Ph baixou estrondosamente na "ciclagem"

lmsalgado

Recommended Posts

Tenho o aquário montado à 3 dias, sem peixes e sem troncos para já. As plantas coloqueias ontem de manhã. O substracto é Akadama (logo não altera o Ph). No filtro externo tenho cerâmicas, esponjas e cerca de 250gr de turfa (que supostamente baixa um pouco o Ph).

A água da torneira tem um Ph entre 7,5 e 8 (dai eu ter colocado a turfa).

Agora o que me admirou é que hoje fiz o teste de Ph e dá-me um valor de cerca de 5. Não acredito que a turfa baixe tanto o ph, o que me leva a levantar a seguinte hipótese:

Será que a amónia é ácida, e portanto a responsável por este desvio?

Não tenho o teste de amónia, mas como é natural estando o aquário na fase em que está, deve ter um valor considerável.

E já agora ponho outra questão:

O teste de ph que tenho é o da Tetra, que me foi aconselhado por ser claro na escala de cores. Mas o que eu vejo é que a cor com que fica no imediato tende a subir de escalão ao fim de uns minutos. Por exemplo: meço a água da torneira e mostra-me a cor de ph7,5 mas ao fim de uns minutos a cor do frasco é a de ph8. A qual devo ligar, à primeira ou à segunda?

Obrigado

Editado por lmsalgado
Partilhar nas redes sociais

Tenho o aquário montado à 3 dias, sem peixes e sem troncos para já. As plantas coloqueias ontem de manhã. O substracto é Akadama (logo não altera o Ph). No filtro externo tenho cerâmicas, esponjas e cerca de 250gr de turfa (que supostamente baixa um pouco o Ph).

A água da torneira tem um Ph entre 7,5 e 8 (dai eu ter colocado a turfa).

Agora o que me admirou é que hoje fiz o teste de Ph e dá-me um valor de cerca de 5. Não acredito que a turfa baixe tanto o ph, o que me leva a levantar a seguinte hipótese:

Será que a amónia é ácida, e portanto a responsável por este desvio?

Não tenho o teste de amónia, mas como é natural estando o aquário na fase em que está, deve ter um valor considerável.

E já agora ponho outra questão:

O teste de ph que tenho é o da Tetra, que me foi aconselhado por ser claro na escala de cores. Mas o que eu vejo é que a cor com que fica no imediato tende a subir de escalão ao fim de uns minutos. Por exemplo: meço a água da torneira e mostra-me a cor de ph7,5 mas ao fim de uns minutos a cor do frasco é a de ph8. A qual devo ligar, à primeira ou à segunda?

Obrigado

Ora bem, por partes, a ver se se fala de tudo:

O pH baixa no ciclo, para mais porque colocaste a turfa. A turfa amolece a água. Já agora, que peixes queres lá pôr?

O valor, é o segundo. Nos testes, deve vir a dizer que se deve deixar passar uns minutos, mas segue as instruções.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Boas.

Não havendo peixes não há amónia.

Caso o Kh da àgua seja muito baixo, o que deve ser o caso, a turfa baixa-o radicalmente.

Deverias arrancar com tudo de novo, sem turfa, e veres em que valor ele vai estabilizar.

Abraço.

JPM

Ps- É normal o ph da àgua da torneira subir......perde o Co2.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

O valor, é o segundo. Nos testes, deve vir a dizer que se deve deixar passar uns minutos, mas segue as instruções.

Ps- É normal o ph da àgua da torneira subir......perde o Co2.

Nas instruções não menciona nada, mas suspeitava que fosse o segundo. E a explicação do CO2 faz sentido. Obrigado

O pH baixa no ciclo, para mais porque colocaste a turfa. A turfa amolece a água. Já agora, que peixes queres lá pôr?

Caso o Kh da àgua seja muito baixo, o que deve ser o caso, a turfa baixa-o radicalmente.

Deverias arrancar com tudo de novo, sem turfa, e veres em que valor ele vai estabilizar.

Abraço.

JPM

A explicação pode ser plaúsivel, mas suscitou-me mais dúvidas:

Quando dizem que a turfa amolece a água referem-se ao Kh ou ao Gh (é que vejo utilizarem o mesmo termo para ambos os parâmetros indistintamente)?

Acham que devo então:

A - esperar que o ciclo esteja completo e depois agir de acordo com os testes na altura, ou

B - tirar a turfa e tentar corrigir o KH ?

E como é que consigo aumentar o Kh (de preferência sem alterar muito o Ph pois queria-o próximo de 7)?

Obrigado a todos pela ajuda.

Editado por lmsalgado

Não havendo peixes não há amónia.

Já agora, mais uma achega: Não tenho o teste de amónia por isso não posso confirmar, mas a partir do momento em que meti plantas no aquário (e deixando algumas folhas em decomposição) e acrescentando alguma comida, segundo as teorias que por aqui vi, deve haver amónia.

Já agora, mais uma achega: Não tenho o teste de amónia por isso não posso confirmar, mas a partir do momento em que meti plantas no aquário (e deixando algumas folhas em decomposição) e acrescentando alguma comida, segundo as teorias que por aqui vi, deve haver amónia.

Nessas condições provavelmente deve haver. No entanto, penso que as razões para a descida do pH já foram avançadas.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

boas

ja li por aqui que a colucaçao de AKADAMA nos aquarios os primeiros dias tem uma descida incrivel de ph.

e ainda por cima tens turfa é normal a descida tao repentina.

ao fim de uns dias esse ph sobe mais um pouco.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!