Comportamentos dos meus gourami


carlosribeiro

Recommended Posts

Os meus gouramis pérola, ultimamente têm tido uns comportamentos estranhos, como darem "beijos", durante muito tempo

e também fazem umas "danças". O Que é que isto significa?

 

Olá

 

Embora não ache que há motivo para alarme gostaria que colocasses mais um pouco de informação

 

Tamanho do aquário

Nº de gouramis

e também o numero de machos e fêmeas.

 

Mas este tipo de comportamento deve-se por norma a dois factores ou ao inicio da corte por parte do macho a fêmea em que por norma os encostos ou "beijos são dados nas laterais e com o macho a assumir muitas vezes uma postura de exibição da lateral em frente a fêmea com um aumento na intensidade das corres do macho e estendendo ao máximo as suas barbatanas, este tipo de encontros por norma terminam com a resposta da fêmea inicialmente abrindo também as suas barbatanas e depois fechando-as "em sinal de sumição, de seguida dá-se um afastamento da fêmea que é perseguida pelo macho. Após esta pequena perseguição o macho volta para o local onde já começou a fazer o ninho. Este comportamento vai ser repetido enumeras vezes indo o macho tentar atrair a fêmea para o local do ninho.

 

Outro motivo para haver um comportamento semelhante é a quando da presença de mais do que um macho a tentar ocupar território para a construção do ninho neste caso se o aquário não for o suficientemente grande para que os territórios não se sobreponham pode – se dar o caso de haver algumas brigas entre eles.

 

Mas se o aquário for suficientemente grande os machos irão separar totalmente os territórios havendo ocasionalmente apenas algumas exibições na zona de fronteira entre os territórios.

 

Cumprimentos

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação...

O meu aquário é de 100 cm e tem 150 litros, tenho dois gouramis, que penso serem um casal, um é maior e mais largo e o outro é mais fino e pequeno e tem a barbatana dorsal mais alongada. Eles dão beijos nas laterais, mas principalmente na boca. Ainda não notei qualquer presença de ninho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Para identificar se são machos ou fêmeas a forma mais simples é através da barbatana dorsal esta apresenta uma forma arredondada na fêmea e pontiaguda no macho, outras características são o vermelho mais intenso no macho e a fêmea quando adulta vai apresentar uma forma mais arredondada no abdómen.

 

Em relação ao comportamento que eles têm tido vais ter que ser tu através da observação a perceber se se trata de um comportamento de defesa de território ou de corte.

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais