cada vez percebo menos-lampadas


Recommended Posts

o zogli deu-me esta informação para a iluminação do meu aqua As lâmpadas são daquelas economicas,mas tem de ter 6500K.Podes comprar numa loja electrica ou então nas lojas dos chineses.É facil de montar,precisas dos casquilhos E-27,o fio electrico e as fichas para ligar à electricidade.Nas lojas dos chineses há(claro que se forem de marca são melhores),Vês na caixa,tem de dizer os tais 6500 ou 6400K. Nestas lâmpadas E-27 só existe este valor os tais 6400K,nunca vi de 8000K,depois há as outras que não servem que são as de cor amarela. Mas não há problema podes meter as lâmpadas todas de 6400K.Há de vários Watts,para o teu aqua por ex. 4x25W de 6400K ou 5x20W.

Não duvido minimamanente nem dele nem do colega que me informou na batalha que eu precisava para as minhas plantas de 3x T%- 6500K. Só que fui a loja de aquarios onde costumo ir e disseram-me que e iluminação para as plantas não tinha nada a ver com kelvin que e medida de temperatura mas sim com lux e que e flora go e que e indicada para o meu aqua. CAda vez percebo menos esclarecimentos precisam-se. Entretanto ja fui ao chines e fiz uma calha com 2 lamoadas de 2o com 6400K

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o zogli deu-me esta informação para a iluminação do meu aqua As lâmpadas são daquelas economicas,mas tem de ter 6500K.Podes comprar numa loja electrica ou então nas lojas dos chineses.É facil de montar,precisas dos casquilhos E-27,o fio electrico e as fichas para ligar à electricidade.Nas lojas dos chineses há(claro que se forem de marca são melhores),Vês na caixa,tem de dizer os tais 6500 ou 6400K. Nestas lâmpadas E-27 só existe este valor os tais 6400K,nunca vi de 8000K,depois há as outras que não servem que são as de cor amarela. Mas não há problema podes meter as lâmpadas todas de 6400K.Há de vários Watts,para o teu aqua por ex. 4x25W de 6400K ou 5x20W.

Não duvido minimamanente nem dele nem do colega que me informou na batalha que eu precisava para as minhas plantas de 3x T%- 6500K. Só que fui a loja de aquarios onde costumo ir e disseram-me que e iluminação para as plantas não tinha nada a ver com kelvin que e medida de temperatura mas sim com lux e que e flora go e que e indicada para o meu aqua. CAda vez percebo menos esclarecimentos precisam-se. Entretanto ja fui ao chines e fiz uma calha com 2 lamoadas de 2o com 6400K

 

Se calhar quem te atendeu na loja não percebia muito de luz...

 

Os graus Kelvin interessam e muito para as plantas, são esses graus de definem a temperatura de cor. Quando se fala em lumens fala-se de intensidade de luz, também importante mas per si não é suficiente. Uma boa intensidade de luz aliada a boas temperaturas de cor (normalmente entre os 4000K e 10000K) levam a boas condições de luz para as plantinhas se desenvolverem.

A info que o zogli te deu é correcta, mas cuidado com as potências anunciadas nas lâmpadas dos chineses, não são de fiar. Basta comparar lâmpadas com a mesma potência chinesas e de uma marca conhecida, philips ou osram p.ex., as chinesas dão muito menos luz. Atenção que os consumos até podem ser idênticos (em watts) mas os lumens emitidos por lâmpadas de marcas como as que disse são maiores, são mais eficientes.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada.... Olha tenho 2 chinocas com 6400k e 20w cada e descobri uma que diz ser para plantas 16euros com os 90cm da outra calha do mesmo aqua com 10000k e 30 w com estas todas juntas achas que me safo???? queria fazer um plantado e deram-me musgo de java com fartura e tenho ja algumas de tapete que não queria perder. E os discos bem de saude???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois lâmpadas dos chinocas cuidado lol, comprei 4 liguei todas ao lado umas das outras e cada uma tinha sua cor. uma mais roxa, outra mais azulada, outras duas mais brancas mas uma com menos "força".

 

Todos diferentes todos iguais ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada.... Olha tenho 2 chinocas com 6400k e 20w cada e descobri uma que diz ser para plantas 16euros com os 90cm da outra calha do mesmo aqua com 10000k e 30 w com estas todas juntas achas que me safo???? queria fazer um plantado e deram-me musgo de java com fartura e tenho ja algumas de tapete que não queria perder. E os discos bem de saude???

 

Os discus já estão melhorzitos, obrigado!

 

Qual é o tamanho do teu aqua?

Deixa ver se percebi: tens neste momento 2x20w (chinesas 6500K) + 1x30w 10000k, dando no total 70w, é isso?

