Recommended Posts

Publicado

Hoje cheguei a casa e vi que o termómetro do meu aqua estava partido. As bolinhas (deduzo que sejam de chumbo...) estão todas espalhadas pelo fundo. Tenho um disco todo maluco, aos "saltos" por todo o aqua :crazyeyes:. Já fiz troca parcial de água e juntei carvão activo e sinfonei tudo o que pude... O que faço??

DBDportugal.gif
Publicado: (editado)

Primeira coisa, retira já o disco para outro aquário ou para um outro recipiente...

Depois, vais limpar a 100% a zona afectada (retira todo o chumbo).

De seguida muda a água (quase toda, sem os peixes lá dentro) porque algum chumbo pode ter-se dissolvido na água.

Depois conta coisas.

Boa sorte

Editado por Veterinário
Publicado:

Pronto. Ja retirei todo o areão que me pareceu afectado e mudei a água.

O que mais que intriga é que apenas um dos peixes está com ar de intoxicação...

DBDportugal.gif
Publicado:

Olá,

Mantém à mesma o filtro de carvão a funcionar (de momento).

Se calhar, é o mais sensível de todos os que aí tens! De qualquer das formas,ainda bem que é só um...imagina o desgosto que era ver os peixes todos "malucos" :D É sinal que tomaste uma atitude a tempo :)

• 3 semanas depois...
Publicado:

chumbo? lol mercurio... e super toxico... nem sei como e que os teus peixes subreviveram... como e q eles tao?

Publicado:

As bolinhas não são de mercúrio, devem ser chumbo. O líquido vermelho em que lemos a temperatura não sei o que é, mas essa parte não se costuma partir.

Publicado:

Boas!

Desculpem a falta de notícias, mas tem sido complicado aceder à internet...

Ora bem, depois do incidente, fui fazendo várias TPA's e deixei carvão activo no filtro durante 5 dias. Para além disso, tirei o areão do sítio imediatamente abaixo do sítio onde estava o termómetro (onde consegui ver as tais bolinhas de chumbo).

Aparentemente, a coisa resolveu-se. Até já fizeram uma postura...

Obrigado pela vossa preocupação! :rainbowafro:

DBDportugal.gif
Publicado:

Apenas suspeito que tenha sido um dos peixes que tenha chocado com o termómetro. Há dois machos que têm andado em guerras e volta e meia, há assim umas acelerações algo brucas. Pode ter sido isso... mas não tenho certeza.

DBDportugal.gif
Publicado:
Apenas suspeito que tenha sido um dos peixes que tenha chocado com o termómetro. Há dois machos que têm andado em guerras e volta e meia, há assim umas acelerações algo brucas. Pode ter sido isso... mas não tenho certeza.

Estranho..:rolleyes:

Tudo se resolveu, é o que interessa:)

• 4 meses depois...
Publicado:

Ola pessoal,

os problemas no meu aqua continuam, morreu-me uma coridora e um pleco com bactérias, ja fiz o tratamento com sera baktopur mas as mortes continuam, e lembrei-me que numa das limpezas do aqua logo ao inicio (a +/- 1 mês a traz) um termómetro partiu-se e as bolinhas de chumbo espalharam-se pelo substrato

será isso que pode causar as mortes no meu aqua ?

será que tem efeito retardado ? visto já ter passado um mês

pensei que não fazia mal então não liguei muito

cumps

Vitorino Valverde - phrade