augustoa Publicado Dezembro 20, 2007 Publicado Dezembro 20, 2007 Pronto. O projeto está pronto. Agora estou basicamente esperando o "ok" de vocês para comprar coomeçar a comprar as peças . Os vidros eu já tenho em chapas grandes, então é apenas mandar cortar e colar (ou colar eu mesmo). O resto vai ser tudo novo. O aquário é um reef de medidas internas 0,80*0,40*0,60, com um SUMP INFERIOR de 0,80*0,40*0,40. PROJETO: Vejam o projeto neste link: http://imagens.webtuga.com/viewer.php?id=887648aqua.jpg Coisas que eu posso mudar: - Adicionar ladrão no overflow. Gostaria MESMO de ouvir a opinião de vocês. []'S Augusto
reefdiver Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 Pronto. O projeto está pronto. Agora estou basicamente esperando o "ok" de vocês para comprar coomeçar a comprar as peças .Os vidros eu já tenho em chapas grandes, então é apenas mandar cortar e colar (ou colar eu mesmo). O resto vai ser tudo novo. O aquário é um reef de medidas internas 0,80*0,40*0,60, com um SUMP INFERIOR de 0,80*0,40*0,40. PROJETO: Vejam o projeto neste link: http://imagens.webtuga.com/viewer.php?id=887648aqua.jpg Coisas que eu posso mudar: - Adicionar ladrão no overflow. Gostaria MESMO de ouvir a opinião de vocês. []'S Augusto Boas Augusto, Ainda sou um rookie em salgados, mas deixo-te algumas sugestões: - Pelo que percebo não tens coluna seca. Em minha opinião, acho que poderias pensar nessa opção, pois sempre que "escondia" os tubos de entrada e saída. - Relativamente à saída de água do aqua para a sump, pelo que percebo pretendes retirá-la 20cm abaixo do nível da água. Pelo que me explicaram, o ideal é retirares a água da superfície (nomeadamente colocando uns "dentes" no início da coluna seca), pois desta forma permite a remoção de uma película de gordura que normalmente é criada à superficie. - Quanto ao retorno da água ao aqua, também penso que devia ser à superficie, pois desta forma, aumentava-te a movimentação de água à superficie, essencial em aquários de água salgada. - Não consideraste nenhuma bomba de circulação no aqua. Esta também é fundamental, para aumentar a movimentação e circulação de água. - 1 termóstato de 150 w parece-me insuficiente, especialmente no Inverno. Para teres uma ideia, eu tenho um aqua de 300 litros e tenho um termóstato de 300w (na coluna seca) e um de 150 w (na sump) - Onde vais colocar a bomba do skimmer? A secção da sump parece-me apertada...no teu desenho tens que a colocar do lado esquerdo ao escumador...e não me parece que tenhas espaço! - Não precisas de carvão activado. No limite, se não tiveres corais (um fish only with live rock) umas esponjas de lã na comunicação entre as 2 secções da sump. Espero ter ajudado! Abraço
augustoa Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Publicado: Dezembro 21, 2007 - Pelo que percebo não tens coluna seca. Em minha opinião, acho que poderias pensar nessa opção, pois sempre que "escondia" os tubos de entrada e saída. escolhi não utilizar coluna seca para economizar espaço. a tubulação subirá por detras das rochas e se distribuirá na parte superior do aquário, onde não será visível. - Relativamente à saída de água do aqua para a sump, pelo que percebo pretendes retirá-la 20cm abaixo do nível da água. Pelo que me explicaram, o ideal é retirares a água da superfície (nomeadamente colocando uns "dentes" no início da coluna seca), pois desta forma permite a remoção de uma película de gordura que normalmente é criada à superficie. concordo sobre a altura e vou colocá-lo mais próximo à superfície. - Quanto ao retorno da água ao aqua, também penso que devia ser à superficie, pois desta forma, aumentava-te a movimentação de água à superficie, essencial em aquários de água salgada. também concordo - Não consideraste nenhuma bomba de circulação no aqua. Esta também é fundamental, para aumentar a movimentação e circulação de água. estava pensando em deixar todo circulação na mão do retorno do sump. não sei se esta é suficiente? - 1 termóstato de 150 w parece-me insuficiente, especialmente no Inverno. Para teres uma ideia, eu tenho um aqua de 300 litros e tenho um termóstato de 300w (na coluna seca) e um de 150 w (na sump) onde eu moro não é tão frio. mas creio que vou aumentá-lo sim, para 200W ou 250W. afinal o custo é pequeno. - Onde vais colocar a bomba do skimmer? A secção da sump parece-me apertada...no teu desenho tens que a colocar do lado esquerdo ao escumador...e não me parece que tenhas espaço! o desenho do skimmer já considera o espaço para a bomba. eu apenas desenhei sem detalhes. ele cabe ali sim. - Não precisas de carvão activado. No limite, se não tiveres corais (um fish only with live rock) umas esponjas de lã na comunicação entre as 2 secções da sump. eu achava que carvão ajudava. vou ter corais sim. agora fiquei confuso Espero ter ajudado! com certeza!
reefdiver Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 escolhi não utilizar coluna seca para economizar espaço. a tubulação subirá por detras das rochas e se distribuirá na parte superior do aquário, onde não será visível.concordo sobre a altura e vou colocá-lo mais próximo à superfície. também concordo estava pensando em deixar todo circulação na mão do retorno do sump. não sei se esta é suficiente? onde eu moro não é tão frio. mas creio que vou aumentá-lo sim, para 200W ou 250W. afinal o custo é pequeno. o desenho do skimmer já considera o espaço para a bomba. eu apenas desenhei sem detalhes. ele cabe ali sim. eu achava que carvão ajudava. vou ter corais sim. agora fiquei confuso com certeza! Augusto, - O problema de não usar a coluna seca é mesmo não poderes ter os tais dentes e dessa forma, não vais conseguir eliminar a tal película de gordura de que te falei! Mas quanto a isto, espera por mais opiniões. Talvez alguém te consiga dar uma solução alternativa os tais "dentes" que falei... - Quanto à circulação apenas com retorno da sump! Nem pensar...precisas de comprar uma boa bomba. No meu aqua de 300 litros tenho uma resun que faz 15.000 litros/hora. Já vem com multicontrolador...tens 3 diferentes potências que varia..."ondas" pequenas, médias e grandes...muito bom, mas para o teu é capaz de ser demais. Por aquilo que tenho lido, o ideal seria comprares 2 bombas de menos potência, para colocares em cada canto do aqua e criares corrente... - em relação ao termóstato, aconselho-te a teres 2...se não é muito frio onde moras, podes colocar 2 de 100w ou 2 de 150w (a diferença de preço entre 100w ou 150w é muito pequena). assim, quando um termóstato avariar, ficas com outro para desenrascar. - se vais ter corais, não precisas nem de carvão, nem de esponjas...nada! Apenas boa rocha viva, para uma excelente filtragem (biológica, a melhor de todas). no mínimo 38kg (20% do volume do aqua). é um investimento pesado. Se tiveres paciência, podes sempre comprar uns 20 kg de rocha viva e o restante em rocha morta e esperar que a viva colonize a morta. demora mais tempo, mas sempre poupas umas boas massas. Abraço e boa sorte
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 Depois de uma leitura rápida, vou deixar a minha opinião. - Deves ter o escuamento para a sump à superficie do aqua pelas razões apresentadas pelo reffdiver. Se colocasses como estavas a pensar terias de colocar uma torneira na tobagem de forma a que a superficie do aqua se mantive-se acima do escuamento, coisa que se torna dificil regular com exactidão. Eu acho essencial colocares à superficie. - Sobre a questão da rocha, é um evestimento necessário e um dos mais importantes num recife! - Um termoestato é pouco. Devias colocar 2 de 150w de forma a teres segurança se um avariar! - Sobre o carvão activo, aqui discordo do reefdiver. O carvão activo é importante, principalmente quando temos corais. Este retira substâncias quimicas que os corais libertam como arma de protecção e propagação. É utilizado para minimizar problemas de guerras quimicas entre corais. - A respeito à circulação...só com o retorno é insuficiente! Eu cololcava duas bombas de 2200l/h. Mais dúvidas? MEGA ARQUIVO
reefdiver Publicado: Dezembro 27, 2007 Publicado: Dezembro 27, 2007 Desconhecia a importância do carvão activado! Sempre a aprender Concordo por completo com a questão da rocha viva! É de facto um investimento imprescindível para se poder poupar no futuro... Augusto, já tens novidades? Ainda a ajustar o projecto? Abraço
Recommended Posts