Agua do rio ou Fonte em aquarios


Recommended Posts

Gostaria de saber se possso usar agua do rio ou fontes nos aquarios apesar de dizer que é "impropria para consumo"?

o Problema é o seguinte, fiz uma tpa como nos outros dias e 2 gupies morreram e reparei que o ph baixou mt no aquario.fui ver onde tava o problema e tava na agua da toneira que usava de casa.Antigamente tava a 7.2 e ultimamente ta a 6.0

Agora preciso de arranjar agua com um ph +- 7 para fzr tpa.encontrei uma fonte mas diz impropria para consumo.posso meter na mesma no aqua ou faz mal?numa agua da fonte preciso de meter na mesma um acondicionador de agua como a agua k sai da toneira?

Editado por ze_p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É muito difícil dizer se podes ou não utilizar a água da fonte ou rio. Precisarias de fazer testes completos para avaliar se existem metais pesados na água, cloro, cloriminas, fosfatos, etc,etc,etc. Existe ainda o risco de mesmo que faças todos esses testes hoje, não podes garantir que a qualidade da água desse rio ou fonte permanece sempre igual.

 

Em minha opinião, sugiro que continues a utilizar a água da torneira, continuando a utilizar o acondicionador para a água. Existem formas naturais de aumentares o Ph. A mais conhecida de todas é adicionares conchas e substrato calcário ao teu aquário. Isto fará o Ph aumentar naturalmente.

 

Caso consideres necessária uma intervenção urgente (passar de 7,2 para 6 é uma enorme alteração) podes adicionar produtos químicos como o SERA PH UP à água da torneira (nunca directamente no aquário). Deixas a água repousar durante uns 30 minutos e depois fazes a TPA. Desta forma, vais ajustar rapidamente o Ph mas obviamente os peixes podem "queixar-se" da mudança brusca.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

É muito difícil dizer se podes ou não utilizar a água da fonte ou rio. Precisarias de fazer testes completos para avaliar se existem metais pesados na água, cloro, cloriminas, fosfatos, etc,etc,etc. Existe ainda o risco de mesmo que faças todos esses testes hoje, não podes garantir que a qualidade da água desse rio ou fonte permanece sempre igual.

 

Em minha opinião, sugiro que continues a utilizar a água da torneira, continuando a utilizar o acondicionador para a água. Existem formas naturais de aumentares o Ph. A mais conhecida de todas é adicionares conchas e substrato calcário ao teu aquário. Isto fará o Ph aumentar naturalmente.

 

Caso consideres necessária uma intervenção urgente (passar de 7,2 para 6 é uma enorme alteração) podes adicionar produtos químicos como o SERA PH UP à água da torneira (nunca directamente no aquário). Deixas a água repousar durante uns 30 minutos e depois fazes a TPA. Desta forma, vais ajustar rapidamente o Ph mas obviamente os peixes podem "queixar-se" da mudança brusca.

 

Espero ter ajudado!

 

Ok pelos vistos é melhor deixar a agua dos rios fora do meu pensamento.tive a ver e a agua da torneira de uma freguesia diferente tem o ph nos 7.4 axo k vou usar a agua.pelo menos é mais proxima dos 7

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok pelos vistos é melhor deixar a agua dos rios fora do meu pensamento.tive a ver e a agua da torneira de uma freguesia diferente tem o ph nos 7.4 axo k vou usar a agua.pelo menos é mais proxima dos 7

Se vais mesmo optar pelo "transporte" de água, também podes misturar as duas, assim ficas com um pH mais próximo do que queres e escusas de transportar tanta água.

 

Quanto à utilização de água de rio/fontes, concordo com o que foi dito.

 

Cumps.

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De que zona da Batalha és?

 

Provávelmente terás o mesmo problema que eu, a minha água é captada directamente do rio Lena e por isso tem grandes variações de PH consoante chove ou não. Álem disso, o seu tratamento é muito deficiente a introdução de cal é practicamente feita a olho. Da parte dos SMAS de Leiria sei que é assim, da CM da Batalha penso não ser muito diferente.

 

A água das fontes será sempre desaconselhável, além dos problemas descritos pelo reefdiver a possíbilidade de introduzires bactérias indesejáveis é muito elevada.

 

Mete a tua água da torneira num copo, coloca uma bomba de ar a oxigenar durante alguns minutos e só depois mede o PH, poderá ter concentrações maiores Co2 que lhe fazem baixar o PH.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O :blink: brigada pela ajuda.sou de Santo Antao e a agua parece descer cada ves mais.vou buscar a agua a leiria e misturo com a minha e o ph fica perto dos 7.como tenho de fazer todos os dias esta viagem batalha leiria levo uns garrafoes no carro que nao custa muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado, eu sou dos Parceiros, mas a captação da minha é no vale gracioso, penso que tú serás abastecido por uma a uns 300 metros a montante antes de chegar ao Casal Mil Homens do lado direito.

 

O meu PH não desce dos 7.5 à saida da torneira mas depois de oxigenado vai para os 8, 8.5.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.