gato Publicado Dezembro 18, 2007 Publicado Dezembro 18, 2007 Tenho um aquario ha um ano tem 80.30.30, 80litros e tenho duas plantas amazonenses a lampada é de 18w e acho que é uma fulrescente normal, ja tive varias mudas de folhas e as novas folhas realmente não se desenvolvem como antes ficam mais pequenas e atrofiadas,tenho o ph 7, fauna 3 escalares juvenis, 5 serpas,um casal de espadas, 2 coris,8 gupis alevins e gostava de de juntar um cardume de 8 neons. Que me dizem da lampada e da fauna, desculpem este relatório todas as opinioes são bem vindas MUITO OBRIGADA A TODOS E AO FORUM Citar VITOR
reefdiver Publicado: Dezembro 18, 2007 Publicado: Dezembro 18, 2007 Tenho um aquario ha um ano tem 80.30.30, 80litros e tenho duas plantas amazonenses a lampada é de 18w e acho que é umafulrescente normal, ja tive varias mudas de folhas e as novas folhas realmente não se desenvolvem como antes ficam mais pequenas e atrofiadas,tenho o ph 7, fauna 3 escalares juvenis, 5 serpas,um casal de espadas, 2 coris,8 gupis alevins e gostava de de juntar um cardume de 8 neons. Que me dizem da lampada e da fauna, desculpem este relatório todas as opinioes são bem vindas MUITO OBRIGADA A TODOS E AO FORUM Olá. A iluminação que tens parece-me claramente insuficiente para um aquário plantado. Eu sugeriria o aumento para pelo menos 70w (seguindo a regra de 1w para cada 1l de água). Podes ainda ponderar a introdução de fertilizantes para as tuas plantas, de forma a potenciar o desenvolvimento e crescimento delas. Quanto à tua fauna...parece-me que tens pra aí uma grande mistura! Gupies e espadas gostam de um Ph definitivamente acima de 7. Os escalares e as coris dão-se bem com Ph à volta de 7. Agora, os neons gostam de um Ph à volta de 6, não sendo por esta razão compatíveis com os restantes habitantes do teu aqua. Dada as dimensões do teu aqua, eu ficaria com os actuais residentes e não faria qualquer adição. 12 peixes já é bastante e os 3 escalares vão crescer bastante. Um problema que poderás também ter é agressividade dos escalares com os guppies...ou desaconselho manter as 2 espécies num aquário, especialmente pequenos! Citar
josé mendonça Publicado: Dezembro 18, 2007 Publicado: Dezembro 18, 2007 olá gato! o teu aquário não tem 80, mas sim 72L brutos, pelo que, dependendo do que lá tens dentro, o volume real deve andar entre os 60 e os 65L reais. cuidado com essa fauna, pois só os esclares são demais para tal capacidade, quando crescerem... quanto à iluminação, e tal como disse o reefdiver, é pouquíssima... muda de calha e dá mais watts às tuas amazonenses; tudo o que seja mais de 0,5w/L já vai dar para notares diferenças consideráveis. boa sorte! Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Ricardo Diogo Publicado: Dezembro 18, 2007 Publicado: Dezembro 18, 2007 Olá. A iluminação que tens parece-me claramente insuficiente para um aquário plantado. Eu sugeriria o aumento para pelo menos 70w (seguindo a regra de 1w para cada 1l de água). muda de calha e dá mais watts às tuas amazonenses; tudo o que seja mais de 0,5w/L já vai dar para notares diferenças consideráveis. boa sorte! E vocês a darem-lhe com a cena de 1 Watt/litro... http://www.fitchfamily.com/lighting.html 72 litros - 88 watts. Again... Para aquas pequenos, o rácio tem de ser superior e conforme se aumenta a litragem, o rácio baixa. Não encham a cabeça de regras, isto não é matemática. E mais, depende das lampadas. E se ele comprar uma lâmpada de 100 Watts, já dá? Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
josé mendonça Publicado: Dezembro 18, 2007 Publicado: Dezembro 18, 2007 olá Ricardo Diogo! vais desculpar-me, mas não percebi...: - não concordas comigo quando digo que as echinodorus dele vão agradecer uma iluminação com mais watts? - não concordas comigo quando digo que, se ele aumentar a iluminação para cima de 0,5w/L, irá notar algum desenvolvimento no crescimento das plantas, relativamente ao que tem agora? Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
