lmsalgado Publicado Dezembro 18, 2007 Share Publicado Dezembro 18, 2007 Tenho um aquário Aquapor de 100x30(L)x40(A) que tem umas calhas na base de modo a que o vidro não toca no móvel. A questão é devo usar na mesma uma placa de esferovite (ou equivalente) por baixo do aquário para aliviar a pressão sobre o vidro ou não será necessário? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lmsalgado Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2007 (editado) Acham que corro algum risco de ficar com o vidro partido se não colocar o esferovite? O aquário, visto por baixo, tem uma calhazinha plástica a toda a volta e metade no meio, com o seguinte formato: _____________________________ |........................................................| |........................................................| |........................................................| |..........................|.............................| |..........................|.............................| |_____________|______________| ( os _ e | são a calha, os . são superficie de vidro suspensa) De modo que o vidro fica suspenso uns 5mm sobre o móvel. Tenho algum medo que ele parta com o peso da água. Alguém me aconselha? Editado Dezembro 19, 2007 por lmsalgado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 19, 2007 Share Publicado: Dezembro 19, 2007 Acham que corro algum risco de ficar com o vidro partido se não colocar o esferovite? O aquário, visto por baixo, tem uma calhazinha plástica a toda a volta e metade no meio, com o seguinte formato: _____________________________ |........................................................| |........................................................| |........................................................| |..........................|.............................| |..........................|.............................| |_____________|______________| ( os _ e | são a calha, os . são superficie de vidro suspensa) De modo que o vidro fica suspenso uns 5mm sobre o móvel. Tenho algum medo que ele parta com o peso da água. Alguém me aconselha? Em minha opinião, não é necessário, pois pela tua descrição, o móvel é específico para aquário e as calhas asseguram o equilíbrio... Agora...também é verdade que não perdes nada se colocares a esferovite não é? Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lmsalgado Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2007 Em minha opinião, não é necessário, pois pela tua descrição, o móvel é específico para aquário e as calhas asseguram o equilíbrio... Agora...também é verdade que não perdes nada se colocares a esferovite não é? Abraço O móvel é normal, aliás para já até vai ser uma bancada na cozinha. O esquema que fiz é do aquário visto por baixo. O meu receio é se o vidro do aquário, estando mais ou menos suspenso, aguenta com o peso da água, areão, etc. Mesmo colocando esferovite se calhar tenho que fazer uns cortes para encaixar nas calhas... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 19, 2007 Share Publicado: Dezembro 19, 2007 O móvel é normal, aliás para já até vai ser uma bancada na cozinha. O esquema que fiz é do aquário visto por baixo. O meu receio é se o vidro do aquário, estando mais ou menos suspenso, aguenta com o peso da água, areão, etc. Mesmo colocando esferovite se calhar tenho que fazer uns cortes para encaixar nas calhas... Ok agora percebi. Vidro do aquário suspenso...nem pensar. Compra uma tábua de madeira com uns 5 cm de altura para encaixar nas calhas. E depois coloca uma placa de esferovite por cima. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lmsalgado Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2007 Ok agora percebi. Vidro do aquário suspenso...nem pensar. Compra uma tábua de madeira com uns 5 cm de altura para encaixar nas calhas. E depois coloca uma placa de esferovite por cima. Pois, graças às calhas o vidro acaba por ficar suspenso. Mas também não adianta a placa de madeira porque não encaixa nas calhas graças àquela que tem a meio.... Por outro lado se colocar esferovite só sob o vidro posso estar a fazer pressão para cima e ser pior a emenda que o soneto. É estranho, porque este até é um aquário bastante comum (pelo que já li aqui no fórum e por o encontrar em todos os hipermercados). Mas não sei como é que os outros donos resolveram este dilema. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
