Recommended Posts

Publicado

Olá,

Tenho um aquário de 320 litros e ontem fiz uma medição de pH após ter feita uma tpa. Verifiquei que o pH ficou em 6,5

Tenho o pH baixo (6,5) e gostaria de aumentá-lo para 7,5.

Não tenho CO2.

Que técnicas me aconselham?

Queria evitar pôr aqueles químicos (alcalinizadores) pois para além do facto de não gostar muito desse método iria ser dispendioso gastar um frasco daqueles por cada tpa.

Cumprimentos

João

Publicado:
Olá,

Tenho um aquário de 320 litros e ontem fiz uma medição de pH após ter feita uma tpa. Verifiquei que o pH ficou em 6,5

Tenho o pH baixo (6,5) e gostaria de aumentá-lo para 7,5.

Não tenho CO2.

Que técnicas me aconselham?

Queria evitar pôr aqueles químicos (alcalinizadores) pois para além do facto de não gostar muito desse método iria ser dispendioso gastar um frasco daqueles por cada tpa.

Cumprimentos

João

Caro João,

A forma mais simples de aumentar o PH é adicionar substrato de origem calcária.

Abraço

Publicado: (editado)

Onde posso arranjar esse substrato de origem calcária? nas praias? Tenho umas conhas...posso pô-las no aquário e faz o mesmo efeito,certo?

Em relação à palavra "substrato" tenho algumas dúvidas que já não deveria de ter nesta altura do campeonato, mas "mais vale tarde do que nunca" e por isso pergunto: substrato corresponde ao meio onde as plantas vão ser enterradas (incluindo areia,areão,akadama)? ou corresponde a "terra", um tipo de adubo (de que já ouvi falar na marca JBL)? Se poderes mostra-me uma imagem deste tal substrato da JBL para entender melhor.

Outra dúvida....o que é?como é a turfa?usa-se só nas sumps ou nos filtros externos.

Obrigado e desculpem-me estas perguntas

Editado por Veterinário
Publicado:
Onde posso arranjar esse substrato de origem calcária? nas praias? Tenho umas conhas...posso pô-las no aquário e faz o mesmo efeito,certo?

Em relação à palavra "substrato" tenho algumas dúvidas que já não deveria de ter nesta altura do campeonato, mas "mais vale tarde do que nunca" e por isso pergunto: substrato corresponde ao meio onde as plantas vão ser enterradas (incluindo areia,areão,akadama)? ou corresponde a "terra", um tipo de adubo (de que já ouvi falar na marca JBL)? Se poderes mostra-me uma imagem deste tal substrato da JBL para entender melhor.

Outra dúvida....o que é?como é a turfa?usa-se só nas sumps ou nos filtros externos.

Obrigado e desculpem-me estas perguntas

Caro João,

Não precisas de pedir desculpa pelas perguntas! O fórum serve exactamente para isso. :)

O substrato é mesmo o areão/areia que cobre o fundo do aqua e onde as plantas são enterradas. O melhor substrato calcário que podes usar é o areão de coral (que eu tenho no meu novinho aqua de água salgada). Tem uma enooooorme vantagem: basta passar 1-2 vezes por água e não centenas de vezes :laugh:

A dolomite também pode ser uma opção. O que te sugiro é que vás a uma loja e peças substrato calcário. Vê as hipóteses que tens e compra a que gostares mais (mas não aconselho a comprares areão muito fino, tipo areia da praia - que normalmente se chama sugar size, pois é muito dificil de limpar).

A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões montanhosas. É utilizado normalmente para diminuir o Ph da água (o oposto daquilo que tu pretendes).

De qualquer forma, coloca o setup do teu aquário (dimensões, equipamentos, peixes, plantas...) para te poder dar mais alguns conselhos!

Abraço

Publicado:

Obrigado reefdiver :

Mas se eu puser umas conchas (búzios mais propriamente) dentro do aquário fará algum efeito?

Quanto ao setup do aquário gostava que me desses umas dicas quanto à iluminação (como é que é isso dos 6500k? quais são as características que tenho de dar acerca da iluminação? )eu mandei fazer a minha calha numa loja de electricidade.

O problema na fauna é que tenho peixes de pH incompatíveis (escalares e caeruleus)..shiiiu, não digas a ninguém,lool. Mas é verdade,é um erro, mas eu gosto tanto das duas espécies. Para além desses tenho kribensis,equipa de limpeza,serpae,viúva negra..

Quanto à flora: valisnérias,fetos de java, musgo de java,echinodorus tellenus,Pogostemon stellata,anubia barteri,anubia minima ,anubia nana.

A iluminação é composta por duas lâmpadas 36W Fluora. A iluminação é fraca,mas serve perfeitamente para as plantas que tenho. O aquário tem 120*40*70

Abraço

Obrigado reefdiver :

Mas se eu puser umas conchas (búzios mais propriamente) dentro do aquário fará algum efeito?