José Cruz Silva Publicado: Dezembro 18, 2007 Publicado: Dezembro 18, 2007 E vocês a darem-lhe com a cena de 1 Watt/litro... http://www.fitchfamily.com/lighting.html 72 litros - 88 watts. Again... Para aquas pequenos, o rácio tem de ser superior e conforme se aumenta a litragem, o rácio baixa. Não encham a cabeça de regras, isto não é matemática. E mais, depende das lampadas. E se ele comprar uma lâmpada de 100 Watts, já dá? E porque razão precisará ele de 88watts? Pareceu-me que o conselho do josé mendonça foi o mais apropriado. Citar Abraços Zé Néo
D.A. Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 boas, Eu tenho um escalar juvenil (foi oferecido, pk nunca iria comprar um peixe desses numa fase inicial)e reparei k os espadas tem a tendencia de mordiscar o escalare... eu keria saber se os espadas sao geralmente assim, ou tive azar... pergunto isto para n cometer nenhuma, nem posteriormente dizer nenhuma barbaridade ...lol... pa dizer coisas erradas prefiro agr enkanto tenho o estatuto de iniciado... cumps, D.A. Citar
Tomkat Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 boas 88w? era bem capaz de ter melhorias, mas nas algas cumps Citar
Ricardo Diogo Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 olá Ricardo Diogo! vais desculpar-me, mas não percebi...: - não concordas comigo quando digo que as echinodorus dele vão agradecer uma iluminação com mais watts? - não concordas comigo quando digo que, se ele aumentar a iluminação para cima de 0,5w/L, irá notar algum desenvolvimento no crescimento das plantas, relativamente ao que tem agora? Todas as plantas beneficiam de mais watts, se forem nas lampadas que devem ser. O que eu digo é que se difundiu a "regra" do Watt/litro, sem nenhum fundamento que a justifique. E que se continua diariamente a falar de 1Watt/litro, sem justificação aparente. No caso dele, nem vejo onde está a dizer que são echinodorus... Ele diz amazonenses. No Amazonas não há só echinodorus. E porque razão precisará ele de 88watts? Pareceu-me que o conselho do josé mendonça foi o mais apropriado. São pontos de vista, e eu respeito todos. Mas como eu não respondi ao poster inicial, mas sim a dois que o aconselharam a por mais luz e para voltar a dizer que a regra do Watt/litro é uma treta. E dei o exemplo que para o dele, precisaria de 88 Watts e não 72. Como eu de vez em quando faço, desta vez tambem respondeste sem ler tudo, ou sem tomar atenção ao que foi escrito... boas88w? era bem capaz de ter melhorias, mas nas algas cumps E dizes isso porque...? E saber fazer as coisas? Achas que menos luz ou luz inadequada combate o aparecimento de algas? Andas enganado ou então mantem-te pelos discus. Esses nem gostam muito de luz. Parece que os desperta. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
josé mendonça Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 (editado) Ricardo Diogo Todas as plantas beneficiam de mais watts, se forem nas lampadas que devem ser. então, pelos vistos, estás de acordo!... O que eu digo é que se difundiu a "regra" do Watt/litro, sem nenhum fundamento que a justifique. nem sequer mencionei essa regra... ... por isso pedi que te explicasses! não leste o que eu escrevi ou foi precipitação da tua parte ao fazeres 'quote'...? nem vejo onde está a dizer que são echinodorus... Ele diz amazonenses. No Amazonas não há só echinodorus. claro que no Amazonas não há só echinodorus, mas quando se fala em amazonenses, é a esta planta que se faz referência; ainda eu, há muuuitos anos, nem sequer sabia o nome científico e já comprava 'amazonenses'!... Editado Dezembro 19, 2007 por josé mendonça Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Ricardo Diogo Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 então, pelos vistos, estás de acordo!... Em relação à luz, sim. Tive um plantado com 60 watts T8, tenho um de 156 T5. HÁ MUITA DIFERENÇA! nem sequer mencionei essa regra... Não era para it, essa parte. Aliás, puz a bold a parte que dizia isso. ... por isso pedi que te explicasses! pelos vistos, ou não leste o que eu escrevi, ou foi precipitação da tua parte ao fazeres 'quote'... claro que no Amazonas não há só echinodorus, mas quando se fala em amazonenses, é a esta planta que se faz referência; ainda eu, há muuuitos anos, nem sequer sabia o nome científico e já comprava 'amazonenses'!... Isso já é um suponhamos. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
