Visitante Publicado Dezembro 26, 2007 Publicado Dezembro 26, 2007 Viva! Sou novo nisto da aquariofilia e tenho um aquário comunitário há cerca de um mês. Bem sei que deveria ter deixado o aquário estabilizar antes de introduzir muitos peixes e deveria ter começado por peixes de principiantes, mas o entusiasmo levou-me, mal, a não o fazer. Nestas condições, já contava com a morte de alguns peixes, eventualmente os mais sensíveis. Contudo, começou-me a morrer guppys, que reputo ser uma espécie resistente, e isso deixou-me preocupado. Reparei, entretanto, que uma guppy que está a morrer tem o corpo parcialmente coberto por uma espécie de camada semi-translúcida aveludada. Podem dizer-me que doença - se é que é uma doença e não uma consequência da qualidade da água (a propósito, o ph é 7 e a dureza é 6) -, estará na base disto e como posso tratá-la? Obrigado
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 26, 2007 Publicado: Dezembro 26, 2007 Bem vindo, Pois é, realmente é uma doença, é tipo um algodão certo? Tens um tópico de doenças em que encontras o que procuras. Guia de Doenças Alguns dos meus aquários (shrimps)
Visitante Publicado: Dezembro 26, 2007 Publicado: Dezembro 26, 2007 Bem vindo,Pois é, realmente é uma doença, é tipo um algodão certo? Tens um tópico de doenças em que encontras o que procuras. Guia de Doenças Obrigado pela resposta. Estive a ver o guia de doenças e parece tratar-se da chamada doença do algodão. Um dos tratamentos sugeridos é aumentar a temperatura para 32 graus. Isso é seguro? Não vou cozer algum dos peixes? E como é que poderei, como o tratamento diz, retirar manualmente o fungo? Obrigado!
Guest Nuno_lvc Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 Agarras no peixe e tiras! Ele não morre, desde que não estejas com elefora de água duas horas. 32 graus, não sei, mas os guppys aguentam 30! Quanto aos outros peixes não referiste quais são. Quando surgem essas situações uso um produto da JBL, para eliminar, o que esteja na agua. Não me lembro do nome. Abraço
Marta Silva Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 Obrigado pela resposta. Estive a ver o guia de doenças e parece tratar-se da chamada doença do algodão. Um dos tratamentos sugeridos é aumentar a temperatura para 32 graus. Isso é seguro? Não vou cozer algum dos peixes? E como é que poderei, como o tratamento diz, retirar manualmente o fungo? Obrigado! Que peixes tens no aquário? Tens invertebrados? aumenta só para os 29/30ºC pelo sim pelo não. Uma vez tentei retirar manualmente um fungo e os resultados não foram muito satisfatórios.. vieram muitas escamas atrás e o peixinho em causa não gostou nada. Se só manteres viviparos no aquário aconselho-te a adição de sal. Torna-se imprescindível comprares um antifungico e começares rapidamente o tratamento, eu tenho bons resultados com o Fungol da JBL. Quanto mais depressa começares o tratamento mais probabilidade tens de os safar, é importante que a doença não avance muito porque senão os peixes ficam cada vez mais debilitados e nem o medicamento os safa Só mais uma coisinha, mantém a luz do aquário apagada
Visitante Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 Que peixes tens no aquário? Tens invertebrados? aumenta só para os 29/30ºC pelo sim pelo não. Uma vez tentei retirar manualmente um fungo e os resultados não foram muito satisfatórios.. vieram muitas escamas atrás e o peixinho em causa não gostou nada. Se só manteres viviparos no aquário aconselho-te a adição de sal. Torna-se imprescindível comprares um antifungico e começares rapidamente o tratamento, eu tenho bons resultados com o Fungol da JBL. Quanto mais depressa começares o tratamento mais probabilidade tens de os safar, é importante que a doença não avance muito porque senão os peixes ficam cada vez mais debilitados e nem o medicamento os safaSó mais uma coisinha, mantém a luz do aquário apagada Olá Tenho um conjunto muito diversificado de peixes: guppys, platys, espadas, neons, santas filomenas, bótias, limpa fundos, limpa vidros, uma enguia e mais alguns. Nada de invertebrados. Entretanto, já morreram dois guppies e 2 neons. Um dos guppyes tinha a barbatana caudal em mau estado, mas é impossível dizer se é causa ou consequência. Os neons, definitivamente, estão doentes. Estão a perder a cor vermelha e alguns apresentam uma mancha branca junto à barbatana dorsal. Pelo que vi no guia das doenças, estão condenados. Quando falas em sal, não é certamente sal de cozinha ou é? Já li algures alguma coisa sobre sal mas não aconselhava sal de cozinha. O problema é que nas lojas de peixes a que posso recorrer não tenho ideia de alguma vez ter visto sal à venda. Comprei um antifúngico de marca Avipar (não sei se é bom, mas era o único que havia) e apliquei-o, tanto quanto percebi, tanto quanto percebi de acordo com as intruções. Entretanto, parece que estão a aparecer alguns pontos brancos noutros peixes, talvez como consequência de ter subido a temperatura do aquário. O que gostava de saber é se posso aplicar anti-ictio em simultâneo com o anti-fungos.
Marta Silva Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 Não coloques sal que os limpa fundos não devem gostar. O facto de o guppy ter a barbatana caudal em mau estado, talvez porque os outros lhe deram umas dentadinhas, só fez com que o peixe ficasse com o sistema imunitário mais debilitado e com uma óptima zona propícia a um ataque de fungos.Quanto à Avipar, não tenho uma boa ideia em relação a esses medicamentos, prefiro sempre da Sera ou da JBL mas pode ser que dê resultado quanto ao ictio não te preocupes, isso deve ter resultado de stress nos peixes mas o ictio não sobrevive a temperaturas mais altas por isso só a subida de temperatura já deve dar cabo dele, nunca mistures medicamentos que não sejam compatíveis
Aqua T Publicado: Dezembro 28, 2007 Publicado: Dezembro 28, 2007 Ola! Parece que estás numa situação má. Se tiveres um filtro com carvão é melhor retirar -lo, porque o carvão vai eliminar o efeito de qualquer tratamento. Tal como a Marta disse o aumento da temperatura deve dar cabo do íctio, para o "algodão" é melhor usar um produto, eu recomendo da sera (baktopur) ou da jbl, mas como nunca ouvi falar do teu não te sei dizer se funciona ou não. Atenção ao manteres a luz desligada pois se o aquário ficar muitos dias com poucas horas de iluminação, podem-te começar a morrer as plantas (eu ja fiz isso e deu para o torto). Espero ter ajudado Abraços!
Visitante Publicado: Dezembro 28, 2007 Publicado: Dezembro 28, 2007 Obrigado pela vossa ajuda. O que dizem leva-me a pôr mais uma questão. Partindo do suposto que o remédio da Avipar não é grande coisa, se mudar parte da água e meter o filtro de carvão posso assumir que a água está limpa desse remédio de modo a depois poder adicionar um da Sera? Obrigado
Psyfactor Publicado: Dezembro 28, 2007 Publicado: Dezembro 28, 2007 Olá, sim podes fazer isso, mas espera umas 24 horas após teres posto o carvão e faze nova TPA imediatamente antes de colocares o produto da sera
Recommended Posts