Recommended Posts

Publicado:
Têm diferentes comprimentos de onda. A UVC é de 100 a 290nm e a UVB é de 290 a 320nm.

Info encontrada em 2 segundos ao pesquisar na net :crazyeyes:

Ok obrigada.

Mas na prática o que segnifica isso?

Porque é que me dizem que UVC é melhor para esterlizar?

Publicado:
Ok obrigada.

Mas na prática o que segnifica isso?

Porque é que me dizem que UVC é melhor para esterlizar?

Caso não exista outra razão fica com esta: quanto menor for o comprimento de onda da radiação (apresentado habitualmente em nm), maior é a frequência e maior é a energia, logo os UVC são mais energéticos e por isso matam com maior facilidade.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Caso não exista outra razão fica com esta: quanto menor for o comprimento de onda da radiação (apresentado habitualmente em nm), maior é a frequência e maior é a energia, logo os UVC são mais energéticos e por isso matam com maior facilidade.

Cumps

Ok obrigada pela explicação :blink:

Já percebi.

Cumpr.

Publicado: (editado)
Boas

resumindo UVC mata germes e bactérias, UVB não

cumps

Bem... isso é um resumo tão resumido que pode até nem ser verdade!

O que foi perguntado é o porquê da coisa, tu dás a "receita".

Já agora o UVC só mata germes e bactérias em determinadas circunstâncias e presumo que até o UVB possa matar bactérias e germes em determinadas circunstâncias... (daí se falar em eficácia, o UVC é mais eficaz porque a radiação tem mais energia, mas a dose que a bactéria leva também depende do tempo de exposição). Ou seja, mais vale perceber o "porquê" das coisas que aplicar as "receitas"!

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

Olá de novo

Pode-se dizer então que os UVC são para grandes volumes de agua, isto é lt/h e os UVB são para baixos lt/h?

pode-se tirar esta conclusão? E os UVB chegam assim à mesma eficiencia do que os UVC ?

Se calhar só estou a complicar... :D

cumpr.

Publicado: (editado)

a maior diferença para perceberes é

Os raios ultravioletas são divididos em 3 faixas, UVA, UVB, UVC.

UVA – entre 315 e 400 nanômetros, não são absorvidos pela camada de ozônio. São menos nocivos aos seres vivos, pois estão mais próximos da luz visível. existem em todas as lampadas normais.

UVB – entre 290 e 315 nanômetros, parcialmente absorvidos pela camada de ozônio, causam sérios danos à pele e aos olhos. Podem causar queimaduras na pele e danificar a córnea.

a uvb é uma lampada que serve para imitar a luz solar, por exemplo utilizada nas tartarugas quando estes nao podem apanhar sol natural.

UVC – entre 220 e 290 nanômetros, são muito perigosos, mas não atingem a crosta terrestre, já que o ozônio os absorve.

a uvc serve para meter nos aquas e lagos para matar as bacterias e algas, esta luz faz mal aos olhos logo nao deve ser usada como lampada.

Editado por tyutry
Publicado:

Boas

"classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida")."

a origem deste pequeno texto é a Wikipédia.

Para os filtros uv o que nós queremos (pelo menos eu quero) é o efeito germicida que só UVC tem.

cumps

PS: eu quando resumi foi apenas com a intenção de resumir o anteriormente dito

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!