reefdiver Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 A regra de 1w por litro de água vale o que vale. É uma aproximação, uma ajuda, mas todos sabem (ou devem saber) que não há soluções milagrosas. O cálculo do site que envias para mim tem tanto valor como a regra de 1w por litro. Há perguntas que é preciso responder para responder com mais certeza? É um aquário plantado? As plantas são pouco ou muito resistentes? Qual a profundidade do aquário? Ou seja, em 2 aquários de 200 litros, um com 40 cm de altura e o outro com 80, o "teu" site fantástico recomenda os mesmos watts, o que está totalmente errado! Em relação ao "quanto mais iluminação melhor"...as algas é que agradecem. Para mim, não há nada pior do que limpar algas num aquário Portanto, o que eu digo é: iluminação? a adequada e necessária. Face às plantas prentendidas continuo a achar que 70w é mais do que suficiente! Citar
andorina Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 Boas As respostas já estão a fugir á questão, mas só para lançar mais um pouco de confusão (peço desde já desculpas ao autor do tópico), o problema da regra W/L só fica resolvido quando se deixar de falar em W necessários, isto porque, a potencia (W) na realidade é o que a lampada consome e não a luz que esta produz. A luz produzida mede-se em lumens e no mercado existem lampadas (do mesmo tipo) com potenca (W) iguais e lumens diferentes. cumps PS: volto a pedir desculpa ao autor pela intromissão Citar
reefdiver Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 Boas As respostas já estão a fugir á questão, mas só para lançar mais um pouco de confusão (peço desde já desculpas ao autor do tópico), o problema da regra W/L só fica resolvido quando se deixar de falar em W necessários, isto porque, a potencia (W) na realidade é o que a lampada consome e não a luz que esta produz. A luz produzida mede-se em lumens e no mercado existem lampadas (do mesmo tipo) com potenca (W) iguais e lumens diferentes. cumps PS: volto a pedir desculpa ao autor pela intromissão Já agora, só por uma questão de precisão: medem-se em lumens sim, mas também em Kelvins (k) que nos indicam a temperatura da cor Citar
gato Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Publicado: Dezembro 19, 2007 Já agora, só por uma questão de precisão: medem-se em lumens sim, mas também em Kelvins (k) que nos indicam a temperatura da cor obrigada a todos estou a ficar um bocado confuso mas tenho algas castanhas nas pedras no areao e mesmo nas plantas só com a lampada de 18 w mais uma vez obrigada a todos estou sempre atento ao forum Citar VITOR
Ricardo Diogo Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 obrigada a todos estou a ficar um bocado confuso mas tenho algas castanhas nas pedras no areao e mesmo nas plantas só com a lampada de 18 w mais uma vez obrigada a todos estou sempre atento ao forum Isso normalmente surge pela falta de CO2. Mas se meteres 1 ou 2 SAE's eles tratam disso. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
josé mendonça Publicado: Dezembro 19, 2007 Publicado: Dezembro 19, 2007 (editado) Ricardo Diogo então, pelos vistos, estás de acordo!... Em relação à luz, sim. Tive um plantado com 60 watts T8, tenho um de 156 T5. HÁ MUITA DIFERENÇA! nem sequer mencionei essa regra... Não era para it, essa parte. Aliás, puz a bold a parte que dizia isso. vamos la ver se nos entendemos! eu até agradeço que me contradigam se estiver errado, ou a ver qualquer questão duma forma menos correcta, porque isto é 'aprender até morrer', o que hoje é dado como uma verdade absoluta, amanhã já não o é!... no meu tempo de aquariófilo, já constatei isso diversas vezes, relativamemte