Recommended Posts

Publicado

Olá! Esta é a minha primeira intervenção no forum.

Gostaria de saber qual a vossa experiência com os filtros BAKKI SHOWER em termos de eficácia e manutenção após mais de um ano de actividade.

Iniciei este ano um projecto de produção de carpas KOI no Algarve. Temos tanques pequenos onde fazemos a reprodução dos reprodutores com origem no Japão.

Após a fase de primeira selecção retiramos as "babyKOI" para barragens grandes, de água da chuva, onde crescem até à fase de venda.

Temos os tanques de venda de 25mx3mx1m com filtros de 25mx1mx0.5m (leca, brita e plantas). Nestes tanques queremos melhorar a qualidade da água.

Existem várias opções mas face à facilidade de manutenção deste tipo de filtros parece-me uma boa escolha. Apenas precisava de comprovar a eficácia desse sistema utilizando como meio a leca.

Obrigado

Publicado:

Como estou no Brasil, não tenho conhecimento desse filtro, mas fiquei super curioso.

Tem como postar maiores detalhes sobre o tamanho e funcionamento dele visto que ninguem (mesmo de Portugual) não tem experiencia com eles?

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:

Os filtros que tenho utilizado nos meus lagos são baseados em Bakki showers tendo leca como media filtrante.

Em termos de eficácia são bastante bons. Mas devemos utilizar leca grande ou média, pois a pequena tem tendência a entupir.

Para uma melhor eficácia deve também ter um pré filtro mecânico tipo vortex (http://www.absolute-koi.com/prod565.html ) onde se alojarão os detritos maiores provenientes dos bottom drains (http://www.absolute-koi.com/subcat538.html ), com posterior ligação da bomba aos bakki’s, para evitar o entupimento da leca e das bombas. As caixas onde colocamos a leca deverão ter bastante exposição ao ar, mas pouca ou nenhuma exposição solar assim evitamos o aparecimento de algas.

Em termos de manutenção basta remexer a leca com um ferro dobrado em L uma vez por cada 2 semanas. Deve fazer substituições de leca (não todas as caixas de uma vez) uma vez por ano ou de dois em dois anos consoante os níveis de nitratos o forem informando. De preferência faça caixas leves e que sejam retiráveis, estilo gaveta para ser mais fácil a troca de leca.

Boa sorte com o vosso projecto

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.