Estudo para novo Aqua ...


João Teixeira

Recommended Posts

Ora bem, um aquário 90 x 35 x 45 (Largura x Profundidade x Altura) com vidro de 12 mm com frente moldada em circulo nos cantos sem juntas de silicone (aquário como peça única de vidro!! sem topo)

 

Medidas exactas para caber no espaço certo, (sei que ter maior profundidade era muito bom, mas infelizmente não poderá ser equacionada essa hipótese ...)

 

Questões para os profissionais ...

 

Que Equipamento aconselham para filtragem e aquecimento ? (silencioso com qualidade e funcional e de preferência sem estar à vista)

 

Que tipo de luminária aconselham para um plantado total do aqua ?

 

O valor do investimento neste tipo de equipamentos não é preocupação, estou a fazer um estudo para implementação do melhor aquário possivel para o meu apartamento), portanto agradecia informassem o que acham melhor. Tinha preferência por 2 filtros (garantia de manutenção de filtração em caso de avaria) e igualmente por sistema de aquecimento externo ao aqua.

 

Um filtro UV estaria igualmente equacionado, bem como qualquer opinião para desenho do aqua para colocação de acessórios, visto que irei mandar fazer o mesmo de propósito.

 

O aquário será comunitário com espécies pacificas para Ph a 7

 

Boas dicas e vamos a ver se este projecto se concretiza ... Obrigado pela ajuda bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ora bem, um aquário 90 x 35 x 45 (Largura x Profundidade x Altura) com vidro de 12 mm com frente moldada em circulo nos cantos sem juntas de silicone (aquário como peça única de vidro!! sem topo)

 

Medidas exactas para caber no espaço certo, (sei que ter maior profundidade era muito bom, mas infelizmente não poderá ser equacionada essa hipótese ...)

Com essas medidas, não seriam necessários os 12 mm! 10 ou mesmo 8 é suficiente, mas assim fica com uma maior resitência, isso é um facto.

 

 

 

 

Que Equipamento aconselham para filtragem e aquecimento ? (silencioso com qualidade e funcional e de preferência sem estar à vista)

.../...

O valor do investimento neste tipo de equipamentos não é preocupação, estou a fazer um estudo para implementação do melhor aquário possivel para o meu apartamento), portanto agradecia informassem o que acham melhor. Tinha preferência por 2 filtros (garantia de manutenção de filtração em caso de avaria) e igualmente por sistema de aquecimento externo ao aqua.

Relativamente à filtragem, a minha sugestão recai sobre a Eheim. No que toca ao aquecimento, Jagger. Esta série de filtros tem já o termostato incluído, o que vai de encontro ao "pedido". Não vejo grande necessidade de colocar dois destes filtros, mas se assim o entenderes, um desta série seria um óptimo complemento. Modelos: este com termostato, e este

"normal".

Aquecedores, ou termostatos, no caso de não estar incluído no filtro,há de facto marcas que têm modelos que podem ser "escondidos", mais concretamente colocado "em linha" com a filtragem, mas o meu "conselho" iria para dois destes.

 

 

 

 

Que tipo de luminária aconselham para um plantado total do aqua ?

Dependo muito do tipo de plantas que queiras colocar no aquário. Se estás a pensar em plantar densamente, ou mesmo com uma quantidade média de plantas, na casa dos 120 Watts no total. Menos plantas ou menos exigentes em termos de iluminação, metade será o suficiente. Relativamente a este ponto, aconselho a uma pesquisa aprofundada, aqui e no fórum e não só, sobre as necessidades das plantas a inserir, assim como aos vários esprectos de luz que irão ser necessários. Uma boa aquisição, assim como conselhos na parte técnica, podes procurar aqui.

 

 

 

 

Um filtro UV estaria igualmente equacionado, bem como qualquer opinião para desenho do aqua para colocação de acessórios, visto que irei mandar fazer o mesmo de propósito.

Este modelo, ou um DIY é mais que suficiente para a litragem. A colocação da "parte técnica", nomeadamente filtragens, sempre colocadas por baixo do aquário. Relativamente ao desenho do aquário, o mais simples possível.

 

 

 

 

Agora é aguardar por mais respostas dos ditos "profissionais", e bola prá frente com esse projecto :smile2:.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Excelente ajuda David!

 

Os meus conselhos:

 

- 8mm de espessura de facto era suficiente. Eu tenho vidro de 12mm, mas o meu aqua tem 120x50x60. Se quiseres ser prudente, diria que pensa em 10mm. Mais do que isso, não é necessário, em minha opinião.

