Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá pessoal

Andei a pesquisar recentemente sobre aquariofilia na net , e vim aqui parar acho o forum muito interessante.

a minha história é a seguinte , ao ler o site encontrei muitas coisa que eu descobri sozinho e muitas k desconhecia sempre gostei de peixes e sempre os tive, eu sempre tive aquários pequenos , actualmente tenho um de 60cm , mas depois de recentemente ter aberto uma loja onde moro ( Lagos ) onde a abundancia de espécies tanto de agua doce e de agua salgada é enorme fikei mais interessado ainda.

Eu tenho um aquario simples nada comparado com os que tenho visto , mas muito estável ah muito k nao me morrem peixes, e eu tenho em vista comprar um aquário com 1,20m e tem capacidade para 200L .

Queria montar um bom aquário por isso pertendo seguir aqui os conecelhos de quem sabe, e pelos vistos aqui será o local certo, assim sendo gostaria que me dessem umas luzes sobre o inicio de um bom aqua.

qua a capacidade de um bom filtro para esta quantidade de água 200L ?

Que luz ( w ) deveria ter ?

Gostava de ter plantas , pois percisava de algumas ideias de como implatalas..

não tenho pressa em o montar quero certificar-me que o faço da maneira mais correcta.

Agradecia que alguem me orienta-se se possivel quando assim o puderem fazer :) .

obrigado

o meu Actual Aquário:

dsc04450uw6.jpg

dsc04460fd4.jpg

:lol:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':-)' />

Editado por Luis Azul
Publicado:

Olá

Sê muito bem vindo a este forum, sei que vais ser bem recebi porque aqui o pessoal é todo 1000 estrelas, e não é só isso sabem tudo e decerteza que te vão dar todas as dicas para teres um aquario maravilhoso. Eu próprio estou a trabalhar no meu novo projecto mas para já estou na pesqueisa depois ponho fotos Ok.

Só uma pergunta os teus peixinhos são de agua fria?

Boa sorte Artur

Publicado: (editado)

olá Artur

tenho peixes de água fria junto com peixes de água quente .

eu quero constituir um aquário so com peixes de água quente .. a minha mão é que la colocou os de água fria para ela eh tudo o mesmo ehehe :lol:

Agua quente tenho: bocas de fogo, neons , neos negos , platys , espadas , corydoras , zebras e mais uns ou outros k nao sei o nome tecnico :)

Editado por Luis Azul
Publicado:

Ola.

Antes demais, é preciso seleccionar os peixes que queres ter, porque nesse aquario tens peixes de caracteristicas de agua diferente o que não dará boa saúde aos peixes.

Tens peixes que requerem PH acido e outros que requerem ph Alcalino..cuidado com isso, para além de achar que tens residentes a mais e isso a nivel de amónia torna-se um atentado aos peixes.

Tenho um aqua com as mesmas dimensões que o teu, e apenas tenho 3 espadas e 2 corys (vou por mais 2 corys e chega).

Recomendo-te a leitura dos seguintes espaços, onde tens algumas "regras" que deves ter em conta, apesar de cada caso ser um caso, quando se está em dúvida é o melhor a seguir.

1ºs passos na aquariofilia

Instalação do aquario

Espécies de peixes

Tem em conta que as espécies que escolhes têm as mesmas caracteristicas de agua (PH, temperatura, etc..) e são compativeis entre si.

Abraço

Publicado:

tens razao mas sem errar nao se aprende :x-mas: e se recorri ao site para esclarecer duvidas e colocar questões e adquirir conhecimento , é porque quero evitar e perceber como fazer e porquê o fazer , por acaso nao sabia k determinados peixes requerem diferentes tipos de pH , mas pronto vou ler e tentar estar atenho a isso, as espécies que eu tenho no meu aquario nunca vi nenhuma picardia entre eles , e ah muito que nao me morre 1 peixe tou a falar ah coisa de 1 ano. Mas pronto tens razão e eu sei que sim pois nunka fui nenhum entendido. obrigado pelos topiocos ;)

Publicado:

Sim, eu também sou novato:)

Felizmente que nunca tives-te baixas, mas como vi que havia ai peixes com caracteristicas diferentes, achei por bem alertar e apenas recomendei os meus topicos de leitura que facilmente e com uma leitura atenta esclarecem muita coisa.