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ecavaco,

 

Não recomendo lampadas dos chineses...por experiencia propria! há uns 2 anos tinha 4 lampadas dos chineses, uma fundiu, comprei uma phillips igual às outras numa loja de aquariofilia e descobri que dava mais luz do que as outras 3 todas juntas :( chineses...bom e barato...é difícil.

 

De qualquer maneira, para te dar uma ideia se te safas com as 2x20w de 6400k e 1x30w de 10000k precisamos de saber as dimensões do teu aqua.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

90x50x50 +-

 

Bene, estamos a falar mais ou menos de 200 litros. Para um aquário plantado, e dada a altura de 50cm, acho que vais precisar bem mais do que os teus 70w (2x20+30), a não ser que optes por plantas muito resistentes. Eu colocaria como mínimo 4x t5 de 39w cada, à volta de 6.000-7.000 k.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

90x50x50 +-

 

70w pode ser suficiente dependendo das plantas que queiras lá meter.

Se queres tapete, esquece.... não dá!

 

Com 70w aguentas vários tipos de plantas, apenas tens de ter cuidado ao escolhê-las. Musgos, Fetos, Anúbias, etc. Pesquisa no site da tropica (www.tropica.com) por plantas "very easy" ou "easy", com "low light requirements", vais encontrar algumas.

 

Mas a partir do momento que queiras algumas plantas mais exigentes vais ter sempre problemas, não há hipótese.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, se quiseeres tirar umas idéias, vê como estava o meu aqua no início:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=69087&hl=

 

É de 200l brutos e tinha apenas 60w, e para aquela luz até o tinha engraçadito. Tens é de ter cuidado com as plantas que lá metes.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei lileopsis zelandia salvo erro para tapete na batalha e dizia que não era das mais faceis deve ir á vida de certeza

 

Sim, nesse aqua vai de certeza.

Tenta trocá-la aqui no fórum por plantas de mais fácil manutenção...

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei lileopsis zelandia salvo erro para tapete na batalha e dizia que não era das mais faceis deve ir á vida de certeza

 

 

Concordo que com 70w....tapete...esquece...no way!

 

Sim as T5 são mais finas do que as normais e muitíssimo mais eficientes.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou feita tenho que comprar calh nova el ampadas onde compro mais em conta tem ideia???

 

procura na internet (ebay, por exemplo) mas antes tens que ter a certeza daquilo que queres, para não gastares outra vez dinheiro mal gasto!

 

mas repara que a iluminação que tens serve para algumas plantas...não para todas, mas para algumas, como o pessoal tem dito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então ecavaco como estamos de luz? Já solucionaste o problema?

 

Olha,realmente as lâmpadas dos chineses deixam muito a desejar,dá para desenrascar,enquanto não arranjamos outras melhores,mas é preciso ter muito cuidado com o que compramos.Dou um ex.: fui a uma loja electrica para escolher umas lâmpadas de modo a trocar as da minha calha DIY com lâmpadas chinesas (3x15W - 4000k + 5x15W - 6400k).Para meu espanto estavam à venda nessa loja lâmpadas iguais às marcas das lojas dos chineses mas custavam 7€ !!!

 

Por isso quando comprarem vejam bem as marcas,e de preferência escolham as marcas mais conhecidas tipo Osram e Phillips,pois senão estão a dar mais dinheiro por algo que podem comprar por 1/3 do preço...

 

Agora arranjar uma lâmpadas E-27 com 8000K é que é mentira... :) Já revirei tudo o que é loja,mas não consigo achar! Alguma alma caridosa sabe da existência ou não destas lâmpadas? É que em aquários maiores dá jeito ter 8000K ou 10000K.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja esta desenrascado com lampadas do chines vamos ver o que dá.

Fiz obra de electicista enão estraguei nada agora e ver como reagem as plantas

Já estas desenrascada melhor mas tens no AKI umas lâmpadas t5 de 20w prontas a ligar a corrente que são fáceis de instalar, a ultima que comprei paguei +\- uns 16€.

 

Correcção é t4 e não t5

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas ja montei casquihos e tudo e com transformadores e assim não sei seme vou entender ou esas ja são prontasa usas e quantos kelvins???

Não me lembro se são de 6400k ou 6500k e já vem prontas e so ligares o cabo que elas trazem que tem duas fichas uma para a tomada e outra para calha e trazem outro cabo que da para ligares outra calha igual a essa usando apenas uma ligação a tomada.

Para as fixares trazem uns suportes que levam um parafuso e a calha encaixa neles.

 

Uma foto da minha calha com duas lâmpadas dessas:

http://pdi.no.sapo.pt/DSCF2459.jpg

 

Já verifiquei e são de 6000k e não como disse acima desculpem os erros.

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem interessante essas lâmpadas PDI,em que AKI estão à venda? Será que há com 8000K?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.