Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal,

Adquiri há uns anos um pequeno aquário num supermercado que vinha com um kit de mil e uma coisas. Como era para começar, acabei por comprar uns peixinhos vermelhos, mas estes não venceram... Morrendo 3 ou 4 dias depois. Voltei à loja de animais, expliquei que tinham ficado cheios de pontinhos brancos, todos esbranquiçados e com algumas manchas vermelhas (sangue?). Levei mais uns 2 ou 3 peixinhos para casa, uns testes de ph e afins, lavei bem o aquário e voltei a tentar... Sem resultado positivo, morte dos animais pelos mesmos motivos. Desisti e o aquário ficou na arrecadação parado 2 anos. Há 15 dias lembrei-me dele! Pensei, vou voltar a tentar... Lavei tudo muito bem lavadinhos, preparei a água, esperei uns dias com o filtro ligado e tudo pronto para receber os pequenitos... Fui à loja de animais (outra diferente), escolhi os peixes mais vivaços e animados e lá fui eu... Peixinhos no aquário, alimentados e felizes... Por uma semana!! A água começou a ficar turva ao fim de uns 6 dias e resolvi mudar 25% desta o que melhorou o seu aspecto, mas nada feito... Os animais começaram a parar pelos cantos, no fundo do aquário, só se mexiam quando os alimentava... Estive cerca de 1 dia e meio fora de casa, agora pela altura do Natal, e ontem quando cheguei estavam os 3 mortos, sem barbatanas, cheios de fios brancos e a água extremamente suja e com um cheiro terrível... :(

Acho que desisti, mas gostava de conseguir perceber o que aconteceu... Ajudem-me, pf.

Obrigada,

MJoão

Publicado:
  mariajoaol disse:
Olá pessoal,

Adquiri há uns anos um pequeno aquário num supermercado que vinha com um kit de mil e uma coisas. Como era para começar, acabei por comprar uns peixinhos vermelhos, mas estes não venceram... Morrendo 3 ou 4 dias depois. Voltei à loja de animais, expliquei que tinham ficado cheios de pontinhos brancos, todos esbranquiçados e com algumas manchas vermelhas (sangue?). Levei mais uns 2 ou 3 peixinhos para casa, uns testes de ph e afins, lavei bem o aquário e voltei a tentar... Sem resultado positivo, morte dos animais pelos mesmos motivos. Desisti e o aquário ficou na arrecadação parado 2 anos. Há 15 dias lembrei-me dele! Pensei, vou voltar a tentar... Lavei tudo muito bem lavadinhos, preparei a água, esperei uns dias com o filtro ligado e tudo pronto para receber os pequenitos... Fui à loja de animais (outra diferente), escolhi os peixes mais vivaços e animados e lá fui eu... Peixinhos no aquário, alimentados e felizes... Por uma semana!! A água começou a ficar turva ao fim de uns 6 dias e resolvi mudar 25% desta o que melhorou o seu aspecto, mas nada feito... Os animais começaram a parar pelos cantos, no fundo do aquário, só se mexiam quando os alimentava... Estive cerca de 1 dia e meio fora de casa, agora pela altura do Natal, e ontem quando cheguei estavam os 3 mortos, sem barbatanas, cheios de fios brancos e a água extremamente suja e com um cheiro terrível... :(

Acho que desisti, mas gostava de conseguir perceber o que aconteceu... Ajudem-me, pf.

Obrigada,

MJoão

Não é motivo para desistir nem tens um aquário amaldiçoado.

Antes de voltares a colocar qualquer peixe dentro de água, lê primeiro na secção de "Os primeiros passos na aquariofilia" o que convém fazer.

Ciclo do Azoto, importântissimo, entre outros factores que convém ter em conta para que possas receber habitantes.

Publicado:

Foi o que fiz, informei-me acerca de tudo antes... :(

Só não compreendo porque tenho uma amiga que tem um peixe enfiado num daqueles aquários redondos terríveis, onde não cabe nem 1L de água... Já para não referir que a água vem directamente da torneira para o dito "aquário", não tem qualquer tratamento nem filtragem, e o animal sobrevive... Embora acredito que não seja muito feliz.

Eu com tantos cuidados e dá nisto... :(

Publicado:
  mariajoaol disse:
Olá pessoal,

Obrigada,

MJoão

Olá

Não desistas, isto é maravilhoso mundo e merece a pena o tempo de espera que TEMOS OBRIGATORIAMENTE que ter.

Na tua mensagem anterior à minha escreveste que tinhas lido mas parece-me que ou leste pouco ou mal, pq o ciclo é muito muito importante e tu não respeitaste (coloquei a bold no teu texto), ora isso provocou a morte dos teus peixes. Só o ciclo demora no mínimo e sem ajudas externas cerca de um mês.

Publicado:

Ola!

Como já disseram não respeitaste os ciclos...

Outra coisa , esses peixes vermelhos , os kinguios(carassius auratsus , que vao desde a variedade peixe vermelho, ao telescopio , oranda, cometa , etc), presisam de filtros potentes eaquarios a partir dos 200 litros !