Aqui as pessoas ajudam, há gente MUITO experiente na área e tenho a certeza que terás muitas ajudas, porém as várias opiniões por vezes levam à "discussão", é esse o papel do fórum, mas essa discussão as vezes confunde quem tem as dúvidas mais básicas.

Por isso recomendei essa leitura para quando tiveres uma noção geral de tudo, escolheres uns peixes dentro do que mais gostas e isso, possas por questões mais concretas e ser mais facilmente ajudado.

Abraço:)

Publicado:

Pois é tens aí uma mistura de peixes um bocado má vamos ver se te posso ajudar:

Para o teu novo aquário tens de decidir que peixes é que vais meter porque nesse teu aquário tens aí peixes para pelo menos 3 ou 4 biotopos diferentes que penso que sejam rio centro americano(platys e espadas),rio sul americano(boca de fogo,neons,neons negros corydoras), lago de água fria asiático(peixes de água fria),rios com muita corrente asiáticos(zebras,barbos dourados(são aqueles dois peixes iguais que n sabes o nome)) por isso vais ter de decidir os pH's e durezas dessas águas são todos diferentes por isso nada de misturas

penso ter ajudado em alguma coisa agora tens de ser tu a decidir o que vais escolher

Publicado:

Para o teu novo aquário tens de decidir que peixes é que vais meter porque nesse teu aquário tens aí peixes para pelo menos 3 ou 4 biotopos diferentes que penso que sejam rio centro americano(platys e espadas),rio sul americano(boca de fogo,neons,neons negros corydoras), lago de água fria asiático(peixes de água fria),rios com muita corrente asiáticos(zebras,barbos dourados(são aqueles dois peixes iguais que n sabes o nome)) por isso vais ter de decidir os pH's e durezas dessas águas são todos diferentes por isso nada de misturas

penso ter ajudado em alguma coisa agora tens de ser tu a decidir o que vais escolher

sim certo eu sei que está ali um mista de peixe , lol , mas tipo kd nao se tem noção desse tipo de coisas, e se vai a uma loja comprar peixe, em k tem pessoas que nao fezem tambem a minima ideia do que estao a vender nao se pode fazer muito .

explica-me uma coisa eles nao se dao mal quando falas nos diferentes tipos de pH que estes encontram no seu habitat natural , quer dizer que eles nao se podem misturar? é que este conjunto de peixes está nesse aquário ah um bom tempo sem morrer 1 unico peixe os peixes de agua kente fui eu que os coloquei mas os de água fria foi invenção da minha mãe .. lol sabes como sao elas .. é isso :(

Publicado:

Há peixes que requerem ph acido (menos de 7) e outros alcalino (mais de 7) ou seja, no mesmo aquario é impossivel manter condições boas para os dois, porque ou esta acima ou abaixo ou neutro.

Lê este site, penso que vai ajudar aqui

Publicado:

desculpem intrometer-me nessa discussão mas parece-me que não se devia levar tão a risca essa situação de peixes de diferentes ph ou diferentes biotopos uma vez que algumas especies adaptam-se muito bem a diferentes ph\biotopos como é o caso do aquario de luis azul e tantos outros

pode-se construir aquarios que são uma recriação de alguns biotopos com fundos, peixes e plantas desses locais, que são lindissimos, mas pode-se construir aquarios comunitários que são uma mescula de muitos biotopos, isto claro com algumas restrições, não se vai misturar guppies com barbos ou escalares que os vão matar certamente, mas mesmo assim eu ja os tive juntos e durante muito tempo não lhes fizeram mal uma vez que tinha 4 guppies 2 escalares e 10 barbos e eles estavam sempre entretidos uns com os outros e não ligavam ninhuma aos guppies, mas claro que foi uma questão de tempo, algum desleixe com o aquario a agua ficou com qualidade duvidusa e alguns morreram e so ai eu vi os barbos a roerem as caldas aos guppies e claro levou á morte destes.

com isto quero dizer que divisão de peixes tendo em conta o seu biotopo e ph muito bem, colocação de mistura muito bem tambem com algumas restrições mas sem fanatismos o que eu acho que existe muito aqui neste forum, forum este que eu acho muito interessante e onde se pode aprender muito.

desculpem mais uma vez este meu comentario mas tinha isto encravado na garganta a algum tempo depois de constantemente ler aqui declarações muito radicais a cerca deste assunto.

Publicado:

Boas

Só uma correcção: os bocas de fogo não são sul americanos, mas sim centro ou norte não me lembro.

Quanto ao aquário, está ai uma grande mistela.

Esses bocas de fogo, são ciclideos(como deves saber), bastante agressivos.

Até me admiro de vcomo ainda não morreram nenhus, visto q eu tenho uma femea e ela é do piorio!

Um aquário de 200l, dava para pores todos, excepto os de agua fria, porém, há o problema do pH e dos boca de fogo que quando ficarem maiores, fazem dos mais pequenos um petisco.

Aconselhava te a ler muito e decidir que tipo de aqua queres montar

Espero ter te ajudado.

Cumps

Daniel Almeida

Publicado:
desculpem intrometer-me nessa discussão mas parece-me que não se devia levar tão a risca essa situação de peixes de diferentes ph ou diferentes biotopos uma vez que algumas especies adaptam-se muito bem a diferentes ph\biotopos como é o caso do aquario de luis azul e tantos outros

pode-se construir aquarios que são uma recriação de alguns biotopos com fundos, peixes e plantas desses locais, que são lindissimos, mas pode-se construir aquarios comunitários que são uma mescula de muitos biotopos, isto claro com algumas restrições, não se vai misturar guppies com barbos ou escalares que os vão matar certamente, mas mesmo assim eu ja os tive juntos e durante muito tempo não lhes fizeram mal uma vez que tinha 4 guppies 2 escalares e 10 barbos e eles estavam sempre entretidos uns com os outros e não ligavam ninhuma aos guppies, mas claro que foi uma questão de tempo, algum desleixe com o aquario a agua ficou com qualidade duvidusa e alguns morreram e so ai eu vi os barbos a roerem as caldas aos guppies e claro levou á morte destes.

com isto quero dizer que divisão de peixes tendo em conta o seu biotopo e ph muito bem, colocação de mistura muito bem tambem com algumas restrições mas sem fanatismos o que eu acho que existe muito aqui neste forum, forum este que eu acho muito interessante e onde se pode aprender muito.

desculpem mais uma vez este meu comentario mas tinha isto encravado na garganta a algum tempo depois de constantemente ler aqui declarações muito radicais a cerca deste assunto.

Caro João, isso é o mesmo que as pessoas.

Eu também sobrevivo se ficar fechado num quarto, se me derem comida da pior e agua, mas sou feliz?

Também sobrevivo se tiver que beber agua choca em vez de agua pura e boa, mas serei feliz com isso?

Também sobrevivo se tiver num ambiente constante de 45 graus ou em - 10, mas serei feliz com isso?

O que eu quero dizer é que cada espécie tem caracteristicas de habitat diferente, ou seja, quando falamos nessas caracteristicas e valores de agua, referimo-nos às melhores condições, já que os peixes são obrigados a estar entre vidros, ao menos que tenham as melhores condições possiveis, é esse o nosso dever como aquariofilistas e como amante dos peixes.

