Minimizar erros, como?


AKI JAZ

Recommended Posts

Caros aquariofilistas,

 

Este é o meu primeiro aqua, optei pelos cicledeos por sugestão de um amigo e estou muito feliz com a decisão, no entanto e após ler alguns post's neste forum reconheço que cometi algumas asneiras, peço-vos ajuda a minimizar os erros cometidos?

 

Passo á descrição do meu aqua:

 

Dimensões:

 

Encastrado numa lareira sem uso 92x38x62

 

Substrato:

 

Três tipos de Areão calcario

 

Decoração:

 

Papel Preto fundo

Pedra Calcaria

Pedra verde

Tronco

 

Aquecimento:

 

200W

 

Iluminação:

 

T5 3x39W

 

Sistema de Filtragem:

 

Fluval 405

Power-Head Max-Jet 1000 com esponja

 

Matérias Filtrantes:

 

Carvão activado

ceramicas Biomax

Lã de vidro

Purigen

Phosguard

 

Fauna:

 

Labiochromis Caeruleus (2M)

Blue Ahli (1M+1F)

Copadichromis Kadango (1M+1F)

Aulonocara Baenchi (1M+1F)

Ancistrus temminckii (1M)

Xiphophorus Maculatus (2M) oferta da esposa lol

 

Flora:

 

Inexistente

 

Alimentação:

 

Granured

Granugreen

 

Desde ja o meu obrigado pelo vosso tempo que sera muito util para mim.

 

Fernando Branquinho

Amora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes e deves meter umas plantitas rijas, anubias e valisnérias.

 

SE houver algum erro, é na fauna, mas aí não sei se são ou não compativeis. De resto, parece-me ok.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros aquariofilistas,

 

Este é o meu primeiro aqua, optei pelos cicledeos por sugestão de um amigo e estou muito feliz com a decisão, no entanto e após ler alguns post's neste forum reconheço que cometi algumas asneiras, peço-vos ajuda a minimizar os erros cometidos?

 

Passo á descrição do meu aqua:

 

Dimensões:

 

Encastrado numa lareira sem uso 92x38x62

 

Substrato:

 

Três tipos de Areão calcario

 

Decoração:

 

Papel Preto fundo

Pedra Calcaria

Pedra verde

Tronco

 

Aquecimento:

 

200W

 

Iluminação:

 

T5 3x39W

 

Sistema de Filtragem:

 

Fluval 405

Power-Head Max-Jet 1000 com esponja

 

Matérias Filtrantes:

 

Carvão activado

ceramicas Biomax

Lã de vidro

Purigen

Phosguard

 

Fauna:

 

Labiochromis Caeruleus (2M)

Blue Ahli (1M+1F)

Copadichromis Kadango (1M+1F)

Aulonocara Baenchi (1M+1F)

Ancistrus temminckii (1M)

Xiphophorus Maculatus (2M) oferta da esposa lol

 

Flora:

 

Inexistente

 

Alimentação:

 

Granured

Granugreen

 

Desde ja o meu obrigado pelo vosso tempo que sera muito util para mim.

 

Fernando Branquinho

Amora

 

Olá Fernando,

 

de facto o maior erro é exactamente na fauna que escolheste para esse aquário. Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que esses Platy's (Xiphophorus Maculatus) continuarem por aí vão servir de aperitivo a esses "meninos" Haplos que tens. Conselho: retirá-los o mais rapido possível!

Relativamente ao resto da fauna penso que optaste erradamente por espécies que não se adequam às medidas desse aquário. Apesar de ter um volume superior a 200 litros, tem uma frente muito reduzida (92cm!) que não beneficia em nada a manutenção de peixes como os Haplochromis (atingem tamanhos granditos, como é o caso desse Copadichromis Kadango que pode chegar aos 20cm de comprimento). Seria preferível, ao optares por ciclídeos do Lago Malawi (embora na minha opinão esse aqua fosse mais indicado para algumas espécies do Tanganyika) escolheres uns mbunas com dimensões em adulto mais reduzidas e de alguma pacificidade, aproveitando assim um dos Labidochromis Caeruleus (dando preferência a um casal ou um trio de M*F*F).

 

A litragem parece-me bastante bem para esse volume, mas no que concerne à iluminação parece-me muito excessivo para esse biótopo, tanto é que nem plantas existem nesse aqua. Se quiseres colocar umas quantas plantas aconselho-te as anúbias, valisnérias gigantea, fetos de java ou ainda algumas espécies de echinodorus (as de folhas mais rijas e menos exigentes em luminosidade).

 

 

Relembro-te que neste tipo de biótopos convém jogarmos sempre com o tipo de alimentação, evitando por isso misturarmos peixes com uma dieta basicamente carnívora com outros de dieta herbivora ou até omnívora.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando,

 

de facto o maior erro é exactamente na fauna que escolheste para esse aquário. Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que esses Platy's (Xiphophorus Maculatus) continuarem por aí vão servir de aperitivo a esses "meninos" Haplos que tens. Conselho: retirá-los o mais rapido possível!

Relativamente ao resto da fauna penso que optaste erradamente por espécies que não se adequam às medidas desse aquário. Apesar de ter um volume superior a 200 litros, tem uma frente muito reduzida (92cm!) que não beneficia em nada a manutenção de peixes como os Haplochromis (atingem tamanhos granditos, como é o caso desse Copadichromis Kadango que pode chegar aos 20cm de comprimento). Seria preferível, ao optares por ciclídeos do Lago Malawi (embora na minha opinão esse aqua fosse mais indicado para algumas espécies do Tanganyika) escolheres uns mbunas com dimensões em adulto mais reduzidas e de alguma pacificidade, aproveitando assim um dos Labidochromis Caeruleus (dando preferência a um casal ou um trio de M*F*F).

 

A litragem parece-me bastante bem para esse volume, mas no que concerne à iluminação parece-me muito excessivo para esse biótopo, tanto é que nem plantas existem nesse aqua. Se quiseres colocar umas quantas plantas aconselho-te as anúbias, valisnérias gigantea, fetos de java ou ainda algumas espécies de echinodorus (as de folhas mais rijas e menos exigentes em luminosidade).

Relembro-te que neste tipo de biótopos convém jogarmos sempre com o tipo de alimentação, evitando por isso misturarmos peixes com uma dieta basicamente carnívora com outros de dieta herbivora ou até omnívora.

Um abraço,

 

Viva,

 

Desde ja o meu obrigado pelo ;) Marco, posso então talvez deixar crescer um pouco mais a fauna e troca-los por especies mais adequadas pois são ainda muito pequenos...

Vou colocar a flora recomendada, em relação á iluminação vou passar a ligar apenas uma das lampadas.

 

Em breve espero ter a ousadia de colocar as fotos deste meu aqua neste forum.

 

Abraço

 

Fernando Branquinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Desde ja o meu obrigado pelo :) Marco, posso então talvez deixar crescer um pouco mais a fauna e troca-los por especies mais adequadas pois são ainda muito pequenos...

Vou colocar a flora recomendada, em relação á iluminação vou passar a ligar apenas uma das lampadas.

 

Em breve espero ter a ousadia de colocar as fotos deste meu aqua neste forum.

 

Abraço

 

Fernando Branquinho

 

Olá Fernando,

 

de facto estou curioso para ver esse tipo de aquário, com aproveitamento da lareira. Acho que será mais um exemplo daquilo que podemos reaproveitar em prol dos nossos hobbies :)

 

Aguardamos pelas fotos!

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais