Recommended Posts

Publicado

Olá!

Com o Natal vem o fantástico bacalhau cozido, com tudo aquilo que tem direito :(

Acontece que tenho o meu aquário na sala. Com 12 pessoas a passarem o Natal em minha casa, no dia 24, apercebi-me que progressivamente a água do meu aquário foi ficando mais turva. A situação foi piorando até atingir o ponto pior ontem a meio da tarde. Hoje de manhã continua igual sem melhorias visíveis. Na sump, existia ontem de manhã, na secção mais "parada" uma película, que era possível de retirar com um dedo...

Como tenho dito num tópico à parte, ainda tenho apenas água no aqua. Não fiz absolutamente nada, a não ser reposição diária da água.

Gostava de tentar perceber o que pode ter acontecido para o evitar de novo no futuro.

As possíveis causas que vejo à partida poderão ser o vapor da comida ou o ar condicionado que fica perto do aqua e que esteve ligado durante bastantes horas (não direccionado directamente para o aquário, mas a cerca de 70cm do aqua).

Já alguém teve uma experiência semelhante? Se sim, de que forma evitar estas situações?

Agradeço desde já a ajuda de todos!

Abraço

Publicado:
BOAS REEF,no meio dessas 12 pessoas nao terá alguem posto algo dentro do aqua???

o meu conselho e q faças uma grande muda de agua,limpes filtros e ficas a espera para ver se repete

abraço fisher

AQUALAND

Boas fishersgheist,

É extremamente improvável que alguém tenha colocado alguma coisa no aqua, dado que não havia crianças, apenas adultos.

Ontem a "neblina" estava já bastante melhor. Apercebi-me ainda que os vidros se encontravam "embaciados" pelo lado de dentro...não sei se é algo normal ou não, mas ajuda a explicar em parte o porquê da água estar turva. Acho que está na altura de comprar um iman para limpar o vidro do aqua por dentro.

Por outro lado, a água na secção central da sump está praticamente parada, o que contribui para criar a tal "película" que vos referi. Só pode ser pela ausência de movimentação da água...mas isto ficará resolvido quando colocar o escumador a funcionar. De qualquer forma, é normal ter a água tão "parada" na secção central da sump?

Já estou mais animado, embora não perceba ainda o que poderá ter acontecido.

Se alguém mais conseguir dar uma opinião...agradecia!

Publicado:

Pois....não tenho explicação para isso a não ser algué ter colocado seja o que for dentro do aqua! Sempre podes fazer ujma tpa grande com água natural/osmose+sal e colocares o escumador a trabalhar, sempre ajuda a retirar qualquer coisa!

Publicado:

Boas Pedro.

Um mistério de facto. Mas coloco fora de hipótese alguém ter colocado alguma coisa no aqua.

E os vidros "embaciados" por dentro? É normal? Costuma acontecer? Ou é também outro mistério?

Publicado:

Os vidros embaciados por dentro deve ser a "porcaria" que está em suspensão no aqua que fica no vidro! Agora a razão para isso....Só se andaste a remexer a areia....por falar em areia, que tipo de areia tens?

Publicado:
Os vidros embaciados por dentro deve ser a "porcaria" que está em suspensão no aqua que fica no vidro! Agora a razão para isso....Só se andaste a remexer a areia....por falar em areia, que tipo de areia tens?

Boas Pedro!

Não, não remexi na areia. Tenho areia de 3-4 mm de coral, que me foi sugerida na Aquamagia. Passei-a bem por água antes de a colocar no aquário.

Tenho a secção central da sump com a água totalmente parada. Chega a criar uma "nata" de porcaria pela falta de circulação. É normal?

A minha suspeita é que esteja relacionado com as espojas de lã que utilizo...talvez esteja na hora de as substituir? Ou talvez tenha de mais? Será possível que elas tenham atingido o máximo de absorção possível e tenham largado os detritos que estavam acumulados no aqua?

Abraço e obrigado pela ajuda

Publicado:

Boas.

A minha suspeita é que esteja relacionado com as espojas de lã que utilizo

Aqui acho que tens bom remédio..... Não utilizes.

Se achas que tens a áqua muito parada na Sump, vê se consegues colocar um retorno mais forte, deste modo passaria mais água pela Sump.

Abraço,

João Judicibus

Publicado:
Boas.

Aqui acho que tens bom remédio..... Não utilizes.

Se achas que tens a áqua muito parada na Sump, vê se consegues colocar um retorno mais forte, deste modo passaria mais água pela Sump.

Boas.

O meu problema e que não tenho a certeza se o problema virá ou não daí....e não quero retirar as esponjas sem ter a certeza que é daí que vem o problema -)

E aconselharam-me a usar as esponjas até ter rocha viva suficiente para fazer a filtragem.

Abraço

Publicado:
Boas.

O meu problema e que não tenho a certeza se o problema virá ou não daí....e não quero retirar as esponjas sem ter a certeza que é daí que vem o problema -)

E aconselharam-me a usar as esponjas até ter rocha viva suficiente para fazer a filtragem.

Abraço

Olá,

Eu estou com um prolemas semeliante que também começou no dia de Natal, em que na sala onde está o aquário se fez uma lareira que deitou algum fumo para a sala.

Embora eu já tivesse reparado que a água não etava límpida, neste momento estámuito turva mesmo e a piorar.

Como adicionei areão na mesma manhã, pensei que tinha lavado mal o areião mas não reparei que havia pó em suspensão quando adicionei o mesmo. Mas o areião é esbranquiçado enquanto que a turvez da água é amarela-esverdeada. Será um boom de algas ou bactérias? Tenho muitas algas filamentosas a crescer nos vidros e algumas no fundo, estará relacionado?

Abraço e boas festas de fim de ano.

Publicado:
Boas.

Abraço

Ora, se não tens nada no aqua a não ser água e areia não necessitas de fazer qualquer tipo de filtragem!

Agora um concelho, retira a lã de vidro, não necessitas dela e até pode ser má no futuro. Em principio pode ser daí que vem o problema!

Quanto à pelicula que cria na sump, deve ser mesmo por causa da pouca circulação na sump. Qual a potência do retorno que tens?

Olá,

Eu estou com um prolemas semeliante que também começou no dia de Natal, em que na sala onde está o aquário se fez uma lareira que deitou algum fumo para a sala.

Embora eu já tivesse reparado que a água não etava límpida, neste momento estámuito turva mesmo e a piorar.

Como adicionei areão na mesma manhã, pensei que tinha lavado mal o areião mas não reparei que havia pó em suspensão quando adicionei o mesmo. Mas o areião é esbranquiçado enquanto que a turvez da água é amarela-esverdeada. Será um boom de algas ou bactérias? Tenho muitas algas filamentosas a crescer nos vidros e algumas no fundo, estará relacionado?

Abraço e boas festas de fim de ano.

Essa do fumo...pode ser um problema, pois o aqua pode ter absorvido alguma coisa. Faz testes e vê se tens algum desiquilibrio, pois deves ter, ou fosfatos, selicatos...algum destes deve estar alto.