a este hobby... ...mas se em relação à luz estás de acordo e se aquela parte não era para mim, por que razão me citaste, dando com a tua conversa, a ideia de que estavas a contradizer-me? continuo sem explicação... quanto a esta questão e ao teu comentário: claro que no Amazonas não há só echinodorus, mas quando se fala em amazonenses, é a esta planta que se faz referência; ainda eu, há muuuitos anos, nem sequer sabia o nome científico e já comprava 'amazonenses'!... Isso já é um suponhamos. http://www.aquariofilia.online.pt/default....mp;id_planta=10 Editado Dezembro 19, 2007 por josé mendonça Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Ricardo Diogo Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Ricardo Diogovamos la ver se nos entendemos! eu até agradeço que me contradigam se estiver errado, ou a ver qualquer questão duma forma menos correcta, porque isto é 'aprender até morrer', o que hoje é dado como uma verdade absoluta, amanhã já não o é!... no meu tempo de aquariófilo, já constatei isso diversas vezes, relativamemte a este hobby... ...mas se em relação à luz estás de acordo e se aquela parte não era para mim, por que razão me citaste, dando com a tua conversa, a ideia de que estavas a contradizer-me? continuo sem explicação... Citei-te tambem porque disseste os 0,5 Watts/litro. Que tambem não faz sentido nenhum, depende dos aquas. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
reefdiver Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Citei-te tambem porque disseste os 0,5 Watts/litro. Que tambem não faz sentido nenhum, depende dos aquas. Ricardo Eu acho que é preciso ter moderação nos comentários que fazemos. A regra de 0,5w ou 1w por litro é uma regra grosseira, sem dúvida, mas serve de base, para sem informação adicional, dar uma ideia, dos requisitos médios de iluminação. Quem responde a estes tópicos, pretende ajudar quem coloca as dúvidas. Quem responde deve ter respeito por todas as opiniões. E não entrar em discussões que em nada beneficiam quem coloca dúvidas. Relembro que quem criou este tópico queria somente ajuda na iluminação. É esse o tópico...às vezes é bom não nos esquecermos disso Citar
josé mendonça Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 (editado) Citei-te tambem porque disseste os 0,5 Watts/litro. Que tambem não faz sentido nenhum, depende dos aquas. decididamente, tu queres contradizer as afirmações dos outros, sem as saberes ler!... isto foi o que eu disse: muda de calha e dá mais watts às tuas amazonenses; tudo o que seja mais de 0,5w/L já vai dar para notares diferenças consideráveis. não estou a fazer disto uma regra (como é, por demais, óbvio!), só estou a estabelecer um termo de comparação com a iluminação actual do aqua dele!.... francamente, acho que já chega! até as 'amazonenses' tu contestaste (e também sem qualquer razão como já te provei!)... não vou dar seguimento a esta conversa, porque está tudo mais que escrito e explicado ao longo deste tópico, como qualquer pessoa pode constatar... basta que o leia! Editado Dezembro 20, 2007 por josé mendonça Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
reefdiver Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 decididamente, tu queres contradizer as afirmações dos outros, sem as saberes ler!...isto foi o que eu disse: não estou a fazer disto uma regra (como é, por demais, óbvio!), só estou a estabelecer um termo de comparação com a iluminação actual do aqua dele!.... francamente, acho que já chega! até as 'amazonenses' tu contestaste (e também sem qualquer razão como já te provei!)... não vou dar seguimento a esta conversa, porque está tudo mais que escrito e explicado ao longo deste tópico, como qualquer pessoa pode constatar... basta que o leia! José Mendonça, Concordo totalmente contigo. Acho sinceramente que já chega. Agora, a bem do "gato", que criou este tópico, proponho que nos concentremos a esclarecer as dúvidas que ele (ou outra pessoa) aqui coloque. Quanto ao Ricardo...criticar os outros por criticar não faz de nós mais inteligentes ou mais sábios. Foi isso que ele fez, não só aqui, mas também noutros tópicos. Basta ler para perceber! Abraço PS - José, apenas mais um comentário! Valorizo imenso as tuas opiniões! Citar