Para mim, pessoalmente, não chega ter os peixes vivos, tenho que saber que pelo menos estou a fazer um esforço de não contráriar o seu habitat natural e as suas caracteristicas.

Obviamente que um guppy pode sobreviver a um escalar, mas se sei que há um risco porque arriscar? o que não faltam sao opções compativeis.

É a mesma coisa que se eu tiver um pittbull e um gato, não tenho a certeza se o pittbull vai fazer alguma coisa ao gato, mas é possivel que o faça, como tal não arrisco a meto los juntos no mesmo espaço.

Penso que me consegui explicar, nós podemos fazer tudo, mas do "poder" ao "dever" vai um grande passo.

Não me leves a mal por te estar a contradizer, apenas estou a dar a minha opinião pessoal.

Abraço

Publicado:

eu sei que há peixes que se habituam a vários pH's por exemplo os guppies e os betas, mas achas bem juntar estes dois peixes que se estivessem na natureza nunca se iriam encontrar?

Está bem que como são de cativeiro misturam-nos com peixes de diferentes locais do mundo mas quando nós compramos os animais não é para lhes dar-mos uma vida o mais possível com a natureza?Se assim o é porquê misturará-los com outros animais que nunca se iriam encontrar em estado selvagem?Não culpo o membro Luís Azul pela mistura que ele tem porque é um principiante e a loja não o soube ajudar

Publicado:

Ora bem, percebo ambas as posições e acho que no fundo todos queremos o melhor para os nossos peixes.

Se, por um lado é verdade que eles sendo de habitats diferentes necessitam de condições diferentes e, portanto, misturas radicais serão de evitar. Também é verdade que as condições na natureza não são estanques, quero dizer os parametros mudam constantemente e há vários factores a considerar como níveis óptimos e limites de tolerancia, o que nos dá alguma margem de manobra.

Por outro lado, os peixes que adquirimos, na maioria das vezes, não são provêm dos seus biótopos naturais, mas de criadores ou mesmo são resultado de aperfeiçoamentos genéticos para serem mais atraentes. Aqui o importante é assegurar as condições a que estão habituados e, como calculam no laboratório não há tantas variações como na natureza.

Espero ter esclarecido alguns pontos de vista e contribuído com a minha opinião, que sendo uma leiga em aquariofilia, vale pelo gosto pelos animais e alguns conhecimentos de biologia e aquacultura.

Cumps.

"The first one"

Publicado:
Ora bem, percebo ambas as posições e acho que no fundo todos queremos o melhor para os nossos peixes.

Se, por um lado é verdade que eles sendo de habitats diferentes necessitam de condições diferentes e, portanto, misturas radicais serão de evitar. Também é verdade que as condições na natureza não são estanques, quero dizer os parametros mudam constantemente e há vários factores a considerar como níveis óptimos e limites de tolerancia, o que nos dá alguma margem de manobra.

Por outro lado, os peixes que adquirimos, na maioria das vezes, não são provêm dos seus biótopos naturais, mas de criadores ou mesmo são resultado de aperfeiçoamentos genéticos para serem mais atraentes. Aqui o importante é assegurar as condições a que estão habituados e, como calculam no laboratório não há tantas variações como na natureza.

Espero ter esclarecido alguns pontos de vista e contribuído com a minha opinião, que sendo uma leiga em aquariofilia, vale pelo gosto pelos animais e alguns conhecimentos de biologia e aquacultura.

No ambiente natural não há forma de ter um ambiente sempre perfeito, em cativeiro é possivel estar la perto ou tentar pelo menos..é a isso que me refiro:).

É a velha historia dos circos, os elefantes, leoes e tigres crescem em jaulas e sao criados naquele habitat, isso é bom e justo para eles? ..ou seja, devemos contrariar isto, apesar de cometer-mos a "crueldade" do cativeiro, é nosso dever criar as melhores condiçoes possiveis, e isso requer atençao aos valores (ph, kh, etc..), à decoraçao, tipo de fundos, plantas, etc..etc..