Quanto ao setup do aquário gostava que me desses umas dicas quanto à iluminação (como é que é isso dos 6500k? quais são as características que tenho de dar acerca da iluminação? )eu mandei fazer a minha calha numa loja de electricidade.

O problema na fauna é que tenho peixes de pH incompatíveis (escalares e caeruleus)..shiiiu, não digas a ninguém,lool. Mas é verdade,é um erro, mas eu gosto tanto das duas espécies. Para além desses tenho kribensis,equipa de limpeza,serpae,viúva negra..

Quanto à flora: valisnérias,fetos de java, musgo de java,echinodorus tellenus,Pogostemon stellata,anubia barteri,anubia minima ,anubia nana.

A iluminação é composta por duas lâmpadas 36W Fluora. A iluminação é fraca,mas serve perfeitamente para as plantas que tenho. O aquário tem 120*40*70

Abraço

Umas conchas fará algum efeito. Algum, mas como tens um aquário grande, acho que não vai ser suficiente. Vais ter mesmo que comprar areão calário e substituir um bocado do que tens agora no aqua.

Há pouco esqueci-me de dizer, relativamente à turfa, que tanto se pode usar em sumps como em filtros externos.

Peixes de ph incompatíveis...sabes o que vai acabar por acontecer não sabes? tenta ir rectificando os erros... (eu não digo nada a ninguém)

O k é graus kelvin, que mede a temperatura da cor.

Exemplo de temperatura de cores :

Fontes de Luz: Temperatura de cor

Céu azul : 10.000 até 18000 graus Kelvin

Céu nublado : 9.000 graus Kelvin

Luz do dia : 7.000 graus Kelvin

Flash eletrônico : 6.000 graus Kelvin

Luz natural (ao meio dia): 5.500 graus Kelvin

Luar / lâmpada fluorescente : 4.500 graus Kelvin

Lâmpada Projeto Slides : 3.500 graus Kelvin

Lâmpada de 60 Watts : 3.000 graus Kelvin

Nascer do sol - por do sol : 3.000 graus Kelvin

Ou seja, se as tuas lâmpadas estão a 6.500K, estão próximo da luz do dia, o que dá uma cor bonita ao aquário! Perfeita, diria (em minha opinião).

2 lâmpadas de 36w, totalizam 72w. Para as plantas que tens, parece-me suficiente.

Tens feito testes aos nitritos, nitratos e amónia? A que temperatura tens a água? e o Ph?

Abraço

Editado por reefdiver
Publicado:

O que vai acontecer aos meus peixes de pH incompatíveis?não vão reproduzir-se?

Sinceramente nessa área dos testes tenho muitas falhas (só faço testes ao pH). Quais são os testes essenciais? O que mede cada um desses importantes?

O pH costuma estar a 7 (intermédio para as várias espécies).A água está a 26ºC.

Para um plantado neste aquário com 70cm de altura o ideal seria que tipo de iluminação?

Abraço e muito obrigado ;)

Publicado:

Sinceramente nessa área dos testes tenho muitas falhas (só faço testes ao pH). Quais são os testes essenciais? O que mede cada um desses importantes?

Para um plantado neste aquário com 70cm de altura o ideal seria que tipo de iluminação?

Abraço e muito obrigado :D

Primeiro, queres aumentar o pH para quê? Vais meter lá o quê?

Depois, se quiseres aumentar pouco, essas conchas normalmente bastam. O substracto vai-te meter isso pelos 8.

Os peixes em pH imcompativeis, podem morrer, andar doentes de "queimaduras" de pH ou no caso de ser pouca diferença, mas estiver porreirito, não reproduzirem.

Testes: Depende do que quiseres fazer. Essenciais são pH, NO2, amónia. Se quiseres um plantado, Fosfatos e Nitratos. Ferro. Se quiseres podes comprar gH e kH, mas esses EU acho que não são muito importantes, se se pensar que por principio água alcalina é dura, ácida é mole...

Intermédio para várias espécies, pode ser desconfortável para várias...

O ideal e talvez unica possibilidade para 70 cms de altura - HQI.

Está tudo ou nem por isso? ;)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Abraço e muito obrigado ;)

Bem, caro João...sendo incompatíveis..infelizmente, acho que vais ter alguns dissabores mais cedo ou mais tarde. Tenta manter o Ph à volta de 7 para tentar minimizar o impacto.

Testes essenciais: amónia (altamente tóxica, resulta dos detritos dos peixes, restos de alimentação no fundo), nitritos (através de umas bactérias, a amónia é convertida em nitritos, que apesar de menos nociva continua a ser tóxica para os peixes). Tanto a amónia como os nitritos devem estar sempre a 0 g/ml. Por acção de outras bactérias, os nitritos são então convertidos em nitratos, os quais já não são tóxicos para os peixes. Convém contudo manterem-se abaixo das 10g/ml. A forma de controlares os nitratos é através de TPA's frequentes.

