João Nuno Cruz Publicado Maio 22, 2004 Publicado Maio 22, 2004 Boas, Começando pelo aquário: 100x30x40 (100 litros úteis) Temperatura 26-27 ºC pH 6.8 KH 5 Amónia e Nitritos 0 Nitratos 25 Fauna: 2 Escalares Negros (+-5 cm) 5 Otocinclus Afinis 2 Corydora Aenus 1 Corydora Albino 2 Corydora Julli 10 Cardinais 4 Rasbora Heteromorpha 6 Neons Chineses 7 Petitella Georgiae 4 Peixe Lápis Caracóis Flora: Muito diversa Problema: Desde há 3 dias que um dos esclares anda muito apático, muito parado, com as barbatanas estendidas ao longo do corpo e não liga nada à comida. Não aparenta qualquer tipo de doença, nem de agressão. Já passei horas a observar o aquário e não há nenhum peixe que o tenha vindo a incomodar, nem mesmo o outro escalar. Andavam sempre os dois juntos e quando me aproximava do aquário, pareciam doidos para comer. Nestes 3 dias só o vi dar uma bicada numa larva de mosquito vermelho e isso foi ontem à noite. Alguém me pode ajudar?! O que faço?! Não houve qualquer mudança no aquário, nem novas plantas, nem novos peixes, nem mudança de comida, nada!!! Abraços, JNC PS Tenham peninha dele, digam o que possa ser e como o ajudar!! Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Curujinha Publicado: Maio 22, 2004 Publicado: Maio 22, 2004 Já vi o mesmo acontecer a corydoras... contudo acabaram por morrer Espero que nao te aconteça o mesmo! Não faço a ideia do que seja, contudo, os escalares preferem uma água com ph 7 e kh 8... mas sendo um comunitario.. temos que arranjar valores pra quais todos estejam bem, é complicado Boa sorte! Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
João Nuno Cruz Publicado: Maio 23, 2004 Autor Publicado: Maio 23, 2004 Bom Dia pessoal, Vá lá, ninguém me pode ajudar?! Já estamos no 4º dia e mantém-se tudo na mesma! Receio perder o peixe sem saber o que lhe fazer! Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Hugo Santos Publicado: Maio 23, 2004 Publicado: Maio 23, 2004 Olá Intrust O meu conselho é que deves procurar qualquer tipo de parasita intestinal. Isola o peixe e verifica as fezes, (se houver). Como está o abdomem do peixe? O spironucleos é também bastante comum em escalares, eu apontaria para isso... Procura aqui no forum info. sobre isso e o tratamento com Flagyl, se for o caso claro. Quanto ao valor do Ph e do Kh não vejo nenhum mal... Alias, Corujinha porquê esses valores? Abraço
João Nuno Cruz Publicado: Maio 23, 2004 Autor Publicado: Maio 23, 2004 Boas, Pois, ele não come e por isso fezes nem vêlas!! :D Verifiquei hoje que ele se aproximava da superficie da água ficava a olhar para a comida, como que a escolher o pedaço que ia comer mas, nunca avançou para ela!!! Noto-o cada vez mais parado... acho que não se vai safar!! Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
João Nuno Cruz Publicado: Maio 24, 2004 Autor Publicado: Maio 24, 2004 Boas, Já que ninguém me diz mais nada, aproveitando a pesquisa e as dicas do Hugo Santos, acho que vou tentar o Flagyl. Agora digam-me umas coisas: 1 - O bicho não come nada há 4 dias, por isso vou ter que fazer o tratamento directamente na água, isso não vai afectar nenhum dos outros habitantes certo?? 2 - Dose recomendada 1 comprimido por cada 33 litros de água certo? 3 - Mudas de água, sim ou não? 4 - Outros conselhos... Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Mónica Nunes Publicado: Maio 24, 2004 Publicado: Maio 24, 2004 Boas intrust. eu ja tive o mesmo problema que tu, so que eu consegui ver as fezes brancas e avancei logo com o tratamento com flagyl, eu usei um aquario hospital e isolei os "Pacientes" usei um comprimido para 30 litros, visto o aquario nao levar mais agua. Fiz o tratamento 3 dias seguidos e ao fim dos 3 dias nao notei melhoras, voltei a fazer mais 3 dias e ficaram porreiros. A cada dia antes de desfazeres o flagyl na agua, fazes uma muda de 50% de agua. Boa sorte, vai correr tudo bem. All the pretty things are going to hell!!!
João Nuno Cruz Publicado: Maio 24, 2004 Autor Publicado: Maio 24, 2004 Boas, Obrigado Gatinha. Acontece que não tenho, neste momento, condições de isolar o peixe e por isso preciso mesmo de saber se posso ou não medicar todo o aquário!!! Pessoal, já tenho o Flagyl, preciso das vossas indicações... Obrigado, Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Maio 24, 2004 Publicado: Maio 24, 2004 Viva Intrust Flagyl sim! Podes usar no quário ,não danifica o filtro biologico ,nem as plantas e é bem tolerado pela maioria dos peixes .Faz como a Gatinha disse . Boa sorte! Cump. Rui
Curujinha Publicado: Maio 24, 2004 Publicado: Maio 24, 2004 Hugo, Os numeros que apontei foram resultado de pesquisa na net.. Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
João Nuno Cruz Publicado: Maio 25, 2004 Autor Publicado: Maio 25, 2004 Boas, Comecei com o Falgyl!! O menino não come há cinco dias e está cada vez mais apático!!! Durante quanto tempo faço o tratamento? Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Mónica Nunes Publicado: Maio 26, 2004 Publicado: Maio 26, 2004 Durante 3 dias, se nao veres melhoras repete mais 3 dias, mas vai reparando nas fezes, o meu nao comia mas fazia as fezes esbranquiçadas, e mesmo depois dele acabar o tratamento ficou uns 2 dias sem comer e so voltou a comer alimento vivo e blood worms congeladas (ficou fino), isto ja foi a umas 3 semanas e so esta semana ele voltou a comer flocos!!!! All the pretty things are going to hell!!!
João Nuno Cruz Publicado: Maio 27, 2004 Autor Publicado: Maio 27, 2004 Boas, É só para vos manter ao corrente. Comecei com o Flagyl na 3ª Feira e repeti ontem à noite. Por incrivel que possa parecer, pelo menos a mim pareceu-me, o escalar alterou radicalmente o seu comportamento. Ainda não come , mas já se passeia pelo aquário e não está sempre parado num canto! Será que se deve já ao Flagyl, ou estaria a ter alguma crise de identidade que lhe está a passar! Só me faltava ter um esclar anorético!!! Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
João Nuno Cruz Publicado: Maio 27, 2004 Autor Publicado: Maio 27, 2004 Boas, Pois é!! Ainda sem saber se ele estava com uma crise de anorexia ou se foi mesmo o Flagyl, o que é certo é que hoje (3º dia de tratamento) o escalar voltou a comer Obrigado a que me ajudou a ajudar o meu escalar!! Abraços, JNC Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Mónica Nunes Publicado: Maio 27, 2004 Publicado: Maio 27, 2004 Boa!!!!!!!!!! Que bom que o teu escalar já está curado, eu sei é un alivio!!! Agora trata de alimenta-lo bem!!! All the pretty things are going to hell!!!
Recommended Posts