Recommended Posts

Publicado (editado)

Há duas semanas atrás, começou-me aparecer uma camada castanha pelo aquário todo, onde tive que lavar todo o material que estava a enfeitar o aqua.

Agora uns dias depois está aparecer novamente, será que alguém me possa ajudar a desqualificar e resolver o problema ?

castanho1.JPG

castanho2.JPG

castanho3.JPG

Editado por P-Mota
Publicado: (editado)
boas

isso pode ser cianobactérias, não tens equipa de limpeza pleco, otto ou CAE?

eu tive esse problema num aqua e um pleco resolveu num instante.

Por acaso não tenho equipa de limpeza, por isso acredito que tenhas razão, vou já tratar disso, e muito obrigado pela ajuda !!!

Para um aqua de 60 cm, quais é que aconselhas ???

Editado por P-Mota
Publicado: (editado)
Há duas semanas atrás, começou-me aparecer uma camada castanha pelo aquário todo, onde tive que lavar todo o material que estava a enfeitar o aqua.

Agora uns dias depois está aparecer novamente, será que alguém me possa ajudar a desqualificar e resolver o problema ?

castanho1.JPG

castanho2.JPG

castanho3.JPG

Olá , e Fosfatos na água , tens o teste? Porque podem ser algas castanhas provocadas pelos mesmos fosfatos , as cianobacterias parecem-se mais com tufos de algodão , como algodão doce (de cores várias) a crescer na superficei das coisas, isso dá-me a sensação (por experiencia visual) de serem algas castanhas provocadas por niveis de fosfatos (talvez a madeira que tenhas posto no aqua liberta ainda muito fosfato) , apenas um sugestão , mas para quem tem plantados o teste de fosfatos é necessário , um abraço.

p.s. Mas nada que o L que sugeriram não resolva , só se o alimentares muito bem ele faz um trabalho deficiente , apenas vai limpando o que será a zona dele (perto do tronco de mopani ou magal que vi na foto ) será o território dele quase de certeza :shock:... precisam de roer madeira, e algumas substâncias que a fazem parte da madeira são essenciais para eles, claro de preferencia mangal ou mopani.

P.S. ultima hora , hehe ... acrescento ...umas corydoras ajudam a manter o substrato á superficei livre de algas , elas reviram muito o que está á superficei , daí tb fazem falta ( como scavengers) ajudam a manter o substrato "respiravel" para plantas :D ,( imagina que serás tu a revolver a terra dos vasos do jardim) , esse é o trabalho das corys num plantado , além de toda a comida que chegar ao fundo , é delas ;) ...

Jose Palma

Editado por netmaniac
Publicado:
Olá , e Fosfatos na água , tens o teste? Porque podem ser algas castanhas provocadas pelos mesmos fosfatos , as cianobacterias parecem-se mais com tufos de algodão , como algodão doce (de cores várias) a crescer na superficei das coisas, isso dá-me a sensação (por experiencia visual) de serem algas castanhas provocadas por niveis de fosfatos (talvez a madeira que tenhas posto no aqua liberta ainda muito fosfato) , apenas um sugestão , mas para quem tem plantados o teste de fosfatos é necessário , um abraço.

p.s. Mas nada que o L que sugeriram não resolva , só se o alimentares muito bem ele faz um trabalho deficiente , apenas vai limpando o que será a zona dele (perto do tronco de mopani ou magal que vi na foto ) será o território dele quase de certeza biggrin.png' alt=':biggn:'>... precisam de roer madeira, e algumas substâncias que a fazem parte da madeira são essenciais para eles, claro de preferencia mangal ou mopani.

P.S. ultima hora , hehe ... acrescento ...umas corydoras ajudam a manter o substrato á superficei livre de algas , elas reviram muito o que está á superficei , daí tb fazem falta ( como scavengers) ajudam a manter o substrato "respiravel" para plantas biggrin ,( imagina que serás tu a revolver a terra dos vasos do jardim) , esse é o trabalho das corys num plantado , além de toda a comida que chegar ao fundo , é delas ;) ...

Jose Palma

Caro netmaniac, vou seguir o teu conselho e comprar o teste de fosfato, é que o problema continua e eu já não sei o que fazer !!!!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boa noite.

Tira esse tronco Mopani, depois aspira o areão.

Vais ver que é vestígios da parte mais escura do tronco.

Esses troncos largam muito castanho.