Em resumo, os testes que sugiro são: amónia, nitritos, nitratos e ph.

Relativamente à iluminação, para um plantado com 70 cm's de profundidade e para um aquário com aproximadamente 300 litros eu sugiro 4 x t5 de 54w, o que dá um total de 216 Watts, com qualquer coisa à volta dos 6.000-7000K.

Editado por reefdiver
Publicado:

A última frase ficou incompleta.

Vou então arranjar testes para medir a amónia, nitritos, nitratos.

Os outros testes que existem são usados por quem (GH,dureza...)? por aqueles que têm discos? por aqueles que têm plantados XPTO?

GRand abraço

Publicado:
A última frase ficou incompleta.

Vou então arranjar testes para medir a amónia, nitritos, nitratos.

Os outros testes que existem são usados por quem (GH,dureza...)? por aqueles que têm discos? por aqueles que têm plantados XPTO?

GRand abraço

Ficou incompleta mas já editei e completei. Tive um problema no PC.

Os testes para avaliar a dureza também são importantes, mas em minha opinião não são vitais. O que ele te indica é a capacidade da água manter o Ph. Ora se fizeres testes de Ph e verificares que ele se mantém estável, não precisas de fazer teste à dureza da água...é sinal que ela está ok.

Se tiveres flutuações no Ph, então aí aconselho a comprar um kit para testar a dureza, de forma a avaliar qual a melhor forma de a aumentar e de garantir a longo prazo a estabilização do Ph.

Quanto à amónia e nitritos, em principio só devem existir no inicio do aquário. Se já tiveres o aquário há alguns meses instalado, agora só existirão amónia e nitritos se tiveres demasiados peixes no teu aquário ou se estiveres a dar demasiada comida os teus peixes.

Já agora, há quanto tempo é que tens o aquário montado? É um dado importante para avaliar o equilíbrio!

Abraço

Tenho este aquário montado há um mês.

Se eu der alimentos altamente proteicos todos os dias faz mal ?(para além de sujar a água)

Qual é então a regularidade?

As bactérias do filtro externo (que fazem a degradação da amónia em nitritos)e que se encontram nas cerâmicas aparecem com o passar do tempo,certo?

Esta tarde já aprendi muita coisa :mrgreen: Muito obrigado aos dois

Editado por Veterinário
Publicado:
Tenho este aquário montado há um mês.

Se eu der alimentos altamente proteicos todos os dias faz mal ?(para além de sujar a água)

Qual é então a regularidade?

As bactérias do filtro externo (que fazem a degradação da amónia em nitritos)e que se encontram nas cerâmicas aparecem com o passar do tempo,certo?

Esta tarde já aprendi muita coisa contigo ;) Muito obrigado

As bactérias do filtro externo (não só as que transformam a amónia em nitritos mas também as que transformam nitritos em nitratos) aparecem efectivamente com o passar do tempo.

Aquário montado à 1 mês...esta na altura de lavares o filtro externo, ok? 1 vez por mês!

O que entendes por comida altamente proteica? larvas de mosquito, artémia e afins? presumo que sim. Sugiro que dês 2-3 vezes por semana MAS (há sempre um mas), deixa descongelar num copo com água da torneira. Quando estiver totalmente descongelado, usa um passevite (eu uso daqueles para fazer chá) e passa abundantemente por água. Desta forma, dás apenas o alimento vivo e proteico e deixas a porcaria toda que acompanha a comida fora do aquário...

Não tens que agradecer...eu estou a começar em salgados e também gosto muito que me ajudem :mrgreen:

Abraço

• 2 semanas depois...
Publicado:
As bactérias do filtro externo (não só as que transformam a amónia em nitritos mas também as que transformam nitritos em nitratos) aparecem efectivamente com o passar do tempo.

Aquário montado à 1 mês...esta na altura de lavares o filtro externo, ok? 1 vez por mês!

O que entendes por comida altamente proteica? larvas de mosquito, artémia e afins? presumo que sim. Sugiro que dês 2-3 vezes por semana MAS (há sempre um mas), deixa descongelar num copo com água da torneira. Quando estiver totalmente descongelado, usa um passevite (eu uso daqueles para fazer chá) e passa abundantemente por água. Desta forma, dás apenas o alimento vivo e proteico e deixas a porcaria toda que acompanha a comida fora do aquário...

Não tens que agradecer...eu estou a começar em salgados e também gosto muito que me ajudem :Fade-color

Abraço

Uma dúvida, uma rocha morta pequena em um aquario de 170 litros vai promover a alcalinização da água para niveis elevados ou depende da quantidade pode ajudar a manter a agua levemente alcalina ? é verdade que a tendencia natural da agua no aquario é ficar ácida ?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!