Icar Publicado Dezembro 20, 2007 Publicado Dezembro 20, 2007 ola como vêem eu ainda sou um novato na aquariofilia. Eu vejo muitas vezes nos tópicos do fórum escrito TPA. TPA e a mudança de agua?? Obrigado por qualquer resposta, Icar Citar
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Olá, TPA = Troca Parcial de Agua Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
Icar Publicado: Dezembro 20, 2007 Autor Publicado: Dezembro 20, 2007 Eu tenho um aqua com 60L. A troca parcial de agua e treocar 20 por cento da agua do aquario??? Obrigado pela ajuda, Icar Citar
hatchim Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 20% de 60l = 12 litros ai essa matemática Citar
pamivelmo Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Acho que ele tava a tentar perguntar se a TPA tem que ser obritatoriamente de 20%, não percebi bem tb. Se for para saber quanto é 20% de 60 Litros..tá respondido. Se for para a outra questão, não há nenhuma regra obrigatoria de seguir, mas é preciso ter em conta que as mudanças de agua mexem com a temperatura e com os valores da agua do aquario, por isso não convém mudar muito de uma vez. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Conforme referiu o pamivelmo os TPA alteram a temperatura dá agua por isso têm atenção a isso. Só deves fazer um TPA mais agressivo se por acaso durante o ciclo do "aqua" os valores de amónia ou nitritos estão nos "píncaros". Mas isto não é muito bom se por acaso já tiveres peixes. É preferível fazer 2 TPA de 20% num dia, do que 50% de uma vez. Tudo depende da situação. Durante o ciclo do azoto a chave é...Paciência. Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
pamivelmo Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Eu não tenho muita experiencia e como sou novo nisto nao me falta paciencia, mas o meu procedimento na unica tpa que fiz foi. 1- Tirei agua do aqua, os tais 20%. 2- limpei o que havia pa limpar (vidros e tal) 3- deitei meio garrafao de agua (2litros e meio) O termostato de imediato liga para tentar recuperar a temperatura da agua 4º deitei o resto do garrafao o termostato volta a ligar Faço o mesmo para o outro garrafão. Ou seja, fui deitando pouca quantidade, nao permitindo um grande choque e facilmente o termostato recuperava a temperatura. Ha quem defenda que devemos deitar logo tudo, porque neste sistema é choque..recuperaçao..choque..recuperaçao. Quando deitas tudo é so um choque e depois recuperaçao. Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
reefdiver Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Eu não tenho muita experiencia e como sou novo nisto nao me falta paciencia, mas o meu procedimento na unica tpa que fiz foi. 1- Tirei agua do aqua, os tais 20%. 2- limpei o que havia pa limpar (vidros e tal) 3- deitei meio garrafao de agua (2litros e meio) O termostato de imediato liga para tentar recuperar a temperatura da agua 4º deitei o resto do garrafao o termostato volta a ligar Faço o mesmo para o outro garrafão. Ou seja, fui deitando pouca quantidade, nao permitindo um grande choque e facilmente o termostato recuperava a temperatura. Ha quem defenda que devemos deitar logo tudo, porque neste sistema é choque..recuperaçao..choque..recuperaçao. Quando deitas tudo é so um choque e depois recuperaçao. Pessoalmente, para evitar o tal choque que é referido, decidi investir num termóstato, de forma a aquecer a água de reposição à temperatura que tenho no aquário. Em meu entender, isto torna as TPA's menos stressantes para os peixes. Abraço Citar
hatchim Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Eu regulo a temperatura do esquentador para a temperatura da agua do aqua e vai directamente para o carvao activado que vai retirar muito do cloro e outros produtos ja uso esta tecnica há muito tempo e os meus discus nunca reclamaram :D Citar
pamivelmo Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 2 opções a ter em conta:) mas como eu deixo a agua em "repouso" 1 semana, tenho que optar pela opçao do termostato..parece me bem mm:) Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 2 opções a ter em conta:) mas como eu deixo a agua em "repouso" 1 semana, tenho que optar pela opçao do termostato..parece me bem mm:) A tecnica do termoestato é porreira! Eu uso a agua morna do esquentador + Aquatan Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
pamivelmo Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 Aquatan é para o cloro? Abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 Aquatan é para o cloro? Abraço Sim Sera Aquatan Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
pamivelmo Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 ok ok:) Esclarecido. Obrigado Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
ascenso Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 A tecnica do termoestato é porreira!Eu uso a agua morna do esquentador + Aquatan boas axo que estao a dizer tudo bem em relação ao TPA mas quando juntas agua morna +aquatan tudo correcto nao achas que deverias de por nesses 20% de agua nova que vai para o aquario tb o produto das bacterias, ja que as retiras-te bacterias nos outros 20%? cumps Citar
miltonleopoldo Publicado: Dezembro 21, 2007 Publicado: Dezembro 21, 2007 boas axo que estao a dizer tudo bem em relação ao TPA mas quando juntas agua morna + aquatan tudo correcto nao achas que deverias de por nesses 20% de agua nova que vai para o aquario tb o produto das bacterias, ja que as retiras-te bacterias nos outros 20%? cumps As bacterias estão alojadas nas cerâmicas no filtro, enquanto ciclas o aqua é bom colocares NITRIVEC(Bactérias) no filtro, directamente na agua não. Depois do ciclar existe pessoal que continua a usar, eu pessoalmente não o faço. Já existe uma colonia residente... Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
Recommended Posts