eduardojaco Publicado Maio 22, 2004 Publicado Maio 22, 2004 Tenho dois pacús no meu aqua e com eles um oscar tigre de 11 cm. Ontem comecei a notar algo diferente em um dos pacús. Todas as extremidades das nadadeiras ficam com uma coloração preta e a mancha que ele tem no meio do corpo se torna mais escura que o normal. O detalhe é que esta coloração aparece e some do nada, de uma hora para outro. Como vcs podem ver na foto apenas um dos dois pacús fica assim. Uma coisa que eu notei é que o pacú que se torna mais escuro fica se mostrando para o outro, fica cercando-o e mostrando suas nadadeiras e sua mancha no corpo enquando o outro fica se tremento todo e suas nadadeiras ficam tremulas. Pelo que li, pacús não se reproduzem em cativeiro de forma natural, então o que pode estar acontecendo? Setup do aqua: 206 litros iluminação: 30 watz fluorecente Substrato: Cascalho de rio médio plantas: Duas artificiais Amonia: 0 ph:6,8 temperatura:26-28º Filtro: Filtro diy by gasparcipriano com uma better de 2000l/h Obs:isto começou a ocorrer depois de algumas mudanças no aqua e na alimentação deles. - apos a montagem do filtro o ph que antes estava em 7 passou para 7,2 por causa da ceramica utilizada nele. Ápos algumas semanas e algumas correções o ph esta estabilizado em 6,8. - Inclui na alimentação deles brotos de alface e brotos de cenoura na qual eu cultivo na tampa do aqua para este fim. Broto de cenoura: - mudança no lay-out do aqua, antes so tinha o cascalho e mais nada, agora possui 3 vazos de ceramica e duas plantas de plastico.
Sérgio Leal Publicado: Maio 22, 2004 Publicado: Maio 22, 2004 Olá bemvindo aof forum nao tenho nenhuma experiencia com pacús mas isso parece ritual de acasalamento será que podias dar mais informacao sobre o Filtro diy by gasparcipriano felicidade para os pacús Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd
eduardojaco Publicado: Maio 22, 2004 Autor Publicado: Maio 22, 2004 http://www.aquahobby.org/phpBB2/viewtopic.php?t=167 o filtro esta aqui neste linck. é a oitava mensagem. Sobre os pacús, isto pode ate ser um ritual de acasalamento mais não creio que eles irão se reproduzir pois eles são peixes de piracema ou seja eles te que subir rios, cachoeiras e outras coisas para depois se reproduzir, eles so se reproduzem em cativeiro por meios artificiais.
zeka Publicado: Maio 24, 2004 Publicado: Maio 24, 2004 oi! dsclp mas falar de acasalemnto com peixes bebes..... isso é stress, á semelhança dos discos o seu estado de espirito reflete-se na coloraçao..n notas k ele é perseguido??ha-de haver uma razao para isso..abraço
ZANITO Publicado: Maio 25, 2004 Publicado: Maio 25, 2004 Bem desculpem la meter-me mas este link q meteste ta mta loko, com cada invenção dos brasucas e n so...vai la vai... filtrolândia mesmo hehhe http://www.aquahobby.org/phpBB2/viewtopic.php?t=167
eduardojaco Publicado: Maio 25, 2004 Autor Publicado: Maio 25, 2004 zeka: Pode ate ser estres mais por que so acontece com um e não com os dois? So acontece com o mesmo sempre. Agora diminuiu muito este comportamento, raramente isto esta acontecendo denovo. Acho que pode ter cido um ritual de acasalamento sim mas como eles precisam de correntesa e tals, não chegam a desovar em aquarios. Mesmo esta especie não se reproduzindo em cativeiro, eles mantem o ritual de acasalamento, isto é a natureza. Foi isto que eu encontrei na net e em outros foruns. Em relação á bebes eles não são não, ja são bem grandinhos. BRIGADÂO AI !!! ABRAÇOS!!!
zeka Publicado: Maio 26, 2004 Publicado: Maio 26, 2004 oi! mais razao me das de ser so um stressado! o mais provavel é k esteja intimidado com outro!ou entao é um problema do peixe mm ,faz mudas de agua, se for este o caso deve passar...ha! e aumenta um pouco a temperatura k tens, kuase garantidamente k se n ouver intimidaçoes uma agua boa e mais quente resolveram o problema. MAS AXO acima de td k é um simples estado de espirito, é como os discos mostrarem as barras ou nao, tem a ver com o estado de espirito..n é nada de mais Em relaçao ao serem bebes , asseguro-te que os pacus que mostras sao autenticos "enbrioes comparados com os adultos, alias ja viste um adulto?? ...sao simplesmente GIGANTESCOS;) de 80 a 100cm e sao peixes mt MT pesados!!!por isso acasalmento n é de certeza...abraço
Recommended Posts