António Lourenço Publicado Dezembro 26, 2007 Publicado Dezembro 26, 2007 Olá Alguem sabe me explicar a diferença entre UV-C e UV-B ? Cumpr. Citar
Akilae Publicado: Dezembro 26, 2007 Publicado: Dezembro 26, 2007 (editado) Têm diferentes comprimentos de onda. A UVC é de 100 a 290nm e a UVB é de 290 a 320nm. Info encontrada em 2 segundos ao pesquisar na net Editado Dezembro 26, 2007 por Akilae Citar Os meus Aquas: Deep Forest Little Heaven
António Lourenço Publicado: Dezembro 26, 2007 Autor Publicado: Dezembro 26, 2007 Têm diferentes comprimentos de onda. A UVC é de 100 a 290nm e a UVB é de 290 a 320nm.Info encontrada em 2 segundos ao pesquisar na net Ok obrigada. Mas na prática o que segnifica isso? Porque é que me dizem que UVC é melhor para esterlizar? Citar
AGA Publicado: Dezembro 26, 2007 Publicado: Dezembro 26, 2007 Ok obrigada.Mas na prática o que segnifica isso? Porque é que me dizem que UVC é melhor para esterlizar? Caso não exista outra razão fica com esta: quanto menor for o comprimento de onda da radiação (apresentado habitualmente em nm), maior é a frequência e maior é a energia, logo os UVC são mais energéticos e por isso matam com maior facilidade. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
António Lourenço Publicado: Dezembro 26, 2007 Autor Publicado: Dezembro 26, 2007 Caso não exista outra razão fica com esta: quanto menor for o comprimento de onda da radiação (apresentado habitualmente em nm), maior é a frequência e maior é a energia, logo os UVC são mais energéticos e por isso matam com maior facilidade. Cumps Ok obrigada pela explicação Já percebi. Cumpr. Citar
andorina Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 Boas resumindo UVC mata germes e bactérias, UVB não cumps Citar
AGA Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 (editado) Boas resumindo UVC mata germes e bactérias, UVB não cumps Bem... isso é um resumo tão resumido que pode até nem ser verdade! O que foi perguntado é o porquê da coisa, tu dás a "receita". Já agora o UVC só mata germes e bactérias em determinadas circunstâncias e presumo que até o UVB possa matar bactérias e germes em determinadas circunstâncias... (daí se falar em eficácia, o UVC é mais eficaz porque a radiação tem mais energia, mas a dose que a bactéria leva também depende do tempo de exposição). Ou seja, mais vale perceber o "porquê" das coisas que aplicar as "receitas"! Cumps Editado Dezembro 27, 2007 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
António Lourenço Publicado: Dezembro 27, 2007 Autor Publicado: Dezembro 27, 2007 Olá de novo Pode-se dizer então que os UVC são para grandes volumes de agua, isto é lt/h e os UVB são para baixos lt/h? pode-se tirar esta conclusão? E os UVB chegam assim à mesma eficiencia do que os UVC ? Se calhar só estou a complicar... :D cumpr. Citar
tyutry Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 (editado) a maior diferença para perceberes é Os raios ultravioletas são divididos em 3 faixas, UVA, UVB, UVC. UVA – entre 315 e 400 nanômetros, não são absorvidos pela camada de ozônio. São menos nocivos aos seres vivos, pois estão mais próximos da luz visível. existem em todas as lampadas normais. UVB – entre 290 e 315 nanômetros, parcialmente absorvidos pela camada de ozônio, causam sérios danos à pele e aos olhos. Podem causar queimaduras na pele e danificar a córnea. a uvb é uma lampada que serve para imitar a luz solar, por exemplo utilizada nas tartarugas quando estes nao podem apanhar sol natural. UVC – entre 220 e 290 nanômetros, são muito perigosos, mas não atingem a crosta terrestre, já que o ozônio os absorve. a uvc serve para meter nos aquas e lagos para matar as bacterias e algas, esta luz faz mal aos olhos logo nao deve ser usada como lampada. Editado Dezembro 27, 2007 por tyutry Citar O meu Nano 30l os meus diys Filtro Externo para lago DIY e para quem gosta de tartarugas... Mundo das tartarugas
andorina Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 Boas "classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida")." a origem deste pequeno texto é a Wikipédia. Para os filtros uv o que nós queremos (pelo menos eu quero) é o efeito germicida que só UVC tem. cumps PS: eu quando resumi foi apenas com a intenção de resumir o anteriormente dito Citar
António Lourenço Publicado: Dezembro 27, 2007 Autor Publicado: Dezembro 27, 2007 Obrigada pelas respostas, já percebi. :D Cumpr. Citar
Recommended Posts