Recommended Posts

Publicado

Boas,

Ontem o meu betta pregou-me um grande susto...

Estava a preparar-lhe uma casita nova, e ainda não tinha tido tempo para fazer a tampa à medida.

Como sou muito pitosga e o termostato é pequenino confundi os nºs e pus a água a 32º

Acho que foi por isso que o pobre fugiu e fui dar com ele já muito seco e em mau estado no armário... :crazyeyes: :D

Mas o tipinho é forte, e depois de umas horas um bocado mal, lá recuperou e agora parece bastante bem.

Claro que já corriji a temperatura, não sei se foi disso ou se simplesmente ele quis "dar o salto"! :)

Espero que ele recupere.

Deixo duas perguntas:

- prováveis causas do salto suicida?

- o que posso fazer para me certificar que ele fica bem?

Obrigada

Publicado:
Boas,

Estava a preparar-lhe uma casita nova, e ainda não tinha tido tempo para fazer a tampa à medida.

Como sou muito pitosga e o termostato é pequenino confundi os nºs e pus a água a 32º

Acho que foi por isso que o pobre fugiu e fui dar com ele já muito seco e em mau estado no armário... :crazyeyes::P

Mas o tipinho é forte, e depois de umas horas um bocado mal, lá recuperou e agora parece bastante bem.

Claro que já corriji a temperatura, não sei se foi disso ou se simplesmente ele quis "dar o salto"! :P

Espero que ele recupere.

Deixo duas perguntas:

Obrigada

Boas

Deve ter saltado devido a mundança brusca de temperatura que ele saltou

Baixa temperatura com calma de dois em dois graus mas não mudes logo no mesmo dia faz a mundança temperatura com calma.

Para te certificares que ele fica bem põe se tiveres uma bomba de oxigenio,aumenta o oxigenio na água e vai alimentado o bem que ele logo fica melhor

boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado:
Boas,

Acho que foi por isso que o pobre fugiu e fui dar com ele já muito seco e em mau estado no armário... cabecadura:bad-words:

Claro que já corriji a temperatura, não sei se foi disso ou se simplesmente ele quis "dar o salto"! :crazyeyes:

Espero que ele recupere.

Deixo duas perguntas:

Obrigada

Olá

Pode ser da temperatura ou o aquario ser pequeno ou ele nao estar feliz da vida e querer mudar banana rock , mas acho que deve ser da temperatura... o que tambem causa as outras coisas... agora nao mudes a agua durante pelo menos 4 dias e nao dês comida em execsso. Ele agora está muito sensivel fisicamente, mantem um olhar atento nos proximos dias para ver se não é atacado por fungos. de resto é tratalo como o rei durante uma semana a temperatura da agua nos 27 ou 28 graus.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Publicado:
Olá

Pode ser da temperatura ou o aquario ser pequeno ou ele nao estar feliz da vida e querer mudar :crazyeyes: , mas acho que deve ser da temperatura... o que tambem causa as outras coisas... agora nao mudes a agua durante pelo menos 4 dias e nao dês comida em execsso. Ele agora está muito sensivel fisicamente, mantem um olhar atento nos proximos dias para ver se não é atacado por fungos. de resto é tratalo como o rei durante uma semana a temperatura da agua nos 27 ou 28 graus.

Coitadinho, tá fraquinho e ferido, mas é um sobrevivente...

aumentei um pouco o oxigéneo, mas não muito, porque senão o coitado nem tem forças para nadar contra a corrente.

Não parece ter fungos.

A temperatura está bem, ele tem apetite, come bem.

O que me preocupa é que tem uma ferida feia mesmo no topo das costas, ou seja, entre a cabeça e a barbatana dorsal.

Parece que a pele pura e simplesmente saiu.

Quando ele voltou para a água, ganhou uma película esbranquiçada, mas que passadas poucas horas foi desaparecendo, caindo.

Na zona da ferida demorou mais a sair, parecia um farrapo.

Agora saiu, mas parece que ficou esfolado... :crazyeyes::crazyeyes:

Eu sei que o aqua é um pouco pequeno (cubo vodafone) mas eu precisei do outro para maternidade de guppys... já tenho 26 alevins lá... e não tinha espaço para nada maior. mas o cubo tem filtro próprio para nanos, termostato, planta (também um pouco adoentada, é certo, mas já estou a tratar disso :) )

Vou tentar postar uma foto.

Obrigada

Publicado:

"aumentei um pouco o oxigéneo, mas não muito, porque senão o coitado nem tem forças para nadar contra a corrente.

Não parece ter fungos.

A temperatura está bem, ele tem apetite, come bem."

Olá

Retira o oxigénio não vai ajudar em nada e tapa o topo do cubo quase na totalidade para manter a humidade no ar.

Cumpr.

Publicado:
Já fiz isso e parece estar a resultar.

Já está a ganhar pele nova e parece bem mais forte. Não apanhou fungos.

Obrigada

Ok está a correr bem, agora é só mante-lo assim.

Dá-lhe uma alimentação boa e variada: larvas de mosquito (secas ou congeladas), artemia, comida caseira e menos de flocos

Se puderes comida viva.

Vai dando noticias.

Cumpr.

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas,

Só para dizer que passado este tempo todo, é o peixe mais lindo e saudável da casa :)

E tá sempre a fazer ninho, coitadinho, sozinho...

Ainda me vai dar na gana substituir a treta dos guppys de quem estou a ficar farta

Publicado:
Boas,

Só para dizer que passado este tempo todo, é o peixe mais lindo e saudável da casa :wink:

E tá sempre a fazer ninho, coitadinho, sozinho...

Ainda me vai dar na gana substituir a treta dos guppys de quem estou a ficar farta

Olá ainda bem que acabou em bem :)

E já vi que estás prestes a apanhar a "virose" dos bettas... :wink: olha que depois a "cura" é dificil (pelo menos para mim é :wink: ainda bem !)

Cumpr.

Publicado:
Olá ainda bem que acabou em bem :)

E já vi que estás prestes a apanhar a "virose" dos bettas... ;) olha que depois a "cura" é dificil (pelo menos para mim é :lol: ainda bem !)

Cumpr.

É bem verdade :oops:

Só para dizer que ele já não está no cubo há muito tempo, só lá ficou menos de um mês.

Agora tem um aqua muito giro, de 20 l, com muitas cabombas.

Só a decoração é que tá um pouco artificial, tipo praia com arca do tesouro e essas tretas, mas foi exigência do meu pequenito.

Já que o peixe é dele e está no quarto dele, não ia dizer que não, afinal, para o peixe tanto dá que a decoração seja ou não um pouco pirosa help