Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal!

Estava a pensar adquirir uma destas espécies, mas apenas dois ou 3 exemplares..

Não tenho muitas informações pelo que gostava que me ajudassem.

As espécies em questão são estas:

Caridina cf. propinqua:

caridinacfpropinqua.jpg

Caridina gracilirostris:

shrimp_C.%20gracilirostris%2020%20.jpg

Gostava de saber o seguinte:

1. Se é possivel (e se sim), como se destingue macho de fêmea?

2. Se é relativamente facil mantelas em aquário ou seja se são muito sensiveis aos parâmetros da água? Quais os adequados?

3. Reproduzem-se facilmente?

Nenhum destes dois se cruza com red's, certo? É que se adquirir vão para um aquário com Red's e gupiies, mas pelo sim pelo não os gupies vão sair pois gostam muito de andar atrás dos red's e pelo sim pelo não..

Agradeço desde já eventuais respostas!

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos

entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Publicado:

Boas,

Pelo que tive oportunidade de le, posso responder à 3 pergunta que é difícil a reprodução pq precisam de água salobra.

O Caridina gracilirostris adapta-se bem a diferentes PH's e temperaturas, mas é preciso uma adaptação cuidada, à falta de alimento como algas, pode começar a comer plantas como musgos etc.

Publicado:
Boas,

Pelo que tive oportunidade de le, posso responder à 3 pergunta que é difícil a reprodução pq precisam de água salobra.

O Caridina gracilirostris adapta-se bem a diferentes PH's e temperaturas, mas é preciso uma adaptação cuidada, à falta de alimento como algas, pode começar a comer plantas como musgos etc.

Muito obrigado pela resposta!

Acabei agora de encontrar um site em espanhol com boa informação sobre o Caridina gracilirostris:

- Diferencias sexuales:

Difíciles de ver. Los pleópodos de las hembras son de mayor tamaño para poder albergar los huevos y los machos son de menor tamaño.

- Reproducción:

Las larvas necesitan pasar los primeros estadios de su desarrollo en agua salobre, sufriendo en ella una serie de metamorfosis. Esta especie puede ser mantenida de adulta en agua salobre.

Para conseguir su reproducción se debe retirar una hembra ovada a otro tanque. Una vez liberadas las crías se retira la madre y se añade sal marina sin yodo en una proporción de 28-31 g por litro de agua. El filtrado debe ser a través de un filtro accionado por aire para que no absorba a las crías. Las puestas son muy numerosas, más de 300 huevos de pequeño tamaño (incluso hay quién habla de hasta 1.500!), cada 8 semanas y las crías deben ser alimentadas con infusorios en las primeras etapas se su vida.

Una vez alcancen un tamaño de unos 5 mm pueden ser devueltas lentamente al agua dulce. La reproducción se ha conseguido en contadas ocasiones y el índice de supervivencia es muy bajo. Para retirarla de un tanque es mejor utilizar un vaso que la red, pues se puede dañar el rostrum fácilmente, muchos ejemplares llegan con él ya roto después del transporte, lo cual no es mayor problema: en la siguiente muda vuelve a tener su aspecto inicial.

Está em espanhol mas consegue-se perceber minimamente. Já agora, se alguém quiser ler a informação completa, é este o site.

Ou seja, é realmente complicada a reprocução destes meninos e a taxa de sobrevivencia é muito baixa..

Em relação ao Caridina cf. propinqua é que já é mais dificil encontrar informação, mas em termos de reprodução também deve ser necessário água salobra, certo?

Dário Santos

De volta!!!

Publicado:
Em relação ao Caridina cf. propinqua é que já é mais dificil encontrar informação, mas em termos de reprodução também deve ser necessário água salobra, certo?

Exactamente! É igualmente de Ordem Inferior o que quer dizer que a descendência passa por uma fase larvar, neste caso, em água salobra, até ser uma réplica dos adultos, em miniatura.

Abraço

Publicado:

;)

Em ambos, a reproduação é em água salobra.

Caridina cf. propinqua tem origem em Singapura, existem dúvidas se as crias mantem a cor orange, apesar já existirem exemplares à venda pelo mundo fora em especial Alemanha.

As tentativas de reprodução de particulares não tem passado disso mesmo, tentativas.

Isto foi o que li não sei se já existem mais novidades.

Publicado:

Pois é pessoal, não é nada que eu não gosta-se de tentar, mas vou ter de deixar para o verão, para as férias que é quando tenho tempo.. Quando essa altura estiver mais próxima eu compro os camarões..

Para já vou tentar arranjar aqui pelo fórum(€) Crystal Red ou Caridina cf. cantonensis 'Bee'..

Se alguém tiver diga ;)

Obrigado pelas ajudas pessoal!

Dário Santos

De volta!!!