reefdiver Publicado: Dezembro 19, 2007 Share Publicado: Dezembro 19, 2007 Pois, graças às calhas o vidro acaba por ficar suspenso. Mas também não adianta a placa de madeira porque não encaixa nas calhas graças àquela que tem a meio.... Por outro lado se colocar esferovite só sob o vidro posso estar a fazer pressão para cima e ser pior a emenda que o soneto.É estranho, porque este até é um aquário bastante comum (pelo que já li aqui no fórum e por o encontrar em todos os hipermercados). Mas não sei como é que os outros donos resolveram este dilema. Consegues retirar (serrar) a calha do meio? era uma forma de resolver o problema! bom, bom era se colocasses uma foto. É possivel? Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 19, 2007 Share Publicado: Dezembro 19, 2007 (editado) A maioria resolveu facilmente, nem se preocupou com isso lol Existem pelo menos duas razões que me lembre para se colocar o esferovite por baixo do aquário e uma é mais importante que a outra. - não permite passagens de temperaturas do aquário para fora e vice versa (menos importante). - quando se coloca esferovite por baixo do aquário é para o caso de haver alguma imperfeição no móvel ou algo no móvel não force o vidro de fundo do aquário e dessa forma o faça quebrar, nesses aquários não será muito necessário pois o vidro não chega a ter contacto com o móvel logo não existe pressão de alguma sujidade que o móvel possa conter. Se queres jogar pelo seguro e tens medo, compra a placa de esferovite com a altura pretendida e cortas-o de maneira a caber entre as calhas. Editado Dezembro 19, 2007 por Trocado Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lmsalgado Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2007 Consegues retirar (serrar) a calha do meio? era uma forma de resolver o problema! bom, bom era se colocasses uma foto. É possivel? Abraço Não sem danificar sériamente a estrutura. O aquário é igual ao deste tópico: aqui A base é igual à parte de cima e na "trave" central que se vê na imagem só a partir de meio fica à altura da borda. A maioria resolveu facilmente, nem se preocupou com isso lol Existem pelo menos duas razões que me lembre para se colocar o esferovite por baixo do aquário e uma é mais importante que a outra. - não permite passagens de temperaturas do aquário para fora e vice versa (menos importante). - quando se coloca esferovite por baixo do aquário é para o caso de haver alguma imperfeição no móvel ou algo no móvel não force o vidro de fundo do aquário e dessa forma o faça quebrar, nesses aquários não será muito necessário pois o vidro não chega a ter contacto com o móvel logo não existe pressão de alguma sujidade que o móvel possa conter. Se queres jogar pelo seguro e tens medo, compra a placa de esferovite com a altura pretendida e cortas-o de maneira a caber entre as calhas. A razão da minha preocupação é uma terceira: uma vez que o vidro não toca no móvel, será que aguenta com o peso (a espessura daquilo é de cerca de 5mm). Aquilo realmente parece desenhado para não ser necessário nenhuma base, mas... Tens um aquário igual a este ou conheces alguém que tenha e que, não colocaou nada por baixo nem teve problemas. Desculpa perguntar mas ficava mais descansado com casos práticos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 19, 2007 Share Publicado: Dezembro 19, 2007 Um dos meus aquários dos camarões é igual a esse, tem uma placa tipo esferovite por debaixo não me preocupei em cortar nada, nunca tive problemas. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lmsalgado Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 19, 2007 Um dos meus aquários dos camarões é igual a esse, tem uma placa tipo esferovite por debaixo não me preocupei em cortar nada, nunca tive problemas. A placa é a todo o comprimento ou só de modo a caber nas calhas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Manuel Martins Sousa Publicado: Dezembro 19, 2007 Share Publicado: Dezembro 19, 2007 Olá IMSalgado Considero muito prodente o seguinte: - Não alterar a estrutura do aquário. - Colocar uma membrana de "esferovite" entre o aquário e o suporte, donde resultam as seguintes vantagens: a) Evitar perdas de energia através do suporte. b) Melhorar as condições de apoio distribuindo muito melhor as tensões de contacto, uma vez que absorve as deformações do suporte e do aquário. Em conclusão: - Só terás benefícios da colocação da "esferovite" entre o aquário e o suporte. Cumprimentos Martins de Sousa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 19, 2007 Share Publicado: Dezembro 19, 2007 A placa é a todo o comprimento ou só de modo a caber nas calhas? Todo o comprimento. Só faz é bem lá estar Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lmsalgado Publicado: Dezembro 20, 2007 Autor Share Publicado: Dezembro 20, 2007 Todo o comprimento. Só faz é bem lá estar Ok, é isso que vou fazer. Obrigado a todos. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts