Pedro C Publicado Dezembro 20, 2007 Publicado Dezembro 20, 2007 Boas Acabei de montar este aqua de 1000x480x450 (C,L,A) que neste momento está a ciclar. Não queria fazer muitas modificações no layout já que gosto dele assim. Simples qb. Xistos, conchas, anúbias nana e vallisnérias. Já tenho umas dicas do Zé Bentes mas gostava de mais opiniões quanto à fauna e nº de indivíduos que me aconselhariam a introduzir. Abraço, Pedro
João Nuno Cruz Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Boas, Quem tem os conselhos do Grande Bentes, precisa de pouco mais esse Homem é um "livro" autêntico e um mestre na prática de manter e reproduzir Tangas (entre outros). Mesmo assim arrisco, pelo layout que tens, que não pretendes peixes para as zonas rochosas pois está um pouco "nú" nesse capítulo! Uma espécie de conchiculas de colónia do lado esquerdo, se bem que as conchas me parecem muito grandes. Uma espécie de casal nas conchas da direira (ocellatus, sumbus, brevis,...). Um trio de Cyprichromis! Em alternativa e mexendo no layout, apenas uma espécies de conchiculas e uma espécie para a areia tipo Xenotilapias Abraços João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Pedro C Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Publicado: Dezembro 21, 2007 Boas Segundo o "grande Bentes" a opção mais correcta seria esta: 2 espécies de conchiculas : Lamprologus brevis. Neolamprologus similis 2 espécies de meia água: Cyprichromis leptosoma mais 1 casal de Julidochromis transcryptus com mais uns calhaus no canto esquerdo, já que aquele filtro é para sair. Só está lá para acelerar o ciclo. Só ainda não estou bem certo de qual o nº / ratio de indivíduos vou introduzir, fora o casal de julies. Queres opinar sobre isso ?? Agradecia. Quantos mais. melhor .... Quanto a um aqua com zonas rochosas, este meu outro já me chega banana rock Abraço, Pedro
João Nuno Cruz Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 Bom dia Pedro, O que o Grande Bentes te disse foi, por outras palavras, o que eu te disse! Duas espécies de conchiculas uma de colónia (o Bentes sugere os similis) e uma de casal (brevis ou ocelletus ou sumbus). Águas livres... Cyprichromis .... estamos de acordo! Para meteres os Julidochromis transcriptus, como eu também disse, terias que meter mais rochas, pois estes peixes preferem as rochas às águas livres. Atenção que para manteres os dois conchiculas e os julidochromis nesse aquário tem mesmo que mexer no layout e não será só meteres umas pedras do lado esquerdo! As pedras que colocares no lado esquerdo para albergar os Julidochromis deverão ficar mesmo no canto e não ter ligação com as pedras do meio, pois caso contrário eles vão tentar defender todo esse território! As conchas que tens do lado esquerdo, deveriam vir para a frente / centro para reduzir com contacto dos brevis com os Julidochromis e as conchas do lado direito deveriam recuar ainda mais para o canto para dar espaço ao similis! Outra opção seria optares por um Sand Stiffer em vez de umas das espécies de conchículas, mas pelas dimensões do aquário apenas posso aconselhar as Xenotilapias que poderiam ocupar a zona da frente do aquário (areia). É claro que nos estamos a esquecer de uma aspecto importantíssimo... é que os peixes têm vontade própria e nem sempre ocupam os espaços que idealizamos para eles!!! É esta a grande diferença entre o Tanganyika e o Malawi... aqui tudo tem que ser mais pensado! Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Pedro C Publicado: Dezembro 21, 2007 Autor Publicado: Dezembro 21, 2007 Obrigado pela resposta, João. Estás em sintonia com o Zé, o que era de esperar. Vou ponderar muito bem as vossas opinões e avançar com calma. Depois faço um update assim que tiver novidades. Um abraço, Pedro
João Nuno Cruz Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 Boas, Francamente, na tua posição eu optaria por uma solução mais conservadora e, obviamente, de menor risco. Isso passaria por fazer mais ou menos o que te disse e o que já te disseram neste mundo cibernético... o que passa sempre por mexeres no layout que tens. Penso que essa é a questão essencial, pois da forma como tens a dispostas as rochas não poderás meter os Julidochromis sem arranjares complicação com os conchículas. Mais, no que toca à ordem de introdução das espécies aconselho-te o seguinte: - Criar a tal zona com muitas conchas e e meter primeiro os similis. Será prudente retirar todas as conchas fora da zona para eles para evitar que as ocupem... e lembra-te que para os similis deverás ter uma coisa parecidade com uma cama de conchas, sem areia à vista de forma a que não sintam necessidade de sair dali; - Depois dos similis estabelecidos, colocar duas ou três conchas dispersas na zona dos brevis e introduzi-los. Não deixes estas conchas vazias sob pena dos similis as ocuparem. No mínimo deixa uns 25 a 30 cm de distâncias destas conchas para as rochas onde irás colocar os Julidochromis. - Só depois dos brevis estarem instalados de uma forma estável, deverás meter os Julidochromis. Se tiveres uma zona de rochas empilhadas (não precisam de ser muitas) eles vão ocupa-las de imediato. - Os Cyprichromis poderás junta-los em qualquer momentos pois não vão interferir com mais nenhum outro peixe. Mantém o pessoal informado. Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
aquaben Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 Boas Eu só tenho 1,75… Bem o João referiu um pormenor muito importante que me passou, a ordem de entrada das espécies, e como já está referido só vou acrescentar que os julis transcryptus (a combinação que referi só resulta com transcryptus…), se forem jovens, que eu aconselho por outros motivos, podes meter em qualquer altura, caso arranjes um casal já formado e que já tenha feito criação então convém só entrarem depois de o outros terem o seu território definido… Quanto às espécies que o João referiu, estou de pleno acordo, eu só falei nos L.simillis com os L.brevis, porque foram as que tu pretendias… Um abraço, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Pedro C Publicado: Dezembro 30, 2007 Autor Publicado: Dezembro 30, 2007 Olá Obrigado novamente. Então vou começar por meter 5/7 similis para ocuparem as conchas à direita. Depois vêm os cypris, 1 trio pelo menos. Quando os similis já tiverem ocupado a sua zona, ponho mais umas conchas à esquerda e introduzo 3/4 brevis. Finalmente e para acabar, o casal de julies. Espero ser esta a ordem e o nº certo de indivíduos para ficar tudo tranquilo. Entretanto o layout está assim: Um abraço e bom 2008 Pedro
HugoDias Publicado: Janeiro 22, 2008 Publicado: Janeiro 22, 2008 Mostra la uma foto para o pessoal ver uma actualização dos bichinhos e como se têm comportado... abraço
Recommended Posts