 

- filtro. externo obviamente. não concordo em colocares 2 filtros para um aquário dessa dimensão simplesmente não vale a pena. Os filtros hoje em dia têm uma fiabilidade enorme. Duram uma vida. Em minha opinião, investe num filtro top. A minha sugestão? Eheim 2126 com aquecimento incluído (termofiltro)...permite a filtragem, circulação e uma temperatura da água exacta. O termóstato é electrónico e digital e através de um sistema inovador (termocontrol) garante uma temperatura constante no interior do aqua. Adequado para aquários até 350 litros, com um débito de 950 litros/hora. O termóstato tem uma potência de 210w. Estamos a falar de um óptimo filtro, que te ficará em cerca de 300 Euros. Podes encontrá-lo aqui -> http://www.seahorseshop.com/store/product_...fa955a815e3c79e

 

- não uso filtro uv, nem nunca usei. Não vejo necessidade.

 

- iluminação. como disse o david, depende do tipo de aquário que desejas em termos de plantas. se for muito plantado, concordo com os 120-150w. Se não, penso que ficarás bem com 2x34w. Recomendo que compres calhas e lâmpadas t5 (fluroscentes, mas mais finas do que as normais) que são muitíssimo mais eficientes. Se quiseres investir a sério em iluminação, podes ainda comprar uma/duas lâmpadas de baixa potência. Objectivo. Ligar e desligar a luz no aqua de forma gradual. Começavas por ligar as luzes mais fracas por 1h, depois ligavas as luzes principais. No final, desligam-se as luzes principais e só uma hora depois se desligavam as de baixa potência. Desta forma, evitas os choques de luz de passares de 0 para 120-150w de repente e o inverso.

Isto é fundamental em água salgada (por causa dos corais e porque os peixes sao mais sensíveis)...em água doce é um preciosismo...mas acho que vale a pena também.

 

- compra já testes para a amónia, nitritos, nitratos e dureza.

 

- compra um 2º termóstato, mais fraco para as tpa's (se o primeiro avariar, tens também um de substituição), de forma a adicionares água à mesma temperatura da que está no aqua. pensa também em comprar uma bomba para retirar e adicionar água ao aqua durante as tpa's.

 

- planeia quais os peixes e plantas que desejas por no aquário. parece fácil? mas raramente se consegue cumprir o plano traçado. A ideia é colocar os peixes menos agressivos primeiro, de forma a facilitar a sua integração no aqua e diminuir o seu stress.

 

Espero ter ajudado!

Editado por reefdiver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas e ajuda!! São fundamentais!!

 

Vou ver se preparo a encomenda do aqua agora no Natal para estar pronto no final de Janeiro, e vou mandar fazer com vidro de 12 porque não vou mandar aplicar travessas e tenho um terror de 3 anos em casa ...

 

Vou analisar cuidadosamente essa questão da luminária com fases graduais (nunca pensei nisso mas concordo plenamente com a ideia, posso mesmo colocar um balastro com 5 lâmpadas (2 mais fracas 6000k com 1 hora de intensidade, 2 normais de 8500k para 8 horas e 1 para um pico de 3 horas a 10000k)

 

Estou efectivamente a preparar tudo para um plantado massivo, irei verificar com muito cuidado as Vossas opiniões e estou neste momento a desenhar e redesenhar virtualmente o aquário para ver como ficará melhor o landscape.

 

Obrigado!

 

Mal inicie o projecto colocarei fotografias de tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois desssas duas opiniões, pouco ou nada há a dizer:)

 

Excelente ajuda que ai tives.te.. :)

 

Sem dúvida !!

 

Estou a precisar é de mais ajuda, queria saber se alguém conhece alguma empresa que fabrique mobiliário em paineis fenólicos de preferência que tenha os mesmos com acabamento em branco. (estou a falar de paineis fenólicos e não de mdf com resina fenólica - preciso daqueles com alma preta e acabamentos em diversas cores como o material que é usado para divisor das novas casas de banho dos novos centros comerciais ...) Ou seja totalmente imunes à influência da água e com grande resistência estrutural.

 

Caso contrário fico resignado a ter de o mandar fazer na Alemanha ... (muitas coisas made in Germany são efectivamente produzidas por fábricas portuguesas !!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida !!

 

Estou a precisar é de mais ajuda, queria saber se alguém conhece alguma empresa que fabrique mobiliário em paineis fenólicos de preferência que tenha os mesmos com acabamento em branco. (estou a falar de paineis fenólicos e não de mdf com resina fenólica - preciso daqueles com alma preta e acabamentos em diversas cores como o material que é usado para divisor das novas casas de banho dos novos centros comerciais ...) Ou seja totalmente imunes à influência da água e com grande resistência estrutural.

 

Caso contrário fico resignado a ter de o mandar fazer na Alemanha ... (muitas coisas made in Germany são efectivamente produzidas por fábricas portuguesas !!)

Já que se está a falar de Alemanha, o tal filtro de 300 € pode ser comprado por 220€, aqui. Considera também a hipótese do 2128, é "igual" tendo mais um cesto, dá-te maior margem "de manobra". O facto deles dizerem que dá para x litros é uma referência... depois nós acabamos por não fazer tudo exactamente como eles recomendam, como, por exemplo, trocar uma parte das massas filtrantes de x em x tempo...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.