Recommended Posts

Publicado

Boas

Venho pedir a vossa ajuda

No passado domingo fui a exposalão ver a expoanimais e tava la o pessoal da aquariofilia... Comecei a ver os aquarios e fiquem fascinado... então decidime dedicar a este hooby....

O aqua que eu gostava de montar é um aquario de agua doce , mas como nao

percebo muito sobre assunto gostaria que voces me ajudassem

Qual o tamanho do aqua para iniciar ?

Que material preciso comprar?

Que plantas meter no aqua?

Tava a pensar em primeiro meter no aquario plantas e tentar ver se elas n morriam pa ver se eu ao menos conseguia cuidar do aquario so com as plantas e só depois de ter tudo controlado meter peixes...

Desde ja agradeco a todos vós que responderem...

O meu muito obrigado...

Publicado:

Bem vindo,

Olha que manter plantas não é tão fácil como parece. Até pode ser mais difícil que manter peixes...

As plantas precisão de um substrato rico, luz (bem mais do que normalmente vem nos aquário que se compram por ai) e adubação...

Primeiro pensa no tipo de peixes que queres ter e quantos queres! Depois vê qual o tamanho destes peixes em adultos.

Nesta altura já sabes p aquário que precisas 1 litro por cada cm de peixe!

Depois precisas de um aquecedor se forem peixes de àgua quente entre 0.5 a 1W por litro.

Depois o filtro, exterior de preferência, este deve fazer entre 2 a 5 vezes o volume do aquário por hora. Como matéria filtrante recomendo cerâmicas biológicas.

Depois monta tudo e espera uma semana! Por fim compra 1 peixe, este vai ficar sozinho umas 2 semanas. Nas próximas semanas vai comprando os peixes aos poucos 1 ou 2 por semana!

Entretanto vai lendo o fórum...

Publicado:
Bem vindo,

Olha que manter plantas não é tão fácil como parece. Até pode ser mais difícil que manter peixes...

As plantas precisão de um substrato rico, luz (bem mais do que normalmente vem nos aquário que se compram por ai) e adubação...

Primeiro pensa no tipo de peixes que queres ter e quantos queres! Depois vê qual o tamanho destes peixes em adultos.

Nesta altura já sabes p aquário que precisas 1 litro por cada cm de peixe!

Depois precisas de um aquecedor se forem peixes de àgua quente entre 0.5 a 1W por litro.

Depois o filtro, exterior de preferência, este deve fazer entre 2 a 5 vezes o volume do aquário por hora. Como matéria filtrante recomendo cerâmicas biológicas.

Depois monta tudo e espera uma semana! Por fim compra 1 peixe, este vai ficar sozinho umas 2 semanas. Nas próximas semanas vai comprando os peixes aos poucos 1 ou 2 por semana!

Entretanto vai lendo o fórum...

Entao vou ver os tipos de peixes para agua doce e depois digo alguma coisa... ja agora alguem me pode aconselhar quanto aos peixes?

Pelo o que dizes então é melhor so por as plantas depois de ter os peixes e de ter tudo controlado?

Publicado: (editado)
então é melhor so por as plantas depois de ter os peixes e de ter tudo controlado?

não, as plantas contribuem muito, para o equilibrio biológico. quanto mais plantares no início, melhor.

faz muita pesquisa, entretanto bigsmile

Editado por josé mendonça
Publicado: (editado)

Boas...

Agora tou sem adsl e ando a navegar com net 56kb :) e por ixo n vou poder postar com frequencia...

Quanto ao aquário ja decidi as medidas... vai ser um aqua de 80x35x40, deve ter entre 100 a 120 litros de agua, penso eu e vou ser eu a tentar faze-lo...

Tou com umas duvidas quanto ao tipo de filtro que vou comprar. Vai ser um filtro externo pois ja li que os filtros internos n são la muito eficientes mas nao sei kual filtro é k vou comprar... Se me puderem aconselhar...

Cumps...

Editado por c3dr1c
Publicado:
Boas...

Agora tou sem adsl e ando a navegar com net 56kb :) e por ixo n vou poder postar com frequencia...

Quanto ao aquário ja decidi as medidas... vai ser um aqua de 80x35x40, deve ter entre 100 a 120 litros de agua, penso eu e vou ser eu a tentar faze-lo...

Tou com umas duvidas quanto ao tipo de filtro que vou comprar. Vai ser um filtro externo pois ja li que os filtros internos n são la muito eficientes mas nao sei kual filtro é k vou comprar... Se me puderem aconselhar...

Cumps...

Para um aquário dessas dimensões, sugiro-te um Fluval 205. Fluval ou Eheim. Eu prefiro Fluval (opiniões...cada um tem a sua). Definitivamente ficas bem servido com um filtro externo.

Não te metas a fazer o aquário, a não ser que percebas muito do assunto. Deixa isso para os profissionais...se a coisa corre para o torto...ficas com 100-120 litros a flutuar em casa...não corras esse risco!

Aqui -> http://www.vidromoldura.pt/aquarios.html

Fica no Cacém - Lisboa. É aqui que a maior parte do pessoal compra os aquas...

Abraço

Publicado:

Obrigado pelas ajudas dadas... links muito bons, pamivelmo...

Reefdivea, quanto ao aquario tenho um amigo meu que percebe muito do assunto e vai-me ajudar a construi-lo, o que vai-me fazer poupar algum $$ :crazyeyes:

Depois kuando tiver mais duvidas eu posto... que eu sei k elas vao aparecer...

Obrigado a todos...

Cumps...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!