José Cruz Silva Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Pessoal, não façam faisca senão as lampadas fundem-se e não vale de nada a discussão. Citar Abraços Zé Néo
Ricardo Diogo Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 Ricardo Eu acho que é preciso ter moderação nos comentários que fazemos. A regra de 0,5w ou 1w por litro é uma regra grosseira, sem dúvida, mas serve de base, para sem informação adicional, dar uma ideia, dos requisitos médios de iluminação. Quem responde a estes tópicos, pretende ajudar quem coloca as dúvidas. Quem responde deve ter respeito por todas as opiniões. E não entrar em discussões que em nada beneficiam quem coloca dúvidas. Relembro que quem criou este tópico queria somente ajuda na iluminação. É esse o tópico...às vezes é bom não nos esquecermos disso Aparentemente qem ainda não percebeu foste tu. A "regra" nem chega aser grosseira, pelo simples FACTO de ser FALSA! Impressionante é chegar, ler 3 coisas e achar qu esta "regra" é a maior invenção desde a roda! Sinceramente, devido a cenas da treta o forum tem sido progressivamente abandonado por pessoal que sabe mais disto na unha do pé que quase todos no corpo inteiro. Tenho x exemplos disso. Voltando ao mesmo, essa regra não serve para nada, per se, porque simplesmente ignora tudo o que interessa em relação a iluminação! O que interessa se consome x watts (watts é a medida de consumo) se depois não serve para as plantas! Quanto ao Ricardo...criticar os outros por criticar não faz de nós mais inteligentes ou mais sábios. Foi isso que ele fez, não só aqui, mas também noutros tópicos. Basta ler para perceber! Em relação a esta parte, sinceramente... Mas como ainda agora chegaste e já mandas postas de pescada, seja. Comentar não faz de nós mais sábios ou mais inteligentes, como se prova no dia a dia. Mas dizer "1Watt/litro" faz de nós, aparentemente, os maiores sábios da aquariofilia... decididamente, tu queres contradizer as afirmações dos outros, sem as saberes ler!...isto foi o que eu disse: não estou a fazer disto uma regra (como é, por demais, óbvio!), só estou a estabelecer um termo de comparação com a iluminação actual do aqua dele!.... francamente, acho que já chega! até as 'amazonenses' tu contestaste (e também sem qualquer razão como já te provei!)... não vou dar seguimento a esta conversa, porque está tudo mais que escrito e explicado ao longo deste tópico, como qualquer pessoa pode constatar... basta que o leia! Mas provaste o quê? que nas lojas vendem muitas plantas mal identificadas ou que chamam muitas vezes as echinodorus de amazonenses? Já viste fotos, para saberes seque que plantas são? Já as identificaste como amazonenses (do amazonas)? Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
josé mendonça Publicado: Dezembro 20, 2007 Publicado: Dezembro 20, 2007 olá gato! então como é? já temos calha nova? espero que sim, para as tuas amazonenses arrebitarem. se quiseres saber algumas caracteristicas dessas plantas, vê o link que já tinha aqui deixado num post anterior: http://www.aquariofilia.online.pt/default....mp;id_planta=10 tu desculpa ter 'monopolizado' parcialmente o teu tópico, mas continuo disponível para te esclarecer outras eventuais duvidas que tenhas (tal como fiz no meu primeiro post), desde que, pela minha experiência nesta matéria, tenha resposta para elas; senão, espero por quem saiba mais e continuo a aprender, que é esse um dos motivos por que também aqui ando. nesse caso aprendemos os dois! :P eu não sei a tua idade, mas possivelmente comecei 'este vício' bem mais novo do que tu e deves imaginar as borradas que eu fiz nessa época, quando a informação disponível, não era zero, mas quase... hehe! por isso, estás à vontade! Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Recommended Posts