Publicado:

mas pamivelmo será que poe exemplo um habitante de um pais nordico onde frio não falta e ele nasceu nesse "habitat" quando vem passar ferias ao nosso pais ou outro pais até mais quente, ele subrevive ou vive á grande?

sera que ele não se sente bem em condições diferentes das suas, ou essas teorias so se aplicam aos animais?

Publicado:

A capacidade de adaptação a diferentes ambientes varia bastante para as diferentes espécies que habitam o nosso planeta. O Homem é uma das espécies que pela sua capacidade de modificar o meio tem a possibilidade de habitar ambientes muito distintos. Os peixes na sua maioria têem maior dificuldade de adaptação. Por isso, será sempre aconselhável tentarmos aproximar os diferentes parametros às suas necessidades.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:
mas pamivelmo será que poe exemplo um habitante de um pais nordico onde frio não falta e ele nasceu nesse "habitat" quando vem passar ferias ao nosso pais ou outro pais até mais quente, ele subrevive ou vive á grande?

sera que ele não se sente bem em condições diferentes das suas, ou essas teorias so se aplicam aos animais?

Muito fácil essa resposta:)

Se nos formos para o Alasca, sobrevivemos desde que preparados para tal, mas agora experimenta ir para o alasca nu ou com as roupas de cá que vais ver o que te acontece, os peixes não têm um armario para escolher casacos quentes nem pauzinhos para acender a lareira:)

Publicado:

É para ser levado o mais a sério que consigamos,pois estes peixes estão habituados a certos PH,e nós devemos mantê-los à risca.

O Luis Azul quer montar um aqua de 200L. Primeiro tens de escolher que tipo de peixes queres meter,se de águas ácidas ou de águas alcalinas e não misturar Guppy's (água alcalina PH 7.3) com Néons (água ácida PH 6.5). Há uma enorme variedade dentro de cada PH,para que possas fazer um grande aqua.

Podes fazer 2 coisas: ou vês o PH natural da água da tua torneira e escolhes os peixes para esse PH,ou então transformas o PH da tua água de acordo com o que queres.

Por ex. Se queres manter a água ácida,basta colocares uns troncos naturais na decoração,os taninos vão acidificar a água e mantê-la assim.As plantas também o fazem naturalmente.Como tu queres um plantado,se colocares CO2 para as plantas a água ficará ácida por si só.

Para teres água alcalina é colocares umas pedras calcárias dentro do aqua,e calibrares o PH deste modo.

Para manter plantas nas melhores condições, precisas de um substrato fértil,luz adequada para as plantas que queres,para 200L uns 100W. O CO2 é essencial para manter as plantas sadias e livre de algas,podes fazer um sistema caseiro ou comprar uma botija.Depois é só fertilizares semanalmente ou diariamente,se os testes de nutrientes(Macros e Micros) te indicarem que é necessário.

O filtro deverá ter de potência para esse aqua uns 800 a 1000L/h de caudal.A filtragem é a maior que conseguires,desde que a saida de água não torne o aqua estilo passagem de tornado. :shock:

Já agora esse água está a ficar um bocadinho grande para esses peixes de água fria,este tipo de peixes quer grandes espaços. :!:

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

boas!

quando nós montamos um aquário devemos ter todas as preocupações e mais uma, para dar aos nossos peixes as condições mais parecidas possível com os respectivos habitats; mesmo assim, estamos sempre a criar um ambiente, que por muito fiel que possa ser, não deixa de ser artificial... acho que isto, só por si já basta, quanto mais querer forçá-los a sobreviver em condições pelas quais eles nunca passariam na natureza!...

as condições na natureza não são estanques, quero dizer os parametros mudam constantemente

caterina,

talvez a maior parte dos peixes disponiveis no mercado provenham da bacia amazónica (por isso falo só destes), onde as únicas alterações (que eu tenha conhecimento) não passam da enorme subida das águas na época das chuvas e duma drástica descida durante os 6 meses seguintes, mas os parâmetros continuam os mesmos... os peixes não passam a viver em águas mais duras ou mais alcalinas, por causa disso. é claro que na estação seca morrem milhares de peixes porque ficam presos nas poças que acabam por secar, mas isso é outra coisa... (e já estou a falar em morte, não em sobrevivência)

quando há mudanças radicais na natureza, o resultado é uma verdadeira razia! posso dar este exemplo: a morte de todos os corais perto da superfície, nos recifes da Seychelles após o El Niño de 97, que provocou um aumento enorme da temperatura da água, mas isso são catástrofes e os resultados são devastadores....

por outro lado, já tive a oportunidade de observar peixes marinhos (crias), peixes de águas salobras e peixes de água doce a partilharem o mesmo habitat, mas são situações específicas, que têm a ver com a época do ano e com os animais em si... e refiro-me à América Central.

certo! mas como nunca vamos saber que condições são essas, o mais acertado é dar-lhes as condições naturais, para as quais a própria 'estrutura' do peixe foi concebida pela 'Mother Nature' :!:

é verdade que todos os indivíduos têm graus distintos de adaptação, se assim não fosse, nunca poderíamos ver ciclídeos africanos misturados com americanos ( e vemos!...), mas a qualquer pessoa que se esteja a iniciar em aquariofilia, o meu conselho não pode ser outro senão fazer as coisas 'by the book'! :shock:

Publicado:

Deixem me esclarecer o meu ponto de vista, que pode ser mal interpretado.

Quando refiro que as condições na Natureza mudam com frequência, obviamente não quero dizer que dum pH acido passem a alcalino, o que quero dizer é que não existe um valor exacto para o ph, isto é, haverá um valor considerado óptimo e um intervalo de tolerância, definido pelos pH limitantes máximo e mínimo, acima ou abaixo dos quais as espécies não sobreviverão. Quando digo que temos alguma margem de manobra, significa que tentaremos obter o pH próximo do óptimo, mas se estiver ligeiramente abaixo ou acima, ainda será viável, porque as espécies conseguem adaptar-se. Importante é evitar oscilações bruscas.

E na Natureza, as mudanças surgem sim, algumas muito lentamente outras de forma drástica. A natureza e os seres vivos terão sempre de se adaptar a novas condições. Os mais fortes sobreviverão. Faz parte da evolução.

Não quero com isto dizer que no aquário haja mudanças, muito pelo contrário. Penso que estabelecidos os parametros iniciais, estes devem manter-se o mais estáveis possível.

Cumps.

"The first one"

Publicado:

caterina,

assim, subscrevo inteiramente! :)

no fundo, estamos de acordo quando digo que não se deve incentivar ninguem a misturar peixes com diferentes necessidades :) não é que esteja garantida a sua não sobrevivência (como o exemplo que eu dei dos ciclideos), mas já bastam os imponderáveis todos que na aquariofilia podem surgir, quanto mais tentar contrariar alguns princípios mais elementares para o 'sucesso imediato' deste hobby.

cumprimentos :)

Publicado:

Ola

Como muitos disseram, alguns peixes são totalmente incompativeis, pesquise atenciosamente cada especie que possui, uma coisa que observei foi o vivel da aqua, esta muito baixo, deve estar unas 6 cm abaixo da borda, eu deixo a agua do meu apenas 3 Cm abaixo, corrija isso e de mais espaço aos peixes, como disse, tem uma loja ai especialista, procure uma imagem ou até mesmo um papel preto(cartolina) e coloque no fundo do aquario, atras, se colocar uma imagem bonita, alem de dar uma ar de grandeza, da também um ar de limpeza e naturalidade, experimente colocar uma paisagem atraz, vai ficar show.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!