Crescem muito por isso quando voltares a tentar se o teu aqua não tiver plo menos 160 litros não metas kinguios...compra um termostacto e poe uns guppies ou assim...

Cump

Publicado: (editado)
  mariajoaol disse:
Olá pessoal,

Adquiri há uns anos um pequeno aquário num supermercado que vinha com um kit de mil e uma coisas. Como era para começar, acabei por comprar uns peixinhos vermelhos, mas estes não venceram... Morrendo 3 ou 4 dias depois. Voltei à loja de animais, expliquei que tinham ficado cheios de pontinhos brancos, todos esbranquiçados e com algumas manchas vermelhas (sangue?). Levei mais uns 2 ou 3 peixinhos para casa, uns testes de ph e afins, lavei bem o aquário e voltei a tentar... Sem resultado positivo, morte dos animais pelos mesmos motivos. Desisti e o aquário ficou na arrecadação parado 2 anos. Há 15 dias lembrei-me dele! Pensei, vou voltar a tentar... Lavei tudo muito bem lavadinhos, preparei a água, esperei uns dias com o filtro ligado e tudo pronto para receber os pequenitos... Fui à loja de animais (outra diferente), escolhi os peixes mais vivaços e animados e lá fui eu... Peixinhos no aquário, alimentados e felizes... Por uma semana!! A água começou a ficar turva ao fim de uns 6 dias e resolvi mudar 25% desta o que melhorou o seu aspecto, mas nada feito... Os animais começaram a parar pelos cantos, no fundo do aquário, só se mexiam quando os alimentava... Estive cerca de 1 dia e meio fora de casa, agora pela altura do Natal, e ontem quando cheguei estavam os 3 mortos, sem barbatanas, cheios de fios brancos e a água extremamente suja e com um cheiro terrível... :crazyeyes:

Obrigada,

MJoão

Os peixes vermelhos, normalmente sao vendidos em más condições de saude, muitos ja com doenças por isso nao me admiro que eles nao te durem muito tempo.

Lavaste o aquario com que produtos? Eu conheço uma pessoa que tinha carpas, e lavava o aquario de semana a semana completamente e mudava a agua toda, até um dia que se lembrou de lavar os vidros com cilit b ang para tirar as algas dos vidros.... obviamente quando la meteu os peixes morreram todos num espaço de 24 horas.

Nao des comida em excesso para nao sujar demasiado a agua, e nao compres logo os peixes todos para por no aquario, vai pondo 3 ou 4 cada semana para evitar picos de nitritos

Editado por aquas
Publicado:
  pedromelao disse:
Ola!

Como já disseram não respeitaste os ciclos...

Outra coisa , esses peixes vermelhos , os kinguios(carassius auratsus , que vao desde a variedade peixe vermelho, ao telescopio , oranda, cometa , etc), presisam de filtros potentes eaquarios a partir dos 200 litros !

Crescem muito por isso quando voltares a tentar se o teu aqua não tiver plo menos 160 litros não metas kinguios...compra um termostacto e poe uns guppies ou assim...

Cump

Os guppies, para mim, até nem são dos melhores, porque no inverno ainda morrem com alguma facilidade. Mollies ou assim.

aquas disse:
Nao des comida em excesso para nao sujar demasiado a agua, e nao compres logo os peixes todos para por no aquario,

1 de cada vez e com calma.

O resto está quase tudo aqui.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
  mariajoaol disse:

Olá pessoal,

Publicado:
  mariajoaol disse:
...preparei a água, esperei uns dias com o filtro ligado e tudo pronto para receber os pequenitos... Fui à loja de animais (outra diferente), escolhi os peixes mais vivaços e animados e lá fui eu... Peixinhos no aquário, alimentados e felizes... Por uma semana!! A água começou a ficar turva ao fim de uns 6 dias e resolvi mudar 25% desta o que melhorou o seu aspecto, mas nada feito... Os animais começaram a parar pelos cantos, no fundo do aquário, só se mexiam quando os alimentava...

Nota-se claramente pelo que descreveu que os parâmetros da água pioraram sensivelmente em poucos dias e consequentemente levando seus peixes a morte.

A questão fica a saber:

a) Qual seria esse sistema de filtração que não corrigiu quase nada a qualidade da água?

b) Qual será a quantidade de alimentos que estás colocando para esse peixes?

c) Mesmo sem filtração, fazendo-se TPAs constantes (com água tratada) seus peixes "deveriam" resistir por mais tempo, caso tivesse respeitado o ciclo do azoto.

Ps.: Dessa vez NÃO apareceram os pontos brancos nos peixes? (ictio)

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:
  mariajoaol disse:
Desta vez não houve pontos brancos, e tenho o aqua em cima de um movel

se calhar é por causa disso já tive um aqua em coma de um móvel(como toda a gente incluindo eu), mas emtinha outra prateleira por cima do aqua e aconteceu que devido ao vapor da agua a prateleira comessou a desfazer-se(pouco claro, não ficou com nenhum buraco nem nada) mas ficou com uma espécie de serradura e isso caia para o meu aqua o que evenenava a água.

e os meus peixes não duravam mais de 1 dia.

agora temnho o aqua num móvel livre e tenho peixes com meses e alvivs tb. :wink: