Recommended Posts

Publicado

Boas

Quero fazer um cardume grande de um deles. Disseram-me que o cardinal é muito mais resistente que o néon. É verdade?

Pelo que já li o cardinal gosta de uma luz média, entendi isto como não muito forte. O néon é igual ou suporta melhor mais luz?

São ambos belos peixes.

Cumps

Os meus Aquas:

1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Publicado:

Olá Akilae! Olha por experiência própria,os Néons são mais resistentes que os Cardinais.Pessoalmente prefiro os Cardinais,andam mais em cardume que os Néons,que se dispersam pelo aqua todo.

Para teres 100% de sucesso com os Cardinais,deves introduzi-los com o aqua completamente maturado,com uma água mole de PH estável de +-6.5. Em aquas recentes e ainda mal maturados estes peixes ficam bastante vulneráveis.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Olá Akilae! Olha por experiência própria,os Néons são mais resistentes que os Cardinais.Pessoalmente prefiro os Cardinais,andam mais em cardume que os Néons,que se dispersam pelo aqua todo.

Para teres 100% de sucesso com os Cardinais,deves introduzi-los com o aqua completamente maturado,com uma água mole de PH estável de +-6.5. Em aquas recentes e ainda mal maturados estes peixes ficam bastante vulneráveis.

Boas Zogli.

Obrigado pelas dicas. Não me irei precipitar.

Cumps

Os meus Aquas:

1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Publicado:

Boas,

Eu não quero levantar polémica mas a minha experiência diz-me o contrário (Zogli não leves a mal :P) , eu acho os cardinais mais resistentes, além de serem mais bonitos.

Os neons que tinha passado algum tempo começavam a adquirir um tipo de ulceras na zona da boca, começavam como umas manchas brancas que depois inchavam e os peixes morriam.

Com os cardinais nunca me aconteceu nada deste tipo, desde que optei por eles nunca mais tive problemas.

Na altura fiz uma pesquisa e encontrei artigos que falavam de uma "doença dos neons" que só os atingia a eles, era altamente contagiosa entre os neons e com uma mortalidade alta, mas nunca encontrei nada que referi-se cura para esta doença, apenas dizia para tirar o peixe doente para outro aquario ou utilizar a práctica da eutanásia.

Espera por mais opiniões, vê o que diz a maioria, como nunca mais comprei neons pode ser que o que me aconteceu fosse por algo que eu tenha feito mal.

Cumps, Hugo.

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá a todos.

Tenho aquário montado desde Dezembro passado e os meus néons devem ter mais ou menos mês e meio... tenho para dizer que eles já passaram por um mau bocado :oops: ...desde mudanças algo bruscas no ph, a niveis elevados de nitritos, entre outros e ainda os tenho...está bem morreu-me um... :lol: agora tenho 8 néons e 5 danios zebra rosa igualmente resistentes ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

Publicado:

Há pelo menos uma coisa em que os neons são mais resistentes que os cardinais, na adaptação a pHs mais elevados.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

quanto a mim, os cardinais são muito mais bonitos de que os neons... sendo oriundos da bacia Amazónica, ambos gostam de aquários muito plantados, com bastantes zonas de sombra.

independentemente da tua opção, faz-lhes uma adaptação bem lenta e assegura-te que o ph da água do saco é o mesmo da água do aquário, antes de os soltares.

quando comprei um cardume de 15, o ph da água em que vinham estava a 5! demorei 2 horas a ambientá-los...

Publicado: (editado)

Boas,

Definitivamente os cardinais... alem de serem mais bonitos, a sua longividade depois de ambientados, ultrapassa largamente a dos neons.

Cumprimentos,

Jose Faria.

Editado por joe faria
Publicado:
Há pelo menos uma coisa em que os neons são mais resistentes que os cardinais, na adaptação a pHs mais elevados.

Nisto posso concordar completamente!! Tive cerca de 20 neons num ph de 8 e tal ou 8.5, e nunca morreu nenhum! Quer dizer, de morte "natural" porque foram todos comidos pelos escalares. :)

Abraço

Publicado:

algum de vos ja conseguiu reproduzir neons ou tetras com sucesso?

abrc

Publicado:

Nunca tive cardinais, mas os meus néons morrem sempre da mesma doença que foi descrita em cima: Úlceras perto da boca.

Comem e nadam como se nada fosse, mas apanham úlceras que vão crescendo e os deixam constantemente com a boca aberta até morrerem. É um processo muito lento (meses), mas definham todos assim.

Fica a minha experiência.

Publicado:

Gostaria de saber a que preços se encontram os Neons\Cardinais na vossa zona.

Aqui por Oliveira , encontro a 1€, normalmente em Lisboa não é bem assim.

Reprodução lê aqui:

http://www.aquarticles.com/articles/breedi...nal_Tetras.html

A nível pessoal, nem sequer nunca tive cardinais ou neons.

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:
Boas,

Definitivamente os cardinais... alem de serem mais bonitos, a sua longividade depois de ambientados, ultrapassa largamente a dos neons.

Cumprimentos,

Jose Faria.

consta que a falta de longevidade dos neons, tem a ver com a maneira como são criados em massa, com a agua impregnada de ormonas, antibioticos e sei lá mais o que...

algum de vos ja conseguiu reproduzir neons ou tetras com sucesso?

abrc

eu já tive desovas tando em aquas plantados como 1 vez num aqua montado para o efeito, mas por falta de atenção, nenhum nasceu...