maior com 7 cm... e por outro porque é uma das minhas especies favoritas e um deles foi-me oferecido pela namorada e agora não tenho coragem de lhe dizer que o vou dar ou vender...LOL Pode ser que daqui a algum tempo haja casa nova para eles também...

 

E quanto aos otos, vão entrar de certeza! :twisted:

 

A curto-medio prazo mudanças interessantes seriam estas:

 

saidas:

 

plecto;

cory;

bótias;

espadas já crescidos em excesso...

 

entradas:

 

uns 2/3 oto's

red's

netrinas (os invertebrados só entram se os bótias sairem!)

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

Acontecimentos recentes:

*poda, poda, poda (elodeas e vallis crescem que se fartam!!)

*o musgo em certas zonas do tronco não quer aderir....

*nova plantinha, que se alguém pudesse ajudar a identificar era um porreiro!!

 

Panoramicazita:

Pic_14312_17.jpg

 

e a nova planta... que o senhor da loja me disse ser uma "ragsdghsfsdsga" roxa... LOL :D

Pic_14312_19.jpg

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já descobri que planta é... e não são boas as noticias... embora extremamente resistente submersa, a Hemigraphis colorata não é ima planta aquatica, embora seja vendida em praticamente todas as lojas de animais aqui da zona...

 

Vamos lá ver o que vai dar esta planta mantida submersa... abri um tópico sobre a planta aqui.

 

Abraços

 

PS: obrigado pelo elogio psy :drinking:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que lhe davas um aspecto mais "wild" se arranjasses umas rochas, mais recortadas, e agressivas...

 

Secalhar é uma das coisas que falta... em breve vou fazer a experiencia! Obrigado pela sugestão! :)

 

 

Já agora, essas pedras são do MaxMat não são? A branca rolada e as amarelas da última foto parecem-se bastante com umas que lá vi.

 

Nop.. nada a ver!

A branca grande foi apanhada mesmo na extremidade ocidental do cabo carvoeiro (Peniche) aqui há uns anos...

Todas as outras fui apanhando nos passeios a pé aqui pela zona.... sempre poupei uns euros e exercitei a maquina (andar faz bem a tudo! e no campo ainda melhor!). :)

Já agora, quanto custavam pedras dessas no MaxMat? Se valer a pena torno-me fornecedor oficial de pedras ornamentais... tenho na garagem uma boa secção com varios aspectos, feitios e tamanhos para pensar em incluir em montagens futuras. :)

Faço o mesmo com troncos: apanho por ai (varias vinhas foram arrancadas nos ultimos anos e muitas cepas cortadas ficaram por la), meto dentro de água um tempo, presos com pedras até começarem a afundar e depois faço o tratamento normal (ferver com sal varias vezes). Neste momento estou a tratar 2 cepas grandes mas sem grandes promenores e uma com um aspecto interessante mas pequena! :)

 

Cumps

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de gastar se quiseres pedras, em qualquer ribeira do interior do país encontras xisto a dar com um pau, (é pena não ir ao interior há algum tempo, porque ao preço a que se vende nas lojas, mais vale ir passear um bocadinho, e apanhar uns bons kilos de rocha). Quando perguntei o preço do xisto por kilo numa loja, saltou-me a tampa! É abusar um bocado, bolas uma coisa que se apanha tipo pedra da calçada em certas zonas do país. É triste que o pessoal dê dinheiro por xisto.

 

 

Em Monsanto tens basaltos, pelo que ouvi falar.

Em Sintra tens umas rochas meio amareladas com regiões pretas que parece queimado, e areão fino que podes apanhar na barragem do rio da mula...

Tenho arranjado umas pedras porreiras. Só que ficam muito atrás do xisto, infelizmente... Mas seja como fôr com um pouco de imaginação dá para fazer umas coisas engraçadas. Próximo fim de semana estou lá batido, no areão (de rabo no ar e peneira na mão), e à rocha.. Enfim há doidos para tudo.

 

Abraço

Editado por Nuno_lvc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Doidos não! Gosto de ver esta doideira como sendo paixão!

:arrow:

Tenho ai umas pedras que só precisam de levar umas marteladas e acredito que fiquem quase ao nivel do xisto!

Boa sorte com a "pescaria" na serra!

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas Diogo,

Hã isto é que tem sido evoluir neste mundo da aquariofilia ! Aranja uma iluminação melhorzita e põe CO2 que é apra pores o tapete que isso fica 5* ! :)

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.