Recommended Posts

Publicado

Boas,

Começando pelo aquário:

100x30x40 (100 litros úteis)

Temperatura 26-27 ºC

pH 6.8

KH 5

Amónia e Nitritos 0

Nitratos 25

Fauna:

2 Escalares Negros (+-5 cm)

5 Otocinclus Afinis

2 Corydora Aenus

1 Corydora Albino

2 Corydora Julli

10 Cardinais

4 Rasbora Heteromorpha

6 Neons Chineses

7 Petitella Georgiae

4 Peixe Lápis

Caracóis

Flora: Muito diversa

Problema:

Desde há 3 dias que um dos esclares anda muito apático, muito parado, com as barbatanas estendidas ao longo do corpo e não liga nada à comida.

Não aparenta qualquer tipo de doença, nem de agressão. Já passei horas a observar o aquário e não há nenhum peixe que o tenha vindo a incomodar, nem mesmo o outro escalar. Andavam sempre os dois juntos e quando me aproximava do aquário, pareciam doidos para comer.

Nestes 3 dias só o vi dar uma bicada numa larva de mosquito vermelho e isso foi ontem à noite.

Alguém me pode ajudar?! O que faço?! Não houve qualquer mudança no aquário, nem novas plantas, nem novos peixes, nem mudança de comida, nada!!!

Abraços,

JNC

PS Tenham peninha dele, digam o que possa ser e como o ajudar!!

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Já vi o mesmo acontecer a corydoras... contudo acabaram por morrer :cry: Espero que nao te aconteça o mesmo!

Não faço a ideia do que seja, contudo, os escalares preferem uma água com ph 7 e kh 8... mas sendo um comunitario.. temos que arranjar valores pra quais todos estejam bem, é complicado :cry: Boa sorte!

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Publicado:

Bom Dia pessoal,

Vá lá, ninguém me pode ajudar?!

Já estamos no 4º dia e mantém-se tudo na mesma!

Receio perder o peixe sem saber o que lhe fazer! :cry:

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Olá Intrust

O meu conselho é que deves procurar qualquer tipo de parasita intestinal.

Isola o peixe e verifica as fezes, (se houver).

Como está o abdomem do peixe?

O spironucleos é também bastante comum em escalares, eu apontaria para isso...

Procura aqui no forum info. sobre isso e o tratamento com Flagyl, se for o caso claro.

Quanto ao valor do Ph e do Kh não vejo nenhum mal...

Alias, Corujinha porquê esses valores?

Abraço

frame.jpg

Publicado:

Boas,

Pois, ele não come e por isso fezes nem vêlas!! :D

Verifiquei hoje que ele se aproximava da superficie da água ficava a olhar para a comida, como que a escolher o pedaço que ia comer mas, nunca avançou para ela!!! :)

Noto-o cada vez mais parado...

acho que não se vai safar!! :roll:

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Boas,

Já que ninguém me diz mais nada, aproveitando a pesquisa e as dicas do Hugo Santos, acho que vou tentar o Flagyl. :(

Agora digam-me umas coisas:

1 - O bicho não come nada há 4 dias, por isso vou ter que fazer o tratamento directamente na água, isso não vai afectar nenhum dos outros habitantes certo??

2 - Dose recomendada 1 comprimido por cada 33 litros de água certo?

3 - Mudas de água, sim ou não?

4 - Outros conselhos...

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Boas intrust.

eu ja tive o mesmo problema que tu, so que eu consegui ver as fezes brancas e avancei logo com o tratamento com flagyl, eu usei um aquario hospital e isolei os "Pacientes" usei um comprimido para 30 litros, visto o aquario nao levar mais agua. Fiz o tratamento 3 dias seguidos e ao fim dos 3 dias nao notei melhoras, voltei a fazer mais 3 dias e ficaram porreiros. A cada dia antes de desfazeres o flagyl na agua, fazes uma muda de 50% de agua.

Boa sorte, vai correr tudo bem.

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Boas,

Obrigado Gatinha.

Acontece que não tenho, neste momento, condições de isolar o peixe e por isso preciso mesmo de saber se posso ou não medicar todo o aquário!!!

Pessoal, já tenho o Flagyl, preciso das vossas indicações...

Obrigado,

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Viva Intrust

Flagyl sim! Podes usar no quário ,não danifica o filtro biologico ,nem as plantas e é bem tolerado pela maioria dos peixes .Faz como a Gatinha disse .

Boa sorte!

Cump.

Rui

Publicado:

Hugo,

Os numeros que apontei foram resultado de pesquisa na net.. :wink:

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Publicado:

Boas,

Comecei com o Falgyl!!

O menino não come há cinco dias e está cada vez mais apático!!!

Durante quanto tempo faço o tratamento?

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Durante 3 dias, se nao veres melhoras repete mais 3 dias, mas vai reparando nas fezes, o meu nao comia mas fazia as fezes esbranquiçadas, e mesmo depois dele acabar o tratamento ficou uns 2 dias sem comer e so voltou a comer alimento vivo e blood worms congeladas (ficou fino), isto ja foi a umas 3 semanas e so esta semana ele voltou a comer flocos!!!!

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Boas,

É só para vos manter ao corrente.

Comecei com o Flagyl na 3ª Feira e repeti ontem à noite.

Por incrivel que possa parecer, pelo menos a mim pareceu-me, o escalar alterou radicalmente o seu comportamento. :(

Ainda não come ;) , mas já se passeia pelo aquário e não está sempre parado num canto!

Será que se deve já ao Flagyl, ou estaria a ter alguma crise de identidade que lhe está a passar! Só me faltava ter um esclar anorético!!!

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Publicado:

Boas,

Pois é!! Ainda sem saber se ele estava com uma crise de anorexia ou se foi mesmo o Flagyl, o que é certo é que hoje (3º dia de tratamento) o escalar voltou a comer :)

Obrigado a que me ajudou a ajudar o meu escalar!!

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão